Por exemplo, esse texto não explica a intensa movimentação militar naquela região, logo após o ocorrido.
Se é que houve intensa movimentação militar, pode ser porque lidavam com algo realmente desconhecido - o que não significa que fosse algo "novo", ou de fora da Terra - apenas de identidade desconhecida até então. Não implica que improváveis seres extra terrestres de verdade, improvavelmente humanóides, coincidentemente como nos filmes de ficção, fizeram viagens interplanetárias ou até interestelares para depois se perder por aqui. Como eu gosto de colocar, parece que esses ETs são adolescentes que pegam o disco-voador empretado dos pais para tirar rachas, ficar dando "cavalos de pau" e assustando gente do interior, enquanto enchem a cara, sofrendo acidentes, sendo então capturados por militares e mantidos em segredo para evitar o pânico - como se seres ETs fossem causar pânico muito maior do que a quantidade de armas nucleares que se tem hoje em dia e o que terroristas podem fazer com explosivos muito menores, além dos crimes mais ordinários.
Não explica também o por que da grande movimentação nos hospitais e do corpo de bombeiros.
Se é que houve grande movimentação dos hospitais, poderia ter sido por vários motivos que também não requerem a explicação extraordinária de seres extraterrestres improváveis perdidos numa cidadezinha interiorana. 1 - alguma(s) epidemia(s) de verdade, de origem totalmente terrestre (acontece... doenças e tal, e flutuações na movimentação hospitalar, que não é uma constante física); 2 - se a hipótese de ETs/chupacabras já estivesse espalhada na população, efeito nocebo (o inverso do placebo; sentir-se mal devido à expectativas) devido à própria hipótese de contaminação com algum ET; 3 - combinações dos dois anteriores.
A movimentação do corpo de bombeiros também não é uma constante física, de forma que eventuais picos são esperados, de qualquer forma, podendo
talvez alguns terem ocorrido na mesma época, se é que ocorreram.
Uma relação causal mais direta poderia estar relacionada à chamadas relacionadas ao que a população poderia ter pensado serem ETs, devido à boatos de que haveriam ETs por lá, mas qua não necessariamente eram.
Inclusive, o chefe do corpo de bombeiros se recusou a apresentar o relatório oficial daquele dia, alegando ser confidencial.
Bem, se isso aconteceu mesmo, talvez seja apenas o protocolo geral para relatórios diversos; se não, eles podem ter outro motivo, não envolvendo seres de outros planetas que vieram parar lá na cidadezinha, que considerem que devesse permanecer confidencial.
E para finalizar, a justificativa das autoridas de que as "criaturas" seriam na verdade um casal de anões deformados que estariam causando pânico na população, é ridícula.
Acho interessante que o exercito não move uma palha aqui no rio para conter os bandidos, mas em varginha eles são convocados para capturar anões.
Como eu disse inicialmente,
as pessoas, exército incluso, não precisariam saber inicialmente que se tratavam de anões, poderiam estar trabalhando com a hipótese de "criaturas desconhecidas", que depois foram constatados serem uns anões pregando peças.
Anões existem; pessoas que acreditam em
diversas conspirações fantasticas que ocultam os fatos de que ETs visitando a Terra por motivos desconhecidos ou duvidosos, também existem; ETs por outro lado, especificamente humanóides, não se tem ainda confirmação científica, além de serem improváveis, de acordo com tudo que se sabe sobre evolução biológica e outras áreas pertinentes. Outras coisas diversas, implícitas à confirmação das histórias conspiracionistas, são também bastante improváveis - viagens interplanetárias ou interestelares; relativa proximidade física de duas espécies inteligentes de alto desenvolvimento tecnológico, e coincidentemente humanóides; as razões em ocultar isso tudo pelo suposto "pânico" da população que sofreria de extraterrestofobia aguda.