Enquete

Todo ateu é necessariamente evolucionista e vice-versa?

Sim
1 (2.9%)
Não
19 (55.9%)
Todo ateu é evolucionista (apenas)
14 (41.2%)
Todo evolucionista é ateu (apenas)
0 (0%)

Votos Totais: 27

Autor Tópico: Todo ateu é evolucionista e vice-versa?  (Lida 9270 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Todo ateu é evolucionista e vice-versa?
« Resposta #25 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 02:52:14 »
É realmente dificilímo imaginar um ateu não ser evolucionista.Só se ele entende que a teoria do Big-Bang um dia poderá ser substituida não pelo criacionismo mas pelo um universo eterno sem inicio e sem fim e um espaço sem expansão.
???
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 05:23:18 »
No tempo que eu era moderador do Ateus.net tinha alguns ateus malucos que não acreditavam na TE. Alguns alegavam ignorância no assunto das origens ("não sei, mas por evolução é que não é"), outros piravam batata com teorias mais exóticas.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #27 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 11:34:47 »
É claro que estes tipos não devem ser levados a sério. Apesar da polêmica semântica que o termo "ateu" gera por aqui, acredito que existem algumas premissas básicas que devem existir para que alguém se enquadre nesta - digamos, "categoria".

Senão, qualquer um pode se auto-denominar qualquer coisa. O cara raspa a cabeça, acende um insenso e já é budista...arruma umas três mulheres e já é muçulmano ( isto é o que mais têm por aí...rs...).

Para mim, o cara que não aceita a Teoria da Evolução, nada mais é do que...um ignorante total !
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 11:41:17 »
É claro que estes tipos não devem ser levados a sério. Apesar da polêmica semântica que o termo "ateu" gera por aqui, acredito que existem algumas premissas básicas que devem existir para que alguém se enquadre nesta - digamos, "categoria".

Senão, qualquer um pode se auto-denominar qualquer coisa. O cara raspa a cabeça, acende um insenso e já é budista…arruma umas três mulheres e já é muçulmano ( isto é o que mais têm por aí…rs…).

Para mim, o cara que não aceita a Teoria da Evolução, nada mais é do que…um ignorante total !
Off-topic: Apesar de ter estudado em colégios católicos, a Teoria da Evolução sempre nos foi ensinada, como se diz, as a matter of course, sem controvérsias ou problemas. Mais: desde criança não só aprendi a TE como passei a vê-la como a explicação mais simples e natural para a origem das espécies. Foi só depois de adulto que fiquei conhecendo o criacionismo, e a primeira coisa que pensei sobre essa hipótese foi: "como é que existe alguem que consegue acreditar numa besteira dessas?!!"
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 11:56:05 »
Comigo foi exatamente a mesma coisa, Dr. Manhattan.  Inclusive a parte dos colégios católicos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #30 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 12:00:02 »
Comigo também foi muito parecido. A primeira vez que ouvi falar sobre a TE foi na escola, bem cedo e desde de então nunca questionei. Só vim a saber da existência do criacionismo aqui, no Clube Cético e acho que morro e não vejo tudo!  :lol:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #31 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 12:26:03 »

Senão, qualquer um pode se auto-denominar qualquer coisa. O cara raspa a cabeça, acende um insenso e já é budista…arruma umas três mulheres e já é muçulmano ( isto é o que mais têm por aí…rs…).

Para mim, o cara que não aceita a Teoria da Evolução, nada mais é do que…um ignorante total !
Off-topic: Apesar de ter estudado em colégios católicos, a Teoria da Evolução sempre nos foi ensinada, como se diz, as a matter of course, sem controvérsias ou problemas. Mais: desde criança não só aprendi a TE como passei a vê-la como a explicação mais simples e natural para a origem das espécies. Foi só depois de adulto que fiquei conhecendo o criacionismo, e a primeira coisa que pensei sobre essa hipótese foi: "como é que existe alguem que consegue acreditar numa besteira dessas?!!"
Exatamente como eu, sem mais nem menos (exceto por trocar "depois de adulto" para "depois de adolescente").

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #32 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 12:42:50 »
Os colégios católicos brasileiros parecem ser bem mais liberais do que os de outros países :) . Lembro que certa vez, na sexta ou sétima série, perguntei à freirinha que estava ensinando biologia: "Mas vocês acreditam mesmo nessa história de Adão e Eva?" Ela respondeu: "Bem, eu prefiro ver essa história como uma alegoria." Ou algo do tipo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #33 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:25:38 »
Eu sempre fui evolucionista...

