Autor Tópico: Quem foi o mais culpado pelo Holocausto: Hitler ou o Povo Alemão?  (Lida 13457 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Quem foi o mais culpado pelo Holocausto: Hitler ou o Povo Alemão?
« Resposta #25 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:14:35 »

E de onde você tirou (HSette) que isso é mais velho que o receituário, a propaganda só começou apartir do séc XIX, com a necessidade de divulgar idéias e produtos por causa do capitalismo.

Pode apostar, Fabi:

O ditado "A propaganda é alma do negócio" deve remontar, no mínimo, no mínimo, a Moisés.  :ok:

:lol:

PS:
Um basiquinho, da Wikipédia:

A propaganda é uma atividade humana tão antiga quanto os registros de que algo acontece ou aconteceu. Os escritos de romanos como Lívio são consideradas obras-primas da propaganda estatal pró-Roma.

O termo em si origina da Sagrada Congregação Católica Romana para a Propagação da Fé (sacra congregatio christiano nomini propaganda ou, simplificando, propaganda fide), o departamento da administração pontifícia encarregado da expansão do Catolicismo e da direção dos negócios eclesiásticos em países não-católicos (territórios missionários). A raiz latina propaganda remete ao sentido de "aquilo que precisa ser espalhado".
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2007, 21:23:17 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Fabi

• Visitante
« Resposta #26 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:23:57 »

E de onde você tirou (HSette) que isso é mais velho que o receituário, a propaganda só começou apartir do séc XIX, com a necessidade de divulgar idéias e produtos por causa do capitalismo.

Pode apostar, Fabi:

O ditado "A propaganda é alma do negócio" deve remontar, no mínimo, no mínimo, a Moisés.  :ok:

:lol:
Pode ser, mas a propaganda começou a ser usada deliberadamente após o século XIX, hoje nós temos outdoors, publicidade em revistas, na tv, na rádio em praticamente todo lugar. O motivo de Goebbels ser tão estudado na publicidade e suas técnicas serem utilizadas até hoje, é aceitação do povo alemão as idéias loucas do nazismo. Você já viu algum vídeo da propaganda nazista? Tem um que eles colocaram um monte de ratos correndo comparando os ratos aos judeus.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:25:22 »
Os meios utilizados não definem a propaganda.

E você leu o PS de meu Tópico anterior?
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:28:43 »
Você já viu algum vídeo da propaganda nazista?

Sim.
E dos yankees também:

Pôster de propaganda dos EUA, representando um nazista esfaqueando uma bíblia.
"Por quê?"

Chaves

Fabi

• Visitante
« Resposta #29 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:35:14 »
Os meios utilizados não definem a propaganda.

E você leu o PS de meu Tópico anterior?
Não, você mudou só agora.

Eu sei o que significa propaganda, mas você tem que entender que meios de comunicação de massa só começara apartir do século XIX, e foi sobre esses meios de comunicação que Goebbels utilizou aquelas técnicas. Ele soube observar bem o comportamento das pessoas, identificou medos, e o que o povo tinha simpatia, ele juntou isso e divulgou a ideologia nazista sobre uma boa ótica. Até hoje isso é usado, foi usado recentemente na campanha de Lula a presidência.

E imagem tem que ser chocante mesmo senão não dá nenhum efeito.  ::)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:40:32 »
Não entendo a fixação na campanha do Lula.

Por exemplo, a questão das privatizações.

Acompanhei o processo eleitoral, há tópicos aqui sobre isso, e as intenções privatistas estavam claras, textuais, na página de campanha do candidato Alkimin.
E por aí vai.

E campanhas massivas de propaganda remontam a séculos passados, é claro, com os recursos disponíveis em cada época.
Ressalto: os meios não definem a propaganda.
"Por quê?"

