A ideologia da meritocracia esta ligada a ideia de que o ambiente não tem praticamente ou mesmo nenhuma importância no desenvolvimento das pessoas, e é fácil observar (e possível testar) que isso é falso.
Mérito é só uma variável nas condições iniciais quaisquer. E uma meritocracia é o sistema em que os de mais mérito são mais valorizados exatamente por isso. Creio que o mais exato do termo meritocracia seja um sistema de governo em que as posições de comando fossem assumidas por demonstração de méritos, como não eleger um presidente mas ele passar em testes competitivos de avaliação.
Sem dúvida um sistema meritocrático é um que promove a abertura do caminho para os que provam valores. Por exemplo, um estudante muito pobre que mostra inteligência destacada é levado para sistemas de ensino mais adequados ao desenvolvimento de suas capacidades, e nele são aplicados maiores investimentos que nos demais. Por aí. Me parece uma excelente pedida de sistema de mundo!

A principal crítica a meritocracia é o fato do sucesso estar relacionado a uma variedade de fatores não associados ao mérito em si.
Ou seja, a principal crítica à meritocracia não é direcionada à meritocracia, mas a outra coisa, que talvez possamos chamar de "privilegismo não meritocrático"? 
A inteligência de uma pessoa pode ser em parte hereditária, em parte influência de um ambiente familiar positivo, tal como uma família de professores dedicados aos filhos, de uma condição financeira familiar elevada que permita o investimento em educação de qualidade acima da média, entre outros muitos fatores que não dependem do mérito ou esforço do indivíduo.
São meras proposições hipotéticas sem fundamento e confirmação. Só de alegar que o indivíduo não precisa ter mérito e esforço para se beneficiar dos "efeitos de uma educação privilegiada" já mostra a tendência da "ideia". A educação e os privilégios fazem tudo sozinhos? O indivíduo é nada? Você não viu que eu propus o que me parece o óbvio de uma meritocracia, que num sistema digno desse nome os benefícios educacionais especiais devem ser fornecidos aos que demonstrem mérito, independentemente das suas condições sociais iniciais?... 
Você não leu com atenção o meu argumento. A maior crítica a meritocracia é o fato de muitos fatores relacionados ao sucesso e que não são fruto das escolhas e esforços do indivíduo não podem ser eliminados. Você não pode escolher os genes com os quais nascerá, e estes definirão as aptidões que você terá, tal como a inteligência. E isso não é uma hipótese sem fundamentos. Estudos demonstram que filhos biológicos de casais com QI alto tendem a herdar o QI alto dos pais, mesmo que sejam criados por país adotivos com QI baixo, em ambientes desfavoráveis, e filhos biologicos de pais com QI baixo tendem a herdar o baixo QI dos pais mesmo que sejam criados por país adotivos inteligentes, dedicados e com recursos suficientes para estimularem a inteligência dos filhos adotivos. Este é um fato entre muitos outros que são impossíveis de serem eliminados e que tornam a meritocracia plena impraticável.
Li sim e estou crendo que eu é que não fui lido. 
Mas creio que a partir da sua segunda afirmação, que sublinhei, podemos nos esclarecer.

É algo menos ou pior que uma
hipótese sem fundamentos, é uma arbitração. O mérito é o fator intrínseco ao indivíduo, construído pelos fatores que o geram. Se se pensar em mexer nisso, estaremos discutindo engenharia humana, a famigerada eugenia. O mérito é o fator pessoal, o que exatamente
diferencia uma pessoa da outra no "direito ao sucesso". Se existe aleatoriedade nas aquisições das características que tornam cada um o cada um que é, brigue com a sorte, porque é o nome desse fator. Se quiserem abolir a sorte do mundo, todos vivos deverão ser mortos agora mesmo para se igualarem a todos os que não tiveram sorte de continuar vivos por qualquer evento que tenha abreviado suas vidas. Os fatores externos e eventualmente coadjuvantes ao mérito para o sucesso é tudo o que pode ser levado em conta e mobilizado para formar um sistema meritocrático, que, pelo próprio sentido de princípio,
selecionará mesmo pessoas diferentes por suas capacidades. De forma alguma a ideia da meritocracia é tornar as pessoas iguais. Isso é insanidade do comunismo e da eugenia.
Será que agora deu para ficar claro?

Se ainda não, manda aí a dúvida que nois conversa!