Autor Tópico: Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa  (Lida 15301 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa
« Resposta #100 Online: 31 de Março de 2007, 12:31:38 »

Adriano,

Você faz diferenciação entre ateu e ateísta - é isso? Tipo, ateu é aquele que não acredita em deus e ateísta aquele que professa a doutrina da não-crença em deus.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 31 de Março de 2007, 13:05:48 »
Logo, logo teremos a seção "religião ateísta" desse jeito hehe...  :biglol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #102 Online: 31 de Março de 2007, 19:49:38 »
Vc não entendeu. Mas traduzindo: "Esse assunto de ateu forte, ateu fraco, "ateu alto, ateu baixo"… já é manjado por aqui". Sobre o "não ter argumento". Não podemos abrir sua cabeça e mostrar o óbvio, infelizmente. Houve argumentos sim e não foram poucos. Todos bem claros. Se eu tentar mostrar algo apenas irei repetir o que todos os outros disseram, com outras palavras.
Entendo, se é manjado é porque já foi muito discutido, vou pesquisar mais sobre isso aqui no fórum.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #103 Online: 31 de Março de 2007, 19:52:31 »

Adriano,

Você faz diferenciação entre ateu e ateísta - é isso? Tipo, ateu é aquele que não acredita em deus e ateísta aquele que professa a doutrina da não-crença em deus.
Não é isso Luz, faço a diferenciação de ateu e de ateísmo, sendo o ateísmo a doutrina ou filosofia dos ateus.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #104 Online: 31 de Março de 2007, 20:03:01 »
Logo, logo teremos a seção "religião ateísta" desse jeito hehe…  :biglol:
É apenas um tópico  :D . ../forum/topic=10654.0.html, em que tento fazer uma contrução teórica do ateísmo como religião. Apenas especulações, pois fico indignado de não haver nem ao menos uma ong ateísta no Brasil, seria a alternativa uma religião? :smartass:

Luz

• Visitante
« Resposta #105 Online: 31 de Março de 2007, 20:17:38 »
Logo, logo teremos a seção "religião ateísta" desse jeito hehe…  :biglol:
É apenas um tópico  :D . ../forum/topic=10654.0.html, em que tento fazer uma contrução teórica do ateísmo como religião. Apenas especulações, pois fico indignado de não haver nem ao menos uma ong ateísta no Brasil, seria a alternativa uma religião? :smartass:

Adriano,

O que me parece é que a maioria dos ateus que conheço têm aversão a idéia do ateísmo ser visto como uma crença, pois caracterizaria exatamente aquilo que questiona - correndo o risco de se tornar mais um dogma. Assim, defende-se que ateu é aquele que não acredita na existência de deus, ficando tudo que vai além disso relacionado a uma condição pessoal.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #106 Online: 31 de Março de 2007, 22:34:48 »
O que me parece é que a maioria dos ateus que conheço têm aversão a idéia do ateísmo ser visto como uma crença, pois caracterizaria exatamente aquilo que questiona - correndo o risco de se tornar mais um dogma.
Mas o ateu questiona a crença ou deus? Quem questiona a crença é o ceticismo, que propõe uma análise racional e empírica dos fatos. O ateísmo dogmático é uma posição afirmativa diante da impossibilidade de existência de qualquer divindade.

Citação de: Luz
Assim, defende-se que ateu é aquele que não acredita na existência de deus, ficando tudo que vai além disso relacionado a uma condição pessoal.
Defende-se. Quem defende? Discordo de sua opinião.

Luz

• Visitante
« Resposta #107 Online: 31 de Março de 2007, 22:54:54 »
O que me parece é que a maioria dos ateus que conheço têm aversão a idéia do ateísmo ser visto como uma crença, pois caracterizaria exatamente aquilo que questiona - correndo o risco de se tornar mais um dogma.
Mas o ateu questiona a crença ou deus? Quem questiona a crença é o ceticismo, que propõe uma análise racional e empírica dos fatos. O ateísmo dogmático é uma posição afirmativa diante da impossibilidade de existência de qualquer divindade.

Citação de: Luz
Assim, defende-se que ateu é aquele que não acredita na existência de deus, ficando tudo que vai além disso relacionado a uma condição pessoal.
Defende-se. Quem defende? Discordo de sua opinião.

Bem, é isso mesmo - opinião.  ::)

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
« Resposta #108 Online: 16 de Abril de 2007, 10:00:53 »
Fico feliz que um texto meu tenha causado tamanha discussão. No meu texto pretendo apontar para uma postura positiva do ateísmo através da divulgação do conhecimento cientifico e do estímulo à racionalidade. Embora considere que a ironia e o sarcasmo sejam excelentes meios de alerta social e recorra regularmente a esse método no meu blog, temos que ter consciência que não é por aí que vamos conseguir que o ateísmo seja visto como uma alternativa séria de encarar o mundo por aqueles que não são ateus.

Em relação à discussão mais recente sobre o ateísmo ser ou não uma doutrina eu acho que não: Da mesma forma que não é uma religião, o ateísmo está isento, portanto, de doutrina religiosa. O ateísmo é isso mesmo. Ou seja, o ateísmo não é contraditório com qualquer doutrina politica ou económica, deve ser horizontal a toda a sociedade, independentemente dos modelos (ou doutrinas) políticos, económicos, etc...

