Algumas áreas experimental crescimento maior do que outras. O subcontinente indiano, o sudeste asiático e a África experimentam um boom populacional. Os EUA e a maior parte do mundo apresentam crescimento lento, mas positivo. A Europa é a excessão, por enquanto, mas mesmo que a tendência seja o mundo todo seguir seu exemplo, a questão é que um mudança tão radical na demografia global levaria tampo demais, até lá o estrago já estaria feito.
É o que eu falo, tentar forçar um crescimento negativo para diminuir a população é impossível, é mais fácil a segunda vinda de Cristo... Acostume-se com um mundo com 10 bilhões de pessoas, é uma das estimativas mais baixas depois da transcrição demográfica mundial.
Tem que haver uma população suficiente para a Terra poder administrar sua produção de lixo e gás carbônico. Também de nada adianta você ter 100 bilhões de seres humanos na Terra se esforçando para consumir de forma sustentável. Os recursos naturais oferecidos pelo planeta são finitos, então é importante combinar as duas coisas, população compatível e sustentabilidade.
Sim, é verdade que é mais fácil com menos gente, mas pra diminuir de 10bi pra 1bi teria que ser feito um gasto tão grande, medidas tão draconianas, altas interferências mundiais e principalmente muita transferência de recursos que é mais fácil gastar com conscientização.
Como já disse antes, é preciso combinar conscientização e políticas de controle da natalidade (talvez até na forma de conscientização também). Mas a essa altura do jogo eu acho que o controle da populaçaõ não deve ser nem para virar o jogo contra o efeito estufa. É para que nas futuras gerações hajam menos bocas, pois é bem provável que haverá menos comida.
Calma, o mundo nunca terá mais gente que o possível suportar, para isso sempre houve as epidemias e a fome. Os países que mais crescem não são os mais pobres, mas sim os que estão um pouco melhores que os mais pobres:
http://en.wikipedia.org/wiki/Population_growthIsso ocorre simplesmente porque antes as pessoas tinham 10 filhos, mas morriam 8 antes da fase adulta. Com uma melhora nas condições do país, geralmente alguma industrialização ou urbanização, acabam morrendo uns 2 só. Daí que vem a superpopulação. Se essa superpopulação piorar as condições do país (ou do mundo), retorna-se à situação inicial.