Autor Tópico: Israel foi escolhido por Deus?  (Lida 18701 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Israel foi escolhido por Deus?
« Resposta #25 Online: 08 de Março de 2007, 11:12:52 »
Se os judeus de fato são o povo de Deus por que Deus permitiu que o holocausto acontecesse?
deuteronômio Capítulo : 28
1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
16 Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo.

O povo de Israel sofreu devido a várias desobediências ao longo de sua história.

:o Alguém coloca camisa de força nesse menino!  :grito:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #26 Online: 08 de Março de 2007, 11:51:17 »
Isso me faz lembrar daquela música evangélica dos levitas:

"...Eu quero ver Deuteronômio vinte e oito sair do papel
E se cumprir na minha vida
Eu quero ver as bênçãos do Senhor
Correndo atrás de mim, correndo atrás de mim.
Tem que ser assim..."

Será que eles já leram tudo em Deuteronômio 28 (hehehe)?  Só para relembrar:

14 não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires.
15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
16 Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo.
17 Maldito o teu cesto, e a tua amassadeira.
18 Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
19 Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.
20 O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.
21 O Senhor fará pegar em ti a peste, até que te consuma da terra na qual estás entrando para a possuíres.
22 O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, com a inflamação, com o calor forte, com a seca, com crestamento e com ferrugem, que te perseguirão até que pereças
23 O céu que está sobre a tua cabeça será de bronze, e a terra que está debaixo de ti será de ferro.
24 O Senhor dará por chuva à tua terra pó; do céu descerá sobre ti a poeira, ate que sejas destruído.
25 O Senhor fará que sejas ferido diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás deles; e serás espetáculo horrendo a todos os reinos da terra.
26 Os teus cadáveres servirão de pasto a todas as aves do céu, e aos animais da terra, e não haverá quem os enxote.
27 O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, com sarna e com coceira, de que não possas curar-te;
28 o Senhor te ferirá com loucura, com cegueira, e com pasmo de coração.
29 Apalparás ao meio-dia como o cego apalpa nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.
30 Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não a desfrutarás.
31 O teu boi será morto na tua presença, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não te será restituído a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve.
32 Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão, e desfalecerão de saudades deles todo o dia; porém não haverá poder na tua mão.
33 O fruto da tua terra e todo o teu trabalho comê-los-á um povo que nunca conheceste; e serás oprimido e esmagado todos os dias.
34 E enlouquecerás pelo que hás de ver com os teus olhos.
35 Com úlceras malignas, de que não possas sarar, o Senhor te ferirá nos joelhos e nas pernas, sim, desde a planta do pé até o alto da cabeça.
36 O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra.
37 E virás a ser por pasmo, provérbio e ludíbrio entre todos os povos a que o Senhor te levar.
38 Levarás muita semente para o teu campo, porem colherás pouco; porque o gafanhoto a consumirá.
39 Plantarás vinhas, e as cultivarás, porém não lhes beberás o vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as devorará.
40 Terás oliveiras em todos os teus termos, porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona te cairá da oliveira.
41 Filhos e filhas gerarás, porém não te pertencerão; porque irão em cativeiro.
42 Todo o teu arvoredo e o fruto do teu solo consumi-los-á o gafanhoto.
43 O estrangeiro que está no meio de ti se elevará cada vez mais sobre ti, e tu cada vez mais descerás;
44 ele emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será a cabeça, e tu serás a cauda.
45 Todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído, por não haveres dado ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te ordenou.
46 Estarão sobre ti por sinal e por maravilha, como também sobre a tua descendência para sempre.
47 Por não haveres servido ao Senhor teu Deus com gosto e alegria de coração, por causa da abundância de tudo,
48 servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, em fome e sede, e em nudez, e em falta de tudo; e ele porá sobre o teu pescoço um jugo de ferro, até que te haja destruído.
49 O Senhor levantará contra ti de longe, da extremidade da terra, uma nação que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás;
50 nação de rosto feroz, que não respeitará ao velho, nem se compadecerá do moço;
51 e comerá o fruto dos teus animais e o fruto do teu solo, até que sejas destruído; e não te deixará grão, nem mosto, nem azeite, nem as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas, até que te faça perecer;
52 e te sitiará em todas as tuas portas, até que em toda a tua terra venham a cair os teus altos e fortes muros, em que confiavas; sim, te sitiará em todas as tuas portas, em toda a tua terra que o Senhor teu Deus te deu.
53 E, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão, comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que o Senhor teu Deus te houver dado.
54 Quanto ao homem mais mimoso e delicado no meio de ti, o seu olho será mesquinho para com o seu irmão, para com a mulher de seu regaço, e para com os filhos que ainda lhe ficarem de resto;
55 de sorte que não dará a nenhum deles da carne de seus filhos que ele comer, porquanto nada lhe terá ficado de resto no cerco e no aperto com que o teu inimigo te apertará em todas as tuas portas.
56 Igualmente, quanto à mulher mais mimosa e delicada no meio de ti, que de mimo e delicadeza nunca tentou pôr a planta de seu pé sobre a terra, será mesquinho o seu olho para com o homem de seu regaço, para com seu filho, e para com sua filha;
57 também ela será mesquinha para com as suas páreas, que saírem dentre os seus pés, e para com os seus filhos que tiver; porque os comerá às escondidas pela falta de tudo, no cerco e no aperto com que o teu inimigo te apertará nas tuas portas.
58 Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o Senhor teu Deus;
59 então o Senhor fará espantosas as tuas pragas, e as pragas da tua descendência, grandes e duradouras pragas, e enfermidades malignas e duradouras;
60 e fará tornar sobre ti todos os males do Egito, de que tiveste temor; e eles se apegarão a ti.
61 Também o Senhor fará vir a ti toda enfermidade, e toda praga que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído.
62 Assim ficareis poucos em número, depois de haverdes sido em multidão como as estrelas do céu; porquanto não deste ouvidos à voz do Senhor teu Deus.
63 E será que, assim como o Senhor se deleitava em vós, para fazer-vos o bem e multiplicar-vos, assim o Senhor se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e sereis desarraigados da terra na qual estais entrando para a possuirdes.
64 E o Senhor vos espalhará entre todos os povos desde uma extremidade da terra até a outra; e ali servireis a outros deuses que não conhecestes, nem vós nem vossos pais, deuses de pau e de pedra.
65 E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; mas o Senhor ali te dará coração tremente, e desfalecimento de olhos, e desmaio de alma.
66 E a tua vida estará como em suspenso diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não terás segurança da tua própria vida.
67 Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a tarde; E à tarde dirás: Ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo que terás em teu coração, e pelo que verás com os teus olhos.
68 E o Senhor te fará voltar ao Egito em navios, pelo caminho de que te disse: Nunca mais o verás. Ali vos poreis a venda como escravos e escravas aos vossos inimigos, mas não haverá quem vos compre.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Março de 2007, 16:58:23 »
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.

