Auto lá! Que eu saiba ninguem aqui disse
"não vi as testemunhas, nem sei quem elas são, mas afirmo que todas são mentirosas"
Eu mesmo disse que um testemunho nao pode ser usado como criterio de verdade, porque uma pessoa poderia dizer o que bem entendesse e mesmo se fosse sincera, restaria a possibilidade de que estivesse se enganado quanto ao que viu ou mesmo quanto ao ter visto alguma coisa.
E claro que existe tambem a possibilidade da pessoa ter visto algo, deste algo ser um UFO e, finalmente, deste UFO ser uma espaçonave alienigena.
Mas como, a partir de testemunhos, decidir entre um e outro caso??
E note:
dizer "um testemunho nao pode ser usado como criterio de verdade" nao e o mesmo que dizer:
"todas as testemunhas sao mentirosas"
Se for o mesmo para voce, so lamento.
O grande problema da história é que ela não foi baseada em um único testemunho (muita gente acha que só houve o testemunho das três meninas), mas em mais de 50 testemunhos, passando por pessoas que acompanharam a captura, médicos que manusearam os corpos, militares que participaram das operações, e todos confirmando uma sequência de acontecimentos. Por motivos diversos as testemunhas não quiseram vir a público, mas os pesquisadores tem tudo documentado. Infelizmente eu sou um reles interessado no assunto e não posso confirmar nenhum destes testemunhos, mas os contatos dos pesquisadores do Caso Varginha são acessíveis na Internet e qualquer um pode procurá-los e tirar suas dúvidas por si próprios.
Se ha um fato precisamos, correr atras de uma explicacao para o mesmo.
Nao creio que haja nenhum cetico aqui que va tao longe ao ponto de discordar disso.
Ocorre que para um mesmo fato existem n explicacoes possiveis. E quanto mais improvavel for a explicacao, mais convincentes tem de ser as provas oferecidas em sustento desta explicacao! Isto não é óbvio?
O que os ceticos fazem no mais das vezes é questionar o quão convincentes estas provas são!
Existem evidências. Provas não existem. E, dado o alto nível de exigência de provas dos céticos (com a sempre útil máxima "alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias"), talvez somente se colocassem a entidade capturada em Varginha ao vivo em rede nacional de TV seria aceito como prova, ou talvez nem isso (engraçado que a história dos anões grávidos foi bem aceita). E não temos neste caso "explicações improváveis", mas sim uma sequência de acontecimentos que possui uma lógica assustadora. Como a criatura foi parar em Varginha? Não sei. Mas a partir do momento que ela chegou, muita coisa aconteceu, e isso não pode ser ignorado.
Entre os milhares de pessoas que acreditam em Adão e Eva tambem não há nenhuma contradição entre as opiniões. Do fato de não haver contradição entre opiniões não se deduz a veracidade daquelas opiniões.
Outra coisa óbvia.
Os pesquisadores do caso não se basearam em opiniões próprias ou de terceiros para montar o quebra cabeça dos eventos, mas sim em cima de toda uma sequência de fatos corroborada por mais de 50 testemunhas. Opinião é uma coisa, fato é outra.
Ora, e o exercito não pode tambem errar? não pode, por uma questão de segurança e interesse investigar o caso, a despeito de não saber a priori se há ou não alguma coisa que mereça o esforço de ser investigada??
Apenas do fato do exercito ter se mobilizado por algo, nao podemos dizer nada a respeito da natureza deste algo! O que o exercito viu, constatou, etc apos chegar la?
Voce acha que o exercito so iria la se soubesse, de antemao, com 100% de certeza da natureza do que havia em varginha? Eu mesmo, se fosse soldado, iria la sem precisar desta certeza toda!!
Todos somos passíveis de erro. O negócio é que o Exército se enrolou e continua se enrolando. O episódio dos "anões grávidos" só vem a corroborar isso. Se a coisa era tão simples, porque fez-se suspense por tanto tempo? Isso só veio a confirmar os depoimentos de militares da ESA que os pesquisadores colheram.
Nao se afirma que o caso e uma fraude e sim questionam-se as explicacoes dadas para o caso.
Ha uma probabilidade bem alta que as garotas de varginha tenham visto algo la.
Agora, o que elas viram são outros 500.
Como eu disse, não foram somente as três garotas (Kátia, Valkiria e Liliane) que tiveram contato com o ser. Muita gente teve contato com o ser. Se fôssemos depender somente do testemunho delas, aí sim poderíamos considerar a coisa como suspeita. Mas não foi o caso.
Por exemplo, posso pensar em várias possibilidades (considere que nao conheco o caso a fundo):
Alguem com uma doenca ou deformidade incomuns, um mendigo, um cadaver ja em decomposicao, um animal com alguma doenca ou deformidade, alguem querendo pregar uma peca, um ET de fato, uma criatura de um universo ou realidade pararelas ao nosso (se e que existe isso) e por ai vai...
Ainda bem que você admitiu que não conhece o caso a fundo, pois o que eu percebo aqui é justamente isso. Pessoas falando e emitindo julgamentos sobre aquilo que não sabem. Eu tinha um amigo super cético, que fazia piada sobre o caso Varginha, e eu emprestei pra ele ler a Revista UFO especial de um ano do caso Varginha. Sabe o que aconteceu? Ele nunca mais fez chacota do caso, pois ele viu que ali haviam pessoas sérias pesquisando uma coisa séria.
Quando o ufólogo Ubirajara Franco Rodrigues foi atrás das moças ao saber que elas tinham visto um ser estranho, a primeira postura dele foi de imaginar que elas estavam imaginando algo, ou tinham se assustado com alguma coisa, tipo um mendigo... Após vários encontros com as moças, foi que ele então achou que poderia ver algo de estranho ali e aí sim foi a campo atrás de outras evidências. E ficou chocado ao verificar que muitas pessoas tinham entrado em contato com o tal ser.
Se os ufólogos querem nos convencer de que o que foi visto por lá é um ET de fato, eles tem que nos mostrar como descartaram as outras possibilidades, tornando a hipótese ET a única plausível e oferecer material de apoio melhor do que apenas o relato de testemunhas e mobilização do exercito.
O Caso Varginha tem suas particularidades e houve toda uma sequência de investigação dos fatos, a coisa não aconteceu de uma noite pro dia, mas, conforme eu falei, aqueles que quiserem se aprofundar, entrem em contato com os pesquisadores e tirem suas dúvidas, pois eles poderão falar melhor do que eu.
Fosse o caso um julgamento, suspeito que o Juiz declararia serem as provas circunstanciais. JUS?
Como eu disse lá em cima, dado o alto nível de exigência de provas dos céticos, talvez nunca venhamos a ter uma prova da maneira que vocês querem. Não acredito que o corpo vai aparecer um dia. Porém, as evidências estão aí.
E, finalmente, quanto ao fazer analises e etc por tras de um PC e em casa, voce se iguala a nos, colega. Caso contrario o que pensa que esta fazendo aqui???
É, nessa vc me pegou