Autor Tópico: evidenciando cientificamente o paranormal/extraordinário  (Lida 8896 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: evidenciando cientificamente o paranormal/extraordinário
« Resposta #75 Online: 01 de Abril de 2008, 00:36:11 »
Em tudo. Na vivência das projeções.

Ok, como vc faz para saber que você se projetou? Como vc analisa a projeção? Como vc garante que não é uma viagem potencializada pela crença?
Quando eu era espírita eu (achava) me projetava. Depois, ví que haviam explicações muito mais prováveis (interpretações advindas do desejo de ser verdade)

Isso nem existe. Cada um acredita no que quiser e não tem como provar nada a ninguém, a não ser o óbvio. E o assunto em questão não é nada de óbvio.

A história da ciência demonstra muito bem sobre essa coisa da novidade, Popper trabalha muito com isso. Tem muitos exemplos. Tanto é que a verdade científica é considerada relativa.

No meu entender as evidências são a minha realidade projetiva e a realidade social dos programas de pesquisas.

Ok, evidência anedótica.
Outra vez Popper. Agora sem chorumelas: Cite-me o trecho específico onde Popper suporta o tipo de evidência que vc quer com sua projeciologia? De maneira específica...

Não entendeu mesmo. Eu uso a teoria de Lakatos. Cito o nome do autor, mas o que me interessa é a idéia dele. Se você tem uma interpletação diferente, então que discutamos a teoria dele.
Ok, cite de uma maneira específica onde o método dado por Lakatos da suporte a projeciologia como ciência. Cite de maneira específica, com trechos e seu entendimento

Já citei. Tanto que se tornaram realidades empíricas, objetivas neste fórum. As minhas citações estão logo atras. Cinturão protetor, programas de pesquisas, lembra? Se você desconsidera a validade das mesmas em relação ao que julga ser a teoria deles, então já é outra história. Não diga que não citei.

Adriano, você não citou nada. Só citou "de acordo com a filosofia de Popper" e que ele demoliria o tal cinturão protetor.
Me MOSTRE onde ele corrobora o tipo de evidência que vcs dão na projeciologia.
Fale onde Popper corrobora a evidência anedótica que vc disse agora: No meu entender as evidências são a minha realidade projetiva e a realidade social dos programas de pesquisas

Isso não quer dizer nada. Filosofia da ciência é uma discussão acadêmica a respeito da ciência. É um importante referencial para a discussão sobre ciência
Não é essa a questão aqui.
Nós NÃO estamos discutindo a filosofia da ciência de Popper. Estamos discutindo a qualidade das provas da projeciologia e conscienciologia tem e que são suportadas por essa ciência.

explique exatamente isso: Como a Projeciologia e Conscienciologia têm suporte no método estabelecido pelos autores que vc cita.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #76 Online: 01 de Abril de 2008, 03:06:54 »
Em tudo. Na vivência das projeções.

Ok, como vc faz para saber que você se projetou? Como vc analisa a projeção? Como vc garante que não é uma viagem potencializada pela crença?
Através do conhecimento e distinção entre o estado de sono e de projeção. O tratado projeciologia está repleto de informação sobre como distinguir os dois estados.

Quando eu era espírita eu (achava) me projetava. Depois, ví que haviam explicações muito mais prováveis (interpretações advindas do desejo de ser verdade)
As suas preferências pessoais para indicar o que são "mais prováveis" é uma experiência pessoal tanto quanto a minha.

Isso nem existe. Cada um acredita no que quiser e não tem como provar nada a ninguém, a não ser o óbvio. E o assunto em questão não é nada de óbvio.

A história da ciência demonstra muito bem sobre essa coisa da novidade, Popper trabalha muito com isso. Tem muitos exemplos. Tanto é que a verdade científica é considerada relativa.

No meu entender as evidências são a minha realidade projetiva e a realidade social dos programas de pesquisas.

Ok, evidência anedótica.
Tanto quanto a sua experiência de vida de espírita. E espiritismo não tem nada a ver com a conscienciologia. Se fosse assim o Waldo Vieira não teria abandonado a presidência da federação espírita brasileira para dar continuidade aos seus trabalhos de pesquisa parapsíquica relacionado ao desdobramento.