Agradeço ao Adriano a colocação deste meu texto no Clube Cético.
Visite o meu blog: Penso, logo, sou ateu

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #109 Online: 25 de Abril de 2007, 02:03:01 »
Não há de que Helder, o texto é muito bom e é importante essa crítica e por isso repercurtiu bem. E o seu blog está de parabéns!

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
« Resposta #110 Online: 26 de Abril de 2007, 16:10:16 »
Obrigado, Adriano. Dá trabalho, mas dá também um grande prazer receber esses comentários.  :ok:
Visite o meu blog: Penso, logo, sou ateu

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #111 Online: 26 de Abril de 2007, 18:23:03 »
Não adianta citar casos separados porque sempre haverá extremistas, seja em teísmo, ateísmo, cristianismo, política e até extreme cake baker.

O negócio é não se deixar levar por extremismos e sempre ser racional, ainda mais porque tentar semear o ateísmo é pouco frutifero, por experiência própria sabemos que converter um crente é muito difícil.

Vamos espalhar nossas idéias pacificamente, e defender uma sociedade laica com unhas e dentes.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #112 Online: 26 de Abril de 2007, 19:19:53 »
Não adianta citar casos separados porque sempre haverá extremistas, seja em teísmo, ateísmo, cristianismo, política e até extreme cake baker.

O negócio é não se deixar levar por extremismos e sempre ser racional, ainda mais porque tentar semear o ateísmo é pouco frutifero, por experiência própria sabemos que converter um crente é muito difícil.
Converter um crente não é semear ateísmo, mas a divulgação do ateísmo é positiva, o que não é certo é a crítica vazia as religiões.

Vamos espalhar nossas idéias pacificamente, e defender uma sociedade laica com unhas e dentes.
Unhas e dentes ou militância, não importa a adjetivação usada, defender nossas idéias pacíficamente é o cerne da questão, e vejo o atéismo como sinônimo de paz, é o que me da paz e liberdade de pensamento e expressão.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #113 Online: 27 de Abril de 2007, 06:51:47 »
Ateu proselitista é flórida...............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #114 Online: 27 de Abril de 2007, 08:01:43 »
Ateu proselitista é flórida………
Também estou criticanto o proselismo ateu em outro tópico  ;P

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #115 Online: 27 de Abril de 2007, 08:03:36 »

Adriano,

Vi um comentário desse no orkut também, pensando bem dá pra se fazer uma certa diferenciação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #116 Online: 27 de Abril de 2007, 08:29:54 »
Ateu proselitista é flórida………
Também estou criticando o proselismo ateu em outro tópico  ;P

Mas tem intenção de fazer empresas ateístas e ateísmos dogmáticos?

Não entendo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 27 de Abril de 2007, 17:17:26 »
E em qual tópico mesmo?  :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #118 Online: 27 de Abril de 2007, 18:01:08 »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa
« Resposta #119 Online: 12 de Janeiro de 2019, 18:16:48 »
Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa[/b]

Na chamada imprensa escrita proliferam as publicações dedicadas à escandaleira, à fofoca e à má-língua. De uma forma geral, essas publicações são isentas de conteúdo interessante e sobrevivem graças à misteriosa curiosidade da populaça pelas vidas (des)interessantes das figuras mais ou menos públicas.

Quem estiver realmente interessado em aprender algo sobre determinada matéria ou em ler um ensaio sobre qualquer tema do seu interesse basta olhar para as capas das referidas publicações para saber quais são aquelas a evitar.

Lamentavelmente, muito do que é escrito em sites e blogues cujo tema central é o ateísmo utiliza exactamente as mesmas técnicas da imprensa cor-de-rosa: escandaleira, fofoca e má-língua! E isto - pasme-se - é verdade tanto a nível nacional como a nível internacional. Os padres pedófilos, os bispos gays, etc…

Considero que a mensagem do ateísmo, a divulgação de um pensamento humanista, racional e naturalista, para ser eficiente, não deve seguir o caminho fácil de expor constantemente as contradições das religiões ou a hipocrisia dos seus representantes ao ridículo. Se bem que todas essas contradições e hipocrisias sejam reais, utilizá-las como principal argumento parece-me inconsequente e resultam num esforço inglório.

Imagina alguém não poder criticar a feiúra de um feio por causa da fealdade que é exposta.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2019, 18:20:54 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa
« Resposta #120 Online: 14 de Janeiro de 2019, 16:02:05 »
Acho perfeitamente válido mostrar que muitos daqueles que se julgam os guardiões da moral são, muito pelo contrário, um bando de canalhas e pervertidos.
O erro está em generalizar. A maioria dos crentes não é nem canalha nem pervertida e ser crente não implica nisto.

A defesa do ateísmo deve usar argumentos lógicos para demolir as doutrinas, dogmas e, principalmente, as tentativas de imposição dos mesmos a quem não crê, ficando as fofocas apenas como um detalhe, apenas como um meio de mostrar que ser religioso não é garantia de santidade.

Quanto à garotada que vocifera contra Deus e o mundo, concordo com o Dbohr. Não dá para levar a sério pessoas que ainda estão numa fase em que, para afirmar a própria individualidade, se declaram contra "tudo isto que está aí".

Tem um político, que ganhou uma campanha importante, justamente com uma   "filosofia"  semelhante:   "vamos mudar tudo isto que está aí"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!