E?

O engraçado é que dizem que não pediram para nascer e agora que estão vivos querem questionar a própria vida.

E o que isso a ver com o assunto?

Se a vida existe ele precisa ser bem aproveitada.

Tem razão. Vou curtir minha vida ao invés de ficar adorando falsos deuses...

Somos algum Deus para brigar com Deus, porque não tinha que ser assim e sim assado?

Não sou nenhum deus não...

... mas se esse for o problema, eu posso criar um deus também para competir com o seu!!!

"Que haja deus!!!"

Pronto, problema resolvido!!!

Se Deus quis assim que adiantará ficarmos nesta incômoda agonia?

Se apenas inventaram que um suposto deus quis assim que adiantará ficarmos nesta incômoda agonia?

O ateu é feliz em afirmar que Deus não existe ou faz apenas por simples revolta?

Não, apenas duvido da veracidade da tal teoria teísta...

Julgar a Deus? só mesmo os ateus.

Julgar aos judeus? Só mesmo os crentes.

O que é a morte para quem tem a vida?

Algo chato, mas o que isso tem a ver com o assunto?

A morte existe para nós, mas quem tem a vida a morte não é considerada.

Ótimo, porque você não morre, então?

A mulher sofre antes do parto, mas quando a criança nasce o sorriso volta a sua face.

A melhor parte é que essa alegria não discrimina ninguém pela opção religiosa...

Acho que isso acontece até com judeus e ateus, apesar das suas "desobediências"...

Para quem não sabe a morte muitas vezes é um excelente remédio para quem sofre. A vida se torna uma desgraça. Olhem o suicídio?

Não, obrigado. Prefiro curtir a vida, como já mencionei.

Mas se você quiser, tem o livre-artibrio para fazer o que quiser!!!

Será que o sofrimento, as guerras, a morte etc… não é um remédio para humanidade?

Não sei para você, mas para mim não.

Prefiro a felicidade, a paz, a vida... essas coisas que não escolhem religião, sabe?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #28 Online: 09 de Março de 2007, 15:10:12 »
É verdade, o holocausto foi uma vingança aos maus judeus que seu deus lhes impôs. [/ironic]

Coitados de nós então, é lamentável o fato de não sermos judeus (o povo escolhido) e estarmos condenados por esse deus que escolheu seu povo! Somos meros coadjuvantes nesse planeta.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #29 Online: 09 de Março de 2007, 16:25:30 »
Se o holocausto foi um castigo divino Adolf Hitler foi um grande homem e está no céu hoje por ter cumprido seu papel divino.

Cada uma que temos que ouvir...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #30 Online: 09 de Março de 2007, 16:49:59 »
Pessoal, vocês ainda perdem tempo com o Erivelton?! Ele é apenas um cara com necessidades extremas de crer, bitolado, com mente estreita, fé demais e pouco censo crítico. Os argumentos e forma de pensar dele são, sendo muito bonzinho, ridículos. E não é só por este tópico aqui não, isso vem desde a época do Ateus.net, né não Erivleton? O que acho mais incrível nele é que mesmo depois de debates e mais debates ele não muda uma vírgula do seu discurso crédulo e falacioso, está sempre batendo na mesma tecla. Falar com ele é como falar com uma porta. Acho que ele é um ótimo exemplo da lavagem cerebral realizada pelo pensamento religioso.
Duas frases que ao meu ver resumem bem pessoas como o Erivelton:

"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar." Carl Sagan

"O homem de fé é aquele que simplesmente perdeu (ou nunca teve) a capacidade para um pensamento claro e realista. Não que ele seja uma mula; é, na realidade, um doente. Pior ainda, é incurável, porque o desapontamento, sendo essencialmente um fenômeno objetivo, não consegue afetar sua enfermidade subjetiva. Sua fé se apodera da virulência de uma infecção crônica. O que ele diz, em suma, é: ‘Vamos confiar em Deus, Aquele que sempre nos tapeou no passado’." H. L. Mencken

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #31 Online: 09 de Março de 2007, 20:26:36 »

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Março de 2007, 20:59:46 »
É verdade, o holocausto foi uma vingança aos maus judeus que seu deus lhes impôs. [/ironic]

Coitados de nós então, é lamentável o fato de não sermos judeus (o povo escolhido) e estarmos condenados por esse deus que escolheu seu povo! Somos meros coadjuvantes nesse planeta.

Engraçado... Não consigo entender por que outros povos (que não foram escolhidos) se dão tão bem, se não são "o povo escolhido", nem babam o ovo do deus judaico-cristão-muçulmano-não-sei-o-que, enquanto "o povo escolhido" sofre na mão desse deus...
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #33 Online: 09 de Março de 2007, 23:38:43 »
Eduardo, os outros se perderam na falsa beleza do Diabo.

