Autor Tópico: Ser ateu e se passar por teísta...  (Lida 14288 vezes)

Narkus

• Visitante
Ser ateu e se passar por teísta...
« Online: 20 de Fevereiro de 2007, 19:16:38 »
Às vezes fico imaginando uma possível retomada do poder da igreja na sociedade, e me pergunto se vale a pena guardar a convicção ateísta somente pra mim.

Devo estar ficando paranóico, mas a moda de ser ateu não parece estar crescendo o tanto que eu esperava que fosse crescer.
Posso dizer que sou ateu/agnóstico desde meus 12 anos de idade quando, por ironia, meu professor de educação religiosa disse que "Deus é uma teoria".
Alguns anos após eu assumir um descrédulo por Deus comecei a encontrar outras pessoas que questionavam abertamente a existência ou não de Deus. Passei a acreditar que o ateísmo em pouco tempo fosse tomar conta da sociedade.

Acredito que o ateísmo ainda seja crescente, mas as polêmicas da "nova era", envolvendo várias pseudociencias e crenças na concretização de profecias diversas, principalmente aquelas relacionadas à catástrofes naturais, guerras etc, têm servido de argumentos falaciosos para o retorno das pessoas à igreja e aos mitos para buscar esperanças em viver em um mundo de transformações.
O que mais me preocupa é q o rumo da realidade humana que está sendo cunhada por 2 direções opostas que, se não for exagero meu, são bem radicais.

Uma delas é o avanço científico que está tornando aceitável alguns fatos transformadores como: vigilância excessiva (perda da privacidade), eugenia, possibilidade de comprovação da influência direta dos genes sobre a personalidade (o que levaria talvez à exclusão premeditada de indivíduos naturalmente propensos ao crime), guerras nucleares e biológicas etc.

A outra é a ignorância pregada, que pode levar à exclusão de indivíduos que se preocupem em buscar a verdade por meio do uso do raciocínio lógico, mas que talvez possa evitar grandes tragédias sociais ao brecar o avanço desenfreado da tecnologia que não condiz com as condições normais adquiridas pela maior parte do homo sapiens sapiens ao longo de seus 200.000 anos de evolução.

Será que até mesmo alguns céticos, temerosos com os efeitos dessa transformação tecnologica nos valores humanos, estejam paradoxalmente desejando o retorno da idade das trevas? É claro que neste caso esses mesmos céticos se diriam teístas mas, "por baixo dos panos", estariam manipulando toda uma sociedade por meio de seus conhecimentos.

Vc não tem medo que dentro de menos de 2 décadas o mundo de Deus e dos mitos voltem à tona, fazendo com que uma massa de pessoas (incluindo pessoas poderosas) o excluam por ser ateu? Será que isso já não está acontecendo? Ou será que o "meio-termo" será atingido? Ou um tal de Narkus resolveu tirar o dia pra escrever defecações cerebrais?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Ser ateu e se passar por teísta…
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 19:42:24 »
Às vezes fico imaginando uma possível retomada do poder da igreja na sociedade, e me pergunto se vale a pena guardar a convicção ateísta somente pra mim.

Devo estar ficando paranóico, mas a moda de ser ateu não parece estar crescendo o tanto que eu esperava que fosse crescer.

E não vai crescer mesmo se as pessoas ficarem se escondendo, não acha?

Eu acho que você está sendo precipitado demais. O ateísmo no Brasil já é melhor do que nos Estados Unidos pelo menos e está progredindo até bem. Talvez com uma ONG para desmistificar o ateísmo, como a falecida STR, a situação estivesse melhor.

Posso dizer que sou ateu/agnóstico desde meus 12 anos de idade quando, por ironia, meu professor de educação religiosa disse que "Deus é uma teoria".
Alguns anos após eu assumir um descrédulo por Deus comecei a encontrar outras pessoas que questionavam abertamente a existência ou não de Deus. Passei a acreditar que o ateísmo em pouco tempo fosse tomar conta da sociedade.

