Autor Tópico: Meritocracia  (Lida 6288 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Meritocracia
« Online: 04 de Março de 2007, 11:32:02 »
Estou terminando um período de estágio num jornal de empregos e concursos cujo nome só costumo mencionar para fazer propaganda contra (Folha Dirigida: não leiam esta bosta) e costumamos receber muitos currículos para serem publicados em uma coluna especial, geralmente as pessoas apenas preenchem um cupom recortado das páginas do caderno de empregos, mas alguns preferem enviar um currículo completo (o que já não é uma atitude muito inteligente quando se sabe que o jornal, afinal, só vai publicar o nome, o cargo a formação/experiência e o telefone). Há alguns dias peguei um destes e quase infarto.
O liberalismo se orgulha da formação profundamente meritocrática de seu topo sócio-piramidal e isto tem sido já discutido de diversas formas. Não é surpresa pra mim que a tal meritocracia liberal é tão verdadeira quanto à ressurreição do Cristo. Mas ler a seguinte carta de apresentação me deu náuseas:

senhora responsável pelo setor de empregos da Folha Dirigida
-venho por meio desta solicitar a publicação do meu curriculum vitae, pois sou leitor assíduo desde maio 2006 sem nunca ter deixado de comprar uma publicação semanal, sei que existe muitos desempregados de nível superior esperando esta oportunidade, mais creio que nenhum esteja aguardando tanto tempo quanto a minha pessoa (ele estava desempregado a menos de seis meses).
-tenho esperança de retornar ao mercado de trabalho formal, pois tenho potêncial á oferecer a uma empresa que tenha plano de carreira.
-segue em anexo o recorte preechido, e o meu curriculum vitae para sua analise
desde já agradeço o apoio e atenção , á um chefe de família desempregado, "aflito mais com esperança"

atenciosamente

Fulano de Tal da Silva

Vocês devem estar se perguntando o que há de espetacular numa carta escrita com tantos erros de Português…Nós mesmos aqui no fórum enfiamos a mão na cara da gramática e da ortografia o tempo todo né? Além do mais o sistema educacional público é falido e não forma mesmo ninguém, o que tem de mais um pai de família desempregado cometer uns deslises em um dos momentos em que mais deveria ter cuidado com a tal norma culta da língua?

Nada, mas saber que num sistema que se diz meritocrático um índivíduo semi-analfabeto consegue atingir postos como controller do quarto maior banco privado do país, tesoureiro do sexto, supervisor da maior administradora de cartões de crédito e subgerente comercial da maior rede de lanchonetes gordurosos do mundo intriga, e muito.

Se, dizem por aí que o nível e a qualidade da formação intelectual é o maior requisito para obtenção de bons empregos, o que fazem tantos letrados a lavar copos nas lanchonetes chinesas por menos de um salário mínimo enquanto um jovem de olhos verdes e sobrenome alemão (que talvez fossem suas únicas qualificações) comanda carteiras de crédito de volume bilionário?

Algo cheira mal na meritocracia liberal…
« Última modificação: 04 de Março de 2007, 11:37:44 por Daniel Reynaldo »

Eriol

• Visitante
Re: Meritocracia
« Resposta #1 Online: 04 de Março de 2007, 11:35:52 »
o sistema é nepotista, mafioso. Não é novidade pra ninguém que não seja jihadista do laissez-faire...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #2 Online: 04 de Março de 2007, 12:08:53 »
Mas, do que estamos falando? Do liberalismo enquanto doutrina econômica e social tal como é aplicada e desenvolvida pelos seus pensadores ou do sistema social brasileiro que divide disfarçadamente seus cidadãos em castas?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Março de 2007, 12:10:56 »
Se, dizem por aí que o nível e a qualidade da formação intelectual é o maior requisito para obtenção de bons empregos, o que fazem tantos letrados a lavar copos nas lanchonetes chinesas por menos de um salário mínimo enquanto um jovem de olhos verdes e sobrenome alemão (que talvez fossem suas únicas qualificações) comanda carteiras de crédito de volume bilionário?

Se um alemão semi-analfabeto sabe comandar carteiras de crédito melhor do que um físico quântico chinês, é óbvio que eu vou contratar o alemão para a minha empresa de crédito. Tão lógico isso.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #4 Online: 04 de Março de 2007, 13:15:55 »
o sistema é nepotista, mafioso. Não é novidade pra ninguém que não seja jihadista do laissez-faire…

Essa é a essência do capitalismo liberal. O capital como forma de poder, em todas as instâncias da sociedade.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 04 de Março de 2007, 13:23:31 »
Pois é, no capitalismo liberal um semi-analfabeto pode até chegar a presidente da república! Que absurdo.

