Autor Tópico: evidenciando cientificamente o paranormal/extraordinário  (Lida 8893 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
evidenciando cientificamente o paranormal/extraordinário
« Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:58:06 »
Se você se deparasse com uma coisa que não conseguisse explicar cientificamente, como objetos de casa se movento sem mais nem menos. Como obteria evidência cientificamente aceitável desses fatos, e o que faria em seguida?

Note que esse é apenas um exemplo de uma coisa extraordinária, que seria simplesmente normalmente ignorada, acredito, por ser rotulável como uma bobagem paranormal de fantasmas. Mas fantasmas são só uma atribuição de causa típica/folclórica, não uma implicação necessária de uma coisa desse tipo.

Acredito que o primeiro passo de qualquer forma seria obter evidência credível do que mais se poderia ter certeza, sem qualquer especulação sobre causa e sem rótulos, tanto por objetividade, quanto para evitar associações que provavelmente minariam a credibilidade.

Mas como você faria para obter evidência com a qual pudesse chegar para alguém que não fosse da revista UFO/Planeta/Ano Zero, programa do ratinho, mistério, etc, e ser levado à sério?

Dependeria um pouco do que estivesse sendo observado, mas nesse caso por exemplo, de objetos que se movessem aparentemente sem razão.

(Antes que perguntem, não presenciei nada do tipo :D)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: evidenciando cientificamente o paranormal/extraordinário
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:00:26 »
Só viu uma vez? Não pode ser repetido?
Logo não pode ser provado e não deve ser levado a sério, é tão válido quanto qualquer depoimento, incluindo conspiração alienígena.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2007, 22:09:23 »
Bom, não se disse nada a respeito de ser ou não único e não-reproduzível.

Se fosse um evento único, tipo pratos e copos dançarem suspensos na cozinha por vários minutos e só eu assistisse, acho que ia questionar seriamente minha sanidade. Se mais pessoas além de mim testemunhassem o fenômeno e todos concordassem sobre o que viram, falaríamos sobre aquilo por anos, mas em última instância não ia dar para provar. Eu talvez fosse rever minha posição sobre fenômenos psicocinéticos e talvez tentasse uma ou duas hipóteses sobre o tema.

E se não fosse único, eu faria o que todo cientista faz: medição, hipótese, teste, teoria :hihi:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:43:55 »
Se pode ser reproduzido, pode ser provado.
É bem curiosos como os charlatões que dizem flutuar ou coisa parecida nunca fazem seu poder funcionar no laboratório ou na mídia, apesar de o quão bom seria provar.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:52:21 »
Se pode ser reproduzido, pode ser provado.

Pelo menos em tese :-)

É bem curiosos como os charlatões que dizem flutuar ou coisa parecida nunca fazem seu poder funcionar no laboratório ou na mídia, apesar de o quão bom seria provar.

Assim não fosse, não seriam charlatões ;-)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2007, 00:55:38 »
Pelo menos em tese :-)
Lógico que ainda tem o fator "conjunto".
Por exemplo, o fator rezar ainda está dentro do placebo, pois o placebo também inclui o efeito de rezar, logo, não há razão para se considerar rezar traga o resultado por outro meio senão o placebo, já que este explica previamente o que ocorre.
Afina, se uma ferradura da sorte, pé de coelho, mentira do médico ou água com rótulo de remédio (homeopatia) curam pelo poder da mente da pessoa, porque considerar que rezando é por outro motivo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2007, 17:25:10 »
Bom, não se disse nada a respeito de ser ou não único e não-reproduzível.

Se fosse um evento único, tipo pratos e copos dançarem suspensos na cozinha por vários minutos e só eu assistisse, acho que ia questionar seriamente minha sanidade. Se mais pessoas além de mim testemunhassem o fenômeno e todos concordassem sobre o que viram, falaríamos sobre aquilo por anos, mas em última instância não ia dar para provar.