Tá certo que ultimamente as idéias se espalham rapidamente, mas é impossível que o ateísmo saia dos 4% da população para a maioria em poucos anos.

Acredito que o ateísmo ainda seja crescente, mas as polêmicas da "nova era", envolvendo várias pseudociencias e crenças na concretização de profecias diversas, principalmente aquelas relacionadas à catástrofes naturais, guerras etc, têm servido de argumentos falaciosos para o retorno das pessoas à igreja e aos mitos para buscar esperanças em viver em um mundo de transformações.

Era de se esperar que essas instituições fossem tentar reaver o espaço perdido. Precisa-se então continuar com a desmistificação dessas coisas.

O que mais me preocupa é q o rumo da realidade humana que está sendo cunhada por 2 direções opostas que, se não for exagero meu, são bem radicais.

Uma delas é o avanço científico que está tornando aceitável alguns fatos transformadores como: vigilância excessiva (perda da privacidade), eugenia, possibilidade de comprovação da influência direta dos genes sobre a personalidade (o que levaria talvez à exclusão premeditada de indivíduos naturalmente propensos ao crime), guerras nucleares e biológicas etc.

Também não é assim. A tecnologia nos permite conhecer-mos de maneira muito melhor. Se for mostrado que o comportamento muda de acordo com os genes, é bom saber disso para criar métodos mais eficientes de corrigir desvios de comportamento. Tirando a visão maniqueísta, veremos que os genes não tornam as pessoas más, mas diferentes. E o que poderia ser considerado algo ruim poderia ser direcionado para criar um talento aceitável, não necessitando de eugenia, por exemplo.

É bom não misturar políticas com ciência. Ciência é algo que desvenda mistérios. Como eles são usados depois varia por quem usa.

A outra é a ignorância pregada, que pode levar à exclusão de indivíduos que se preocupem em buscar a verdade por meio do uso do raciocínio lógico, mas que talvez possa evitar grandes tragédias sociais ao brecar o avanço desenfreado da tecnologia que não condiz com as condições normais adquiridas pela maior parte do homo sapiens sapiens ao longo de seus 200.000 anos de evolução.

Eu não concordo com você. Se a tecnologia humana é tão forte assim, é porque os humanos tem tendência natural de desenvolvê-la. Como eu falei antes, tudo depende de como usá-la.

Será que até mesmo alguns céticos, temerosos com os efeitos dessa transformação tecnologica nos valores humanos, estejam paradoxalmente desejando o retorno da idade das trevas? É claro que neste caso esses mesmos céticos se diriam teístas mas, "por baixo dos panos", estariam manipulando toda uma sociedade por meio de seus conhecimentos.

Idade das Trevas? Nem morto eu gostaria que voltasse. O mundo está muito melhor hoje do que estava antes. Se tem algo errado com a tecnologia atual, devemos encarar o problema de frente ao invés de simplismente desejar que não existisse.

Vc não tem medo que dentro de menos de 2 décadas o mundo de Deus e dos mitos voltem à tona, fazendo com que uma massa de pessoas (incluindo pessoas poderosas) o excluam por ser ateu? Será que isso já não está acontecendo? Ou será que o "meio-termo" será atingido? Ou um tal de Narkus resolveu tirar o dia pra escrever defecações cerebrais?

O ateísmo é um movimento crescente e bem fundamentado. Eu não tenho medo de que as coisas piores simplismente porque elas não vão piorar. Pessoas gostam de fazer barulho e manipular, mas com o advento da globalização é possível que as pessoas consigam compreender melhor o mundo através de seus próprios esforços e perceber a manipulação tosca que pode estar acontecendo.

Obviamente, para isso precisamos não deixar mais os manipuladores passarem por cima da gente.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 20:14:50 »
Essa sensação de que "descobriram a verdade por trás dos mitos" é o que gera tal senso revolucionário?
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 20:34:41 »
Essa sensação de que "descobriram a verdade por trás dos mitos" é o que gera tal senso revolucionário?
Senso revolucionário? Não entendi.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 20:38:42 »
Ao meu ver, você supôe que sua cosmovisão seja sinônimo de progresso...
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 20:52:55 »
...com o advento da globalização é possível que as pessoas consigam compreender melhor o mundo através de seus próprios esforços e perceber a manipulação tosca que pode estar acontecendo.

