Autor Tópico: Israel foi escolhido por Deus?  (Lida 18700 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Israel foi escolhido por Deus?
« Online: 04 de Março de 2007, 12:14:26 »
A alemanha de Hitler não conseguiu dominar o mundo, mas Israel conseguiu conquistar suas terras que foram prometidas a Abraão.
Gênesis 12:1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
Gênesis 13:14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o oriente;
15 porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência.
17 Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti.

18 Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor.
Para completar a promessa pesquisem em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Seis_Dias

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: Israel foi escolhido por Deus?
« Resposta #1 Online: 04 de Março de 2007, 13:43:21 »
Gálatas 3:29
"E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa."

Ou seja, qualquer povo que esteja em Israel será a confirmação da promessa... por isso, não tem qualquer mérito.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #2 Online: 04 de Março de 2007, 19:32:21 »
Se os judeus de fato são o povo de Deus por que Deus permitiu que o holocausto acontecesse?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 04 de Março de 2007, 21:23:34 »
Cada povo é o povo escolhido segundo a sua religião.

Agora... é difícil responder algo assim, quando se têm neste fórum uma infindade de tópicos onde a existência do próprio deus é questionada.

Raphael

• Visitante
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2007, 04:48:24 »
De um ponto de vista religioso, fico com o Copenhagen quando diz que "Cada povo é o povo escolhido segundo a sua religião."

Mas, de imediato, Israel foi uma tentativa frustrada dos EUA(ONU) para demostrarem ao mundo que os EUA são bonzinhos e colocaram israelenses em terras palestinas.

Ou seja, pura burrice, o mundo tem lugar pra todos, é uma pena que idiotas não saibam se comportar como pessoas, mas sim como irracionais.

Abraços.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Março de 2007, 14:29:00 »
Se os judeus de fato são o povo de Deus por que Deus permitiu que o holocausto acontecesse?
deuteronômio Capítulo : 28
1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
16 Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo.

O povo de Israel sofreu devido a várias desobediências ao longo de sua história.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 05 de Março de 2007, 15:11:13 »
O povo de Israel sofreu devido a várias desobediências ao longo de sua história.
Erivelton, você está dizendo então que os judeus foram os culpados pelo Holocausto?!

:hmph:
É só pelo respeito que tenho pelos outros membros deste fórum que não digo com todas as palavras o que penso de você agora. Mas não se preocupe, farei questão de ignorá-lo de hoje em diante.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #7 Online: 05 de Março de 2007, 19:39:36 »
deuteronômio Capítulo : 28
1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

Pobre Clube Cético...

Até quando?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 05 de Março de 2007, 19:47:03 »

Puxa, Erivelton! Jura que você acredita que o nazismo foi uma "ferramenta" divina?  :wink:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Março de 2007, 08:13:56 »
Puxa, Erivelton! Jura que você acredita que o nazismo foi uma "ferramenta" divina?  :wink:
Olá luz, quanto tempo!
De Deus não se zomba o que o homem semear isto também ceifará.

