Autor Tópico: Ser ateu e se passar por teísta...  (Lida 14289 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Ser ateu e se passar por teísta…
« Resposta #25 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 10:21:36 »
E como você chegou ao ateísmo?

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #26 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 10:40:37 »
Sou formado em Física, mas não foi somente o conhecimento em si mesmo que me livrou das crenças infundadas. Talvez a maior contribuição da academia tenha sido o desenvolvimento do meu senso crítico e de tentar ver pelo menos um pouco de lógica em tudo, o que definitivamente não encontrei nas religiões, muito pelo contrário.
“A humanização da natureza deriva da necessidade de pôr fim à perplexidade e ao desamparo do homem frente a suas forças temíveis, de entrar em relação com elas e, finalmente, de influenciá-las. (...) O homem primitivo não tem escolha, não dispõe de outra maneira de pensar. É-lhe natural, algo inato, por assim dizer, projetar exteriormente sua existência para o mundo e encarar todo acontecimento que observa como manifestação de seres que, no fundo, são semelhantes a ele próprio.” Sigmund Freud

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 11:14:00 »
penso que a discussão de vocês é muito "fechada e intelectualizada". Sou ateu proveniente de classes baixas e pouco instruídas na sua grande maioria, a eles não interessa "metafísica e cosmovisão". Tenho travado uma luta diária e inglória para explicar aos que me cercam as razões do meu ateísmo e aceito sugestões.
O que me levou ao ateísmo foi o incômodo que eu sentia com coisas que me pareciam idiotas mas que eu tinha que aceitar assim mesmo.

Por exemplo: no caso dos católicos, pelo menos, a pessoa só vai para o inferno se desejar, explicitamente. Ela tem que cometer os pecados, sabendo das consequências, e não se arrepender.
Será que alguém realmente sabe das consequências? Alguém foi apresentado ao céu e ao inferno para saber do que estão falando? Será que alguém realmente escolheria o inferno?

Também nunca entendi essa história de que é mais virtuoso acreditar sem ter visto. E daí? Vamos acreditar em tudo o que não vimos?

Depois, comecei a ler a Bíblia, suas barbaridades, contradições e absurdos e percebi que aquilo não podia ser a palavra de Deus.

No final, concluí que eu não sabia se havia algum deus e, se houvesse, não era o das religiões. Que motivo eu teria para escolher um deles e rejeitar o resto? E assim vai.

Se você tiver saco para ler, posso lhe indicar muitos textos.

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 11:26:50 »
Eu sempre tenho saco parta ler textos sobre o assunto!
“A humanização da natureza deriva da necessidade de pôr fim à perplexidade e ao desamparo do homem frente a suas forças temíveis, de entrar em relação com elas e, finalmente, de influenciá-las. (...) O homem primitivo não tem escolha, não dispõe de outra maneira de pensar. É-lhe natural, algo inato, por assim dizer, projetar exteriormente sua existência para o mundo e encarar todo acontecimento que observa como manifestação de seres que, no fundo, são semelhantes a ele próprio.” Sigmund Freud

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 11:42:29 »
Eu sempre tenho saco parta ler textos sobre o assunto!
Sugiro
www.ateusdobrasil.com.br
Vá clicando nos itens de "Categorias".

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 11:50:56 »
Valeu amigo, mas esse aí já meu velho conhecido. :D

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #31 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 12:29:31 »
Lá você encontrará links para outros sites. Um dos melhores é O Encosto.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #32 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 12:51:23 »
E não faço mesmo.

Vamos colocar diferente, você sabe que existe diferença, mesmo que pra você seja de terminologia, sim?

o que considero contraditório diante da constatação do quão imperfeita é essa existência.

Imperfeita em qual aspecto? O que te faz pensar que algo deveria ser perfeito?

Esse é um pensamento que geralmente encontro nos ateus mas jamais entendi...
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #33 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 12:53:24 »
Por exemplo: no caso dos católicos, pelo menos, a pessoa só vai para o inferno se desejar, explicitamente. Ela tem que cometer os pecados, sabendo das consequências, e não se arrepender.
Será que alguém realmente sabe das consequências? Alguém foi apresentado ao céu e ao inferno para saber do que estão falando? Será que alguém realmente escolheria o inferno?

Falso.

A Bíblia apenas alega que existe menos rigor para quem não conhece a lei, e não que haverá perdão..
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 13:28:34 »
E não faço mesmo.

Vamos colocar diferente, você sabe que existe diferença, mesmo que pra você seja de terminologia, sim?

Entre Sagrado e Divino?  Não, não sei de diferença alguma exceto na percepção de cada pessoa individual.  Para mim é uma e a mesma coisa, outros vêem ou fantasiam uma diferença que no fundo é puramente estética (e portanto subjetiva e individual).  Mas essa não é uma diferença de terminologia e sim de percepção.

o que considero contraditório diante da constatação do quão imperfeita é essa existência.