Concordo. A globalização me ajudou a ver que o mundo é um pouco maior do que parece. E na minha opinião, a globalização leva ao ateísmo (ou pelo menos reforça). Conhecer outros povos, outras culturas, outros costumes, outros mitos... Tudo isso mostra que religiões são produto da cultura dos povos.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 23:16:47 »
Ao meu ver, você supôe que sua cosmovisão seja sinônimo de progresso…
Eu não suponho. É.

Ao contrário das religiões, a ciência dá resultados de verdade. Desenvolve a tecnologia e impulsiona o progresso. O fato de você estar usando um computador agora enquanto lê isto é prova do que eu estou falando.

Enquanto isso, a ladaínha religiosa é sempre a mesma: reze e salve sua alma, para não ir ao inferno. Por causa dessa ladaínha, passamos mais de 1.000 anos na Idade das Trevas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 23:29:41 »
Isso é uma grande simplificação, Alê.

Sobre a cosmovisão ateístico-cética ser ou não um progresso... bem, eu espero que seja, eu suponho que seja, mas realmente preferiria que ela viesse acompanhada de um amadurecimento moral e ético da espécie humana. Não vejo as duas coisas necessariamente atreladas, que uma conduza à outra. Digo, espero que sim, mas acho que não.

Ainda assim, podendo escolher, escolheria viver num mundo cético e ateu.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 00:31:26 »
O Humanismo Secular ao que me parece é uma propósta moral e ética que contém o atéismo e o ceticismo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 00:33:28 »
É simplista mas está correto.

O cético observou os resultados para ver se seria útil. Segue as evidências de como a vida melhorou. A prova está a todo momento no quanto a ciência melhora nossa qualidade de vida.
É simples mesmo. Primeiro observe que entender como o universo funciona e reage é o caminho para melhorar nossa qualidade de vida, logo precisamos saber a verdade. Critique o conhecimento para saber o que é verdade ou não. Temos de saber se vai melhorar nossa qualidade de vida para aplicarmos a tal, por isso exige a evidência.

Os crentes tem fé que isso vai melhorar, ou seja, as evidências não demonstram melhorias (na verdade se contar a religião e afins apresenta regressos).
Não é para menos que a melhoria fica sempre para um lugar de onde ninguém volta para confirmar se melhorou - a promessa de recompensa de vida após a morte - e coisas parecidas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 02:18:20 »
Isso é uma grande simplificação, Alê.

Sobre a cosmovisão ateístico-cética ser ou não um progresso… bem, eu espero que seja, eu suponho que seja, mas realmente preferiria que ela viesse acompanhada de um amadurecimento moral e ético da espécie humana. Não vejo as duas coisas necessariamente atreladas, que uma conduza à outra. Digo, espero que sim, mas acho que não.

Ainda assim, podendo escolher, escolheria viver num mundo cético e ateu.
Tirando as diferenças políticas, o que eu disse é verdadeiro. A ciência faz o progresso. O que se precisa discutir é como ele vai ser feito. ;)

Religião não serve pra nada, além de enganar as pessoas.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 02:45:55 »
Ao meu ver, você supôe que sua cosmovisão seja sinônimo de progresso…
Eu não suponho. É.

Tu disseste que sim, mas a verdade é inerente ao que você diz ser..

Perceba que você deveria estar propondo a divulgação do pensamento racional (o que leva ao progresso científico), o que não implica na banalidade da cosmovisão teísta (apesar do fato que tu generalizaste o termo religião como se todas fossem ligadas á algum sistema de crenças).

Não podes exigir que as pessoas queiram aderir ás mesmas teses que você (cosmovisão ateísta) como se todas fossem concordar que os melhores tipos de benefícios que podem surgir são consequência direta de uma cosmovisão essencialmente estética.