Outra vez Popper. Agora sem chorumelas: Cite-me o trecho específico onde Popper suporta o tipo de evidência que vc quer com sua projeciologia? De maneira específica...
Olha o respeito. Não está falando com a sua família nem amigo pessoal. E nem você é da moderação  :P.

A teoria falsificacionista de Popper é usada na conscienciologia, em seus tratados, suas publicações. Voê não aceita isso, paciência. Já disse e repito, não menha me dizer que estou enrolando nem nada, a interpretação é minha e da conscienciologia. Você é livre para discordar, mas tenha respeito, por favor.  :ok:

Não entendeu mesmo. Eu uso a teoria de Lakatos. Cito o nome do autor, mas o que me interessa é a idéia dele. Se você tem uma interpletação diferente, então que discutamos a teoria dele.
Ok, cite de uma maneira específica onde o método dado por Lakatos da suporte a projeciologia como ciência. Cite de maneira específica, com trechos e seu entendimento
Não vou fazer isso com essa sua postura impositiva e desrespeitosa. Primeiramente fiz a abordagem segundo a minha interpletação da teoria deles de modo sucinto. Para dar esse passo além é muito fácil, mas baixa a bola e vamos discutir de igual para igual e não você como inquisidor e negando tudo o que eu falo. Assim não adianta eu dizer nada.  :x

Já citei. Tanto que se tornaram realidades empíricas, objetivas neste fórum. As minhas citações estão logo atras. Cinturão protetor, programas de pesquisas, lembra? Se você desconsidera a validade das mesmas em relação ao que julga ser a teoria deles, então já é outra história. Não diga que não citei.

Adriano, você não citou nada. Só citou "de acordo com a filosofia de Popper" e que ele demoliria o tal cinturão protetor.
Me MOSTRE onde ele corrobora o tipo de evidência que vcs dão na projeciologia.
Como te disse, isso é muito fácil de fazer. Os papper onde me baseio tem a indicação das páginas e dos livros. Por exemplo: http://www.if.ufrgs.br/~lang/POPPER.pdf 

É um exemplo de fonte tenho muitas outras.

Fale onde Popper corrobora a evidência anedótica que vc disse agora: No meu entender as evidências são a minha realidade projetiva e a realidade social dos programas de pesquisas

Isso não quer dizer nada. Filosofia da ciência é uma discussão acadêmica a respeito da ciência. É um importante referencial para a discussão sobre ciência
Não é essa a questão aqui.
Nós NÃO estamos discutindo a filosofia da ciência de Popper. Estamos discutindo a qualidade das provas da projeciologia e conscienciologia tem e que são suportadas por essa ciência.

explique exatamente isso: Como a Projeciologia e Conscienciologia têm suporte no método estabelecido pelos autores que vc cita.
A filosofia da ciência é para mim a maior prova de qualidade que existe. Se você não a considera como válida, algo totalmente objetivo, segundo a própria teoria do conhecimento objetivo de Popper (também tenho boas fontes), então não temos o que conversar.

Eu é que não aceito a sua visão de prova de qualidade apenas por você falar se é ou não de maneira subjetiva ou mesmo com recurso de autoridade, já que usos essas ótimas referências epistemológicas de reconhecido renome. São as grandes autoridades no assunto. E se tem outras interpletações das teorias deles, diferentes das nossas (conscienciologia e mais especificamente eu) então vamos discutir isso, que é o que foi proposto realmente. Mas não me venha pedindo citação de página de livro, isso é detalhe. Você tem que dizer com as sua palavras primeiro o que você entende da teoria deles. Eu fiz isso, por esta razão que você está me pedindo agora as referências objetivas. Portando é justo você fazer o mesmo, para um duelo em pé de igualdade.  :wink:

« Última modificação: 01 de Abril de 2008, 03:25:49 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 01 de Abril de 2008, 11:06:45 »
Modificado, tirei uma ofensa desnecessária e depois deixei o texto mais inteligível

Adriano, só havia lhe pedido uma coisa:

