Autor Tópico: O fim do mundo  (Lida 6758 vezes)

Offline Mental

• Nível 12
  • *
O fim do mundo
« Online: 15 de Janeiro de 2007, 15:24:05 »
Desconsiderando (óbvio) o lado religioso da coisa, quando vocês acham que o mundo ( a vida humana ) chegará ao seu fim?

Observamos que:

1- O desmatamento está fora de controle, e não há quem pare. Não existem leis para conter o desmatamento, e mesmo se existisse, o "dinheiro" compraria essas leis.

2- Os governantes, como vemos no dia a dia pelas notícias, não são "mocinhos" e sim "bandidos". Não se importam com absolutamente nada, a não ser com o momento presente e com os bolsos deles.

3- Não existe controle de natalidade satisfatório para conter o aumento de pessoas. O planeta não tem "caixa" para reter tantas pessoas assim.

4- A poluição do ar e da água... nem precisa falar sobre isso.

Então...

O que me dizem?

Será que vão provocar uma guerra mundial com um pretexto falso, cujo objetivo seria apenas dizimar uma boa parte da população?
Será que vão tomar medidas sérias para evitar o caos?
Eu não creio que a humanidade  sobreviva por muitos anos se o mundo continuar nesse ritmo...
Nem sempre...

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
Re: O fim do mundo
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2007, 15:59:04 »
Talvez a Mãe Dinah preveja isso.

Se nós ignorarmos qualquer tipo de melhoria futura, ignorarmos qualquer possibilidade de invenções que resolvam esses problemas e uma mudança de foco, talvez ele acabe.

Levando em consideração o que já se tem:
1-existem tantas empresas por aí que plantam as próprias árvores.
2-existem governos e governos. Usar o nosso como exemplo - essa piada administrativa - é complicado.
3-Não existe controle "rígido" de natalidade em muitos países, e nem por isso a taxa de natalidade deixou de abaixar. O Brasil, por pior que seja, é um exemplo disso.
4-A poluição do ar causada pela combustão de derivados de petróleo se deve ao modelo energético da maioria dos países. Não quer dizer que não possa mudar no um futuro; carros elétricos já existem, biocombustíveis, reatores nucleares de fissão existem e até um projeto de reator de fusão já está sendo posto em prática.
A poluição da água se resolve com investimentos sérios no setor. Qualquer administrador consciente do setor de abastecimento veria que é preciso diminunir a poluição dos reservatórios, pois custa muito mais dinheiro limpá-los para usá-los no abastecimento da população do que evitar que sejam poluídos. Se ele não pensar assim, acaba falindo no futuro.
Fora isso, a legislação ambiental brasileira é bem avançada. Basta ser cumprida.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2007, 16:01:15 por worf »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2007, 16:47:06 »
Vocês já leram "Escolha a Catástrofe" de Isaac Asimov?  É interessante, inclusive porque ele propõe uma excelente classificação de graus de seriedade para as mesmas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2007, 16:58:36 »
é verdade!

ele começa mostrando catástrofes cósmicas como o fim do universo e como são improváveis

depois o fim da galáxia, menos difícil de acontecer

e vai descendo para o fim da Terra, mais fácil, o fim da humanidade, e o fim da civilização atual sem acabar com a humaninade, quase iminente.

eu queria que ele tivesse continuado e calculado a possibilidade de ele sozinho morrer e em seguida de pegar um bicho de pé

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2007, 17:03:27 »

eu queria que ele tivesse continuado e calculado a possibilidade de ele sozinho morrer e em seguida de pegar um bicho de pé

:histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2007, 17:14:25 »
A vida humana não chegará ao fim tão cedo. Somos como os ratos e as baratas, sempre vai sobrar algum. A não ser que o planeta exploda, ou coisa parecida.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2007, 17:44:07 »

Fora isso, a legislação ambiental brasileira é bem avançada. Basta ser cumprida.

Essa é a "chave" de tudo, "CUMPRIR"!

Se as leis fossem "cumpridas" o fim do mundo seria, de longe, nossa preocupação.
Por outro lado, quem sabe, se a coisa arrochar mesmo...
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2007, 17:50:43 por Mental »
Nem sempre...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2007, 23:27:38 »
Com a voracidade da China e da Índia vocês podem esquecer essas boas intenções de reduzir as emissões de CO2. A gente está no sal.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2007, 23:44:20 »
Isso é bom, o melhor jeito de evitar um erro é errando. Dessa forma o homem jamais irá fazer dessa forma novamente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2007, 23:47:59 »
Com a voracidade da China e da Índia vocês podem esquecer essas boas intenções de reduzir as emissões de CO2. A gente está no sal.