Não está claro?

• Nível 15
  • *
« Resposta #34 Online: 10 de Março de 2007, 07:15:36 »
Não. O 'diabo' não é o mesmo para todos os povos, e alguns nem tem deuses ou diabos, como os budistas. As maravilhosas motocicletas dos japoneses são 'falsas belezas do diabo'?
Autor Desconhecido

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #35 Online: 10 de Março de 2007, 08:17:18 »
Ué, problema dos outros povos. Eu como membro da sociedade judaico-cristão-muçulmano-não-sei-o-que sei que é o Diabo que inspira coisas como as motocicletas dos japoneses e outras que você pode enxergar como riqueza/prosperidade.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #36 Online: 10 de Março de 2007, 11:10:34 »
Respondendo a todos igualmente:
Desde o início os homens se matam pelas guerras e uma das coisas que ateus não consegue entender é porque Deus permite o sofrimento. Além de não entender julgam logo Deus não existir e com isto muitos se acham dono da verdade. Fechem os ouvidos que vou revelar uma verdade: Pelas leis que foram dadas a moisés nota-se que Deus tem uma lei muito severa. Matou morreu. A humanidade precisa disto. Só assim o respeito volta a humanidade. Se o mundo não aceita as leis do povo escolhido que mais tarde se cumpriria no messias então que cada um exerça sua forma de viver. Uma coisa é certa o povo de israel tem suas leis e se cumprirem estarão salvos. O resto do mundo tem suas leis gravadas na consciência.
Quem afirma que Israel mata a bel prazer está enganado, pois eles é que são vítimas do terrorismo.
Se Deus tomou a terra de outros povos para dar a israel é porque Abrãao mereceu e não o povo em geral.
Ser escolhido é uma coisa, ser salvo é outra.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

• Nível 15
  • *
« Resposta #37 Online: 10 de Março de 2007, 11:39:01 »
Eu como membro da sociedade judaico-cristão-muçulmano-não-sei-o-que sei que é o Diabo que inspira coisas como as motocicletas dos japoneses e outras que você pode enxergar como riqueza/prosperidade.

Da mesma forma que os antigos achavam que os raios, trovões e tempestades refletiam um deus descontente com eles. Da mesma forma que os muçulmanos dizem que é alá, e não a rotação da terra que faz o dia suceder a noite (está lá no livro 'inspirado' deles). Além disto, a lâmpada elétrica foi inventada por um ateu endemoniado. mostre que você não utiliza lâmpadas na sua casa que eu caio de quatro e louvo ao senhor.

Pelas leis que foram dadas a moisés nota-se que Deus tem uma lei muito severa. Matou morreu. A humanidade precisa disto. Só assim o respeito volta a humanidade.

Isso é uma afronta à nossa (ainda que limitada) inteligência. Os colegas concordam com isso?

Se o mundo não aceita as leis do povo escolhido que mais tarde se cumpriria no messias então que cada um exerça sua forma de viver. Uma coisa é certa o povo de israel tem suas leis e se cumprirem estarão salvos. O resto do mundo tem suas leis gravadas na consciência.

[…]Se Deus tomou a terra de outros povos para dar a israel é porque Abrãao mereceu e não o povo em geral.

:arrow: Pregação.
« Última modificação: 10 de Março de 2007, 13:06:37 por EduardoVanderlei »
Autor Desconhecido

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #38 Online: 10 de Março de 2007, 11:48:33 »
Desde o início os homens se matam pelas guerras e uma das coisas que ateus não consegue entender é porque Deus permite o sofrimento.
E parece-me, que nem para os crentes...

Além de não entender julgam logo Deus não existir e com isto muitos se acham dono da verdade.
Ah, desculpa! Podes dizer-me quem é o dono da verdade? É Deus, mas tem umas pessoas que dizem qual é a verdade?

Fechem os ouvidos que vou revelar uma verdade:
Atenção: o dono da verdade vai revelar uma verdade.

Pelas leis que foram dadas a moisés nota-se que Deus tem uma lei muito severa. Matou morreu. A humanidade precisa disto. Só assim o respeito volta a humanidade.
Obrigado, meu Deus! Vou de imediato matar um bom cordeiro, cortando a sua garganta enquanto vivo, espirrando o sangue sobre o altar e queimá-lo para poderes "snifar".

Deus pode tudo! Mas mesmo assim temos umas pequenas falhas de design, como necessitar de leis severas. Se Deus fosse um criador perfeito, então as suas criaturas seriam perfeitas… e por definição, não necessitavam de tais condições severas ( perfeito: acabado; completo; que não tem defeito físico ou moral; que tem tudo o que lhe pertence ter; magistral; primoroso; ). Mas pelos vistos "a humanidade precisa disto".

Se o mundo não aceita as leis do povo escolhido que mais tarde se cumpriria no messias então que cada um exerça sua forma de viver. Uma coisa é certa o povo de israel tem suas leis e se cumprirem estarão salvos. O resto do mundo tem suas leis gravadas na consciência.

Se, no meu caso, tenho as leis gravadas na consciência, para quê pregação, livros sagrados, etc. ? Se o que dizes é verdade, não preciso sermões: eu sei quais são as leis, independentemente dos outros. Mas, se pelo contrário, preciso de estudos, sermões, pregações, lições, propagandas, livros sagrados, literatura que explica os livros sagrados, literatura que explicam a literatura que explicam os livros sagrados… então o que dizes é falso.

Quem afirma que Israel mata a bel prazer está enganado, pois eles é que são vítimas do terrorismo.
Se Deus tomou a terra de outros povos para dar a israel é porque Abrãao mereceu e não o povo em geral.
Ser escolhido é uma coisa, ser salvo é outra.