O exemplo que tu citaste da idade das trevas serve-ia-ir de exemplo categórico de que as pessoas nem sempre almejam progresso se adeptos a uma cosmovisão ateísta, se elas intorrompem o progresso (direta ou indiretamente), aí sim, é que é um problema.

Não entendo a essência dessa vontade de banir uma cosmovisão teísta, ela tem um propósito bom, pessoas são felizes com ela, não quero especular se ateus são mais felizes ou se todos ateus podem ser também (eu particularmente acho que sou mais feliz, mas o que garante?), mas o importante é que estas não interrompam o progresso científico, mas que também façam parte dele, e que não prejudiquem ninguém..

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 03:10:57 »
mas a moda de ser ateu não parece estar crescendo o tanto que eu esperava que fosse crescer.

Moda  :?:
Não deseje.

Narkus

• Visitante
« Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 05:33:08 »

E não vai crescer mesmo se as pessoas ficarem se escondendo, não acha?

Eu acho que você está sendo precipitado demais. O ateísmo no Brasil já é melhor do que nos Estados Unidos pelo menos e está progredindo até bem. Talvez com uma ONG para desmistificar o ateísmo, como a falecida STR, a situação estivesse melhor.

Tá certo que ultimamente as idéias se espalham rapidamente, mas é impossível que o ateísmo saia dos 4% da população para a maioria em poucos anos.

Era de se esperar que essas instituições fossem tentar reaver o espaço perdido. Precisa-se então continuar com a desmistificação dessas coisas.

Também não é assim. A tecnologia nos permite conhecer-mos de maneira muito melhor. Se for mostrado que o comportamento muda de acordo com os genes, é bom saber disso para criar métodos mais eficientes de corrigir desvios de comportamento. Tirando a visão maniqueísta, veremos que os genes não tornam as pessoas más, mas diferentes. E o que poderia ser considerado algo ruim poderia ser direcionado para criar um talento aceitável, não necessitando de eugenia, por exemplo.

É bom não misturar políticas com ciência. Ciência é algo que desvenda mistérios. Como eles são usados depois varia por quem usa.

Eu não concordo com você. Se a tecnologia humana é tão forte assim, é porque os humanos tem tendência natural de desenvolvê-la. Como eu falei antes, tudo depende de como usá-la.

Idade das Trevas? Nem morto eu gostaria que voltasse. O mundo está muito melhor hoje do que estava antes. Se tem algo errado com a tecnologia atual, devemos encarar o problema de frente ao invés de simplismente desejar que não existisse.

O ateísmo é um movimento crescente e bem fundamentado. Eu não tenho medo de que as coisas piores simplismente porque elas não vão piorar. Pessoas gostam de fazer barulho e manipular, mas com o advento da globalização é possível que as pessoas consigam compreender melhor o mundo através de seus próprios esforços e perceber a manipulação tosca que pode estar acontecendo.

Obviamente, para isso precisamos não deixar mais os manipuladores passarem por cima da gente.

