Idiotice não é contra a lei.
Depende da idiotice. Beber e dirigir, por exemplo, é idiotice e é contra a lei, pois põe a segurança de outras pessoas em risco.
Usando seu exemplo do ultimo post.
Usar uma substancia que altera seu comportamento e o leva a ter comportamento perigoso é uma idiotice. É conta a lei? Não. Como eu deixei claro no meu post
Agora usar uma substancia que altera seu comportamento e o leva a ter comportamento perigoso e isso acarretar em um crime, alem de idiotice é contra a lei.
Levando-nos a minha primeira colocação:
Idiotice,
per si, não é contra a lei. Precisa de estar acompanhada de outra coisa para se tornar contra a lei.
Como pode ser uma decisão responsável fazer algo que tem como consequência você poder agir de forma irresponsável e perigosa depois?
Você estava ciente das consequências quando fez a ação de perder a sua responsabilidade. Logo é responsável por tal perda e por todas consequências decorrentes desta.
Além disso, você fala como se os usuários fossem todos ocasionais e pudessem parar na hora em que quisessem, mas e quanto aos viciados? Esses não agem com controle de suas faculdades mentais. E os que não são viciados se submetem ao risco de tornarem-se.
Não falo dos viciados justamente pois estou defendendo o direito dos usuários ocasionais e habituais, direitos estes que são limados devido a incompetência em punir os viciados que quebram a lei.
Glossário:
Responsável: Pode ser responsabilizado por certa ação.
Usuário ocasional: Usuário sem nenhum vinculo de dependência da droga
Usuário habitual: Usuário com certo nível de dependência, mas nada grave, como alguém que não aguenta ficar sem um cafezinho.
Viciado: Usuário sem controle de suas ações, totalmente dependente.