Pelo que sei a China e talvez a Índia não chegam a ser tanto problema, pois o cidadão médio não tem um carro (anda-se MUITO de bicicleta na China) e não cria grande demanda de energia elétrica gerada por termoelétricas (que são um problema de poluição considerável nos Estados Unidos).  Mas não posso dar certeza.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2007, 00:08:56 »
Mesmo com todos esses fatores que você citou a China ocupa hoje a posição de número 2 no ranking dos maiores emissores de CO2 do mundo, perdendo somente para os EUA. O terceiro lugar vai para a Rússia e o quarto para a Índia. Esses três países em desenvolvimento respondem por 25,5% das emissões do gás no mundo hoje. http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_carbon_dioxide_emissions

Hoje 16 das cidades mais poluídas do mundo estão na China. http://en.epochtimes.com/news/6-6-10/42510.html

Agora imagine com os crescimentos explosivos das economias da China e da Índia onde as suas emissões vão parar? Naturalmente que acompanhando o crescimento da economia a classe média nesses dois países vai aumentar, o consumo vai aumentar, logo teremos mais carros em circulação e maior atividade industrial.

Não acredito que as metas européias de cortar uma fração das suas emissões vá contrabalançar esse fenômeno. Os EUA, os maiores poluidores, não tem sido muito simpáticos às propostas de se limitar a quantidade de emissões de gás carbônico dos países desenvolvidos. E mesmo que eles estipulassem metas de redução, ao contrário da população européia a população americana está crescendo, o que só indica que o apetite americano por recursos naturais também deve crescer.

Eu acho que temos boas razões para sermos pessimistas.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2007, 00:53:07 »
Eu penso que tenha que se conter o crescimento populacional global urgentemente... tem gente demais no mundo. Se o mundo não acabar por um colapso planetário (+ gente, + recursos precisa-se produzir), acaba por um colapso social.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2007, 00:56:49 »
Eu penso que tenha que se conter o crescimento populacional global urgentemente… tem gente demais no mundo. Se o mundo não acabar por um colapso planetário (+ gente, + recursos precisa-se produzir), acaba por um colapso social.

Botar isso em prática seria complicaaado… Eu acho mais fácil a gente se foder mesmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2007, 00:58:41 »
Fácil, não.  Provável, sim.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2007, 11:36:30 »
Apesar de sermos muito eficientes em auto-destruição, ainda acho que estamos a milhares de anos distantes do fim do mundo. E apesar de tudo o que vemos na TV quanto à camada de ozônio, poluição, desmatamento, lixo tóxico, etc...o máximo que conseguiríamos é tornar a vida mais desagradável por aqui, mas não a destruição total. Não acredito em guerras nucleares e filmes de Mad Max.
O mundo só acaba por algum evento astronômico/ físico alheio à nossa vontade ( colisão de asteróide, morte do sol, era glacial, etc...)
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2007, 11:52:58 »
É que a expressão "o fim do mundo" não é muito clara. O que é o mundo, é o planeta inteiro ou é só a civilização? Dependendo do que queremos dizer, o mundo já acabou várias vezes ou não acabou nenhuma. O impacto K-T, que pôs fim à era dos dinossauros foi um fim do mundo? E a queda de Roma? Em certos contextos até o 11 de Setembro pode ser considerado o fim do mundo. Eu concordo com o Fred que a aniquilação total é muito improvável, quando eu falo em "fim do mundo" eu me refiro ao fim do mundo como o conhecemos hoje, e isso eu acho não só provável, como inevitável, mais cedo ou mais tarde. Brandas ou radicais as mudanças climáticas por que o planeta passa afetarão bastante o nosso estilo de vida.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2007, 14:52:50 »
Mesmo com todos esses fatores que você citou a China ocupa hoje a posição de número 2 no ranking dos maiores emissores de CO2 do mundo, perdendo somente para os EUA. O terceiro lugar vai para a Rússia e o quarto para a Índia. Esses três países em desenvolvimento respondem por 25,5% das emissões do gás no mundo hoje. http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_carbon_dioxide_emissions

Fui ver a lista de emissões per capta, e me assustei, ganha um doce quem adivinhar o primeiro:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_carbon_dioxide_emissions_per_capita

Acho que é essa lista que deveria ser considerada, pois indica onde o modo de vida dos cidadões é mais nocivo à natureza.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2007, 15:40:24 »
Fui ver a lista de emissões per capta, e me assustei, ganha um doce quem adivinhar o primeiro:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_carbon_dioxide_emissions_per_capita

Acho que é essa lista que deveria ser considerada, pois indica onde o modo de vida dos cidadões é mais nocivo à natureza.