Chaves

Fabi

• Visitante
« Resposta #31 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:48:02 »
Simples, você viu aquela camisa amarelo xixi do presidente com uma gravata vermelha? Então essas são as cores do comunismo, o vermelho principalmente. O jeito que a fotografia foi tirada com ele sorrindo (De baixo pra cima) sugeria uma identificação com as classes mais baixas. Nos comícios ele utilizou aquelas palavras chaves como elite, povo, pátria, e por aí vai. Nos debates ele usava respostas simples pra perguntas complexas, quando saiu aquele panfleto falando dos vestidos da mulher do alckmin eles vieram com uma resposta genérica. Eles lançaram boatos sobre privatização, e o nosso lulinha privatizou uma BR, assinou um contrato com uma empresa que vai explorar a amazonia por 60 anos...
Na campanha da tv aparecia pessoas com aparencia popular, o slogan dele: "Lula de novo, com a força do povo".
Se você quer ver o receituário de Goebbels sendo utilizado é só observar a campanha do Lula na última eleição.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:50:48 »
Primeiro: dizer que esse receituário é do Goebbels é um exagero. As técnicas de propaganda não foram inventadas por ele.
Tais técnicas vêm se acumulando ao longo do tempo, bem antes dele.

Em segundo lugar: porque não nos brinda com uma análise da campanha do Alkimin também? Garanto que vai chegar a conclusões análogas, guardadas as devidas diferenças de enfoque, como público-alvo, etc. etc. etc.
"Por quê?"

Chaves

Fabi

• Visitante
« Resposta #33 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:58:13 »
Porque eu estou falando de uma campanha que deu certo, afinal o Lula foi eleito.

E esse receituário não é de Goebbles, foi eu que peguei umas técnicas publicitárias políticas que ele utilizou e até umas que ele criou, e compactei naquela listinha. :lol: 

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:59:51 »
Porque eu estou falando de uma campanha que deu certo, afinal o Lula foi eleito.

Tá certo.

Me pegou.  :D

:ok:

PS:
foi eu que peguei umas técnicas publicitárias políticas que ele utilizou e até umas que ele criou

Tá mal intencionada, né?  :biglol:
"Por quê?"

Chaves

Fabi

• Visitante
« Resposta #35 Online: 17 de Janeiro de 2007, 22:09:21 »

Tá certo.

Me pegou.  :D

:ok:
Mas eu posso falar um pouquinho sobre a campanha do Alckmin, o público-alvo era a classe média, só não colou porque o Lula lançou o boato da privatização e a classe média não entende muito dos benefícios da privatização. A imagem do Alckmin tava muito polida, muito certinha. E o PSDB devia ter lançado o Serra pra concorrer com o Lula, porque o pessoal tava com aquele sentimento de desgosto e pensava: "Se eu tivesse votado no Serra na última eleição".

PS:
foi eu que peguei umas técnicas publicitárias políticas que ele utilizou e até umas que ele criou

Tá mal intencionada, né?  :biglol:
Eu só fiz aquela listinha pro pessoal entender um pouquinho de técnicas publicitárias, pode ver que tem uns tópicos que tem gente que acha que elas nem existem, que Hitler ficou popular por golpe de sorte. :hihi:

rizk

• Visitante
« Resposta #36 Online: 18 de Janeiro de 2007, 20:58:02 »
E você acha que o elemento "propaganda" resolve o problema e explica alguma coisa?

Só perguntando por perguntar... porque, já que ninguém avisou, eu mesmo digo que exerço esse tipo de pesquisa profissionalmente e, como o Dantas, se tem que generalizar e botar a culpa eu uma coisa só, voto nos resultados da primeira guerra. Mas vai saber, cada um puxa a sardinha da sua área, né?

Tudo que eu sei é que os cursos de "história" das outras graduações são uma bosta. 

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:32:49 »
Eu acho que nem foram os resultados da primeira, mas como ela foi planejada economicamente. Todos pensavam em sustentar o déficit da guerra com o dinheiro dos conquistados, se a Alemanha não fosse humilhada a França e em menor grau a Inglaterra quebravam. A burrice toda está no início da primeira guerra e nas idéias dos caras que mandavam.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:42:53 »
Mas o que fez com que o nazismo, e não outra alternativa qualquer, triunfasse se não a propaganda? Os nazistas eram marketeiros de primeira, eles captaram o feeling da população alemã, os ressentimentos acumulados, fizeram toda essa pesquisa de mercado e aí chegaram com a solução que as pessoas esperavam, souberam vender seu produto e pimba, deu no que deu.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:44:32 »
Os nazistas não precisavam ser bons marketeiros.  Bastava ser melhores do que os comunistas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Janeiro de 2007, 22:05:15 »
Os nazistas não precisavam ser bons marketeiros.  Bastava ser melhores do que os comunistas.

