Enquete

Todo ateu é necessariamente evolucionista e vice-versa?

Sim
1 (2.9%)
Não
19 (55.9%)
Todo ateu é evolucionista (apenas)
14 (41.2%)
Todo evolucionista é ateu (apenas)
0 (0%)

Votos Totais: 27

Autor Tópico: Todo ateu é evolucionista e vice-versa?  (Lida 9272 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Todo ateu é evolucionista e vice-versa?
« Resposta #76 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:40:37 »
Nem todo ateu será necessariamente cético. Nos dias de hoje e no Ocidente eu diria que quase todos são assim, mas nada impede um místico de rejeitar Deus enquanto crê em mil dragões na sua garagem. Temos até religiões sem deus, mas que crêem em reencarnação e outras esquisitisses mais...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #77 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 18:29:25 »
e se o japão a que você foi situava-se dentro de um galpão em hollywood, feito só pra você?

Bruno, desse jeito não poderíamos afirmar nada sobre nada, pois tudo não passaria de uma grande ilusão ! Eu acho que este tipo de devaneio metafísico só encontra espaço em um fórum de céticos apenas para diversão. Ou no Show de Truman, talvez... :biglol:

No mundo real, ninguém trabalha com este tipo de hipóteses absurdas. Isto é ilógico e não leva a lugar nenhum, tal qual o paradoxo de Zenão. Eu estive no Japão. Mas não precisaria ter enfrentado mais de 20 horas de vôo para conferir. Eu,você e todo mundo sabemos que ele existe. Não é o Papa, o Edir de Macedo ou o Hiroito que pedem para que acreditemos nisso.

Um questionamento deste tipo é o mesmo que afirmei acima e ninguém respondeu. Por acaso você não acredita que o homem esteve na Lua, Bruno ? Segundo a tua teoria, provavelmente não, pois você não estava lá para ver e pode ter sido um grande truque de Holywood...certo ?

O que os meus sentidos captam existe. Ponto. O que meus sentidos não captam, pode ser que exista. Mas eu prefiro aguardar uma explicação científica antes de criar minha própria teoria mirabolante só para passar o tempo. Se existe algum universo paralelo ou dimensão física oculta eu não sei...mas hoje tenho certeza absoluta de que espíritos e deuses da maneira que são ilustrados pelas religiões, definitivamente não existem. Nunca vi, ouvi, cheirei nem toquei um. Também nunca vi um átomo, mas vários cientistas com seus microscópios eletrônicos viram e contaram para nós.

Até que provem o contrário, Japão continuará sendo o Japão para mim. Qualquer outro tipo de país fantástico eu deixo para você, o Jim Carey e o Lewis Carroll... :D
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #78 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 18:41:20 »
Nem todo ateu será necessariamente cético. Nos dias de hoje e no Ocidente eu diria que quase todos são assim, mas nada impede um místico de rejeitar Deus enquanto crê em mil dragões na sua garagem. Temos até religiões sem deus, mas que crêem em reencarnação e outras esquisitisses mais…

Willy, nada impede ninguém de ser o que bem entender. Neste campo eu posso dizer que sou um ateu-cientologista-materialista-astrológico-metódico-palmeirense e pronto. Ninguém vai dizer que eu não existo só porque a minha crença é absurda, certo ? O fato de existir um único ateu espírita na face da Terra não significa que exista um ateísmo espiritual lógico. Isto é contraditório. É um paradoxo.  :stunned:

Mas para mim ateu e cético é uma coisa só. Não posso conceber um ceticismo seletivo. Não dá para acreditar em algumas coisas improváveis e em outras não. Qual é a diferença entre Deus e um espírito ? Onde estão ambos ? Que aparelho capta e mede estas energias ? De onde surgiram ? Qual é mais lógico ? Um espírito tem mais chances de existir do que Deus ? Isto é piada...