Se Deus deu poderes para assaltar, roubar, escravizar, violar, matar (inclusivé meninas e grávidas, como indicado, por exemplo, no Deuteronômio e Livro de Josué), chegando mesmo um povo a escravizar-se pelo medo da selvajaria dos hebreus, então é porque mereceram?

(Josué 29:24)
"Então responderam a Josué, e disseram: Porquanto com certeza foi anunciado aos teus servos que o Senhor teu Deus ordenou a Moisés, seu servo, que a vós daria toda esta terra, e destruiria todos os moradores da terra diante de vós, tememos muito por nossas vidas por causa de vós; por isso fizemos assim."

Se tiveres um súbito ataque de hemorróidas dolorosas, é porque mereceste?

1Sa 5:6 - Porém a mão do Senhor se agravou sobre os de Asdode, e os assolou; e os feriu com hemorróidas, em Asdode e nos seus termos.

1Sa 5:9 - E sucedeu que, assim que a levaram, a mão do Senhor veio contra aquela cidade, com mui grande vexame; pois feriu aos homens daquela cidade, desde o pequeno até ao grande; e tinham hemorróidas nas partes íntimas.

1Sa 6:4 - Então disseram: Qual é a expiação da culpa que lhe havemos de enviar? E disseram: Segundo o número dos príncipes dos filisteus, cinco hemorróidas de ouro e cinco ratos de ouro; porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos príncipes.

1Sa 6:5 - Fazei, pois, umas imagens das vossas hemorróidas e dos vossos ratos, que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel; porventura aliviará a sua mão de cima de vós, e de cima do vosso deus, e de cima da vossa terra.

1Sa 6:11 - E puseram a arca do Senhor sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorróidas.

1Sa 6:17 - Estas, pois, são as hemorróidas de ouro que enviaram os filisteus ao Senhor em expiação da culpa: Por Asdode uma, por Gaza outra, por Ascalom outra, por Gate outra, por Ecrom outra.

E as pestes, surgem por merecimento?

Lev 26:25 - Porque trarei sobre vós a espada, que executará a vingança da aliança; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo.

2Sa 24:13 - Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.

2Sa 24:15 - Então enviou o Senhor a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.

1Cr 21:12 - Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou

1Cr 21:14 - Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens.

Jer 14:12 - Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor, e quando oferecerem holocaustos e ofertas de alimentos, não me agradarei deles; antes eu os consumirei pela espada, e pela fome e pela peste.

As guerras têm origem do "Senhor da Guerra"?

Exo 15:3 - O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome.

Num 32:20 - Então Moisés lhes disse: Se isto fizerdes assim, se vos armardes à guerra perante o Senhor;

Num 32:27 - Mas os teus servos passarão, cada um armado para a guerra, a pelejar perante o Senhor, como tem falado o meu senhor.

1Sa 17:47 - E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

Sal 144:1 - BENDITO seja o Senhor, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;
« Última modificação: 10 de Março de 2007, 11:54:33 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #39 Online: 10 de Março de 2007, 13:35:02 »
E parece-me, que nem para os crentes…
Te confesso que não entendo, mas de uma coisa eu tenho certeza: O ser humano é responsável pelas guerras. Vou explicar isto abaixo.
Obrigado, meu Deus! Vou de imediato matar um bom cordeiro, cortando a sua garganta enquanto vivo, espirrando o sangue sobre o altar e queimá-lo para poderes "snifar".
Voce é israelita?
Se Deus fosse um criador perfeito, então as suas criaturas seriam perfeitas…
Já perguntei e ninguém me respondeu. Como seria um homem programado para fazer sómente o bem?
Se, no meu caso, tenho as leis gravadas na consciência, para quê pregação, livros sagrados, etc. ? Se o que dizes é verdade, não preciso sermões: eu sei quais são as leis, independentemente dos outros. Mas, se pelo contrário, preciso de estudos, sermões, pregações, lições, propagandas, livros sagrados, literatura que explica os livros sagrados, literatura que explicam a literatura que explicam os livros sagrados… então o que dizes é falso.
Aqui é que está o grande desejo divino. A bondade do ser humano. Se tens consciência do que é praticar o bem então começe a fazer, se não já começou.
Se Deus deu poderes para assaltar, roubar, escravizar, violar, matar (inclusivé meninas e grávidas, como indicado, por exemplo, no Deuteronômio e Livro de Josué), chegando mesmo um povo a escravizar-se pelo medo da selvajaria dos hebreus, então é porque mereceram?
Meu amigo, promessa é dívida.
O povo levou 40 anos no deserto e muitos dos que desobedeceram foram mortos.
Ordem e progresso. Lei é lei e tem que ser cumprida, mesmo que não concordemos.

O povo de Israel não queria guerra com ninguém e oferecia paz sem que houvesse derramamento de sangue. Isto prova nos escritos do pentateuco judaico em Deuteronômio 20:10 Quando te aproximares de alguma cidade para pelejar contra ela, oferecer-lhe-ás a paz.
Seria muita severidade sair matando todo mundo sem uma justa causa. Acabem com este conceito que Deus matava por prazer, pois se assim fôr estamos na mão de um deus diabólico.
Oferecer paz, não é guerra. Deu para entender?
Tudo precisa ser codificado. A língua hebraica tem muitas metáforas. Precisam ser analisadas antes de interpretá-las.