Acho que para a mãe natureza tanto faz quem polui mais ou quem polui menos em média, pois ela não vai levar isso em conta na hora de distribuir os revezes. O fato de a China ser só 99º em emissões per capita devido à sua colossal população não diminui o impacto das 3 bilhões de toneladas que eles jogam na atmosfera por ano, no final das contas é a quantidade absoluta que faz a diferença.

A China já está "errada" só por ter deixado sua população chegar na casa do bilhão.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2007, 15:43:06 »
Para comparar populações quanto à consciência ecológica nessa questão, sim, a lista é essa, Pedro.  

Até certo ponto, para políticas educacionais, também é essa lista que deve ser considerada.

Mas para planejar políticas globais com resultados concretos, não dá para desconsiderar as realidades demográficas.  Por mais que se consiga reduzir a emissão de CO2, digamos, das Ilhas Falkland (15o lugar na lista, com quase dez vezes a emissão per capita do Brasil) a verdade é que isso pouca diferença faz no conjunto total.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2007, 15:44:08 »
A China já está "errada" só por ter deixado sua população chegar na casa do bilhão.

E no entanto ela é muito criticada pela severidade da sua política de contenção populacional... tem horas em que não dá para acertar. :)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2007, 15:56:09 »
Lógico que tentar reduzir metade da poluição nas Ilhas Virgens é ridículo perto de reduzir 1% na China. Só que a questão é, onde é que é mais fácil reduzir, onde poucas pessoas desperdiçam muito mais que o necessário ou onde tem um monte de pessoas que poluem pouco?

Como toda política anti-poluição afeta o estilo de vida das pessoas, tem-se que condenar o estilo de vida prejudicial, não um país pura e simplesmente. Como já foi dito, o problema é a população lá, já foi identificado e já está sendo combatido há muito tempo, até com leis excessivamente duras. Mas por que ninguém condena as Ilhas Virgens Americanas, que só aumentaram a poluição nos últimos anos, e nem tenho idéia do porquê?
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:02:29 »
por que ninguém condena as Ilhas Virgens Americanas, que só aumentaram a poluição nos últimos anos, e nem tenho idéia do porquê?

Pessoalmente eu nem sabia que esse país existia.  Acho que é uma questão de custo-benefício mesmo.  A energia e recursos gastos para educar essa comunidade poderia ser melhor usada procurando formas de conscientizar regiões com maior impacto real.   Claro que isso não exclui a necessidade (igualmente real) de educar os virgoamericanos (ou seja lá como for que eles se chamam), mas o fato é que isso não tem prioridade.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:10:23 »
Ah, mas aí perdemos o foco do como essas campanhas devem proceder. Veja, esse problema só foi ignorado porque a maioria das atitudes tomadas foram supra-nacionais, tipo protocolo de Kyoto e tal. Mas o que cada país deve fazer é instruir seus cidadões com palestras em escolas e tal, coisa local mesmo. Pouca coisa é global, como anúncios em TV, mas mesmo isso pode e deve ser restrito à regiões metropolitanas, direcionado aos problemas daquela comunidade.

E grana não falta, as Ilhas Virgens são um paraíso fiscal, além de um território americano.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:24:25 »
Mas será que essas estatísticas de emissões per capiita realmente é um indicador do estilo de vida da população em geral? Por exemplo, veja que do 2º ao 5º colocados no ranking só há países produtores de petróleo. Será que o maior responsável pelas emissões nesse caso não seriam os governos dessas nações, que por terem do óleo em abundância devem basear toda a sua matriz energética nele? Outro fato interessante é que fora os produtores de petróleo e Luxemburgo, em 10º, todos os países do top ten são ilhas. Será que há alguma correlação, alguma peculiaridade na vida dos ilhéus que os obriguem a isso? Por exemplo, duvido que hajam quedas d'água em Guam que  permita construir usinas hidrelétricas. Deve ser muito mais fácil queimar petróleo ou carvão para gerar energia.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:37:57 »
Kwait e Qatar não são ilhas também, mas é irrelevante. Pode até ser coisa de países que usam petróleo pra produzir energia. Mas o nível das Ilhas Virgens é absurdo, quase o dobro do segundo colocado. E Luxemburgo também é meio uma anomalia, o que faz ele poluir tanto, principalmente o pais com o maior PIB per capta do mundo por uma grande margem? E podemos ver claramente também que na lista os primeiros países que também estão no alto da outra lista são EUA, Rússia e Canadá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!