Bom, eu não vou responder a todas as suas respostas mas ao que me parece vc confia demais na boa natureza do ser humano.
Parece até que ser ateu é sinônimo de ser praticante do "Humanismo Secular"... E não é bem assim, embora a maior parte dos ateus tenha um senso de ética mais evoluido. Acabar com as religiões pode ser muito bom, mas vc parece não perceber que há vários outros "egos" em jogo. O dinheiro, poder, fama, medo... Vc acha que não vai surgir cientistas criando as mais diversas criaturas e alterações bizarras nos genes? Será que todo cientista está preocupado com o futuro? Imagina só um cientista tarado fabricar mulheres sem cérebro. Ou então fabricar equipamentos de alta espionagem e chantagear os outros com informacoes.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 07:33:53 »
(apesar do fato que tu generalizaste o termo religião como se todas fossem ligadas á algum sistema de crenças).
Religião tem um significado definido, e isto incluir se basear em crenças.
a divulgação do pensamento racional (o que leva ao progresso científico), o que não implica na banalidade da cosmovisão teísta
Implica sim.
Não podes exigir que as pessoas queiram aderir ás mesmas teses que você (cosmovisão ateísta) como se todas fossem concordar que os melhores tipos de benefícios que podem surgir são consequência direta de uma cosmovisão essencialmente estética.
Não, mas posso exigir que não envolvam suas crenças pessoas nas suas ações quando discordar da razão?
Não entendo a essência dessa vontade de banir uma cosmovisão teísta, ela tem um propósito bom, pessoas são felizes com ela, não quero especular se ateus são mais felizes ou se todos ateus podem ser também (eu particularmente acho que sou mais feliz, mas o que garante?), mas o importante é que estas não interrompam o progresso científico, mas que também façam parte dele, e que não prejudiquem ninguém…
Não impessa o progresso científico? Então você concorda no que eu disse, que nunca se deve tomar atitudes baseadas em crenças quando discordem da razão, certo?
O único problema é que desde onde as pessoas acreditam no poder da oração, um povão geral com pensamento tosco prejudica a ciência de qualquer forma devido ao poder da democracia. Então somente aí podemos ver como a idealização já causa problemas.
Vc acha que não vai surgir cientistas criando as mais diversas criaturas e alterações bizarras nos genes? Será que todo cientista está preocupado com o futuro? Imagina só um cientista tarado fabricar mulheres sem cérebro. Ou então fabricar equipamentos de alta espionagem e chantagear os outros com informacoes.
E daí? A religião vai impedir isso? Toda a ideologia bizarra que a Igreja e seus fiéis tem contra homossexuais é um bom exemplo de como a Igreja impede imoralidade? Qual a diferença entre o ser humano não ter regras e ter regras que erram muito (o que sempre acontece com dogmas)?

Aliás, talvez essa questão da genética seja discutível demais para este tópico, já que por exemplo eu poderia apontar onde essas pesquisas mesmo criando monstros vai nos servir.
Tarado? Tarado tem em todo lugar, e afinal de contas sexo é instintivo, ou seja: sempre haverá.
Espionagem? Chantagem? Aí já é questão política.
O mundo tem diversos problemas, não se resume a religião, mas ela está inclusa.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2007, 07:39:22 por Ilovefoxes »

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 14:15:04 »
Religião tem um significado definido, e isto incluir se basear em crenças.

Não. O que dizer do Confucionismo? Taoísmo? Budismo? etc

Implica sim.

Vou usar da mesma qualidade argumentativa que tu usaste, não implica não.

Não impessa o progresso científico? Então você concorda no que eu disse, que nunca se deve tomar atitudes baseadas em crenças quando discordem da razão, certo?

Acabaste de dizer que cosmovisão estética implica em pensamento racional, o que por si só, por ser falso, responde á tua pergunta.

Achas que eu, por ser um cristão ortodoxo, não possa usar de racionalismo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 14:47:11 »
Confucionismo, Taoísmo e Budismo também envolvem crenças, Rod. 

Só não são crenças similares à crença em Deus.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #17 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 14:48:46 »
Creio que não seja o tipo de crença que ele estava propondo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 16:36:23 »
Bom, eu não vou responder a todas as suas respostas mas ao que me parece vc confia demais na boa natureza do ser humano.
Parece até que ser ateu é sinônimo de ser praticante do "Humanismo Secular"… E não é bem assim, embora a maior parte dos ateus tenha um senso de ética mais evoluido. Acabar com as religiões pode ser muito bom, mas vc parece não perceber que há vários outros "egos" em jogo. O dinheiro, poder, fama, medo… Vc acha que não vai surgir cientistas criando as mais diversas criaturas e alterações bizarras nos genes? Será que todo cientista está preocupado com o futuro? Imagina só um cientista tarado fabricar mulheres sem cérebro. Ou então fabricar equipamentos de alta espionagem e chantagear os outros com informacoes.

