Autor Tópico: Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa  (Lida 15297 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa
« Online: 21 de Fevereiro de 2007, 22:38:25 »
Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa[/b]

Na chamada imprensa escrita proliferam as publicações dedicadas à escandaleira, à fofoca e à má-língua. De uma forma geral, essas publicações são isentas de conteúdo interessante e sobrevivem graças à misteriosa curiosidade da populaça pelas vidas (des)interessantes das figuras mais ou menos públicas.

Quem estiver realmente interessado em aprender algo sobre determinada matéria ou em ler um ensaio sobre qualquer tema do seu interesse basta olhar para as capas das referidas publicações para saber quais são aquelas a evitar.

Lamentavelmente, muito do que é escrito em sites e blogues cujo tema central é o ateísmo utiliza exactamente as mesmas técnicas da imprensa cor-de-rosa: escandaleira, fofoca e má-língua! E isto - pasme-se - é verdade tanto a nível nacional como a nível internacional. Os padres pedófilos, os bispos gays, etc…

Considero que a mensagem do ateísmo, a divulgação de um pensamento humanista, racional e naturalista, para ser eficiente, não deve seguir o caminho fácil de expor constantemente as contradições das religiões ou a hipocrisia dos seus representantes ao ridículo. Se bem que todas essas contradições e hipocrisias sejam reais, utilizá-las como principal argumento parece-me inconsequente e resultam num esforço inglório.

Entendo o ateísmo como uma ausência total de fé ou crença em qualquer tipo de poderes sobrenaturais; não o encaro como uma necessidade de explorar as contradições ou hipocrisias de qualquer tipo de organização baseada na fé ou na crença de qualquer tipo de poderes sobrenaturais. A meu ver, qualquer religião organizada tem sempre a sua estrutura baseada nalgum tipo de fé ou crença. Desmistificar essas bases será muito mais eficiente do que a exposição ao ridículo de partes da estrutura que ecoará sempre como um slogan propagandista aos ouvidos de qualquer crente que se digne.

Essa desmistificação só poderá ser conseguida através do estímulo ao raciocínio, da divulgação da ciência e da promoção de uma visão naturalista do mundo. Tudo o resto é infrutífero e poderá ter, precisamente, o resultado contrário ao desejado.
Fonte: http://www.heldersanches.com/2007/01/09/os-maleficios-do-ateismo-cor-de-rosa/

Gostei deste ponto de vista chamando a atenção pra discussões infrutíferas e a visão do atéismo como além de humanista e racional, também naturalista. Uma abordagem ética buscando levar o atéismo a mostrar um bom caminho ao invés de apenas dizer que o outro caminho é ruim.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2007, 15:50:05 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 00:12:20 »
HOHOHO... façam a propaganda de vocês, ateus, mas não se atrevam a mostrar as nossas mazelas.... estas, varremos silenciosamente para debaixo do tapete.

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 00:55:32 »
Ateísmo cor-de-rosa é coisa de viado.

De resto, sustento que o ridículo é, desde os primórdios até hoje em dia, o MELHOR método de convencimento. Quem, pela primeira vez, considera abandonar a sua fé, não está pensando em metafísica: quer uma prática mais coerente com os seus ideais.
Daí que não vejo muito mal, aliás, mal ALGUM em fazer ridículo - como, caso fantástico, a reportagem sobre o referendo português e o padre que votou a favor, e a velhinha que dizia "lliberar o aborto é encher Portugal de pretos".

Enfim. Se o ateísmo cor de rosa é coisa de bicha, a metafísica ateísta é coisa de adolescente punheteiro.

-------

Quando eu li "ateísmo cor-de-rosa", relacionei à "esquerda festiva", por que será? De todo modo, atrai-me o nome "ateísmo festivo" e sou a favor.

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 05:23:06 »
Também não entendi muito bem do porque colorir o ateismo. Como bem observou Mimi, o riso sempre foi "arma", Voltaire não me deixa mentir. O proselitismo academicista é importantíssimo, mas por vezes se torna enfadonho sem umas pitadas de humor... :)
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 06:52:19 »
Gostei deste ponto de vista chamando a atenção pra discussões infrutíferas e a visão do atéismo como além de humanista e racional, também naturalista. Uma abordagem ética buscando levar o atéismo a mostrar um bom caminho ao invés de apenas dizer que o outro caminho é ruim.