Mas é isso aí, Willy ! Você já participou de centenas de discussões sobre este assunto e nunca se chega a conclusão nenhuma. Nem agora e nem nunca. Por isso, voltemos a falar sobre técnicas de masturbação ciclísticas, que é mais produtivo... :biglol:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 18:43:43 »
No mundo real, ninguém trabalha com este tipo de hipóteses absurdas. Isto é ilógico e não leva a lugar nenhum, tal qual o paradoxo de Zenão. Eu estive no Japão. Mas não precisaria ter enfrentado mais de 20 horas de vôo para conferir. Eu,você e todo mundo sabemos que ele existe. Não é o Papa, o Edir de Macedo ou o Hiroito que pedem para que acreditemos nisso.
essa questão já foi levantada n'outro tópico. eu imagino que o japão exista mesmo, só não dá pra estar totalmente certo. nem que a incerteza seja causada por 0,00000000001% de dúvida, ela deve existir.
Um questionamento deste tipo é o mesmo que afirmei acima e ninguém respondeu. Por acaso você não acredita que o homem esteve na Lua, Bruno ? Segundo a tua teoria, provavelmente não, pois você não estava lá para ver e pode ter sido um grande truque de Holywood…certo ?
que teoria? eu só fiz uma pergunta. hehe
mas errou em adivinhar. a resposta seria provavelmente sim.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #80 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:20:12 »

Willy, nada impede ninguém de ser o que bem entender. Neste campo eu posso dizer que sou um ateu-cientologista-materialista-astrológico-metódico-palmeirense e pronto. Ninguém vai dizer que eu não existo só porque a minha crença é absurda, certo ? O fato de existir um único ateu espírita na face da Terra não significa que exista um ateísmo espiritual lógico. Isto é contraditório. É um paradoxo.  :stunned:

Não é contraditório pelo puro e simples fato da definição semântica do que é ser ateu. Parece contraditório a ti pois você tem a convicção de que ser ateu não é apenas descrer em deuses. Mas o fato é que ser ateu é puramente descrer em deuses.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #81 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 01:30:17 »

Não é contraditório pelo puro e simples fato da definição semântica do que é ser ateu. Parece contraditório a ti pois você tem a convicção de que ser ateu não é apenas descrer em deuses. Mas o fato é que ser ateu é puramente descrer em deuses.
Isso não seria Adeísmo?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 01:50:43 »
Mas para mim ateu e cético é uma coisa só. Não posso conceber um ceticismo seletivo. Não dá para acreditar em algumas coisas improváveis e em outras não. Qual é a diferença entre Deus e um espírito ? Onde estão ambos ? Que aparelho capta e mede estas energias ? De onde surgiram ? Qual é mais lógico ? Um espírito tem mais chances de existir do que Deus ? Isto é piada…

É esse que é o problema. Semântica. Você define ateísmo como algo semelhante a ceticismo e eu os vejo como coisas diferentes. Acho que se pode ser ateu sem ser cético e ser cético sem ser ateu, sendo deísta. Você não considera isso lógico e pode até estar certo, mas se esquece que as pessoas não são sempre lógicas. Se fossem, ninguém acreditaria no Deus Cristão.

Mas é isso aí, Willy ! Você já participou de centenas de discussões sobre este assunto e nunca se chega a conclusão nenhuma. Nem agora e nem nunca. Por isso, voltemos a falar sobre técnicas de masturbação ciclísticas, que é mais produtivo… :biglol:

Já falei tudo o que eu sabia :lol:

Atheist

• Visitante
« Resposta #83 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 02:34:00 »

Isso não seria Adeísmo?

Não, é ateísmo mesmo.

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #84 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 06:09:03 »
Acho que por não existir uma especificação exata do que precisa se fazer pra ser considerado deus (por exemplo: nem todos os deuses criaram o universo) é mesmo difícil de dizer no que precisa-se não-acreditar pra ser ateu... Um ateu que acredita em chapéuzinho vermelho pra mim não é ateu, independendo se chapéuzinho vermelho seja o(a) deus(a) mais venerado(a) pela humanidade e tenha criado o universo supostamente ou se é só mais um deus underground que não consegue nem papel de figurante em filme B...

