Está tudo errado aqui. Baratas saem mas propriamente a noite de onde moram, pois elas gostam de ambiente úmido, a noite, os bueiros ficam quentes e impróprios para elas viverem, por isso muitas saem para pegar um ar.

Trabalho no centro do Rio e quando chego no trabalho por volta de 23:00 da noite, vejo muitas no chão, não piso em nenhuma pois sei que elas estão ali para se divertirem.
Trasmitem doenças, com certeza, mas isso é só quem tem contato com elas, se elas estão nos bueiros, tudo bem, quando entram na sua boca ou entram em contato com você, aí fica difícil. Não trasmitem doenças propriamente dito, algumas bactérias que ficam presas nas patas e em todo o seu corpo é que transmitem as doenças, na realidade, baratas são limpas, mas só que gostam de viver em ambientes úmidos como disse, por isso todo mundo tem nojo.
Tem até baratas criadas em laboratório que são comestíveis, são fontes de proteínas, a base alimentar para a humanidade. Seria muito bom estudos sobre elas para acabarem com a fome no mundo, mas isso é só utopia. Ninguém comeria insetos para sobreviver, a causa : medo.
O medo é que faz isso com a gente. Um exemplo disso é o Bruno que tem medo do abelhão, já vi vários deles em minha casa, bebem água no tanque quando sentem sede. Quando as vejo, simplesmente saio e espero para que terminem e bebam a água para que eu possa usar o tanque.
Alguns animais devemos matá-los, assim como o Ale disse, mas isso é só em casos extremos, baratas sobreviveriam até em um guerra nuclear, matá-las poderiam retirar a única proposta de vida que poderiamos ter, caso existisse uma guerra nucler.
Bem, é isso.
Ps. Acho que a grande maioria aqui gosta de matar animais porque não possuem uma coisa bem básica : empatia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Empatia