E se além de observar com testemunhas, tivesse filmado numa câmera digital, mas assistindo, não visse nada que você não pudesse ter forjado com truques de ilusionista... bem frustrante...

Isso até está parecendo um tópico nos moldes propostos naquela de "subversão" do CC... :D

Eu talvez fosse rever minha posição sobre fenômenos psicocinéticos e talvez tentasse uma ou duas hipóteses sobre o tema.

E se não fosse único, eu faria o que todo cientista faz: medição, hipótese, teste, teoria :hihi:
Psicocinese também já considero como uma hipótese muito específica, um salto lógico tão grande quanto poltergeists ou demônios, com a diferença que é mais "século XX", até mais respeitável.

Mas tudo que se teria visto seriam movimentos inexplicáveis... acredito que a lista de possíveis explicações inicial deveria ser essa:

- alucinação

- ilusão forjada por outro(s) para te levar à loucura/ridicularizar

- forças físicas desconhecidas de origem não psíquica. Simplesmente porque acrescenta um elemento sem qualquer razão para crer que exista, a não ser tradição, disso de paranormalidade/poderes psíquicos serem algo como uma mitologia moderna. Alternativamente, poderia-se tentar explicar como uma "força vital", animando objetos normalmente inanimados, ou alguma anomalia gravitacional (ênfase em anomalia) talvez, ou ainda de uma força meio parecida, mas desconhecia por estar na maior parte do tempo "coberta" pelos efeitos da gravidade; possivelmente alguém poderia inventar hipóteses mais aparentemente convincentes que essas, mas não acho que nenhuma dessas seja sequer um pouco pior que poderes telecinéticos. Mas melhor ainda fosse ser menos específico/adivinhador, e se ater a confirmar o fenômeno para então, como disse, medir e teorizar...

E apenas depois disso, hipóteses mais específicas... possivelmente em algo já limitadas pelas medições preliminares...

poderiam ser muitas, e todas quase igualmente boas se ficássemos apenas inventando possibilidades livremente.

Um exemplo de coisa desconhecida que ainda não conseguiu ser plenamente reproduzida são os raios-bola, ainda que tenham havido experimentos razoavelmente bem sucedidos, segundo uns. Eles são aceitos como factuais apesar de não serem compreendidos.

Alguém saberia se eles já foram tidos como "lendários"? Bem possivelmente já foram "diagnosticados" como OVNIS/discos-voadores e fantasmas, mas sem essas assunções "apressadas" sobre a natureza do fenômeno, também já teriam sido tidos como algo que não se sabe se existe? Como se deu a aceitação a partir dos primeiros relatos?

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2007, 19:09:30 »
Tá difícil admitir algo como o que foi proposto - mas se acontece algo que não tem uma explicação científica - como um giz branco flutuar sozinho da caixa até o quadro da minha casa e começar a desenhar sozinho algo objetivo - eu não tivesse bebibdo ou passado por uma situação de estress e várias pessoas presenciassem, inclusive filmando o evento - eu acho que cairia na pegadinha.  :lol:  Isso, depois de ir até o giz, pegar, medir, cheirar, quebrar, sacudir, mastigar - inspecionar todo o cômodo e pessoas, enfim, descartando todas as possibilidades de fraude.

Ficaria impressionada, mas acho que não teria coragem de contar o evento aqui no Clube Cético  :D   e nem para ninguém que não o tivesse presenciado - sem ao menos ter uma explicação razoável para apresentar em seguida. Eu acreditaria em eventos inexplicáveis - mas acho que ia viver tentando encontrar uma explicação.  ::)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2007, 19:21:24 »
eu estava imaginando algo ainda inexplicável, mas nem tão... "fantasmagórico" ou que exigisse uma pessoa invisível... movimentos sem sentido mesmo (que por outro lado, mesmo esses, quando alegados, são comumente atribuidos a fantasmas ou entes inteligentes de algum tipo... acho que depois que morrem talvez fiquem meio pinéis)