Imperfeita em qual aspecto? O que te faz pensar que algo deveria ser perfeito?

Uma realidade criada por um Deus como o de Abraão seria inerentemente perfeita; não teria tantos mal-entendidos, não teria espaço para progéria (a doença que matou o filho do Rabino Harold Kushner e o condenou a anos de uma vida completamente anormal antes de morrer), deformações fetais, hidrocefalia, pedofilia, prostituição infantil.  Não haveria tanto sangue sendo derramado em seu nome, nem tanta violência supostamente motivada por ele.

E no entanto todos esses males existem, obviamente por motivos que não tem nada a ver com merecimento.

Portanto, ou Deus não existe, ou não é digno de submissão; se há uma coisa que a realidade ensina é que não há uma mão divina nos protegendo do mal; nós é que temos de arregaçar as mangas e fazer nosso próprio destino.

Esse é um pensamento que geralmente encontro nos ateus mas jamais entendi…

Ficou mais claro agora?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #35 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 14:44:40 »
Ficou mais claro agora?

É claro que não, o que acabaste de dizer é o que eu sempre ouço, nenhuma novidade..

Ademais, já faz muito tempo que me convenci de que a idéia do mal é falaciosa (por partir da premissa de que no mundo carnal não deveria haver sofrimento) tanto como é insuficientemente uma objeção..

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 15:03:34 »
Não acho que tenho algo de verdadeiramente novo para te dizer, Rod, mas vamos tentar: você não acha estranho que haja tantas desgraças não-merecidas?  Como conciliar essa constatação com a idéia de Deus?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #37 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 15:31:33 »
Também não acho que exista novidade quanto a isso, teu exemplo do Rabino Kushner eu conheço bem, de 4 livros que li de Peter Kreeft, em 3 ele o cita…

Luis, desgraça não-merecida em relação ao Deus cristão simplesmente não existe… o homem e o pecado são uma única coisa, salvação se dá pela separação de tal, pelo adquirimento de perfeita saúde física e mental, por livrar o homem deste karma corrompido… o pecado não é uma coisa que existe, não é uma coisa externa ao homem… é apenas uma possibilidade na qual a maioria de nós caimos na maioria das vezes… toda a doutrina da queda quer simbolicamente dizer isto…

Você pode criticar objetivamente o mal sem admitir um padrão?

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 15:33:19 »
penso que a discussão de vocês é muito "fechada e intelectualizada". Sou ateu proveniente de classes baixas e pouco instruídas na sua grande maioria, a eles não interessa "metafísica e cosmovisão". Tenho travado uma luta diária e inglória para explicar aos que me cercam as razões do meu ateísmo e aceito sugestões.

Pergunta aos que te cercam se não são ateus relativamente a Thor, ou Shiva, ou Apolo, ou a centenas de deuses vários. É um bom começo! :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 15:55:25 »
Também não acho que exista novidade quanto a isso, teu exemplo do Rabino Kushner eu conheço bem, de 4 livros que li de Peter Kreeft, em 3 ele o cita…

E você acha estranho que muitos, diante de situações como a dele, concluam que Deus não existe?  Eu sei que não foi o que ele fez, mas na minha opinião estaria de pleno direito se o fizesse.  Aliás seria muito natural.

Luis, desgraça não-merecida em relação ao Deus cristão simplesmente não existe… o homem e o pecado são uma única coisa, salvação se dá pela separação de tal, pelo adquirimento de perfeita saúde física e mental, por livrar o homem deste karma corrompido…

Desculpe, mas a verdade é que não vejo sentido em nenhuma dessas afirmações.  Isso me soa como ficção científica mal explicada.

o pecado não é uma coisa que existe, não é uma coisa externa ao homem… é apenas uma possibilidade na qual a maioria de nós caimos na maioria das vezes… toda a doutrina da queda quer simbolicamente dizer isto…

Pecado seria sinônimo de falta de habilidade em lidar com a realidade, então?

Nesse caso por que tanta ênfase na idéia de culpas ligadas ao pecado?

Você pode criticar objetivamente o mal sem admitir um padrão?

Eu não acredito em mal propriamente dito, Rod.  Para mim ele é apenas uma forma relativamente grosseira de se referir a ações de pouca sabedoria.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #40 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:12:00 »
Desculpe, mas a verdade é que não vejo sentido em nenhuma dessas afirmações.  Isso me soa como ficção científica mal explicada.

Ache o que quiser, Luis, a verdade é que não existem pessoas que não mereçam punição, é daí que surge a necessidade da salvação.

Pecado seria sinônimo de falta de habilidade em lidar com a realidade, então?

