Às vezes fico imaginando uma possível retomada do poder da igreja na sociedade, e me pergunto se vale a pena guardar a convicção ateísta somente pra mim.
Devo estar ficando paranóico, mas a moda de ser ateu não parece estar crescendo o tanto que eu esperava que fosse crescer.
E não vai crescer mesmo se as pessoas ficarem se escondendo, não acha?
Eu acho que você está sendo precipitado demais. O ateísmo no Brasil já é melhor do que nos Estados Unidos pelo menos e está progredindo até bem. Talvez com uma ONG para desmistificar o ateísmo, como a falecida STR, a situação estivesse melhor.
Posso dizer que sou ateu/agnóstico desde meus 12 anos de idade quando, por ironia, meu professor de educação religiosa disse que "Deus é uma teoria".
Alguns anos após eu assumir um descrédulo por Deus comecei a encontrar outras pessoas que questionavam abertamente a existência ou não de Deus. Passei a acreditar que o ateísmo em pouco tempo fosse tomar conta da sociedade.
Tá certo que ultimamente as idéias se espalham rapidamente, mas é impossível que o ateísmo saia dos 4% da população para a maioria em poucos anos.
Acredito que o ateísmo ainda seja crescente, mas as polêmicas da "nova era", envolvendo várias pseudociencias e crenças na concretização de profecias diversas, principalmente aquelas relacionadas à catástrofes naturais, guerras etc, têm servido de argumentos falaciosos para o retorno das pessoas à igreja e aos mitos para buscar esperanças em viver em um mundo de transformações.
Era de se esperar que essas instituições fossem tentar reaver o espaço perdido. Precisa-se então continuar com a desmistificação dessas coisas.
O que mais me preocupa é q o rumo da realidade humana que está sendo cunhada por 2 direções opostas que, se não for exagero meu, são bem radicais.
Uma delas é o avanço científico que está tornando aceitável alguns fatos transformadores como: vigilância excessiva (perda da privacidade), eugenia, possibilidade de comprovação da influência direta dos genes sobre a personalidade (o que levaria talvez à exclusão premeditada de indivíduos naturalmente propensos ao crime), guerras nucleares e biológicas etc.
Também não é assim. A tecnologia nos permite conhecer-mos de maneira muito melhor. Se for mostrado que o comportamento muda de acordo com os genes, é bom saber disso para criar métodos mais eficientes de corrigir desvios de comportamento. Tirando a visão maniqueísta, veremos que os genes não tornam as pessoas más, mas diferentes. E o que poderia ser considerado algo ruim poderia ser direcionado para criar um talento aceitável, não necessitando de eugenia, por exemplo.
É bom não misturar políticas com ciência. Ciência é algo que desvenda mistérios. Como eles são usados depois varia por quem usa.
A outra é a ignorância pregada, que pode levar à exclusão de indivíduos que se preocupem em buscar a verdade por meio do uso do raciocínio lógico, mas que talvez possa evitar grandes tragédias sociais ao brecar o avanço desenfreado da tecnologia que não condiz com as condições normais adquiridas pela maior parte do homo sapiens sapiens ao longo de seus 200.000 anos de evolução.
Eu não concordo com você. Se a tecnologia humana é tão forte assim, é porque os humanos tem tendência natural de desenvolvê-la. Como eu falei antes, tudo depende de como usá-la.
Será que até mesmo alguns céticos, temerosos com os efeitos dessa transformação tecnologica nos valores humanos, estejam paradoxalmente desejando o retorno da idade das trevas? É claro que neste caso esses mesmos céticos se diriam teístas mas, "por baixo dos panos", estariam manipulando toda uma sociedade por meio de seus conhecimentos.
Idade das Trevas? Nem morto eu gostaria que voltasse. O mundo está muito melhor hoje do que estava antes. Se tem algo errado com a tecnologia atual, devemos encarar o problema de frente ao invés de simplismente desejar que não existisse.
Vc não tem medo que dentro de menos de 2 décadas o mundo de Deus e dos mitos voltem à tona, fazendo com que uma massa de pessoas (incluindo pessoas poderosas) o excluam por ser ateu? Será que isso já não está acontecendo? Ou será que o "meio-termo" será atingido? Ou um tal de Narkus resolveu tirar o dia pra escrever defecações cerebrais?
O ateísmo é um movimento crescente e bem fundamentado. Eu não tenho medo de que as coisas piores simplismente porque elas não vão piorar. Pessoas gostam de fazer barulho e manipular, mas com o advento da globalização é possível que as pessoas consigam compreender melhor o mundo através de seus próprios esforços e perceber a manipulação tosca que pode estar acontecendo.
Obviamente, para isso precisamos não deixar mais os manipuladores passarem por cima da gente.