Citação de Eduardo:
:arrow: Pregação.
Já pedi voce para aceitar Jesus ou visitar alguma igreja evangélica?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #40 Online: 10 de Março de 2007, 16:03:17 »
Voce é israelita?
[/quote]

A pois é, esqueci-me do pacto 2.1 Beta, a revisão do pacto anterior que era a "força do pecado" (1Co 15:56). E se eu for descendente de judeus, como muitos portugueses? Pelo menos sou descendente de uma africana, por via paterna. De qualquer modo, como já tinha dito: "E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.", e:
Sal 119:142 - A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
Sal 105:10 - E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna,
Ex 12:14 - E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
Ex 12:17 - Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.
Ex 12:24 - Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre.
Lev 23:21 - E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.
Lev 23:31 - Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.
Sal 119:160 - A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Já perguntei e ninguém me respondeu. Como seria um homem programado para fazer sómente o bem?
"O Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley

Aqui é que está o grande desejo divino. A bondade do ser humano. Se tens consciência do que é praticar o bem então começe a fazer, se não já começou.
Ora, aí está um erro: pela ideologia que apresentas, ou sou israelita e devo cumprir a Lei Judaica ("Uma coisa é certa o povo de israel tem suas leis e se cumprirem estarão salvos"), e todos os os outros têm consciência disso ("O resto do mundo tem suas leis gravadas na consciência")…
mas é muito provável que tenhamos noções diferentes sobre o que é bom e mal. Aliás, dentro de organizações religiosas acontecem discussões sobre moralidade, como por exemplo se o sexo oral é aceitável, num fórum da IURD. Fiz menção ao tema em http://pedroac.blog.com/1572791/, com esses trecho:

(http://forum.arcauniversal.com.br/viewtopic.php?t=532)
"Tenho 28 anos, sou casado e gostaria de saber se sexo oral é pecado. Porque eu e minha esposa praticamos de comum acordo e nos sentimos felizes assim. O motivo da minha pergunta é que existem líderes religiosos que dizem que é pecado e que vou para o inferno, mas Deus não criou o sexo também para o prazer?
Cristiano
Carangol/MG
----------
R: A palavra de Deus faz restrições somente ao sexo anal (Rm 1.27).
Bispo Jeronimo Alves"

(http://forum.arcauniversal.com.br/viewtopic.php?t=739)
"A mulher se excita pelo clitóris da vagina, se o homem já chega penetrando, ela se sente incomodada, é necessário uma preparação. Pergunte a elas! Você que é casado, pergunte pra sua esposa se ela é satisfeita!

É claro que o homem não deve penetrar no ânus e no buraco da orelha e do nariz! Nem penetrar no orifício da uretra (onde sai a urina)

Sexo oral não é pecado, não deixe o diabo esfriar o seu casamamento.

Portanto: ou todos têm noção de uma moral única, ou estás errado.

Meu amigo, promessa é dívida.
O povo levou 40 anos no deserto e muitos dos que desobedeceram foram mortos.
Ordem e progresso. Lei é lei e tem que ser cumprida, mesmo que não concordemos.
Esse é o mote de regimes totalitários, como o Comunismo da URSS, e bem expresso nos livros de George Orwell.

Juízes 11
29    Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.
30    E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
31    Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.
32    Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o Senhor os deu na sua mão.
33    E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até AbelQueramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.
34    Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.
35    E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao Senhor, e não tornarei atrás.
36    E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao Senhor, faze de mim conforme o que prometeste; pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
37    Disse mais a seu pai: Concedame isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
38    E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
39    E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,

O povo de Israel não queria guerra com ninguém e oferecia paz sem que houvesse derramamento de sangue. Isto prova nos escritos do pentateuco judaico em Deuteronômio 20:10 Quando te aproximares de alguma cidade para pelejar contra ela, oferecer-lhe-ás a paz.
Pelas citações que extraí da Bíblia, não parece. Repito:
Exo 15:3 - O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome.
Sal 144:1 - BENDITO seja o Senhor, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;

Além disso, a paz tinha a condição de o povo ser escravizado:

Deuteronômio 20
10   Quando te achegares a alguma cidade para combatê-la, apregoarlhe-ás a paz.
11    E será que, se te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá.
12    Porém, se ela não fizer paz contigo, mas antes te fizer guerra, então a sitiarás.
13    E o Senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o homem que houver nela passarás ao fio da espada.
14    Porém, as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.

Seria muita severidade sair matando todo mundo sem uma justa causa. Acabem com este conceito que Deus matava por prazer, pois se assim fôr estamos na mão de um deus diabólico.

Êxodo 13:2, 12, 15
 - Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.
- Separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor.
- Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato.

Números 25
6    E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.
7    Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão;
8    E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.
9    E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.
10    Então o Senhor falou a Moisés, dizendo:
11    Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.
12    Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz;
13    E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.

2 Reis 10
25    E sucedeu que, acabando de fazer o holocausto, disse Jeú aos da sua guarda e aos capitães: Entrai, feri-os, não escape nenhum. E os feriram ao fio da espada; e os da guarda e os capitães os lançaram fora, e entraram no mais interior da casa de Baal.
26    E tiraram as estátuas da casa de Baal, e as queimaram.
27    Também quebraram a estátua de Baal; e derrubaram a casa de Baal, e fizeram dela latrinas, até ao dia de hoje.
28    E assim Jeú destruiu a Baal de Israel.
29    Porém não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel, a saber: dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e em Dã.
30    Por isso disse o Senhor a Jeú: Porquanto bem agiste em fazer o que é reto aos meus olhos e, conforme tudo quanto eu tinha no meu coração, fizeste à casa de Acabe, teus filhos, até à quarta geração, se assentarão no trono de Israel.

1 Samuel 15
2    Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
3    Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.

1 Samuel 15
10    Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
11    Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.
12    E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã: e anunciou-se a Samuel, dizendo: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal.
13    Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do Senhor; cumpri a palavra do Senhor.
14    Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?
15    E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.
16    Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. E ele disse-lhe: Fala.
17    E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.
18    E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
19    Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?
20    Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
21    Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal.
22    Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Juízes 9
23    Enviou Deus um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque;

Exo 4:11 - E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?

Isa 45:7 - Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.

