Bom, concordo que há discrepâncias, obviamente, esses países tem de ser analisados caso a caso. Principalmente no caso dos países produtores de petróleo. Já Arábia Saudita e tal tem sim problemas de consumo em excesso, ou acha que os sheiks ricássos não desperdiçam nada? Eles só são contrabalançados por uma legião de miseráveis.
Mas no caso de EUA e Canadá temos claramente uma correlação com estilo de vida, que podemos ver mais claramente na produção per capta já que em termos absolutos os EUA poluem muito mais que qualquer outro. Já com a Rússia o problema são as indústrias obsoletas de antes da queda do muro, tanto que o padrão de alta produção de CO2 se repete em vários países do Leste-Europeu.
Concordo que a lista per-capta apresenta distorções, porém não mais que a lista em termos absolutos, que condena China e Índia apenas por estas terem uma população enorme. É também exatamente o problema se considerarmos a União Européia como um todo, 3ª no ranking de população (Tirando os países da nova expansão, que possuem outros problemas, os mesmos já citados acima).