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2007, 19:35:17 »
eu estava imaginando algo ainda inexplicável, mas nem tão… "fantasmagórico" ou que exigisse uma pessoa invisível… movimentos sem sentido mesmo (que por outro lado, mesmo esses, quando alegados, são comumente atribuidos a fantasmas ou entes inteligentes de algum tipo… acho que depois que morrem talvez fiquem meio pinéis)

Então - mas para não ter uma explicação científica, na minha opinião - tem que ser paranormal  :)  Acredito que ainda existam eventos não-explicados, mas olha o título - fui logo no inexplicável.  ::)

Se não for algo nesses moldes trata-se, no máximo, de eventos ainda não-explicados. Era o que eu ia pensar. Se me impressionasse ia investigar. Se não encontrasse uma explicação "especializada" juntaria fatos e tentaria explicar eu mesma.  :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2007, 20:15:13 »
Não sei se entendo bem o que quis dizer :hein:

Talvez eu não devesse ter usado o termo "paranormal", que sob algumas acepções talvez possa ser entendido como inexplicável "por definição", em vez de apenas por falta de recursos e conhecimento - algo que não acho que exista exceto em raras circunstâncias, que nem necessariamente se aplicam ao típicamente colocado como "paranormal". E também hesitaria em qualificar qualquer coisa como inerentemente inexplicável, mesmo que algo de dentro desse "saco" de coisas ditas paranormais tivesse existência confirmada, e inicialmente não fosse compreendido.

A ênfase em algo não tão fantástico, mas ainda assim inexplicado e que possa ser associado com essas coisas do "sobrenatural", folclóricas, etc é porque me parece um problema difícil, mas ao mesmo tempo um pouco mais crível (do ponto de vista de um fórum cético, principalmente) e menos insolúvel (ainda que talvez mesma resposta se aplicasse a qualquer caso).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2007, 20:16:26 »
Dbohr, você é físico, certo?.... se presenciasse e documentasse razoavelmente algo assim, temeria pelo impacto na sua reputação, ao pensar em levar à público?

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2007, 20:54:22 »
Não sei se entendo bem o que quis dizer :hein:

Eu quis dizer que, na minha opinião, tudo tem uma explicação científica, mesmo que eu não saiba qual. Estaria disposta a rever essa opinião caso presenciasse de fato um evento "paranormal" e depois de excluir todas as possibilidades de fraude, mas continuaria tentando encontrar uma explicação científica.  ::)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2007, 20:59:50 »
 :ok:

Entendi. Quase igual a mim, exceto que não acho que jamais reveria a posição de que tudo, teoricamente, pode ser explicado cientificamente, dadas as condições ideais... a menos que eu talvez passasse por alguma experiência muito abaladora de algum tipo, mas possivelmente seria temporário, algum tempo depois assimilaria e veria só como inexplicado, não como inerentemente inexplicável.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2007, 10:40:01 »

Isso até está parecendo um tópico nos moldes propostos naquela de "subversão" do CC… :D

Foi exatamente o que me ocorreu ao ler o teu tópico, Buckaroo !
E foi justamente por não achar possível que existam coisas cientificamente inexplicáveis é que propus "subverter o CC" em forma de brincadeira, mais para diversão do que para filosofar.

Achei que seria interessante ver até onde chegaria a criatividade de pessoas inteligente para defender teorias absurdas.

Eu acabei não dando continuidade porque senti uma certa resistência de alguns membros. E a tua participação teria sido muito valiosa com certeza. Mas o tópico está lá quietinho, esperando ser reativado. Assim como poderia ser usado este aqui mesmo, caso o pessoal se anime e queira descontrair um pouco.

