Não concordo muito com isso não Luiz, moro em um lugar rodeado de matos e babus, maravilhoso ver o verde onde moro. Certas vezes, entram sapos e pererecas em minha casa, minha mãe tem nojo e pede pra eu matar.
Lógico que eu não mato, pego um papel e retiro o animal sem nenhum ferimento, ainda fico a ver o seu coração bater com medo, certa vez verifiquei que tinham animais diferentes, pois verifiquei que o tamanho e a cor eram estranhas, e o sexo também.
Bem, isso não importa, o que importa é que realmente é difícil para alguns acreditarem que um animal tem a mesma importância que uma vida humana.
Abraços.
Minha afirmação foi diretamente a animais passíveis de trasmissão de alguma doença. Acho que foi o que a Gika quis dizer e você não entendeu. Não estou sendo antropocêntrico quando mato uma barata ou mosquito na minha casa. Acho que como biólogo estou na verdade longe de ser isso, já que considero nós da biologia como a classe menos antropocêntrica de todas.
Animais inofensivos que não trazem mal algum a mim eu nunca iria matar só por matar. Só mataria se ele trouxesse um risco imediato a mim. Meu tio mora em Ladário, cidade próxima a Corumbá, o "portal do pantanal". Lá acho que meu conceito pode ser entendido melhor. Uma vez uma sucuri de 3 metros entrou na casa de um vizinho dele. O vizinho queria matar a cobra e o meu tinho não deixou. Retirou ela da casa e levou para o mato. 2 semanas depois a cobra voltou e quase esmagou o braço da filha deste pescador.
Você poderia me dizer..."Mas ele invadiu o território da cobra!". Aí entramos em uma conversa circular e sem fim do tipo quem chegou primeiro, quem teria mais direito, etc.
É claro que este exemplo é um extremo, mas pode ser colocado em nossa escala. Eu retiro sim animais que trazem algum tipo de risco a minha saúde (Mosquitos, baratas, ratos, etc) e isso não é desreipeitar ou dar uma menor importância a uma vida animal. Na verdade, acho este conceito mais ambientalista e ecologista do que qualquer coisa Tenha certeza que se você fosse invadisse o território de um outro animal ele não pensaria 2 vezes antes de "elimina-lo".
Desculpe o excesso de darwinismo, mas acho que as vezes nós seres humanos nos perdemos em sentimentos "anti-antropocêntricos" demais. Então fique preocupado de matar uma barata em sua casa. Tenha certeza esta espécie colonizará nosso planeta por muito mais tempo do que a nossa.