(Nao pude resistir :) )
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Março de 2007, 14:12:50 »
E não é que ele acabou desempregado?  :|

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 04 de Março de 2007, 14:16:00 »
O Brasil não é liberal, é feudal.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Março de 2007, 21:14:35 »
meritocracia é meta, não fato. especialmente no brasil. mirou errado, daniel.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #9 Online: 05 de Março de 2007, 03:48:08 »
Primeiramente, Peal Jam é foda.

Segundamente, sobre meritocracia, concordo com o Manhattam.

Abraços.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Março de 2007, 13:09:40 »
Mas, do que estamos falando? Do liberalismo enquanto doutrina econômica e social tal como é aplicada e desenvolvida pelos seus pensadores ou do sistema social brasileiro que divide disfarçadamente seus cidadãos em castas?
Do liberalismo enquanto doutrina econômica e social que sempre preconizou o mérito intelectual como o meio de encontrar seus líderes e formar suas elites. E de um conjunto de empresas que podem, sem sombra de dúvidas, serem identificadas como ícones do liberalismo , tanto o prático como o teórico (Banco Real, Itaú, Credicard e Mc Donalds), que contrataram sucessivamente um analfabeto para ocupar cargos de gerência que pressupõem um mínimo de conhecimento de Língua Portuguesa (para formulação e compreensão de contratos, clareza nas informações prestadas e nas ordens/recomendações feitas aos subalternos, etc)

Se um alemão semi-analfabeto sabe comandar carteiras de crédito melhor do que um físico quântico chinês, é óbvio que eu vou contratar o alemão para a minha empresa de crédito. Tão lógico isso.
Não consigo supor a existência de alguém que, não tendo aprendido a dominar normas elementares do idioma natal,  seja capaz de compreender e dominar técnicas elaboradas de cálculo financeiro… :umm:

Pois é, no capitalismo liberal um semi-analfabeto pode até chegar a presidente da república! Que absurdo.

(Nao pude resistir  )
Como o George Bush... mas este não é o caso, assim como os milhões de R$ que ganham o Ronaldinho ou o Rodriguinho do Exaltasamba ou a Mel Lisboa, notórios analfabetos, não são o caso. Eu nunca teria postado algo sobre quaisquer deles serem ricos, mesmo sendo analfabetos, em um sistema capitalista.
O caso é o de um trabalhador cujo cargo de comando supõe, de acordo com as doutrinas meritocráticas do capitalismo, um nível intelectual que não existe. E se existe o pressuposto de que os executivos das grandes empresas capitalistas são selecionados por mérito intelectual, e se este pressuposto é claramente falso, quais são os reais critérios?

« Última modificação: 10 de Março de 2007, 13:23:44 por Daniel Reynaldo »

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #11 Online: 10 de Março de 2007, 13:33:33 »

Não consigo supor a existência de alguém que, não tendo aprendido a dominar normas elementares do idioma natal,  seja capaz de compreender e dominar técnicas elaboradas de cálculo financeiro… :umm:

Daniel, não vejo relação entre domínio de idioma e outro tipo de capacidade como cálculo financeiro.

Conheço vários empresários bem sucedidos sem nível universitário. Entendo o que você quer dizer e defendo o bom uso da linguagem, mas não creio que isto seja premissa para alcançar um bom cargo dentro de uma empresa. É desejavel, mas não imprescindível. Não acredito que alguém chegue a um alto cargo em uma empresa da área financeira somente pela cor dos olhos. Seria subestimar demais o sucesso alheio, na minha opinião.

Para ser sincero, leio frequentemente textos muito piores do que estes aqui no CC. E nem por isso o teor das argumentações é baixo. Simplesmente as pessoas não cultivam mais o ato de ler e escrever. Hoje apenas digitamos e abreviamos, lemos resumos em portais e Wikipedias. Temos toda a informação do mundo disponível no Google, mas sequer conseguimos escrever um parágrafo sem erros de português...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Eriol

• Visitante
« Resposta #12 Online: 10 de Março de 2007, 13:34:56 »
contatos.

o mérito tem importância, mas "filin-di-neguin-tal" consegue a posição na empresa mais facilmente que um desconhecido... (mantendo que "filin-di-negui-tal" teve acesso à educação infinitamente superior de todos modos)... queria ver um "capitalismo" sem direito à herança... em três ou quatro gerações seria um quadro interessante partindo da sociedade atual... impossível fazer-lo, claro, mas que seria interessante, seria...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #13 Online: 10 de Março de 2007, 18:38:28 »
contatos.