Que me desse explicitamente a relação que afirma entre Popper/Lakatos (que você tanto cita) e a proejeciologia, dizendo de uma maneira mais específica do que "segundo a filosofia de Popper". Algo como isso (coloquei algo na minha área técnica para vc não criticar a frase e sim ver como colocar citações de uma maneira objetiva)

Citação: - Segundo as regras normais de Boyce-Codd, podemos demonstrar que na 3a normal exige a segmentação das informações não relevantes dentro do contexto da tabela, através do seguinte enunciado:
Enunciado específico: - A terceira forma normal (3fn) exige: 1fn, 2fn e a eliminação da dependência funcional transitiva (aquela que é feita quando uma informação em uma tabela não esta correlacionada com a chave primária, e sim com outro campo da tabela. )

Seu Diagnóstico:
Como vc não conhece os racionais, e simplesmente ouve o pessoal da tua religião falando em Lakatus e Popper, vc fica fazendo "Argumentum ad Nauseam" da tal ciência -Lakatus e Popper. MAS VOCÊ NÃO CONSEGUE O RACIONAL. PONTO. Se consegue faça-o agora sem chorumelas, da forma como foi apresentada acima.
Utilizar estratégias de diversionismos (Falácia “Olha o Avião”), utilizando as citações que você faz o tempo todo (E QUE DE NOVO, VOCÊ NÃO CONSEGUE FAZER UMA LIGAÇÃO DIRETA COM  A PROJECIOLOGIA), só nos faz ter um diagnóstico: Proseletismo com a sua religião da Projeciologia
Proselitismo é contra as regras do site.
Se vc não consegue o racional para suas alegações, deve ser denunciado à moderação. Vc quer confundir as pessoas e é obsessivo em citações, mas não sabe do que está falando, como está provado e já foi citado diversas vezes por foristas.
A prova é dada por você mesmo

Citação de Adriano no post superioridade do homem -> Não de bola para o que falo. Já falei muita bobagem por aqui e posso voltar a fazer. Não me leve tão a sério, sou apenas mais um forista querendo interagir criticamente.

Estão pegando no pé do Betinho, que evidentemente é um erro principalmente quando temos argumentos iguais ao seus.

Minha citação: Quando eu era espírita eu (achava) me projetava. Depois, ví que haviam explicações muito mais prováveis (interpretações advindas do desejo de ser verdade)
Sua citação
As suas preferências pessoais para indicar o que são "mais prováveis" é uma experiência pessoal tanto quanto a minha.

Bom, não preciso dizer que sou ateu e espiritismo para mim é tão lixo quanto a projeciologia que vc menciona e não prova (PROVA PODE SER POR LAKATUS TAMBÉM: ELE EXIGE PROVA)
Minhas experiências de projeções foram trocadas pela explicação dentro do contexto da navalha de ockham (bug no cérebro causado por situações stress, crença, desvio hormonais, explicações que foram obtidas em laboratório. Não viaja.

Sua citação:
Cada um acredita no que quiser e não tem como provar nada a ninguém, a não ser o óbvio. E o assunto em questão não é nada de óbvio.

Não, Adriano. É ignorancia acreditar no que não é provável (pode usar o termo provável com dois significados, como o Lakatus que vc tanto cita e não entende)

E para vc fechar sua brilhante participação 3 espantalhos

Citação de: Agnostico  em  Hoje às 00:36:11
Olha o respeito. Não está falando com a sua família nem amigo pessoal. E nem você é da moderação 

A teoria falsificacionista de Popper é usada na conscienciologia, em seus tratados, suas publicações. Voê não aceita isso, paciência. Já disse e repito, não menha me dizer que estou enrolando nem nada, a interpretação é minha e da conscienciologia. Você é livre para discordar, mas tenha respeito, por favor. 

Minha citação   Ok, cite de uma maneira específica onde o método dado por Lakatos da suporte a projeciologia como ciência. Cite de maneira específica, com trechos e seu entendimento

Sua citação    Não vou fazer isso com essa sua postura impositiva e desrespeitosa. Primeiramente fiz a abordagem segundo a minha interpletação da teoria deles de modo sucinto. Para dar esse passo além é muito fácil, mas baixa a bola e vamos discutir de igual para igual e não você como inquisidor e negando tudo o que eu falo. Assim não adianta eu dizer nada. 