Erivelton, você está dizendo então que os judeus foram os culpados pelo Holocausto?!
22 nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, e todavia me tentaram estas dez vezes, não obedecendo à minha voz,
23 nenhum deles verá a terra que com juramento prometi o seus pais; nenhum daqueles que me desprezaram a verá.
24 Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá.
25 Ora, os amalequitas e os cananeus habitam no vale; tornai-vos amanhã, e caminhai para o deserto em direção ao Mar Vermelho.
26 Depois disse o Senhor a Moisés e Arão:
27 Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, que eles fazem contra mim.
28 Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor, certamente conforme o que vos ouvi falar, assim vos hei de fazer:
29 neste deserto cairão os vossos cadáveres; nenhum de todos vós que fostes contados, segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, que contra mim murmurastes,
30 certamente nenhum de vós entrará na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e josué, filho de Num.
31 Mas aos vossos pequeninos, dos quais dissestes que seriam por presa, a estes introduzirei na terra, e eles conhecerão a terra que vós rejeitastes.
32 Quanto a vós, porém, os vossos cadáveres cairão neste deserto;
33 e vossos filhos serão pastores no deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.
34 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, a saber, quarenta dias, levareis sobre vós as vossas iniqüidades por quarenta anos, um ano por um dia, e conhecereis a minha oposição.
35 Eu, o Senhor, tenho falado; certamente assim o farei a toda esta má congregação, aos que se sublevaram contra mim; neste deserto se consumirão, e aqui morrerão.
36 Ora, quanto aos homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra,
37 aqueles mesmos homens que infamaram a terra morreram de praga perante o Senhor.
Pobre Clube Cético…
Até quando?
O pentateuco judaico é um livro que conta a história do povo hebreu(Hoje Israel) e associado a sua pátria histórica, apresentam um Deus monoteísta que ajudou o povo a conquistar uma terra(antiga canaã). Na verdade hoje eles estão onde a promessa lhes foram pré anunciadas.
A história dos hebreus ao longo dos escritos mostra seus altos e baixos revelando um Deus que exige respeito com suas leis santas. É questão de ordem. Leis é para serem cumpridas, mesmo que alguns não aceitem. O povo desobedecia e era castigado.
O primeiro mundo ante ao dilúvio não existia lei e o mundo se tornou totalmente obscurecido. Hoje com as leis, israel esta preso nelas como prova de exemplo para todas as nações do mundo. Se tivesse obediência õ mundo não estaria como está. Os homens são os culpados por tanta desgraça e Deus não pode fazer nada.
A nação Israelense revela um Deus que exige moral e respeito e se fosse uma mitologia criada por homens o velho testamento não teria narrativas de sofrimento do povo de Deus. Eram sempre vencedores.
Ser escolhido é uma coisa, ser obediênte é outra. Muitos são chamados, mas as vezes poucos é que são escolhidos.
O exemplo está no muro das lamentações.
O que voces refletem?

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Março de 2007, 10:54:19 »
1. Não há evidência da existência de deuses nem da de Abraão. Portanto, é improvável que o personagem descrito na bíblia realmente tenha existido. Link

2. Como já foi dito, cada povo é o povo escolhido segundo a sua religião. Foi assim com os gregos, os hindus, os babilônicos etc.

3. Peço aos colegas que não culpem o Erivelton por pensar que os Nazi foram 'instrumentos' do divino para punir os judeus por terem se 'desviado dos caminhos do senhor'. Afinal, é essa a interpretação CRISTÃ que foi construída a ferro e fogo pela igreja ao longo dos séculos e já estava consolidada quando se deu a reforma protestante, passando o engodo adiante. Inclusive, a passagem Mt. 27:25 foi forjada para corroborar essa idéia.

4. Usar citações bíblicas para tentar corroborar essa história da 'posse' da Palestina é burrice ingenuidade.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Março de 2007, 11:10:32 »
3. Peço aos colegas que não culpem o Erivelton por pensar que os Nazi foram 'instrumentos' do divino para punir os judeus por terem se 'desviado dos caminhos do senhor'. Afinal, é essa a interpretação CRISTÃ que foi construída a ferro e fogo pela igreja ao longo dos séculos e já estava consolidada quando se deu a reforma protestante, passando o engodo adiante. Inclusive, a passagem Mt. 27:25 foi forjada para corroborar essa idéia.