Ou seja, vamos deixar de seguir as ao pé da letra, nem todo skinhead/careca é efetivamente careca e ainda assim é considerado skinhead/careca.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 11:59:06 »
Para mim parece bastante simples. Não crê em algo que seja suficientemente consensualmente rotulável como deus, é ateu.

E pode crer ao mesmo tempo em qualquer coisa com poderes abaixo dos de um deus, ainda que a "natureza" da coisa possa ser tão questionável quanto, como fadas, gnomos, fantasmas ou lobisomem.

Daqui a pouco vão sugerir com essa de não entender as coisas literalmente que não existe "ateu comunista", que se é comunista, não é ateu.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #86 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:01:07 »
O exemplo dado pelo Lint foi muito bom para ilustrar minha linha de raciocínio.

Willy, o problema todo é que vocês separam Deus do resto das criaturas imaginárias, como se existisse uma categoria de seres fantásticos mais ou menos críveis. Para mim isto não existe. Chapeuzinho Vermelho é tão real quanto Deus, Alah ou a mula sem cabeça.

O ateu "puro" ( vamos usar este nome só para ilustrar, ok ?) simplesmente não acredita. E antes que vocês perguntem "não acredita em que ?" eu respondo...em nada. O ateu puro simplesmente não acredita, pois acreditar é atributo de crente.

A questão pode ser dividida em duas interpretações. Se nos atermos à questão semântica apenas, vocês estão corretos. Ateísmo é simplesmente a não-crença em Deus. Ponto. Qualquer outra crença dele não invalida o seu ateísmo. O infeliz pode fazer mapa astral, frequentar o terreiro de umbanda, ir na mesa branca, fazer voodoo e acreditar no Juscelino da Luz...que ainda assim continuará sendo ateu, segundo vocês.

Agora, se fizermos uma análise epistemológica, veremos que um ateu "puro" é um ser que norteia suas convicções única e exclusivamente pela razão. Por uma questão de coerência, ele aplica o mesmo raciocínio lógico que o levou a concluir pela não-existência de Deus às demais criaturas imaginárias como Chapeuzinho Vermelho ou o dragão do Tails.

Na primeira hipótese, abrimos uma gama infinita de ateus...o capeteu, o asnoteu, o corintheu,  o ateu light, o teteu, e por aí vai... :smartass:

Mas ateu "puro" ou "ateu cético" ( como preferirem ) é um só, por mais que tentem inventar sub-categorias.

É simples. Não entendo porque tanta polêmica para definir "ateu".  :sorry:

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #87 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:06:15 »
Mas a questão do tópico é a seguinte todo ateu é evolucionista e vise-versa?

Sim todo ateu(como definido assima pelo Fred) é evolucionista... não, nem todo evolucionista é é ateu...
Eitcha polemica danada heim...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:26:26 »
...

É uma questão de pura e simples semântica. Vamos concordar que o seu 'ateu' é o equivalente ao nosso 'ateu cético' e ficamos de boa.

Mas só quero ressaltar que Chapeuzinho Vermelho e mula-sem-cabeça estão sim numa categoria diferente da de Deus e Alá: os dois primeiros são falseáveis, os dois últimos não; e é essa a única coisa que salva o rabo dos deístas.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #89 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:50:58 »
Ateu puro, positivo, negativo, cético, dogmático... nenhuma destas definições de ateísmo entra em contradição lógica com acreditar em entes que não são deuses.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #90 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:08:23 »
Mas só quero ressaltar que Chapeuzinho Vermelho e mula-sem-cabeça estão sim numa categoria diferente da de Deus e Alá: os dois primeiros são falseáveis, os dois últimos não; e é essa a única coisa que salva o rabo dos deístas.