Eu também gostei!  :)

Mas percebo uma confusão constante entre ateísmo e antiteísmo. O primeiro é uma postura racional, o segundo, quase sempre, emocional.  :wink:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 07:18:52 »
Eu não poderia descrever melhor :-)

Cansa ouvir a garotada vociferar contra Deus e o mundo, literalmente, quando tudo o que eles querem é um pouco de atenção.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 11:31:47 »
Acho que um risco do ridículo é o não-reconhecimento ou rejeição de analogias, por exemplo. Unicórnio cor-de-rosa, monstro de espaguete voador, duendes, etc... não que devessem ser completamente abandonados, mas tem sempre uns videomakers da vida para postar uns textos consideravelmente bem escritos de um tal de Winston Woo que diz que essas comparações são inválidas porque comparam com o ridículo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 11:36:11 »
Acho perfeitamente válido mostrar que muitos daqueles que se julgam os guardiões da moral são, muito pelo contrário, um bando de canalhas e pervertidos.
O erro está em generalizar. A maioria dos crentes não é nem canalha nem pervertida e ser crente não implica nisto.

A defesa do ateísmo deve usar argumentos lógicos para demolir as doutrinas, dogmas e, principalmente, as tentativas de imposição dos mesmos a quem não crê, ficando as fofocas apenas como um detalhe, apenas como um meio de mostrar que ser religioso não é garantia de santidade.

Quanto à garotada que vocifera contra Deus e o mundo, concordo com o Dbohr. Não dá para levar a sério pessoas que ainda estão numa fase em que, para afirmar a própria individualidade, se declaram contra "tudo isto que está aí".

No futuro, talvez elas encontrem argumentos sólidos para criticar as religiões, mas também pode ser que, passada a fase "rebelde sem causa", eles adotem a religião e os costumes dos pais.

"Apesar de termos feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais" (Belchior)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 11:39:06 »
Acho que um risco do ridículo é o não-reconhecimento ou rejeição de analogias, por exemplo. Unicórnio cor-de-rosa, monstro de espaguete voador, duendes, etc… não que devessem ser completamente abandonados, mas tem sempre uns videomakers da vida para postar uns textos consideravelmente bem escritos de um tal de Winston Woo que diz que essas comparações são inválidas porque comparam com o ridículo.
As crenças dos outros são sempre ridículas. Quem acredita em elefantes roxos voadores achará ridícula e absurda a crença em rinocerontes verdes subterrâneos.

Raphael

• Visitante
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 04:04:28 »
Fernando Silva. Foste perfeito. Concordo com você.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 10:35:07 »
No futuro, talvez elas encontrem argumentos sólidos para criticar as religiões

As crenças dos outros são sempre ridículas. Quem acredita em elefantes roxos voadores achará ridícula e absurda a crença em rinocerontes verdes subterrâneos.

É... Comigo foi assim... Quando era moleque, eu era ateu porque achava ridículo as pessoas ficarem de quatro por causa de uma coisa que elas não vêem, e ainda se comportavam de maneira infantil. É como defende Freud,  motivos para acreditar em 'providência divina' são um infantilismo neurótico.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 18:48:48 »
Impressão minha ou o autor do texto se registrou no site? :D
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 01:56:34 »
"encher Portugal de preto"?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 11:34:33 »
Deve ser uma referência aos imigrantes africanos, que vivem tentando se instalar em Portugal e Espanha depois de viagens arriscadas em embarcações precárias, que causam a morte de muitos deles.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 17:55:16 »
Impressão minha ou o autor do texto se registrou no site? :D
Não me parece pelas letras st após o nome no login, e o sobrenome do autor é Sanches
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2007, 18:01:24 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 02:07:47 »
HOHOHO… façam a propaganda de vocês, ateus, mas não se atrevam a mostrar as nossas mazelas… estas, varremos silenciosamente para debaixo do tapete.

O cara é ateu.
Não deseje.

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 06:51:49 »
Deve ser uma referência aos imigrantes africanos, que vivem tentando se instalar em Portugal e Espanha depois de viagens arriscadas em embarcações precárias, que causam a morte de muitos deles.