:ok:

4. Usar citações bíblicas para tentar corroborar essa história da 'posse' da Palestina é burrice ingenuidade.

Além de soar como pregação.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Março de 2007, 07:40:14 »
1. Não há evidência da existência de deuses nem da de Abraão. Portanto, é improvável que o personagem descrito na bíblia realmente tenha existido.
Tem provas de que ele não existiu?
Me responda: Em 1440 aC ninguém conhecia Abraão e muitos outros personagens da história do povo Hebreu. Como eles conseguiram estas informações?
2. Como já foi dito, cada povo é o povo escolhido segundo a sua religião. Foi assim com os gregos, os hindus, os babilônicos etc.
Não dá para acreditar que num mundo totalmente pagão teria espaço para o monoteísmo.
Se Deus nunca se revelou aos homens o politeísmo seria sempre mais forte que o monoteísmo. Um mundo onde a ciência não exisita as crenças pagãs tomaram conta da humanidade em geral. Sem terem onde recorrer os humanos não tinham outra alternativa e foi aos poucos se tornando escravo do paganismo.
Se não tivessemos a revelação do monoteísmo muitas religiões não exisitiriam principalmente Judaísmo, cristianismo e islamismo, pois todas elas são de origem judaica. Com certeza o mundo seria pagão e creio que o espiritismo tomaria conta das crenças humanas.
O interessante é que dentre todos os povos Israel foi o único a revelar o monoteísmo, porque não outros?
Porque não criaram outro Deus?
Os ateus as vezes não dizem que se existe um Deus não é o descrito por Israel?
A única mitologia que revelou o monoteísmo foi os hebreus e mais ninguém. Isto é mitologia?
Reflete isto e me responda o que pensa, meu grande amigo Paulo cézar.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Março de 2007, 07:44:22 »
Hummmm, já vai começar!

• Nível 15
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Março de 2007, 13:44:05 »
Tem provas de que ele não existiu?
Tem provas de que pégasus não existiu? E centauros?  ::)

Como eles conseguiram estas informações?
Inventando!  :hmph:

Se não tivessemos a revelação do monoteísmo muitas religiões não exisitiriam principalmente Judaísmo, cristianismo e islamismo
Já pensou 'what a wonderful world'??? Nada de perseguições, tirania, papas, igreja universal, r.r. soares…

criaram… Foi você quem disse. Provavelmente, era o bastante para atender os interesses deles de exercer poder e dominação sobre a população analfabeta e supersticiosa.

A única mitologia que revelou o monoteísmo foi os hebreus e mais ninguém. Isto é mitologia?
A terra foi 'criada' em seis dias, tem uns 6000 anos, o primeiro homem foi 'criado' a partir do barro e a primeira mulher da costela desse homem. Ciência é que não é.
« Última modificação: 07 de Março de 2007, 14:24:48 por EduardoVanderlei »
Autor Desconhecido

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 07 de Março de 2007, 16:58:50 »
Não dá para acreditar que num mundo totalmente pagão teria espaço para o monoteísmo.

E por que não?

Se Deus nunca se revelou aos homens o politeísmo seria sempre mais forte que o monoteísmo. Um mundo onde a ciência não exisita as crenças pagãs tomaram conta da humanidade em geral. Sem terem onde recorrer os humanos não tinham outra alternativa e foi aos poucos se tornando escravo do paganismo.

Puxa, como é malvado e poderoso esse paganismo.  Quase não parece uma religião criada por seres humanos.

Digo, fala sério: "escravo do paganismo"?!?  Paganismo não é tuberculose para tomar as pessoas contra a vontade e de forma irreversível como você sugere.

Se não tivessemos a revelação do monoteísmo muitas religiões não exisitiriam principalmente Judaísmo, cristianismo e islamismo, pois todas elas são de origem judaica. Com certeza o mundo seria pagão e creio que o espiritismo tomaria conta das crenças humanas.

É muita certeza sua em função de coisas de pouca importância como o número de deuses em que cada povo crê.

O interessante é que dentre todos os povos Israel foi o único a revelar o monoteísmo, porque não outros?

Eu sei que você já ouviu falar de Amon e do Zoroastrismo, então por que faz uma pergunta absurda como essa?

Realmente o Deus bíblico não é digno de admiração ou culto.  A não ser que a Bíblia seja MUITO errante em suas descrições.

