Autor Tópico: evidenciando cientificamente o paranormal/extraordinário  (Lida 8894 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: evidenciando cientificamente o paranormal/extraordinário
« Resposta #25 Online: 11 de Março de 2008, 01:22:19 »

Porquê as experiências pessoais não são consideradas como válidas na ortodoxia científica, existe a separação entre objeto e sujeito, não sendo considerado a intencionalidade (Husserl), o que leva a esses relatos serem classificados de evidência anedota, ou seja sem credibilidade.

Mas menos dois foristas acima citaram experiências estranhas, para o qual não conseguiram explicações. Nenhum deles alegou algo sobrenatural, assim como eu também não aleguei nos casos que citei. Apenas queria saber que tipo de experiências eram, para deixá-los surpresos.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 11 de Março de 2008, 02:47:09 »

Porquê as experiências pessoais não são consideradas como válidas na ortodoxia científica, existe a separação entre objeto e sujeito, não sendo considerado a intencionalidade (Husserl), o que leva a esses relatos serem classificados de evidência anedota, ou seja sem credibilidade.

Mas menos dois foristas acima citaram experiências estranhas, para o qual não conseguiram explicações. Nenhum deles alegou algo sobrenatural, assim como eu também não aleguei nos casos que citei. Apenas queria saber que tipo de experiências eram, para deixá-los surpresos.
Nem eu alego sobrenatural para nada, ciente que sou do axioma básico da ciência que é a natureza.

Mas é que as minhas experiências que poderiam ser consideradas estranhas já viraram rotinas e aprendi a lidar com a situação. Aliás, procurei desenvolver por conta própria muitas delas e com grandes resultados.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Danieli

• Visitante
« Resposta #27 Online: 11 de Março de 2008, 08:37:13 »
Até onde me concerne, os foristas citaram fenômenos estranhos, e procuram evidências científicas, e não o oposto que seriam, evidências anedotas.
Por isso mesmo o Dodo utilizou a terminologia estranho, em vez, de confirmar que seria paranormalidade. Para tanto, há explicações para esses eventos, e acredito que a ciência tenha base para refutar a dúvida que assombra os relatos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 11 de Março de 2008, 18:13:10 »
Fenômenos estranhos são os fenômenos anômalos, que não são explicados da melhor maneira pela ciência ortodoxa, que mantem um cinturão protetor (Lakatos) para explicar estes fenômenos sem perder de vista o núcleo duro (paradigma). Assim a ciência insurgente, heterodoxa, já apresenta explicações alternativas e satisfatórias para esses fenômenos anômalos. Basta ver o vídeo da associação internacional de parapsicologia com Dean Dead, que utiliza a física quântica para embasar suas pesquisas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 11 de Março de 2008, 20:24:36 »
Qual seria a diferença entre "ciência heterodoxa" e simples crença?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 12 de Março de 2008, 00:40:15 »
A mesma que de qualquer ciência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 12 de Março de 2008, 02:23:02 »
Para dizer uma coisa dessas, por uma questão de coerência básica você deveria mudar imediatamente seu avatar e nunca mais levantar o nome de Popper.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 12 de Março de 2008, 17:58:52 »
Segundo o seu entendimento acerca de coêrencia básica. Discordo profundamente e tenho Popper como um grande auxiliar na construção de minha visão de mundo.

rizk

• Visitante
« Resposta #33 Online: 12 de Março de 2008, 20:26:59 »
Segundo o seu entendimento acerca de coêrencia básica. Discordo profundamente e tenho Popper como um grande auxiliar na construção de minha visão de mundo.
E a cada vez que você diz isso, o homem se revira no túmulo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 12 de Março de 2008, 21:02:34 »
Adriano, qual parte de "não é uma questão de opinião" você não entende?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #35 Online: 12 de Março de 2008, 21:37:33 »
E a cada vez que você diz isso, o homem se revira no túmulo.
Ele é uma fantasma atuante, e está colaborando comigo. Já sou médium do Popper.

:histeria:

Adriano, qual parte de "não é uma questão de opinião" você não entende?
Eu não entendo a sua insistência em querer ser professor e pensar que eu tenho que ser seu aluno e aprender com você. Respeito a sua opinião ou o seu entendimento, como queira, e gostaria que respeitásse a minha, se possível, embora saiba que é difícil para você isso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 12 de Março de 2008, 21:57:49 »
Tem razão, essa sua opinião NÃO DÁ mesmo para respeitar. 