o mérito tem importância, mas "filin-di-neguin-tal" consegue a posição na empresa mais facilmente que um desconhecido… (mantendo que "filin-di-negui-tal" teve acesso à educação infinitamente superior de todos modos)… queria ver um "capitalismo" sem direito à herança… em três ou quatro gerações seria um quadro interessante partindo da sociedade atual… impossível fazer-lo, claro, mas que seria interessante, seria…

O nepotismo não é coisa do capitalismo, é coisa nossa, do brasileiro e de muitas sociedades, principalmente, daquelas mais arcaicas. O capitalismo necessita de pessoal qualificado para funcionar. Isso dá a medida do desenvolvimento que atingimos e do quanto somos capitalistas. Os amigos do rei ainda tem influência aqui - vide a política em todos os níveis, vide Brasília.
« Última modificação: 10 de Março de 2007, 21:50:21 por Quereu »
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Março de 2007, 19:48:34 »
contatos.

o mérito tem importância, mas "filin-di-neguin-tal" consegue a posição na empresa mais facilmente que um desconhecido… (mantendo que "filin-di-negui-tal" teve acesso à educação infinitamente superior de todos modos)… queria ver um "capitalismo" sem direito à herança… em três ou quatro gerações seria um quadro interessante partindo da sociedade atual… impossível fazer-lo, claro, mas que seria interessante, seria…

nos estados unidos a herança é pesadamente tributada. no brasil a constituição previu o imposto sobre grandes fortunas, que não foi regulamentado.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #15 Online: 11 de Março de 2007, 17:15:53 »
contatos.

O nepotismo não é coisa do capitalismo, é coisa nossa, do brasileiro e de muitas sociedades, principalmente, daquelas mais arcaicas. O capitalismo necessita de pessoal qualificado para funcionar. Isso dá a medida do desenvolvimento que atingimos e do quanto somos capitalistas. Os amigos do rei ainda tem influência aqui - vide a política em todos os níveis, vide Brasília.

deixa de ser etnocêntrico rapaz, o Brasil não é nada especial... As coisas funcionam igualzinho por aqui.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #16 Online: 11 de Março de 2007, 17:36:59 »
deixa de ser etnocêntrico rapaz, o Brasil não é nada especial… As coisas funcionam igualzinho por aqui.

Não foi o Saramago que escreveu uma história em que a península ibérica se desprende da Europa e ruma à América Latina em busca de afinidade cultural? E, se bem me lembro, o Almodóvar deu uma entrevista no Roda Viva dizendo que os iberos não eram considerados europeus pelo resto da Europa.

Em matéria de etnocentrismo estou bem acompanhado.

Eriol

• Visitante
« Resposta #17 Online: 11 de Março de 2007, 17:46:20 »
aqui e na Inglaterra, onde vivi 2 anos e acho que conheço um pouco.

Feliz?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #18 Online: 11 de Março de 2007, 18:12:38 »
Eu acredito que todos os homens são iguais, no que diz respeito às suas faculdades cognitivas e físicas. Assim, o inglês, o alemão, o chinês, todos são iguais. Mas, as culturas não são iguais. Gostaria que fossem, mas não são. O desenvolvimento de uma cultura é circunstancial, histórico. E essa cultura determina as características do povo que por sua vez determina diferentes estágios de desenvolvimento (moral, econômico, político).

A cultura não suprime as características do homem. Nepotismo existe em todo lugar. O quanto, porém, uma cultura é nepotista varia conforme o padrão cultural. Aqui, na América Latina, o nepotismo é mais importante que o mérito. Nos países desenvolvidos, menos.

Não desprezo sua experiência pessoal. Contudo, ela é formada também pelas suas expectativas. Como as minhas. E a de todos. Em ciências humanas ainda há um forte componente de subjetivismo.

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 11 de Março de 2007, 18:30:33 »
Concordo com o Rodrigo. Acho que é bem óbvio que, em lugares em que algum dia tiveram ARISTOCRACIA, não levem muito a sério isso de mérito. Lá também todo mundo é fidalgo, "amidalgo", etc.