Não, é mentira mesmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #16 Online: 07 de Março de 2007, 17:52:13 »
O mal é sempre, malgrado seu, "ferramenta" divina para provar os bons, ou fazer expiar os maus.  Isso não significa, entretanto, que não sejam culpados. Com suas ambições e egoísmos, eles nada mais são do que joguetes utilizados para impulsionar o progresso, que infelizmente em muitos casos se faz mais rápido através da destruição.  Veja abaixo:

…Assim, orai por esses endurecidos, a fim de que se emendem enquanto ainda é tempo, visto que se aproxima o dia da expiação.

Infelizmente, a maioria, desconhecendo a voz de Deus, persistirá na sua cegueira e a resistência que virá a opor mascarará, por meio de terríveis lutas, o fim do reinado dos que a constituem. Desvairados, correrão à sua própria perda; provocarão destruições que darão origem a um sem-número de flagelos e de calamidades, de sorte que, sem o quererem, apressarão o advento da era de renovação.

E, como se não se operasse com bastante rapidez a destruição, os suicídios se multiplicarão em proporções inauditas, até entre as crianças. A loucura jamais terá atingido tão grande quantidade de homens que, antes mesmo de morrerem, estarão riscados do número dos vivos. São esses os verdadeiros sinais dos tempos e tudo isso se cumprirá pelo encadeamento das circunstâncias, como já o dissemos, sem que haja a mais ligeira derrogação das leis da Natureza…"

Fonte: Obras Póstumas - Allan Kardec, 1866.

Acontecimentos

A sociedade em geral, ou, a bem dizer, a reunião de seres, tanto encarnados como desencarnados, que compõem a população flutuante de um mundo, numa palavra — a Humanidade —, mais não é que uma grande criança coletiva que, como todo ser dotado de vida, passa por todas as fases que se sucedem em cada um, desde o nascimento até a mais avançada idade. Do mesmo modo que o desenvolvimento do indivíduo é acompanhado de certas perturbações físicas e intelectuais, peculiares, particularmente, a determinados períodos da vida, também a Humanidade tem suas crises de crescimento, seus transtornos morais e intelectuais.

Atravessais uma dessas grandes épocas, que encerram um período e dão começo a outro. Participando simultaneamente das coisas do passado e das do futuro, dos sistemas que ruem e das verdades que se fundam, tende o cuidado, meus amigos, de colocar-vos do lado da solidez, da progressividade e da lógica, se não quiserdes ser arrastados ao sabor das ondas; tende o de abandonar palácios suntuosos na aparência, mas vacilantes em suas bases e que não tardarão a sepultar nas suas ruínas os infelizes que insensatamente não quiserem deles sair, a despeito dos avisos de toda sorte que lhes são prodigalizados.

Todas as frontes se anuviam e a calma aparente de que gozais apenas serve para acumular maior quantidade de elementos destruidores.

Algumas vezes, antes da tempestade que destrói os frutos dos suores de um ano, surgem precursores que permitem se tomem as precauções necessárias a evitar, tanto quanto possível, as devastações. Desta vez, assim não será.

Parecerá que o céu, depois de estar sombreado, se aclara; as nuvens fugirão; em seguida, de súbito, todos os furores, por longo tempo comprimidos, se desencadearão com inaudita violência.

Ai dos que não hajam preparado para si um abrigo! Ai dos fanfarrões que forem ao encontro do perigo com o braço desarmado e o peito descoberto! Ai dos que afrontarem o perigo empunhando a taça! Que terrível decepção os espera! A taça que empunham não lhes chegará aos lábios, antes que eles sejam atingidos!

À obra, pois, espíritas, e não esqueçais que todos deveis ter prudência e previdência. Tendes um escudo, sabei servir-vos dele. Tendes uma âncora de salvação, não a desprezeis.

Fonte: Obras Póstumas - Allan Kardec, 1867

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Março de 2007, 17:56:03 »
Se for partir do pressuposto de que o povo hebreu recebeu a única e definitiva revelação do único e verdadeiro deus, o debate se torna impossível, vira pregação.