Não é que eu não queira, é que não há como.

Eu poderia fingir respeito, mas isso seria falta de caráter da minha parte.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #37 Online: 12 de Março de 2008, 22:15:48 »
Então tudo bem, está cumprindo fielmente a sua fidelidade ao seu caráter. Deve pensar que seu caráter é superior.

Mas posso ao menos ignorar os seus post desrespeitosos para com minhas opiniões?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #38 Online: 13 de Março de 2008, 10:44:17 »
Adriano, definir algo como ciência não se trata de uma questão de opinião, não importa o que você ache.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #39 Online: 13 de Março de 2008, 14:05:30 »
Eu já vi isso antes... acho que dá até pra copiar minhas respostas anteriores ao Adriano e colar aqui que elas vão caber direitinho...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #40 Online: 13 de Março de 2008, 18:04:41 »
Adriano, definir algo como ciência não se trata de uma questão de opinião, não importa o que você ache.
Eu lhe digo a mesma coisa. Não é a sua opinião que faz a ciência ser o que ela é.

Eu já vi isso antes... acho que dá até pra copiar minhas respostas anteriores ao Adriano e colar aqui que elas vão caber direitinho...
Sinal de que eu mantenho o meu entendimento sobre ciência como antes. E você o seu. Não é através de força bruta (repetição de suas respostas exatamente iguais) que a situação muda. O primeiro passo seria você respeitar o fato de eu ter um entendimento diferente e que você pode estar errado. A partir daí seria possível tentar avançar a discussão, se for do interesse é claro. 

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #41 Online: 13 de Março de 2008, 18:20:01 »
Dave Adriano, esta conversa não servirá para propósito nenhum. Adeus.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #42 Online: 13 de Março de 2008, 18:49:31 »
Sinal de que eu mantenho o meu entendimento sobre ciência como antes. E você o seu. Não é através de força bruta (repetição de suas respostas exatamente iguais) que a situação muda. O primeiro passo seria você respeitar o fato de eu ter um entendimento diferente e que você pode estar errado. A partir daí seria possível tentar avançar a discussão, se for do interesse é claro. 
Não... é mais sinal de que você não costuma ler as respostas ao que você posta, pelo menos não com atenção. É sinal de que você sempre se esquiva das perguntas de quem se interessa por discutir com você respondendo-as da mesma forma, apelando pra tal filosofia da ciência ou pura baboseira pseudo-quântica, quando a pergunta é bem mais direta que isso:
../forum/topic=15419.25.html#msg311195
../forum/topic=15419.25.html#msg310956

Não é falta de respeito de ninguém discordar de você, por mais que você possa achar isso, aliás é a maior demonstração de respeito que há nesse fórum dar-se ao trabalho de ler e se analisar o que você posta e reponder.

Se há algum desrespeito é da sua parte, Adriano. Quem ignora os argumentos de quem não concorda contigo é você. Quem se esquiva das perguntas feitas a respeito das suas afirmações com palavras difíceis e citando autor atrás do outro sem nunca respondê-las é você.

Dave Adriano, esta conversa não servirá para propósito nenhum. Adeus.
2
 :tchau:
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #43 Online: 13 de Março de 2008, 18:57:49 »
Não... é mais sinal de que você não costuma ler as respostas ao que você posta, pelo menos não com atenção. É sinal de que você sempre se esquiva das perguntas de quem se interessa por discutir com você respondendo-as da mesma forma, apelando pra tal filosofia da ciência ou pura baboseira pseudo-quântica, quando a pergunta é bem mais direta que isso:
../forum/topic=15419.25.html#msg311195
../forum/topic=15419.25.html#msg310956

Não é falta de respeito de ninguém discordar de você, por mais que você possa achar isso, aliás é a maior demonstração de respeito que há nesse fórum dar-se ao trabalho de ler e se analisar o que você posta e reponder.