Tenho percebido cada vez mais que levar a vida com bom humor só faz bem ! Eu tenho tentado botar isto em prática e estou melhorando meus relacionamentos sociais, sem deixar meu ceticismo de lado ( o que seria impossível nesta altura da vida ).
Como disse o Willy, dá para tentar administrar o Dr. Jekyll com o Mr.Hyde que existe dentro de cada cético. :quase-anjo: :evil:

Abraço
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 20 de Janeiro de 2007, 11:46:42 »
:ok:

Entendi. Quase igual a mim, exceto que não acho que jamais reveria a posição de que tudo, teoricamente, pode ser explicado cientificamente, dadas as condições ideais… a menos que eu talvez passasse por alguma experiência muito abaladora de algum tipo, mas possivelmente seria temporário, algum tempo depois assimilaria e veria só como inexplicado, não como inerentemente inexplicável.

Daniel, pratos e copos que dançam no ar e gizes que desenham sozinhos em quadros são coisas que não acontecem, a não ser na imaginação - mas se acontecessem "de fato", como estamos supondo eu reveria, com certeza, minha postura pois estou convicta de que eventos desse tipo não acontecem.  :) 

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2007, 01:54:03 »
Se você se deparasse com uma coisa que não conseguisse explicar cientificamente, como objetos de casa se movento sem mais nem menos. Como obteria evidência cientificamente aceitável desses fatos, e o que faria em seguida?

Fiquei com medo você falando agora de objetos se movimentando sem mais nem menos... :medo:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Perdulario

• Nível 10
  • *
  • Nada a declarar. Tudo a dizer.
    • Mundo Obscuro
« Resposta #18 Online: 08 de Março de 2008, 22:28:12 »
Estou longe de ser referência pra qualquer coisa nesta vida.
Mas eu já presenciei um fenômeno absurdo de espantoso.
Não vou entrar em detalhes mas, acredite em mim, a treta aconteceu, o babado rolou e tive os testemunhos de meu pai e minha mãe.
Não, não estávamos alcoolizados, nem sob efeito de drogas. Foi numa simples conversa casual entre eu e eles, nada demais.

De repente, o babado aconteceu.

Eu te juro que nunca mais ousei reproduzir o fenômeno. E nem pretendo!

Por quê?
Porque é foda!
Diante de seus olhos, ali, a poucos centímetros de você, tudo o que você acredita, confia e sabe ser verdadeiro em termos de Física, Realidade e Certeza, desmontou completamente!

Você vai me desculpar mas eu gosto do Universo do jeito que ele está, muito obrigado.

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 08 de Março de 2008, 23:13:28 »
É, eu compartilho da opinião do calouro e acho que é um caso de ABAFA!

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #20 Online: 08 de Março de 2008, 23:22:41 »
Já participei de um evento que seria descrito como clarividência e para a qual não tenho uma explicação científica com o que sei da mente humana , no momento.
Mas nem por isso cogitei de abandonar a minha perspectiva materialista , já que acho que a natureza pode ser mais estranha que supomos ou gostamos de admitir.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Março de 2008, 11:58:20 »
Porque vocês não contam suas experiências?

Vou contar duas e quem sabe sirvam de incentivo pra vocês abrirem o coração  :P

Os textos são longos e até podem parecerem muito fantasiosos, mas os mantenho assim para dar, na medida do possível, as bases para um possível explicação. Lembrem-se, eu sou cético como muitos aqui, meu ceticismo não foi abalado por isso, mas uma explicação seria bem vinda.

Eu nunca consegui tirar um certo acontecimento da minha memória, e isso já faz quase trinta anos, mesmo assim não deiixei de pensar nele um dia sequer (tá.. to sendo um pouco dramático). Era um domingo à noite, eu tinha oito anos e estávamos vendo TV, eu e minha família, quando de repente uma sombra passou em frente a TV. Só eu a vi.