:no:

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Março de 2007, 18:17:07 »
Se for partir do pressuposto de que o povo hebreu recebeu a única e definitiva revelação do único e verdadeiro deus, o debate se torna impossível, vira pregação.
 :no:

Foi o que eu disse lá em cima:  ::)

Hummmm, já vai começar!
Autor Desconhecido

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #19 Online: 07 de Março de 2007, 18:27:44 »
Atravessais uma dessas grandes épocas, que encerram um período e dão começo a outro. Participando simultaneamente das coisas do passado e das do futuro, dos sistemas que ruem e das verdades que se fundam, tende o cuidado, meus amigos, de colocar-vos do lado da solidez, da progressividade e da lógica, se não quiserdes ser arrastados ao sabor das ondas; tende o de abandonar palácios suntuosos na aparência, mas vacilantes em suas bases e que não tardarão a sepultar nas suas ruínas os infelizes que insensatamente não quiserem deles sair, a despeito dos avisos de toda sorte que lhes são prodigalizados.
Puxa, que bela incitação ao ateísmo! :)

Mas francamente, não consigo de maneira alguma aceitar que a morte cruel de 6 milhões de inocentes possa ser encarada como um "impulso para o progresso". O Holocausto foi uma tragédia. Um crime terrível que não serviu para nada. Nem mesmo, para vergonha da humanidade, para evitar que outros genocídios ocorressem. O Holocausto não causou nenhuma mudança fundamental no ser humano. As pessoas continuam nascendo tão capazes de justificar um massacre de São Bartolomeu, um Awschwitz e uma Srebnica como no passado. As pessoas que cometem esses crimes estão com a mente cheia de certezas infundadas. Certezas baseadas em ideologia ou religião. Se existe uma utilidade para o cético na sociedade, é a de combater essas certezas sem fundamentos, com o poder da lógica e da ciência. Se começarmos a racionalizar crimes hediondos jogando a culpa na vítima ou afirmando que o crime permitiu um progresso qualquer, estaremos no mínimo sendo tão estúpidos e cruéis quanto os criminosos. Na pior das hipóteses estaremos sendo cúmplices de crimes futuros. Por isso não acho que se deva medir palavras em relação a esse assunto: Se alguem aí da platéia acredita que os judeus, os tutsis, os bósnios muçulmanos, etc. têm culpa do crime de que foram vítimas, saiba de uma coisa: Você é um idiota. O deus em que você acredita é uma fantasia cruel e mesquinha, e nem se existisse mereceria ser adorado.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #20 Online: 07 de Março de 2007, 19:07:05 »
Citação de: Dr. Manhattan"
Se começarmos a racionalizar crimes hediondos jogando a culpa na vítima ou afirmando que o crime permitiu um progresso qualquer, estaremos no mínimo sendo tão estúpidos e cruéis quanto os criminosos. Na pior das hipóteses estaremos sendo cúmplices de crimes futuros.
Racionalizar sobre o porque de atrocidades acontecerem não é a mesma coisa que fazer apologia a essas mesmas atrocidades.  Do nosso lado, acreditamos que "o escândalo tem que existir, mas ai daquele por quem o escândalo vier."

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #21 Online: 07 de Março de 2007, 21:56:54 »

Há grande possibilidade de os hebreus terem criado seu monoteísmo copiando o outro anterior, a religião de Akhnaton.
Mitologicamente os hebreus fugiram do Egito, se alguns membros desse povo realmente tiveram passagem pelo Egito (o que é provável), podem ter levado o conceito de Deus único.
Um dos salmos da bíblia judaica e cristã é uma cópia do hino ao Sol de Akhnaton, a influência é inegável.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Março de 2007, 09:24:52 »

A questão não é essa Erivelton. A questão é que você tenta justificar uma coisa usando como argumento a própria justificação! Tenta justificar a condição do povo hebreu como "escolhidos de deus" usando os próprios textos hebreus como fonte. Isso não faz sentido. Como dissemos, outros povos fizeram o mesmo e, nesse aspecto, todos os argumentos têm o mesmo valor.