Se há algum desrespeito é da sua parte, Adriano. Quem ignora os argumentos de quem não concorda contigo é você. Quem se esquiva das perguntas feitas a respeito das suas afirmações com palavras difíceis e citando autor atrás do outro sem nunca respondê-las é você.
Eu respondo, não é certo da sua parte considerar as minhas respostas como esquivas, são sinceras e procuro elaborar da melhor maneira possível. Se não consigo responder da maneira que espera, paciência. Penso que essa sua avaliação das minhas respostas é por não concordar com elas, querer que eu aceita as suas críticas como verdades incontestáveis, mas não posso fazer isso se não as vejo assim.

E se eu respondo sempre, então não estou ignorando argumento algum, mas estou também discordando da resposta que obtive, que, concordando com o que disse, é a melhor forma de respeito, a crítica.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Março de 2008, 19:11:01 »
Adriano... veja suas respostas cara... é como se alguém perguntasse "quanto é 2 + 2" e você respondesse "gato". Você não respondeu coisa alguma.

Não é questão do que eu ou alguém espera que você reponda. É questão que as perguntas citadas acima (e outras feitas em outros tópicos) têm respostas diretas, e você deliberadamente não as responde.

Por exemplo:
Quantos Joules possui a Energia Orgônica ? E a Energia Consciencial?
São energias que trabalham no nível quântico, por isso a abordagem do físico indiano Amit Goswami é deveras importante para o paradigma holístisco e consciencial. É uma abordagem através da complexidae.
Você não respondeu coisa nehuma! Ora se essa energia existe, como pode ser medida? Em quântica as ebergias também são medidas, em geral em eV, não importa o que o Goswami (picareta de primeira, diga-se de passagem) pense sobre o paradigma holístico da complexidade da consciência... sua resposta é só pra se esquivar da pergunta feita... sua resposta é vazia.

O mesmo aqui:
Eu tenho a vivência prática e laboratorial do assunto.
Você se importaria em descrever sucintamente os parâmetros dessa prática laboratorial? Também gostaria de experimentar tal coisa.
São os laboratórios da conscienciologia, já tem alguns no mundo todo, sendo a mairia no Brasil. É utilizado paratecnologia, com anotações das sinalética parapsíquicas e toda e qualquer fenomenologia observada pelo indivíduo.

O diferencial do laboratório são os registros dos acontecimentos íntimos, subjetivos, que são considerados como realidades importantes para a teoria e prática (teática) parapercepciológica.
Foi pedido pra você descrever os parâmetros das experiências, como foram realizadas. Bastava você descrever como se realiza o teste de uma teoria dessas em laboratório... mas em vez disso você recorreu à uma série de palavras grandes (e francamente, sem sentido: sinalética parapsíquica :o parapercepciológica) e mais uma vez sua resposta foi totalmente vazia...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #45 Online: 13 de Março de 2008, 20:26:30 »
Adriano... veja suas respostas cara... é como se alguém perguntasse "quanto é 2 + 2" e você respondesse "gato". Você não respondeu coisa alguma.

Não é questão do que eu ou alguém espera que você reponda. É questão que as perguntas citadas acima (e outras feitas em outros tópicos) têm respostas diretas, e você deliberadamente não as responde.

Por exemplo:
Quantos Joules possui a Energia Orgônica ? E a Energia Consciencial?
São energias que trabalham no nível quântico, por isso a abordagem do físico indiano Amit Goswami é deveras importante para o paradigma holístisco e consciencial. É uma abordagem através da complexidae.
Você não respondeu coisa nehuma! Ora se essa energia existe, como pode ser medida? Em quântica as ebergias também são medidas, em geral em eV, não importa o que o Goswami (picareta de primeira, diga-se de passagem) pense sobre o paradigma holístico da complexidade da consciência... sua resposta é só pra se esquivar da pergunta feita... sua resposta é vazia.

O mesmo aqui:
Eu tenho a vivência prática e laboratorial do assunto.
Você se importaria em descrever sucintamente os parâmetros dessa prática laboratorial? Também gostaria de experimentar tal coisa.
São os laboratórios da conscienciologia, já tem alguns no mundo todo, sendo a mairia no Brasil. É utilizado paratecnologia, com anotações das sinalética parapsíquicas e toda e qualquer fenomenologia observada pelo indivíduo.