1 Samuel 16
14    E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
15    Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;
16    Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
23    E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

Oferecer paz, não é guerra. Deu para entender?
Tudo precisa ser codificado. A língua hebraica tem muitas metáforas. Precisam ser analisadas antes de interpretá-las.
Ah, esqueci-me de codificar "espírito mau" para "espírito bom", "crio mal" para "crio bem" e "quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor" "para quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Diabo". São apenas metáforas. Vou aprender no "estudo" da Bíblia.
« Última modificação: 11 de Março de 2007, 09:12:22 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #41 Online: 11 de Março de 2007, 09:50:57 »
Pessoal, vocês ainda perdem tempo com o Erivelton?!
Pois é. Eu notei que a mente dele é mais blindada que um tanque. Resolvi ignorá-lo a partir do momento em que me senti tentado a responder um dos seus posts com ad-hominens. Por outro lado, antes de voltar a ignorá-lo completamente, em um outro post neste tópico ele usou de uma falácia que acho importante apontar: ele comparou o Holocausto a uma "dor do parto", pelo qual a humanidade tem que passar para renascer ou o que for. Bem, precisamos levar em conta que a dor do parto não é uma condição essencial do nascimento. Ela é um acidente, na verdade. Uma consequência talvez do tamanho excessivamente grande do crânio do recém-nascido. É tanto assim que a medicina encontrou maneiras de diminuir a dor das mães durante o parto [1] ou eliminá-la completamente, no caso da cesariana. Ou seja, o homem, mesmo com seu limitado poder, consegue em virtude da sua compaixão diminuir essa dor. Se o deus, se existisse em toda a sua onipotência, decidiu nada fazer para diminuir esse "sofrimento transicional" da humanidade, só podemos concluir que se trata de um ser maligno e que não merece adoração.

[1] Atitude que, por sinal, foi criticada por membros da Igreja na época, pois, segundo ela, as mulheres tinham a obrigação de sofrer, pois assim dizia a Bíblia.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #42 Online: 11 de Março de 2007, 12:59:13 »
Antes de qualquer resposta eu perguntaria: Tem lógica matar pessoas inocentes?
Se Deus manda não matar(Ex.20:13), porque invertemos que ele manda matar?
Não existe aqui uma falta de codificação nas palavras?
Todos aqueles que íam guerrear eram mortos e por uma metáfora semítica usavam a expressão mulheres e crianças para esclarecer que todos os que foram a guerra foram destruídos. Simples, não?
Os restantes dos povos fugiam e outros se tornavam prisioneiros.
Meus amigos estudem antes de atacar o povo de Deus.
Abraços.

• Nível 15
  • *
« Resposta #43 Online: 11 de Março de 2007, 13:17:11 »
Todos aqueles que íam guerrear eram mortos e por uma metáfora semítica usavam a expressão mulheres e crianças para esclarecer que todos os que foram a guerra foram destruídos. Simples, não?

Ah, então quando lemos algo do nível de  'Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los. ', 'matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.', '...e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum;', 'seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas ao meio.', 'nada lhe poupeis; matarás a homens e mulheres, meninos e crianças de peito...' etc, é só uma metáfora, não é?  :?

Ainda bem que eu não faço parte de um povo que baba o ovo de um deus infantilóide, mesquinho, sanguinário e que tem uma necessidade vital de bajulação, e ainda ameaça quem não ama ele (por obrigação) com punições eternas... Ufa! Dessa escapei! :D
Autor Desconhecido

ukrainian

• Visitante
« Resposta #44 Online: 11 de Março de 2007, 13:22:07 »
Nenhuma novidade. Apenas a confirmação que Hitler agia em nome de Deus...

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #45 Online: 11 de Março de 2007, 14:17:53 »
Ah, então quando lemos algo do nível de  'Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los. ', 'matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.', '…e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum;', 'seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas ao meio.', 'nada lhe poupeis; matarás a homens e mulheres, meninos e crianças de peito…' etc, é só uma metáfora, não é?  :?

Meu querido Eduardo, deves codificar "matar". Tira o "t", põe um dos "a"'s no princípio da palavra e fica: "amar".
Pedro Amaral Couto

• Nível 15
  • *
« Resposta #46 Online: 11 de Março de 2007, 14:49:07 »
Muito obrigado, Pedro, agora ficou tudo claro!   :oba:
Autor Desconhecido

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #47 Online: 11 de Março de 2007, 15:44:19 »
Antes de qualquer resposta eu perguntaria: Tem lógica matar pessoas inocentes?
1) Isso não tem a ver com lógica, mas com sentido de moralidade e justiça
2) No meu entender, é imoral (maltrata sem necessidade) e injusto (castiga inocentes)

Se Deus manda não matar(Ex.20:13), porque invertemos que ele manda matar?
Porque, segundo imensas passagens bíblicas, como algumas que já referi neste tópico, Deus ordenou que matasse, elogiou os que matavam por sua ordem e castigou os que não faziam. As mortes incluiam meninos, grávidas, velhos e animais, que a meu ver, são inocentes e indefesos nas guerras.

