Adriano,
Primeiramente quero lhe dizer que sua analogia é descabida por tentar fazer equivalência entre uma propósta séria e bem argumentada com uma situação satírica e irônica.
Bem argumentada? Sinceramente não percebi isto.
Minha analogia foi apenas para mostrar onde se pode chegar com este pensamento de re-definição de "ateísmo".
Não estou tentando redefinir o ateísmo, não concordo com a sua definição de ateísmo.
Até então "era" a própria definição de ateísmo, e não particularmente a minha.
Ateu é aquele que não tem crença em deus. Ateísmo, é um substantivo derivado da palavra ateu e como você mesmo pode constatar o próprio dicionário define atéismo como doutrina.
Definições
ISMO
[Do gr. ismós, ou.] Sufixo nominal. = "doutrina, escola, teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso; conjunto das características comuns a certo povo, …
ATEU
aquele que não tem crença em deus
Se analisarmos, e considerarmos a definição de "ateu" (não-crença em deus), e de "ismo", chegamos à conclusão que ateísmo, é a teoria (ou hipótese; ou característica) dos ateus, ou seja, "falta de crença em deus".
Concluimos igualmente que ateísmo é a teoria dos ateus, mas discordo que seja considerado essa teoria dos ateus, como falta de crença em deus, sendo esta a definição de ateu.
Ateu não é a "falta de crença em deus", mas
o indivíduo que não possui crença em deus.
Simples assim.
Me parece óbvio o meu posicionamento, apesar de você considerar simples a sua descrição, eu discordo.
Conceito para facilitar a transmição de idéias? Que idéias? Dizer que ateismo é não acreditar em deus é uma redundância linguística, é dizer que ateu e ateísmo são a mesma coisa.
Gostei dessa alternativa de prática do ateísmo, pois para mim demonstra a possibilidade de se ampliar o significado do ateísmo. Vamos ver como? Por exemplo, quais seriam essas práticas? Qual a difença entre o ateu que pratica o ateísmo e o que não pratica? E assim poderiamos tentar teorizar a respeito do ateísmo.
Adriano, creio que não está se atentando às definições corretas e nem sabendo como utilizar os termos.
Todo indivíduo que
acata o ateísmo, é ateu, ou ateísta. E todo ateu,
acata o ateísmo.
Um termo trata do indivíduo: ateu. O outro da idéia [
doutrina]: falta de crença em deus.
Poderíamos dizer que "ateu" é a pessoa que adota ("pratica") o "ateísmo".
Assim como ciclista é aquele que pratica o ciclismo.
Suas analogias carecem de equivalência. Não há equivalência entre ateísmo, mesmo no sentido de prática, com ciclísmo, sendo o objeto de prática do ciclísmo a bicicleta e o do ateísmo a descrença em deus, no ciclismo é um objeto, no ateísmo é uma idéia.
Apenas quis tentar exemplificar um possível uso da terminação ISMO.
Ateísta - indivíduo que não possui crença em Deus; indivíduo que
acata o ateísmo;
O dicionário Priberam (
http://www.priberam.pt/dlpo/ ) talvez te facilite um pouco na definição:
ateísmo do Gr. a, não + Theós, Deus
s. m.,
doutrina que consiste na negação da existência de Deus;
descrença.ateu do Lat. átheu < Gr. a-theós, sem Deus
s. m.,
aquele que nega a existência de Deus;
incrédulo;___________________________________________________________
CONCLUINDO:Simplesmente não há como acrescentar novas "doutrinas" ao ateísmo em si, como você tenta sugerir, sendo que ele próprio trata tão somente da falta de crença em deus. O que você está tentando fazer é desfigurar o termo.