Isso me deixou assutado, a sombra era exatamente a sihueta de uma pessoa. Isso me assutou porque, acredito eu, não tinha como aparecer a sombra de alguém ali. A sala em que estávamos era pequena, o céu estava nublado, as janelas e a porta, por onde poderia entrar alguma luz, estavam fechadas e as cortinas cerradas. Como meu avô era muito econômico, todas as luzes da casa estavam apagadas, sendo a única iluminação naquele ambiente a da TV.

Até hoje ninguém me deu uma explicação plausível para esse fato e nem eu consegui reproduzi-lo através de alguns testes com uma câmera escura*. Por fim, acabei por conluir que tudo não passou apenas de uma "brincadeira" da minha mente.

Um outro caso, aconteceu devido a mania que tenho em me gabar da minha coragem para lidar com fatos "sobrenaturais". Eu estudava a noite e a parada do ônibus era em frente a casa de um amigo meu, muitas vezes ele estava em frente a ela e então nós conversávamos alguns minutos antes que eu retornasse a minha casa.

Numa dessas conversas o assunto "fantasmas" veio a tona; como estávamos em três, eu era o único cético, a conversa facilmente se converteu entre os relatos de meus amigos sobre experiências sobrenaturais e eu tentando refutá-las.

Todos sabem a força que uma "experiência" pessoal tem para quem a vivenciou. Se alguém crédulo afirma que "saiu" do corpo durante um sonho, é praticamente impossível fazê-lo aceitar outra explicação que não seja a, já manjada, "viagem astral".

Pois bem, um dos meus amigos afirmou que sua casa era assombrada pelos antigos moradores. Antes deles viverem naquele local, ali morava um casal e seu filho recém-nascido. A criança acabou falecendo devido a alguma doença e o pai resolveu tirar a esposa daquele lugar por causa das lembranças que ele trazia.

O motivo para a mudança era que a mulher havia feito um jardim para brincar com seu filho quando este crescesse e, mesmo com o falecimento da criança, passava os dias cuidando das plantas e árvores, de maneira mecânica. A despeito de ninguém das redondezas lembrar da família, as pessoas juravam que os pais enterraram um caixão vazio.

Lendas urbanas a parte, o detalhe é que meu colega afirmava poder ouvir o choro de uma criança quando se aproximava do lugar onde antes havia o dito jardim. Isso não acontecia sempre, afinal ele evitava se aproximar durante a noite. Nesse lugar agora existia um poço e uma pequena horta.

Como toda boa história de fantasmas, isso acontecia sempre de madrugada. Fomos até o quintal assombrado e lá ficamos aguardando, para descontrair começamos a conversar sobre outras coisas e acabamos por esquecer dos fantasmas. Nessa época eu era solteiro, então chegar algumas horas atrasado em casa, não era problema nenhum.

Bom, nesse ponto minha sanidade quase se foi, pois nós três OUVIMOS, com toda a clareza possível, o choro de uma criança. Ao mesmo tempo, demos um pulo e ficamos por um minuto olhando um para o outro, APAVORADOS. Imaginem como ficou minha cara nesse momento. Bom, passado o susto, nós ainda ouvíamos o choro e resolvemos fuçar o jardim.

O som parecia vir de algum lugar, porém quando você se aproximava ele "parecia" vir de outro local. Acredito que exista uma explicação lógica para isso, afinal depois de algum tempo (durou cerca de dez minutos o "fenômeno") o som já não se parecia tanto com o choro de uma criança. Mesmo assim ficamos lá por mais umas duas horas aguardando uma nova "manifestação".

Bom, para finalizar a história, durante aquele mês fui até a casa desse meu amigo pelo menos uma dúzia de vezes e, ao menos em algumas delas, o "fenômeno" se repetiu (o que me da a certeza de que não era algo sobrenatural é que não acontecia todo dia). O detalhe macabro da história, ao menos para meus amigos, foi que conseguimos localizar alguém que tinha realmente conhecido a tal família. Esse senhor nos confirmou a história e disse que a criança teria o merecido descanso apenas quando sua mãe falecesse e pudesse cumprir a promessa de brincar com ela.