São diferentes sim, exceto quando não são (como no Japão).  Esses conceitos são tão escorregadios...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #91 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:31:49 »
Ateu puro, positivo, negativo, cético, dogmático… nenhuma destas definições de ateísmo entra em contradição lógica com acreditar em entes que não são deuses.

Respeito a sua opinião, Res Cogitans. Porém, eu acho que é uma grande contradição lógica um ateu "escolher" aleatoriamente no que deseja acreditar. Se crê em algo, logo não é ateu. E gostaria de saber qual é a linha de raciocínio lógico dele para achar mais provável a existência de gnomos do que a de deuses... :???:

Vamos brincar com as palavras, pois. Daqui em diante chamemos Deus de "pirulito" e o gnomo de "caramelo". Usando apenas estes termos e a mesma linha de raciocínio lógico, me prove que podem existir "caramelos" mas não "pirulito"...

E respondendo ao Death e à pergunta do tópico. Dentro do meu conceito de ateu "puro", não existe outra teoria plausível além do evolucionismo. Agora, o cara pode acreditar na Teoria da Evolução e em Deus ao mesmo tempo sem conflito algum. Até o Big Bang um crente mais esclarecido pode aceitar na boa...depois disso, só Deus mesmo...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:34:01 »
São diferentes sim, exceto quando não são (como no Japão).  Esses conceitos são tão escorregadios…

Não entendi esse lance de Chapeuzinho Vermelho no Japão, pode explicar?

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #93 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:34:23 »
São diferentes sim, exceto quando não são…

Luis, sua frase foi ótima para ilustrar até onde podemos chegar discutindo um assunto destes... :histeria:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:35:21 »
Fred, as pessoas freqüentemente acreditam em coisas ilógicas!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #95 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:56:10 »
Não entendi esse lance de Chapeuzinho Vermelho no Japão, pode explicar?

No Japão, antes da chegada do Cristianismo, não havia propriamente crença teísta.  A religião tradicional do Japão é fundamentada em crença e respeito por espíritos de vários tipos, desde os dos ancestrais humanos comprovadamente reais até os Kami criadores do Japão.  Embora frequentemente se traduza "Kami" por "Deus", eles estão mais para espíritos protetores e guardiões - não muito diferentes em conceito de um Saci, Mula-sem-cabeça ou algo similar.

Claro que há toda uma variação de graus de poder e de importância entre os Kami.  Como curiosidade, o Imperador do Japão é FORMALMENTE considerado descendente direto da lendária Amaterasu, o que mostra que é uma questão mais de tradição do que de crença literal.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:46:50 »
Mas os Kami também não são infalseáveis?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #97 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 15:54:40 »
Sim! Com certeza são infalseáveis.  É uma das poucas coisas que deuses, espíritos e Kami tem em comum.

Atheist

• Visitante
« Resposta #98 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 16:41:43 »
Vamos brincar com as palavras, pois. Daqui em diante chamemos Deus de "pirulito" e o gnomo de "caramelo". Usando apenas estes termos e a mesma linha de raciocínio lógico, me prove que podem existir "caramelos" mas não "pirulito"…

Se a analogia fosse correta, até poderia dizer que não há provas do pauzinho grudado no caramelo, por isso não acredito em pirulitos...

No entanto, é uma falsa analogia.

Se alguém não aceita ou não entende por que um ateu acredita em espíritos, fantasmas, ou seja lá o que for, ok. Pessoalmente também acho esquisito. No entanto, não é contraditório, não é paradoxal. Ateísmo por definição é a não crença em deuses e ponto. Em geral a pessoa não acredita que há um ser superior que criou tudo e cuida de todos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 16:52:46 »
Sim! Com certeza são infalseáveis.  É uma das poucas coisas que deuses, espíritos e Kami tem em comum.

Então não entendi o seu "exceto no Japão". Se os kami são iguais aos deuses e diferentes das chapeuzinhovermelhos então eles estão na categoria dos seres infalseáveis.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!