Essas coisas iriam acontecer de qualquer maneira, com ou sem religião. Ética não é algo tão absoluto quanto a realidade, pois varia com os pontos de vista.

Como você bem disse, a maioria dos ateus tem um senso de ética mais evoluído. Isso porque a maioria dos ateus são céticos, e céticos só acreditam naquilo que é material. Ateus possuem a tendência a gerar códigos de ética baseados na realidade e é isso o que é importante.

O uso de religiões não difere em nada da crença no Papai Noel que os adultos põem nas criancinhas para elas ficarem obedientes. Elas podem fazer o certo, mas vão fazer pelos motivos errados. E esse tipo de coisa pode sair pela culatra mais tarde.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 18:20:29 »
Não. O que dizer do Confucionismo? Taoísmo? Budismo? etc
Então não são religiões.
Me corrijam se eu estiver errado, mas o significado de religião por si só não é algo como "ligação com o divino" ou coisa parecida?
Vou usar da mesma qualidade argumentativa que tu usaste, não implica não.
Isso é desnecessário, você sabe como funciona a ciência, não é preciso que eu justifique minha posição, você sabe o motivo.
Acabaste de dizer que cosmovisão estética implica em pensamento racional
Veja o termo "atitudes", especificava que somente necessariamente a ciência se oponha a "cosmovisão" quando agimos baseado na "cosmovisão". E ainda sim, adiante citei porque somente a ideologia de crenças causa problemas para a ciência.
Como você bem disse, a maioria dos ateus tem um senso de ética mais evoluído. Isso porque a maioria dos ateus são céticos, e céticos só acreditam naquilo que é material. Ateus possuem a tendência a gerar códigos de ética baseados na realidade e é isso o que é importante.
Nem isso. E sim que muito da imoralidade vem de crenças, todos sabem a idiotice que o vaticano prega, o cosumismo ou patriotismo, que são crenças (crença não se limita a religião) e causam mal a sociedade. Afinal, é fácil perceber como o povo religioso tende mais a aceitar outras crenças/modas/influências/propagandas, etc.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #20 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 03:15:11 »
Então não são religiões.
Me corrijam se eu estiver errado, mas o significado de religião por si só não é algo como "ligação com o divino" ou coisa parecida?

Eu acrescento como possibilidade ligação com o sagrado (que é diferente) mas mesmo assim fica incompleto e bem simplório.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 03:32:33 »
Ligação com o sagrado ou com o divino, tanto faz. 

Não vejo diferença a não ser no senso estético do religioso.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 03:39:00 »
Ligação com o sagrado ou com o divino, tanto faz. 

Não vejo diferença a não ser no senso estético do religioso.

Acho o que o Tails vai pensar que você não faz distinção entre sagrado e divino..

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 04:02:53 »
E não faço mesmo. 

Por isso não creio em Deus; é um conceito vazio, desnecessário - e que geralmente traz em si a idéia de que exista uma vontade criadora por trás da existência, o que considero contraditório diante da constatação do quão imperfeita é essa existência.

Algumas vezes eu digo que Deus não existe, e POR ISSO a religião é necessária; para construir e cultivar as virtudes que já existiriam prontas se Deus existisse.

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 09:27:06 »
penso que a discussão de vocês é muito "fechada e intelectualizada". Sou ateu proveniente de classes baixas e pouco instruídas na sua grande maioria, a eles não interessa "metafísica e cosmovisão". Tenho travado uma luta diária e inglória para explicar aos que me cercam as razões do meu ateísmo e aceito sugestões.
“A humanização da natureza deriva da necessidade de pôr fim à perplexidade e ao desamparo do homem frente a suas forças temíveis, de entrar em relação com elas e, finalmente, de influenciá-las. (...) O homem primitivo não tem escolha, não dispõe de outra maneira de pensar. É-lhe natural, algo inato, por assim dizer, projetar exteriormente sua existência para o mundo e encarar todo acontecimento que observa como manifestação de seres que, no fundo, são semelhantes a ele próprio.” Sigmund Freud

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!