Acrescentei a citação e alterei a linha seguinte
Mas eu não priorizo Popper. Lakatos é o principal em minha abordagem. Ele é discípulo de Popper e retrabalha o falsificacionismo teórico de Popper para um falsificacionismo institucional, dos programas de pesquisa, unindo o aspécto sociológico de Thomas Kuhn.
Então reveja suas citações a Popper. Sobre Lakatus, só não me venha com:
1- Lakatos tinha restrições à exigência, nas provas (evidências), do formalismo de Russel e Frege, portanto podemos aceitar nenhuma evidência. Pls olhe exatamente o que ele ofereceu... e junte com a projeciologia
Pls leve em consideração (Lakatos: Philosophy in the Open e The Methodology of Scientific Research Programmes)
If all scientific theories are equally unprovable, what distinguishes scientific knowledge from ignorance, science from pseudoscience?
One answer to this question was provided in the twentieth century by 'inductive logicians'. Inductive logic set out to define the probabilities of different theories according to the available total evidence.
If the mathematical probability of a theory is high, it qualifies as scientific; if it is low or even zero, it is not scientificPor favor, me diga em que grau está a projeciologia a partir da lógica indutiva.
Se não for alta, me diga se é uma seita, filosofia ou metafísica
The cognitive value of a theory has nothing to do with its psychological influence on people's minds. Belief, commitment, understanding are states of the human mind. But the objective,
scientific value of a theory is independent of the human mind which creates it or understands it. Its scientific value depends only on what objective support these conjectures have in
facts. Thus the hallmark of scientific honesty would be never to say
anything that is not at least highly probable. [ Probabilism has an attractive feature: instead of simply providing a black-and-white distinction between science and pseudoscience, it provides a continuous scale from poor theories with low probability to good theories with high probability.]
Cara, ve só. Lakatos só quis melhorar o método, devido a uma querela entre ele e Popper, que basicamente era interpretado (erroneamente) como dizendo que se a teoria tem alguma evidência de poder ser falseada, ela deveria ser abandonada para uma segunda leva de pesquisas
http://en.wikipedia.org/wiki/Imre_LakatosCitação de Hume por Lakatos:
If we take in our hand any volume; of divinity, or school
metaphysics, for instance; let us ask, does it contain any abstract reasoning concerning
quantity or number? No. Does it contain any experimental reasoning concerning matter of fact and existence? No. Commit it then to the flames. For it can contain nothing but
sophistry and illusion.Essa é a questão que ele quis tratar. Uma visão segundo ele radical. Mas o método científico, aquele ortodoxo, continua la, mesmo que para ter suporte probabilistico (ler acima)
Tendo isso em mente, por favor me mostre como vc justifica a projeciologia em primeiro lugar, depois os outros pontos