O diferencial do laboratório são os registros dos acontecimentos íntimos, subjetivos, que são considerados como realidades importantes para a teoria e prática (teática) parapercepciológica.
Foi pedido pra você descrever os parâmetros das experiências, como foram realizadas. Bastava você descrever como se realiza o teste de uma teoria dessas em laboratório... mas em vez disso você recorreu à uma série de palavras grandes (e francamente, sem sentido: sinalética parapsíquica :o parapercepciológica) e mais uma vez sua resposta foi totalmente vazia...
A minha resposta é tecnica e de acordo com os neologismos da consciênciologia. Se não se adequa ao que você entende como a realidade física, então não posso mudar o que escrevo para agradar o seu ego e fazer sentido para você.

Estamos em extremos teóricos opostos, enquanto para você a minha referência é um picareta, para mim é o mestre da física, o cientista que ultrapassou os limites paradigmáticos da física atual.

Sendo assim, então agradeço ao tchau que me deu, já que não está disposto a considerar alguma validade na minha argumentação, a considerando como vazia. Mas tendo em vista essa sua atitude não venha reclamar comigo de eu não dar valor as suas respostas, já que você está fazendo isso comigo.

E mais, essa analogia a equação matemática (2+2) para buscar demonstrar que é uma pessoa lógica já é muito batida, qualquer um pode fazer isso. Eu já abordei inúmeras vezes a filosofia analísica e da linguagem aqui, e sei das análises proposicionais de Russel e mesmo a perspectiva intencional da biologia, abordado por Dennett. Mas sei que é difícil demais querer falar de "baboseiras", então me deixe com a minha abordagem "vazia", faz bem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 13 de Março de 2008, 20:29:01 »
Então tudo bem, está cumprindo fielmente a sua fidelidade ao seu caráter. Deve pensar que seu caráter é superior.

Superior ao de quem invoca Popper para defender seu direito de conceder à palavra "ciência" qualquer sentido arbitrário?

Sem dúvida.  Eu não decaí TANTO ainda :)  Talvez depois de uns cinco anos de vício em cocaína e vida na sarjeta chegue nesse ponto.  Talvez não.

Mas posso ao menos ignorar os seus post desrespeitosos para com minhas opiniões?

Você já ignora.  Qual seria a diferença?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #47 Online: 13 de Março de 2008, 20:34:22 »

Superior ao de quem invoca Popper para defender seu direito de conceder à palavra "ciência" qualquer sentido arbitrário?

Sem dúvida.  Eu não decaí TANTO ainda :)  Talvez depois de uns cinco anos de vício em cocaína e vida na sarjeta chegue nesse ponto.  Talvez não.

Você já ignora.  Qual seria a diferença?
Estou sempre te dando atenção e te respondendo como agora. Mesmo você usando um sarcasmo pretensamente agressivo. Mas tudo bem, tenho o corpo fechado, não me atingo com essas patadas.  :)

Penso ser uma evolução, ao invés de trocar gentilezas como normalmente ocorreria e já ocorreu. Estou querendo manter a serenidade, a tranquilidade e a paz. Não quero caminhar para o negativo, para as agressividades sutis, "inteligentes".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 13 de Março de 2008, 20:47:35 »
Esse tipo de atenção não me faz falta alguma, Adriano.

Se você não vai dar atenção às patadas, então penso que está na hora de se afastar de novo; eu não gostaria de aumentar a intensidade das mesmas, e você não está fazendo por merecer menos.

A sua atitude se traveste de educada, mas é francamente desrespeitosa e não vai ter minha aceitação; se tem essa meta, desista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #49 Online: 13 de Março de 2008, 20:57:44 »
Concordo com a questão de me afastar, já deu o que tinha que dar novamente, e fico grato pela sua paciência, sei que nossas divergências intelectuais são extremas, e não quero causar atrito de maneira alguma.

Continuo nos bastidores, só lendo as postagens. Só vou responder mais um ou outro post dirigido a mim que venha surgir dessas minhas postagens.

E não quero a sua aceitação enquanto pessoa, mas é necessária enquanto um dos lideres desta comunidade virtual, e respeito essa sua posição que faz por merecer. Se por vezes ainda volto aqui é por sentir ainda algum vínculo pelos longos debates já feitos por aqui, tenho uma história e ocasionalmente sinto falta de me interagir.

Abraços e fica bem, até a próxima.  :tchau:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!