Em Portugal não há esse tipo de imigração, por enquanto. A nossa costa sul fica demasiado longe e Espanha é mais chamativa.
Nós temos uma comunidade de origem africana considerável, sobretudo na região de Lisboa.
A velhota que disse essa triste frase vive na região Norte onde a referida comunidade é muito pequena. Ela não fez mais que transparecer um Portugal racista típico de uma cultura que teima em manter-se.

Quanto ao texto, postado pelo Adriano, gostei.
Se há coisa que me irrita é ateusinho armado em divulgador da racionalidade fazendo piada com a fé dos outros. São tão ridiculos quanto um pastor apopléctico gritando pelo inferno.
Sejamos filhos de satanás mas com classe... usemos a racionalidade com inteligencia e não para fazer espectáculo de feira.
Um óptimo exemplo de feira (de vaidades) é a comunidade "criacionismo" no orkut. Todos querem a luz dos holofotes para si; gritam e estrebucham que são vitimas de intolerância, mas são os primeiros a alimentar a mesma. Palhaços há em todo o lado, basta ser humano ne?

Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 08:52:48 »
Se há coisa que me irrita é ateusinho armado em divulgador da racionalidade fazendo piada com a fé dos outros. São tão ridiculos quanto um pastor apopléctico gritando pelo inferno.
Sejamos filhos de satanás mas com classe… usemos a racionalidade com inteligencia e não para fazer espectáculo de feira.
Devemos viver de modo a que, quando descobrirem que somos ateus, digam: "Você é ateu?! Mas nem parece!".

A religião já é ridícula por si só e não requer que chamemos a atenção para o fato. Podemos ignorá-la desde que nos ignorem (ou, pelo menos, nos respeitem) e não tentem substituir as leis dos homens pelas leis de alguma entidade mitológica.

Infelizmente, este nem sempre é o caso. A própria doutrina inclui o mandamento: "Vão pelo mundo e convertam a todos".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:42:07 »
Entendo o ateísmo como uma ausência total de fé ou crença em qualquer tipo de poderes sobrenaturais; não o encaro como uma necessidade de explorar as contradições ou hipocrisias de qualquer tipo de organização baseada na fé ou na crença de qualquer tipo de poderes sobrenaturais.

Eu também gostei!  :)

Mas percebo uma confusão constante entre ateísmo e antiteísmo. O primeiro é uma postura racional, o segundo, quase sempre, emocional.  :wink:
Exatamente! Eu amo essa mulher... :biglol:

Bom, é o que dá para perceber aqui também, Luz. Gostaria de lembrar que não são só ateus que criticam as contradições e atrocidades religiosas! Os próprios religiosos fazem isso... Às vezes até com a própria religião..(E eu conheço um que faz isso. Vai entender...)

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 21:32:54 »

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 22:13:05 »
Eu também! Eu também! :love:

:D

De resto, é como diz mamãe: lugar de palhaço é no picadeiro.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 12:01:30 »
Sejamos filhos de satanás mas com classe… usemos a racionalidade com inteligencia e não para fazer espectáculo de feira.

Se pelo menos eles não vivessem tentando nos converter já era bom demais...mas fazem disso um meio de vida.  :x
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 12:17:01 »
Bom, a lei deles é: "Disseminar nossos pensamentos pelo mundo, pois somos a única verdade!". E ai de quem não aceitar... :no:

Luz

• Visitante
« Resposta #23 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 12:18:55 »
Eu também! Eu também! :love:

:D

Eu Tambéééééééééém!!!  :love:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Março de 2007, 14:50:44 »
Já que o assunto é condizente ao tópico, então aí vai:

Uma vez, aqui mesmo no clube cético, um cara se irritou porque algumas pessoas consideram o ateísmo o simples fato de uma pessoa não ter como verdadeiro nenhum deus. Eu concordo. E aí, o ateísmo é algo que oferece algo? Ou é o simples fato de não ter como verdadeiro nenhum deus? Para mim o ateísmo não uma instituição e nem deveria ser. Não se preocupa com o conforto psicológico de ninguém, assim como não dita uma moral ou valores e é simples como dito no começo do assunto. O que acham?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!