Nesse caso por que tanta ênfase na idéia de culpas ligadas ao pecado?

Sim, o pecado é o homem, é a sua realidade, é a sua fraqueza, não é algo externo a ele.

Na verdade o cerne não é a culpa, mas é que gera a necessidade de ser salvo..

Eu não acredito em mal propriamente dito, Rod.  Para mim ele é apenas uma forma relativamente grosseira de se referir a ações de pouca sabedoria.

Mas citasse mal inerente a uma ação. ", deformações fetais, hidrocefalia,"

• Nível 15
  • *
« Resposta #41 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:14:13 »
Luis, desgraça não-merecida em relação ao Deus cristão simplesmente não existe… o homem e o pecado são uma única coisa, salvação se dá pela separação de tal, pelo adquirimento de perfeita saúde física e mental, por livrar o homem deste karma corrompido…

o pecado não é uma coisa que existe, não é uma coisa externa ao homem… é apenas uma possibilidade na qual a maioria de nós caimos na maioria das vezes… toda a doutrina da queda quer simbolicamente dizer isto…

:histeria:

"pecado" é uma coisa subjetiva. O que uns consideram pecado grave, outros simplesmente ignoram. E têm os que são teístas e se passam por ateus, como um amigo que esfregou na minha cara certo dia: "vá ler a bíblia e você verá porque sexo é pecaminoso". Só que ele não passa um fim-de-semana sem dar uma.
Autor Desconhecido

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #42 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:18:31 »

:histeria:

"pecado" é uma coisa subjetiva. O que uns consideram pecado grave, outros simplesmente ignoram. E têm os que são teístas e se passam por ateus, como um amigo que esfregou na minha cara certo dia: "vá ler a bíblia e você verá porque sexo é pecaminoso". Só que ele não passa um fim-de-semana sem dar uma.

:histeria: (Mesma qualidade argumentativa) :)

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #43 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:22:28 »
Ache o que quiser, Luis, a verdade é que não existem pessoas que não mereçam punição, é daí que surge a necessidade da salvação.
Rod, como duvido que o Luís, sendo cético, tenha falado de 'salvação de alma' quando citou 'desgraças não-merecidas', posso entender que o Joãozinho mereceu ser arrastado por um automóvel até a morte? É isso mesmo?
FREE YOUR MIND! - Morpheus

• Nível 15
  • *
« Resposta #44 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:22:49 »
Subamos de nível, então...

Pois bem, senhor filósofo-de-linguajar-do-século-XVIII, o que seria pecado, então? E seja prático, por favor.
Autor Desconhecido

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:38:59 »

What the f***?!?

Sinto muito por te desapontar, mas essa idéia realmente não me convence.  Pelo menos a parte que pus em destaque.

Isso seria mal se fosse parte de um plano de uma entidade onipotente e onisciente, Rod.

Como é apenas uma série de acidentes lamentáveis sem uma intenção consciente por trás deles, então não faz sentido chamar de "mal".  São infortúnios, por mais tristes e intensos que sejam, mas não são "mal".

• Nível 15
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:46:35 »
Citação de: Luis Dantas  em  Hoje às 15:55:02

Pensei que Luis tivesse citado deformações fetais, hidrocefalia como sendo inerentes à imperfeição...
Autor Desconhecido

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:48:36 »
Falso.
A Bíblia apenas alega que existe menos rigor para quem não conhece a lei, e não que haverá perdão…
1. Eu disse "para os católicos". A sua interpretação pessoal da Bíblia é diferente da deles.
2. Por que alguém que não conhece a lei deverá ser julgado por trangredir algo que está nela? Que culpa tem essa pessoa?

Que deus mais imbecil...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:52:40 »
Como você prova sua afirmação de que "a verdade é que não existem pessoas que não mereçam punição" ?

E essas pessoas todas foram criadas por um deus que já sabia que elas pecariam se fossem criadas do jeito que ele pretendia criá-las. E ele criou assim mesmo e agora quer puní-las por terem pecado.

Que deus mais imbecil…
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2007, 16:57:06 por Fernando Silva »

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 16:59:59 »
Pecado é a arte de transformar em crime uma situação sem vítimas. É a forma de executar genocidios "limpos". É a direção antagónica da moral Humana. Os homosexuais são pecadores. Homosexualidade é então um crime, mas sem vítimas. O uso do preservativo é pecado. 6000 Africanos morrem por dia com SIDA. Nada melhor que genocidios hediondos e degradantes do intelecto Humano para levar ao deus imbecil o sangue para saciar a sua sede sanguinária. Pecado é defesa dos intelectualmente inferiores perante a genialidade. Um conjunto de situações imbecis que foram "impostas" ao longo dos tempos por pessoas ainda mais imbecis.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!