Números 31
1    E FALOU o Senhor a Moisés, dizendo:
2    Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo.
3    Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra, e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do Senhor contra eles.
4    Mil de cada tribo, entre todas as tribos de Israel, enviareis à guerra.
5    Assim foram dados, dos milhares de Israel, mil de cada tribo; doze mil armados para a peleja.
6    E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santuário, e com as trombetas do alarido na sua mão.
7    E pelejaram contra os midianitas, como o Senhor ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens.
8    Mataram também, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas: a Evi, e a Requém, e a Zur, e a Hur, e a Reba, cinco reis dos midianitas; também a Balaão, filho de Beor, mataram à espada.
9    Porém, os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças; também levaram todos os seus animais e todo o seu gado, e todos os seus bens.
10    E queimaram a fogo todas as suas cidades com todas as suas habitações e todos os seus acampamentos.
11    E tomaram todo o despojo e toda a presa de homens e de animais.
12    E trouxeram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e à congregação dos filhos de Israel, os cativos, e a presa, e o despojo, para o arraial, nas campinas de Moabe, que estão junto ao Jordão, na altura de Jericó.
13    Porém Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, saíram a recebê-los fora do arraial.
14    E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra.
15    E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres?
16    Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o Senhor no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do Senhor.
17    Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.
18    Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.
19    E alojai-vos sete dias fora do arraial; qualquer que tiver matado alguma pessoa, e qualquer que tiver tocado algum morto, ao terceiro dia, e ao sétimo dia vos purificareis, a vós e a vossos cativos.
20    Também purificareis toda a roupa, e toda a obra de peles, e toda a obra de pêlos de cabras, e todo o utensílio de madeira.
21    E disse Eleazar, o sacerdote, aos homens da guerra, que foram à peleja: Este é o estatuto da lei que o Senhor ordenou a Moisés.
22    Contudo o ouro, e a prata, o cobre, o ferro, o estanho, e o chumbo,
23    Toda a coisa que pode resistir ao fogo, fareis passar pelo fogo, para que fique limpa, todavia se purificará com a água da purificação; mas tudo que não pode resistir ao fogo, fareis passar pela água.
24    Também lavareis as vossas roupas ao sétimo dia, para que fiqueis limpos; e depois entrareis no arraial.
25    Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
26    Faze a soma da presa que foi tomada, de homens e de animais, tu e Eleazar, o sacerdote, e os cabeças das casas dos pais da congregação,
27    E divide a presa em duas metades, entre os que se armaram para a peleja, e saíram à guerra, e toda a congregação.
28    Então para o Senhor tomarás o tributo dos homens de guerra[, que saíram a esta peleja, de cada quinhentos uma alma, dos homens, e dos bois, e dos jumentos e das ovelhas.
29    Da sua metade o tomareis, e o dareis ao sacerdote Eleazar, para a oferta alçada do Senhor.
30    Mas, da metade dos filhos de Israel, tomarás um de cada cinqüenta, um dos homens, dos bois, dos jumentos, e das ovelhas, e de todos os animais; e os darás aos levitas que têm cuidado da guarda do tabernáculo do Senhor.
31    E fizeram Moisés e Eleazar, o sacerdote, como o Senhor ordenara a Moisés.
32    Foi a presa, restante do despojo que tomaram os homens de guerra, seiscentas e setenta e cinco mil ovelhas;
33    E setenta e dois mil bois;
34    E sessenta e um mil jumentos;
35    E, das mulheres que não conheceram homem algum, deitando-se com ele, todas as almas foram trinta e duas mil.
36    E a metade, que era a porção dos que saíram à guerra, foi em número de trezentas e trinta e sete mil e quinhentas ovelhas.
37    E das ovelhas, o tributo para o Senhor foi de seiscentas e setenta e cinco.
38    E foram os bois trinta e seis mil; e o seu tributo para o Senhor setenta e dois.
39    E foram os jumentos trinta mil e quinhentos; e o seu tributo para o Senhor sessenta e um.
40    E houve de pessoas dezesseis mil; e o seu tributo para o Senhor trinta e duas pessoas.
41    E deu Moisés a Eleazar, o sacerdote, o tributo da oferta alçada do Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés.
42    E da metade dos filhos de Israel que Moisés separara da dos homens que pelejaram,
43    (A metade para a congregação foi, das ovelhas, trezentas e trinta e sete mil e quinhentas;
44    E dos bois trinta e seis mil;
45    E dos jumentos trinta mil e quinhentos;
46    E das pessoas humanas dezesseis mil).
47    Desta metade dos filhos de Israel, Moisés tomou um de cada cinqüenta, de homens e de animais, e os deu aos levitas, que tinham cuidado da guarda do tabernáculo do Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés.
48    Então chegaram-se a Moisés os oficiais que estavam sobre os milhares do exército, os chefes de mil e os chefes de cem;
49    E disseram a Moisés: Teus servos tomaram a soma dos homens de guerra que estiveram sob as nossas ordens; e não falta nenhum de nós.
50    Por isso trouxemos uma oferta ao Senhor, cada um o que achou, objetos de ouro, cadeias, ou manilhas, anéis, arrecadas, e colares, para fazer expiação pelas nossas almas perante o Senhor.
51    Assim Moisés e Eleazar, o sacerdote, receberam deles o ouro, sendo todos os objetos bem trabalhados.
52    E foi todo o ouro da oferta alçada, que ofereceram ao Senhor, dezesseis mil e setecentos e cinqüenta siclos, dos chefes de mil e dos chefes de cem
53    (Pois cada um dos homens de guerra, tinha tomado presa para si).
54    Receberam, pois, Moisés e Eleazar, o sacerdote, o ouro dos chefes de mil e dos chefes de cem, e o levaram à tenda da congregação, por memorial para os filhos de Israel perante o Senhor.

Se vês contradição nisso, há então uma conclusão que vais desviar-te a todo o custo. Já tive essa experiência com Testemunhas de Jeová, face-a-face, e pelos vistos não és diferente.

Não existe aqui uma falta de codificação nas palavras?

Como devemos codificar "matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem" e "todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós", "como o Senhor ordenara a Moisés"?

Isso já é pior que o "Código da Vinci".

Uau! Gostava que houvesse um filme com as imagens dessa bela metáfora, mostrando como as mulheres virgens eram violadas, e as restantes, com seus filhos, mortas... de forma metaforica, claro.
Talvez queiras explicar aos Talibãs como essas metáforas funcionam. Talvez as pedras, nos apedrejamentos, tenham sido apenas flores. Quando diziam que trespassavam as lanças, cortavam as pessoas pelo meio e enforcavam, queriam dizer que era um agradável convívio com o inimigo. Jemim, o canhoto, só fez uma cócegas a Eglom, quando disse "Tenho, para dizer-te, uma palavra de Deus", e a "a gordura encerrou a lâmina (porque não tirou a espada do ventre); e saiu-lhe o excremento" é uma bela imagem para se referir a afectusos beijinhos. E a Sísera não rachou "a cabeça, quando " "pregou e atravessou as fontes", senão não faz sentido dizer: "Bendita seja entre as mulheres". Tudo pela ideologia.