Luis, o Brasil não é feudal, vai. Nem quero saber de onde você inventou isso. :D

E eu sempre fico pasma com a qualidade dos textos que me aparecem. Metade dos bacharéis cujas peças eu já li não mereciam ter saido do EM. "Vida pegressa e ilibada".  :chorao:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 11 de Março de 2007, 18:33:29 »
Luis, o Brasil não é feudal, vai. Nem quero saber de onde você inventou isso. :D

Cargos hereditários (na prática se não na teoria), mentalidade de procurar um Senhor que o proteja dos Senhores rivais, mentalidade extrativista e de propriedade da mão-de-obra mais humilde... o que falta, Mimi?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Março de 2007, 12:38:12 »

Bem, eu também não, mas e daí? Se um dia aparecer um, ele merecerá mais o cargo do que um físico quântico que não excerce a função tão bem.

Como o George Bush… mas este não é o caso, assim como os milhões de R$ que ganham o Ronaldinho ou o Rodriguinho do Exaltasamba ou a Mel Lisboa, notórios analfabetos, não são o caso. Eu nunca teria postado algo sobre quaisquer deles serem ricos, mesmo sendo analfabetos, em um sistema capitalista.
O caso é o de um trabalhador cujo cargo de comando supõe, de acordo com as doutrinas meritocráticas do capitalismo, um nível intelectual que não existe. E se existe o pressuposto de que os executivos das grandes empresas capitalistas são selecionados por mérito intelectual, e se este pressuposto é claramente falso, quais são os reais critérios?

O que é mérito para você? Os analfabetos que você citou têm mérito sim. Eles têm mérito pois são bons em fazer aquilo que o povo consome. Por isso são ricos. Não há tanta demanda na sociedade para livros de física quântica como há para CD's de axé e funk. Aquele que for bom em produzir coisas para as quais há demanda possui mérito. Isso é o mérito do que falamos.

Não que eu ache uma boa coisa não haver tanta demanda na sociedade para livros de física como há para funk, futebol e carnaval, mas não acho que devemos impor as coisas, devemos incentivar as pessoas a consumir coisas mais educativas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #22 Online: 12 de Março de 2007, 12:42:31 »
contatos.

nos estados unidos a herança é pesadamente tributada. no brasil a constituição previu o imposto sobre grandes fortunas, que não foi regulamentado.

A herança tmbém é tributada aqui. Imposto de transmissão Causa Mortis e de doações(ITCMD) de competência Estadual.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Março de 2007, 15:11:10 »
O que é mérito para você? Os analfabetos que você citou têm mérito sim. Eles têm mérito pois são bons em fazer aquilo que o povo consome. Por isso são ricos. Não há tanta demanda na sociedade para livros de física quântica como há para CD's de axé e funk. Aquele que for bom em produzir coisas para as quais há demanda possui mérito. Isso é o mérito do que falamos.

Não que eu ache uma boa coisa não haver tanta demanda na sociedade para livros de física como há para funk, futebol e carnaval, mas não acho que devemos impor as coisas, devemos incentivar as pessoas a consumir coisas mais educativas.
Sim eu concordo, por isso eu disse que  Eu nunca teria postado algo sobre quaisquer deles (Ronaldo, Mel, Rodrguinho, Gisele Bündchen, Bispo Macedo) serem ricos, mesmo sendo analfabetos, em um sistema capitalista. Parece que neste ponto voc não discordou de mim, apenas não entendeu o que eu disse... :wink:
A questão não é a massa de analfabetos ricos, mas analfabetos que acabam bem sucedidos porque foram selecionados pelos critérios supostamente meritocráticos de grandes empresas capitalistas para exercer funções que têm como pressuposto exatamente o não ser analfabeto, como gerente de banco ou, repórter de jornal televisivo, advogado... E sobre a incoerência desta realidade com o discurso liberal de seleção darwinista dos mais bem preparados, dos mais capazes, dos mais sei lá o quê... 

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Março de 2007, 15:31:29 »
A questão não é a massa de analfabetos ricos, mas analfabetos que acabam bem sucedidos porque foram selecionados pelos critérios supostamente meritocráticos de grandes empresas capitalistas para exercer funções que têm como pressuposto exatamente o não ser analfabeto, como gerente de banco ou, repórter de jornal televisivo, advogado… E sobre a incoerência desta realidade com o discurso liberal de seleção darwinista dos mais bem preparados, dos mais capazes, dos mais sei lá o quê…

Certo, mas e por que isso deve ser encarado como uma falha do sistema liberal? Se um analfabeto é contratado para uma empresa mesmo não tendo a mínima capacidade para exercer a função, o problema é do quem que o contratou e está gastando o seu próprio dinheiro com ele.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!