Mas eles foram "muito mais melhores" do que precisavam, pode ter certeza.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:07:18 »
Por que?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Fabi

• Visitante
« Resposta #42 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:10:55 »
E você acha que o elemento "propaganda" resolve o problema e explica alguma coisa?

Só perguntando por perguntar… porque, já que ninguém avisou, eu mesmo digo que exerço esse tipo de pesquisa profissionalmente e, como o Dantas, se tem que generalizar e botar a culpa eu uma coisa só, voto nos resultados da primeira guerra. Mas vai saber, cada um puxa a sardinha da sua área, né?

Tudo que eu sei é que os cursos de "história" das outras graduações são uma bosta. 
Não to puxando a sardinha pro meu lado, mas a pergunta é quem foi culpado pelo holocausto. Uma série de coisas desencadearam a segunda guerra e fez com que a campanha nazista desse certo.

O que fez os alemães acreditarem no nazismo e aceitar os absurdos do nazismo? Esse é o ponto. Será que se eles soubessem das atrocidades do nazismo e vissem o quanto aquilo tudo foi cruel será que a história teria sido a mesma?
Porque o povo alemão estava alienado a tudo aquilo, e a campanha nazista tem uma grande parcela de culpa por essa alienação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:21:26 »
O que te faz pensar que o povo alemão não sabia das atrocidades que ele próprio cometia?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:22:24 »
Por que?

Pelo apoio que eles conseguiram para implementar um projeto tão absurdo. Eles convenceram um povo bem-educado que perseguir, insultar, roubar e espancar outros seres humanos e entregá-los para as autoridades que se encarregariam de assassiná-los era aceitável. Convenhamos que é preciso ser bastante persuasivo para isso, não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:35:34 »
Pelo apoio que eles conseguiram para implementar um projeto tão absurdo. Eles convenceram um povo bem-educado que perseguir, insultar, roubar e espancar outros seres humanos e entregá-los para as autoridades que se encarregariam de assassiná-los era aceitável. Convenhamos que é preciso ser bastante persuasivo para isso, não?

Comparativamente, sim.  Mas difícil isso não é, infelizmente.

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Wave_%28book%29
http://www.imdb.com/title/tt0083316/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hotel_Rwanda

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:42:44 »
É verdade.  :(

Pug2

• Visitante
« Resposta #47 Online: 19 de Janeiro de 2007, 06:45:03 »
Penso que as lideranças alemãs banalizaram o anti-semitismo, foi tornado algo de "normal" e em certa medida "respeitável".

Tendo em conta a história passada, oponho-me a todas as formas de racismo actuais.
Infelizmente ,verifico que enumeras vezes as pessoas preferem ver o seu racismo como um "natural preconceito" contra a diferença…

Os nazis não foram nenhuns monstros, apenas Homens.

Ontem os judeus, amanhã outros quaisquer.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 19 de Janeiro de 2007, 09:31:26 »
Existe pessoa sem preconceitos? Pode não ter contra negro, judeu ou contra homossexual, mas ter contra aquele jiu-jiteiro marombado, careca, com 2 metros de altura, carregando um pitbull pela coleira. Ou contra um ex-presidiário condenado por pedofilia que mora na casa ao lado da sua e diz que está recuperado. Eu me arrisco a dizer que o preconceito é uma ferramenta biológica, ele deve ter sido importante durante a evolução humana, possivelmente para fortalecer o sentimento de grupo dentro de um bando. A questão é controlar seus sentimentos, tratar as pessoas com respeito, e embora, quando necessário, com um pouco de desconfiança, saber que são inocentes até prova em contrário.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 19 de Janeiro de 2007, 11:22:17 »
Willy, você me lembrou daquele comercial do canal AXN de TV por assinatura.  Mostra uma moça muito bonita e bem apresentada entrando em um elevador cheio de marmanjo suado, musculoso e com ferramentas pesadas.

Ela entra no elevador, possivelmente após um momento de hesitação.

A porta se fecha.

E o narrador anuncia: "AXN - desafiando o perigo!"

O interessante é que não há nada que realmente sugira intenção hostil ou descontrole nos personagens do comercial.  Fica tudo para a nossa projeção e preconceito.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!