Os restantes dos povos fugiam e outros se tornavam prisioneiros.
Antes era "para esclarecer que todos os que foram a guerra foram destruídos", e agora há quem tivesse fugido e sido prisioneiro?

Abraços.
Não sou um perito na matéria, mas já revelei em vários tópicos que sou mais entendido sobre a Bíblia do que tu. E mostras-te arrogante ao assumir que nós não estudamos a Bíblia. Devias aplicar esse mesmo conselho, antes de codificares como te prover... ou há realmente um método sistemático e isento para codificações?

Em Revelação de João:
18    Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
19    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Tiraste capítulos inteiros da Bíblia, ignorando até as citações que indiquei no tópico, e acrescentaste ideias e palavras com as tuas codificações e metáforas, sem que os livros indiquem tal.
Pedro Amaral Couto

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Março de 2007, 08:11:31 »
Ah, então quando lemos algo do nível de  'Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los. ', 'matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.', '…e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum;', 'seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas ao meio.', 'nada lhe poupeis; matarás a homens e mulheres, meninos e crianças de peito…' etc, é só uma metáfora, não é?  :?
As escritas dos hebreus dizem que o dilúvio cobriu toda a terra. Os animais que viviam na américa e no polo antártico entraram na arca? Entendeu a metáfora em sentido figurado da escrita hebraica?
Ainda bem que eu não faço parte de um povo que baba o ovo de um deus infantilóide, mesquinho, sanguinário e que tem uma necessidade vital de bajulação, e ainda ameaça quem não ama ele (por obrigação) com punições eternas… Ufa! Dessa escapei! :D
Voce não é melhor que ninguém. Um dia uma punição eterna virá: A MORTE.

Uma pergunta para todos:
Se uma cidade inteira soubesse que seus militares prederam a guerra na batalha e este povo vencedor  estava para invadir tôda a cidade e matar todos os moradores, voce e sua família ficariam de braços cruzados?
Aqui mostra que todos não eram mortos e se alguns eram encontrados e gostariam de viver como estrangeiro era aceito. A teologia dos escritos hebraicos provam isto. Estude mais um pouco Pedro AC.
Não sou um perito na matéria, mas já revelei em vários tópicos que sou mais entendido sobre a Bíblia do que tu. E mostras-te arrogante ao assumir que nós não estudamos a Bíblia. Devias aplicar esse mesmo conselho, antes de codificares como te prover… ou há realmente um método sistemático e isento para codificações?Sabe porque os cristãos estão virando ateus?
Porque cada um ensina a sua verdade.
Deus mandou guardar o sábado e o filho curou no sábado?
Uma igreja crê no diabo, outra não
Outra diz que só pode casar se for batizado
Outra para ser pastor tem que ser batizado no Espírito.
Citar18    Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
19    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Tiraste capítulos inteiros da Bíblia, ignorando até as citações que indiquei no tópico, e acrescentaste ideias e palavras com as tuas codificações e metáforas, sem que os livros indiquem tal.
Outras não creêm em revelação etc...
Te garanto com toda verdade. Desde o momento que eu perdi o mêdo de ter minhas próprias convicções eu encontrei a Deus. Se não fosse deste jeito eu já teria me associado ao ateísmo.
O porque disto ou daquilo a gente só descobre estudando.
Abraços forte para voce.
Cada um tem uma posição definida em sua própria mente diz Paulo. Voce como conhecedor da bíblia já deve ter lido isto. Se existe milhões de religiões com suas doutrinas, porque não posso pensar de uma maneira benéfica para defender uma boa teoria? Aliás, é preciso montar um quebra-cabeça e muitos não conseguem. Outros também podem criar uma doutrina cética como acontecem dentro das religiões e também dentro do ateísmo.

« Última modificação: 12 de Março de 2007, 08:42:27 por Erivelton »

• Nível 15
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Março de 2007, 08:54:35 »
As escritas dos hebreus dizem que o dilúvio cobriu toda a terra. Os animais que viviam na américa e no polo antártico entraram na arca? Entendeu a metáfora em sentido figurado da escrita hebraica?

Quanto a isso, um leitor mandou uma resposta a um texto do Fernando Silva no seu site (http://fernandosilva.multiply.com/):

algum tempo atras perguntei ao meu colega Um pastor se a historia de Noe era uma metafora ou se aconteceu realmente com todos aqueles detalhes. Ele imediatamente me respondeu que sim aconteceu tudo como estava escrito. Ao inves de ficar arrogante e querer rebater cada ponto (um dos maiores erros que um livre pensador pode cometer diante de um fanatico) eu fingindo ser ignorante comecei a perguntar como se quisesse que ele me ensinasse. Como Noe consegui reunir todos os animais de todas as partes do mundo? Como um Urso polar consegui sobreviver num clima diferente do seu? Imediatamente ele mudou de assunto.

Entendeu que cada um interpreta da forma que mais lhe for conveniente? Por exemplo, um dia zappeando a tv, vi o r.r. soares ler para os seus clientes: "Derribareis os seus altares, quebrareis suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis suas imagens de escultura", dizendo com a maior cara-de-pau do mundo que eles deveriam interpretar aquilo de maneira 'espiritual'.

Voce não é melhor que ninguém. Um dia uma punição eterna virá: A MORTE.

Essas ameaças não me amedrontam. Todos os seres vivos passam por esse processo, gostem ou não. O fato de se iludir com promessas de vida após a morte não passa de um consolo para as pessoas que não se conformam com a morte. 70 bilhões de seres humanos já morreram e nenhum voltou para contar o que 'acontece' depois.
Autor Desconhecido

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!