Questionei se ela estava viva e, para minha surpresa, ele me deu até o endereço atual da mulher. É lógico que eu não me atrevi a ir atrás dela, porém alguns meses depois fiquei sabendo de sua morte e, pude constatar pessoalmente, os fenômenos na casa de meu amigo desapareceram.

OBSERVAÇÃO: Para este segundo caso, acredito ter encontrado uma explicação prosaica (na verdade ela não explica o "fenômeno" em si, mas a provável causa de seu desaparecimento). Um pouco antes dos "fenômenos" desapareceram, a prefeitura e a compahnia de saneamento da cidade, conduziam uma obra para aumentar a rede de esgotos. Não sei porque motivo, mas o poço que havia na casa de meu amigo teve de ser fechado. Após isso, tudo acabou e você pode até dormir no quintal sem ser incomodado pelos fantasmas.  :)
A conclusão que cheguei? O poço devia ter algo a ver, só não sei de que forma.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Março de 2008, 17:13:45 »
Meu pai faleceu em outubro de 2005. Antes de falecer, ele já tinha tido uns 2 ou 3 infartos "silenciosos". Por conta disso, foi internado num hospital em SP para tratar e fazer um cateterismo. Minha mãe e irmã foram até SP e eu tive que ficar em casa.

Dias antes do cateterismo, ele teve um infarto enquanto dormia e não resistiu. Ele faleceu, se não me engano, às 05:55. Minha mãe e irmã voltaram.

Antes do velório, minha mãe me contou que na madrugada em que ele faleceu, ela teve um sonho com ele. No sonho, estavam os dois juntos no famoso "túnel". Ela disse que no sonho ela simplesmente mandava ele ir até a "luz" dizendo: alcança aquela luz, vai, alcança. Ela agia como se estivesse o ajudando e fazendo muita força para que ele atingisse o "destino". Ela descreveu o túnel como possuindo muitos pontos de luz esbranquiçada e um grande foco no fim.

Quando ela acordou, ela disse que se sentiu tão estranha que perguntou a si mesma se tinha morrido. Vendo que tudo não passou de um sonho, voltou a dormir. Poucos minutos depois, ligam do hospital avisando que meu pai tinha acabado de falecer.

---

No dia do aniversário da minha avó paterna, minha mãe e irmã estavam na cidade do RJ e eu estava em casa, sozinho. Nesse dia eu sonhei com meu pai, e ele estava na sala de casa, falando comigo como se não nos vissemos há muuuito tempo. No sonho eu senti uma carga de emoção muito forte.

Logo depois acordei. Quando começava a abrir direito os olhos, assim que olhei para a porta eu o vi, parado na porta, me olhando. Esse fenômeno durou por volta de 1 segundo e meio. Tomei um baita susto na hora e ele desapareceu como fumaça, num piscar de olhos.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Março de 2008, 17:18:53 »
No sonho eu senti uma carga de emoção muito forte.

Logo depois acordei. Quando começava a abrir direito os olhos, assim que olhei para a porta eu o vi, parado na porta, me olhando. Esse fenômeno durou por volta de 1 segundo e meio. Tomei um baita susto na hora e ele desapareceu como fumaça, num piscar de olhos.

Eu também "vi" meu pai parado e rindo para mim uma vez, detalhe .. meu pai ainda é vivo.
Essa "visão" aconteceu quando eu esperava ele voltar do trabalho. Ele só ia chegar dali uma hora.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 10 de Março de 2008, 21:22:36 »
Porque vocês não contam suas experiências?
Porquê as experiências pessoais não são consideradas como válidas na ortodoxia científica, existe a separação entre objeto e sujeito, não sendo considerado a intencionalidade (Husserl), o que leva a esses relatos serem classificados de evidência anedota, ou seja sem credibilidade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!