Você já chegou à conclusão de que eles são escolhidos. Logo, qualquer coisa que você mostrar, só será usada para sustentar essa posição e todo contraditório é sistematicamente ignorado. Isso é pregação.

Observe que para entrar no debate, tenho que, de antemão, admitir 'sem sombra de dúvida' que o que a bíblia diz é verdade absoluta... quando é (por exemplo) improvável que o Abraão descrito nela realmente tenha existido.

Não é possível discutir nesses termos.

« Última modificação: 08 de Março de 2007, 09:27:42 por PauloCesar »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Março de 2007, 09:41:05 »
Mas francamente, não consigo de maneira alguma aceitar que a morte cruel de 6 milhões de inocentes possa ser encarada como um "impulso para o progresso". O Holocausto foi uma tragédia. Um crime terrível que não serviu para nada. Nem mesmo, para vergonha da humanidade, para evitar que outros genocídios ocorressem. O Holocausto não causou nenhuma mudança fundamental no ser humano. As pessoas continuam nascendo tão capazes de justificar um massacre de São Bartolomeu, um Awschwitz e uma Srebnica como no passado. As pessoas que cometem esses crimes estão com a mente cheia de certezas infundadas. Certezas baseadas em ideologia ou religião. Se existe uma utilidade para o cético na sociedade, é a de combater essas certezas sem fundamentos, com o poder da lógica e da ciência. Se começarmos a racionalizar crimes hediondos jogando a culpa na vítima ou afirmando que o crime permitiu um progresso qualquer, estaremos no mínimo sendo tão estúpidos e cruéis quanto os criminosos. Na pior das hipóteses estaremos sendo cúmplices de crimes futuros. Por isso não acho que se deva medir palavras em relação a esse assunto: Se alguem aí da platéia acredita que os judeus, os tutsis, os bósnios muçulmanos, etc. têm culpa do crime de que foram vítimas, saiba de uma coisa: Você é um idiota. O deus em que você acredita é uma fantasia cruel e mesquinha, e nem se existisse mereceria ser adorado.
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.
O engraçado é que dizem que não pediram para nascer e agora que estão vivos querem questionar a própria vida. Se a vida existe ele precisa ser bem aproveitada. Somos algum Deus para brigar com Deus, porque não tinha que ser assim e sim assado?
Se Deus quis assim que adiantará ficarmos nesta incômoda agonia?
O ateu é feliz em afirmar que Deus não existe ou faz apenas por simples revolta?
Julgar a Deus? só mesmo os ateus.
O que é a morte para quem tem a vida?
A morte existe para nós, mas quem tem a vida a morte não é considerada.
A mulher sofre antes do parto, mas quando a criança nasce o sorriso volta a sua face.
Para quem não sabe a morte muitas vezes é um excelente remédio para quem sofre. A vida se torna uma desgraça. Olhem o suicídio?
Será que o sofrimento, as guerras, a morte etc... não é um remédio para humanidade?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #24 Online: 08 de Março de 2007, 09:57:23 »
Olha, eu tinha planejado escrever um texto para aquele tópico do Fred (o "Subvertendo o Clube Cético") no qual eu argumentaria que não se pode chamar Deus de injusto quando não conhecemos todas as regras. Nomeadamente, a morte horripilante de inocentes pode não ser injusta quando em tese existem coisas como reencarnação, compensação espiritual, salvação, raio que o parta.

O problema com esse raciocínio é que para aceitá-lo é preciso justamente a coisa que nós aqui no CC costumamos não ter: Fé. Sem evidências de uma pós-existência sobrenatural, somos limitados a julgar com o pouco que temos disponível.

E francamente, se Deus existir nos termos na Bíblia, eu o consideraria ainda mais mesquinho por condenar céticos por pensarem desse jeito, dada a escassez de evidências em contrário.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!