penso que a discussão de vocês é muito "fechada e intelectualizada". Sou ateu proveniente de classes baixas e pouco instruídas na sua grande maioria, a eles não interessa "metafísica e cosmovisão". Tenho travado uma luta diária e inglória para explicar aos que me cercam as razões do meu ateísmo e aceito sugestões.
O que me levou ao ateísmo foi o incômodo que eu sentia com coisas que me pareciam idiotas mas que eu tinha que aceitar assim mesmo.
Por exemplo: no caso dos católicos, pelo menos, a pessoa só vai para o inferno se desejar, explicitamente. Ela tem que cometer os pecados, sabendo das consequências, e não se arrepender.
Será que alguém realmente sabe das consequências? Alguém foi apresentado ao céu e ao inferno para saber do que estão falando? Será que alguém realmente escolheria o inferno?
Também nunca entendi essa história de que é mais virtuoso acreditar sem ter visto. E daí? Vamos acreditar em tudo o que não vimos?
Depois, comecei a ler a Bíblia, suas barbaridades, contradições e absurdos e percebi que aquilo não podia ser a palavra de Deus.
No final, concluí que eu não sabia se havia algum deus e, se houvesse, não era o das religiões. Que motivo eu teria para escolher um deles e rejeitar o resto? E assim vai.
Se você tiver saco para ler, posso lhe indicar muitos textos.