Isso não é desrespeitoso. Estou sendo coerente com as expectativas geradas por vc. O de que conhece Popper, Lakatus e que sabe como ele suporta a Projeciologia. Sem chorumelas. Se vc sabe, sabe. Se não, não se coloque em uma posição que evidentemente vc não consegue sustentar.

Como te disse, isso é muito fácil de fazer. Os papper onde me baseio tem a indicação das páginas e dos livros. Por exemplo: http://www.if.ufrgs.br/~lang/POPPER.pdf 

Aqui beira a infelicidade. Pegue a parte do texto específica que Popper corrobora a projeciologia. Só o que te pedi. Se ele não fala especificamente, é só vc me mostrar o racional, da maneira que fiz acima.

Eu é que não aceito a sua visão de prova de qualidade apenas por você falar se é ou não de maneira subjetiva ou mesmo com recurso de autoridade, já que usos essas ótimas referências epistemológicas de reconhecido renome. São as grandes autoridades no assunto. E se tem outras interpletações das teorias deles, diferentes das nossas (conscienciologia e mais especificamente eu) então vamos discutir isso, que é o que foi proposto realmente. Mas não me venha pedindo citação de página de livro, isso é detalhe. Você tem que dizer com as sua palavras primeiro o que você entende da teoria deles. Eu fiz isso, por esta razão que você está me pedindo agora as referências objetivas. Portando é justo você fazer o mesmo, para um duelo em pé de igualdade. 

Mais uma falácia: Inversão do ônus da prova. Vc fez a afirmação que Popper corrobora a Projeciologia. Cabe vc provar.

« Última modificação: 01 de Abril de 2008, 21:23:07 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #78 Online: 02 de Abril de 2008, 02:46:43 »
Agnóstico,

Deixo a discussão, o duelo proposto acerca do tema. Me desculpe ter te incomodado e parabéns pela vitória. Conseguiu falar o que quis, da maneira que quis e com a benevolência e concordância de alguns moderadores, ganhando moral ainda com eles, pelo menos com estes moderadores que dialogaram contigo acatando sua idéia sobre a trollagem e o nível da mesma.  :ok:

E esqueça esse tema comigo, não quero mais discutir isso aqui, tenho outros ambientes virtuais muito mais produtivos para eu discutir isso.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 03:07:13 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 02 de Abril de 2008, 11:14:56 »
author=Adriano link=topic=9672.75.html#msg316937 date=1207115203]
Agnóstico,

Deixo a discussão, o duelo proposto acerca do tema. Me desculpe ter te incomodado e parabéns pela vitória. Conseguiu falar o que quis, da maneira que quis e com a benevolência e concordância de alguns moderadores, ganhando moral ainda com eles, pelo menos com estes moderadores que dialogaram contigo acatando sua idéia sobre a trollagem e o nível da mesma.  :ok:

E esqueça esse tema comigo, não quero mais discutir isso aqui, tenho outros ambientes virtuais muito mais produtivos para eu discutir isso.

Adriano

Desculpe amigo. Não tem nada a ver com a vitória, vc sabe que nunca teve. Não propus o duelo. Vc propos.

Cabe alguns comentários:

1- Neste forum exige-se evidências. Não é possível sustentar por muito tempo coisas sem evidências, e vc sabe disso.
2- Não estava discutindo com vc para vencer nem para provar que a projeciologia é uma seita. Estava discutindo com vc por causa de vc, que é uma pessoa esforçada, inteligente e que cuja trajetória profissional mostra os desafios que teve (e que muito de nós também). O que começou como uma discussão, depois de ler seus posts, virou uma preocupação minha contigo, e já havia exposto isso no site.
3- Não importa se vc quer seguir a Projeciologia. Mas pls tire a ciência do meio. Vai te confundir e tirar sua capacidade crítica. Siga-a como Seita, as vezes faz bem mesmo e me sentia muito confortável quando era espírita.

Grande [ ] e espero ver vc em breve
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 11:44:18 por Agnostico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #80 Online: 02 de Abril de 2008, 18:13:07 »
:) :superamigos:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!