Mas antes eu era católica  :P , mesmo depois de já ser professora :vergonha:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 15:20:24 »
Falto na enquete entro o SIM e o NÃO, o EXCEÇÃO. :P
Qualquer forma voltei SIM,... é difícil imaginar um evolucionista não ateu ou um ateu não evolucionista, um complementa o outro.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #35 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 17:31:44 »
Evolucionista nao ateu: Alguem chama a Guinevere por favor?
O ponto e que a unica coisa que a palavra ateu indica e que a pessoa nao acredita em deus(es). Mais nada. Pode ate pensar que os seres vivos nascem por abiogenese e o espaco sideral e cheio de eter.
"The patient refused an autopsy."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #36 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 21:58:40 »
Eu sempre fui evolucionista…

Na família antes tinha cristão quase fanático que ficava mostrando o que dizia a Bíblia, e somente estudei em colégios católicos.
Ainda sim, simplesmente eu não entendia o conceito quando era pequeno, não entendia o que diferenciava o cara na cruz de todas as outras mortes, e o que diferenciava todas as preces cristãs das de outras religiões. Então o resultado: não levava a sério e nunca aprendi um Pai Nosso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 22:20:00 »
Comigo também foi muito parecido. A primeira vez que ouvi falar sobre a TE foi na escola, bem cedo e desde de então nunca questionei. Só vim a saber da existência do criacionismo aqui, no Clube Cético e acho que morro e não vejo tudo!  :lol:

[cria]

Minha filha, você foi doutrinada no evolucionismo, eles te ensinaram um monte de mentiras quando você nem ainda tinha idade para questionar. E se questionasse, tomaria a maior bronca do professor. Eles não querem mentes pensantes, o evolucionismo só se sustenta pela fé.

Visite esses sites para maior esclarecimento:

www.criacionismo-é-a-verdadeirav-erdade.com

www.evolucionismo-é-uma-mentira-do-diabo.com

www.darwin-era-pedófilo.com

www.até-darwin-se-arrependeu-e-negou-a-evolução.com

[/cria]

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 09:48:23 »
Todos os ateus que conheço são evolucionistas. Mas não conheço nenhum ateu que seja vice-versa   :umm:

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 00:34:27 »
raramente se encontra ateus que acreditam em espíritos ou vida após a morte

"Raramente" significa que podem existir…e eu te pergunto se você já viu uma criatura destas ?
Para mim, como diria o Padre Quevedo…

:quevedo:

Vitor Moura é ateu e acredita em espíritos, materializações, reencarnação etc.
Eu mesmo já fui uma criatura destas.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #40 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 01:16:08 »
Vitor Moura é um “ateu caso perdido”. :hihi:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #41 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 01:17:44 »

Raramente vai achar algum ateu que nunca tenha tido uma religião em algum momento da vida. Há casos raros, mas a maioria provavelmente vem de famílias "católicas não-praticantes". :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #42 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 02:05:50 »

Raramente vai achar algum ateu que nunca tenha tido uma religião em algum momento da vida. Há casos raros, mas a maioria provavelmente vem de famílias "católicas não-praticantes". :P
é, realmete sou um caso raro, nunca tive religião, mas me lembro de falar com papai do ceu até os 6 anos, mas aqui em casa a religião não é bem vinda, e também não fui batizado nem nada dessas coisas cristãs...
Tenho orgulho disso. :P

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #43 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 02:19:19 »
Mas a respeito da pergunta do tópico, minha mãe é professora de biologia, totalmete evolucionista mas acredita em uma "força superior"... :(

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 02:22:26 »
Mas a respeito da pergunta do tópico, minha mãe é professora de biologia, totalmete evolucionista mas acredita em uma "força superior"… :(

Normal. Acho que esse deísmo é o mais comum entre evolucionistas.

Fabi

• Visitante
« Resposta #45 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 02:42:49 »
Como que um ateu pode acreditar na existência de espíritos?  :hein:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #46 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 03:48:16 »
Como que um ateu pode acreditar na existência de espíritos?  :hein:
Ora, acredita-se em outro mundo e vida após a morte, mas não em "seres vivos" que comandam e criaram o universo.

Nunca tive religião. Simplesmente mesmo quando criança não pude observar utilidade nisso.
Em Deus acreditei como em Papai Noel, ou seja, quando cresci se foi.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #47 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 09:45:16 »

Na verdade nem sei quem é esse Vitor Moura. Como eu já disse aqui, em tese podemos criar qualquer tipo de criatura, pois cada um têm o direito de se auto-intitular o que bem quiser. Aqui a máxima do futebol "a regra é clara" não serve. Logo, podermos ter o "budeu" ( ateu que simpatiza com o budismo )...o "capeteu" ( metaleiro ateu adorador do diabo )...o "espiriteu" e por aí vai...basta usar a imaginação. Depois de ler a história do Francis Collins acredito que pode existir todo tipo de aberração neste campo metafísico. :susto:

Eu posso ter uma idéia clara sobre os requisitos básicos para que alguém possa denominar-se ateu ( e crer em espíritos não é uma delas ). Mas, na prática, quem é que poderia chegar para você e dizer "Cogitans, então você não era ateu" ? Cada um é aquilo que quer ser. E pronto. :ok:

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #48 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 13:08:57 »
Ateu é aquele que não acredita em Deus ou Deuses. Qualquer requisito a mais cai na falácia do escocês.
Existem pessoas que acreditam que existem leis naturais para o pós-vida que não exigem mais a existência de Deus que a Segunda Lei da Termodinâmica. É só mais um plano regido por "leis sem legislador".
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #49 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 13:21:00 »
Tomando o cristianismo como uma história como outra qualque, eu admiro mais lucifer… :twisted:
Porque? porque ele é ambicioso e realmente luta pelo que quer, ja deus, deixa tudo acontecer e fica so olhando |(

A classificação de capeteu, seria isso Fred?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!