Autor Tópico: Israel foi escolhido por Deus?  (Lida 18704 vezes)

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
Re: Israel foi escolhido por Deus?
« Resposta #100 Online: 21 de Março de 2007, 00:49:33 »
Rejeito!

Para ser canonizado um pré-requisito é estar morto. Precisamos desse cara vivo.  :ok:

Depois que o João Paulo II criou mais santos do que todos os outros papas juntos, não duvido nada que eles comecem a criar "santos-vivos". Quem sabe ainda veremos o papa chico bento se autoproclamar santo ?  :histeria:
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #101 Online: 21 de Março de 2007, 03:02:31 »
Por falar em santos, será que há um santo dos ateus?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #102 Online: 21 de Março de 2007, 09:02:02 »
Os ateus as vezes não dizem que se existe um Deus não é o descrito por Israel?
A única mitologia que revelou o monoteísmo foi os hebreus e mais ninguém. Isto é mitologia?
Reflete isto e me responda o que pensa, meu grande amigo Paulo cézar.

Há grande possibilidade de os hebreus terem criado seu monoteísmo copiando o outro anterior, a religião de Akhnaton.
Mitologicamente os hebreus fugiram do Egito, se alguns membros desse povo realmente tiveram passagem pelo Egito (o que é provável), podem ter levado o conceito de Deus único.
Um dos salmos da bíblia judaica e cristã é uma cópia do hino ao Sol de Akhnaton, a influência é inegável.

Pode me dizer qual salmo é esse? Não sei se foi cópia exata de Akhenaton. Poucos após sua morte este faraó foi odiado por muitos por ter rompido com a tradicional religião egípcia. Este deus "Aton" foi muito impopular. O primeiro deus que "caminhava", "andava pelos céus", ou seja, protegia o egípcio em qualquer lugar do globo foi Amon. Acredito que copiariam muito mais os conceitos deste último do que o de Aton.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 21 de Março de 2007, 09:04:47 »

Não sei, mas sugiro São Tomé, aquele que só acredita vendo. É o único que demonstra ceticismo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 21 de Março de 2007, 09:08:44 »
Rejeito!

Para ser canonizado um pré-requisito é estar morto. Precisamos desse cara vivo.  :ok:

Este pré-requisito não é difícil de se atingir  :twisted:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #105 Online: 21 de Março de 2007, 09:18:46 »
Rejeito!

Mas já vamos adiantando o expediente para que não se perca muito tempo depois que ele "bater as botas ". ::)

Skorpios

• Visitante
« Resposta #106 Online: 21 de Março de 2007, 09:24:30 »

Este pré-requisito não é difícil de se atingir  :twisted:

Mal passou a Moderador e já quer abiscoitar um lugar de Editor , heim ? :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 21 de Março de 2007, 09:40:40 »
Amon, que coisa feia.

Você conhece as regras.

Se quer me martirizar, tem de propor a idéia para votação pelo Conselho primeiro.

Estou MUITO desapontado...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #108 Online: 21 de Março de 2007, 09:57:33 »
Mas voltando a sua identidade, como voce sabe que é uma vida. Matéria tem vida?

Eu faço-te a seguinte pergunta: sabe o que é vida?

Nos livros de Biologia costumam apresentar uma lista de condições para determinar se algo é vivo. Na Wikipedia, é indicado:
   1. Crescimento.
   2. Metabolismo, consumo, transformação e armazenamento de energia e massa; crescimento por absorção e reorganização de massa; excreção de desperdício.
   3. Movimento, quer movimento próprio ou movimento interno.
   4. Reprodução, a capacidade de gerar entidades semelhantes a si própria.
   5. Resposta a estímulos, a capacidade de avaliar as propriedades do ambiente que a rodeia e de agir em resposta a determinadas condições.
Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Vida são dadas outras definições.

Eu cresço, armazeno, consumo e transformo energia, defeco, movo-me, tenho capacidade de reprodução e respondo voluntariamente e involuntariamente a estímulos. Logo, estou vivo.

Na Antiguidade alma e vida eram exactamente a mesma coisa: corpo com ar (espírito). Um moribundo a expelir ar era considerado um acontecimento em que o espírito abandonava o corpo.

Atos 20 :
9    E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.
10    Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.
Esta "alma" corresponde à palavra grega "psuche", que, essencialmente, significa respiração. "pneuma" significa respiração, o mesmo que espírito.

O equivalente a "psuche" em hebreu (uma das tais "línguas semíticas") é "nephesh", que significa "criatura que respira". "naphash" significa "respiração", ou "refrescado".

Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #109 Online: 21 de Março de 2007, 11:21:24 »

Não sei, mas sugiro São Tomé, aquele que só acredita vendo. É o único que demonstra ceticismo.

Gostei da idéia...ainda mais que sempre queimaram o filme dele. "O caminho que não deve ser seguido" pelos cristãos. Para eles a fé cega tem muito mais valor do que o questionamento. Acreditar sem um mínimo de evidência é o mais louvável. Coitado do Tomé :)
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 21 de Março de 2007, 11:29:14 »

Gostei da idéia…ainda mais que sempre queimaram o filme dele. "O caminho que não deve ser seguido" pelos cristãos. Para eles a fé cega tem muito mais valor do que o questionamento. Acreditar sem um mínimo de evidência é o mais louvável. Coitado do Tomé :)

Poderíamos usar São Tomé como ícone do Clube Cético. Seria no mínimo curioso, além de ter um apelo mais forte contra os adeptos da fé cega, ja que São Tomé é "São" também, tem certa autoridade divina, ou pelo menos é apóstolo.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #111 Online: 21 de Março de 2007, 15:12:08 »

Dos ateus não, mas São Tomé pode ser o padroeiro dos céticos.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #112 Online: 21 de Março de 2007, 17:53:42 »
Eu pensei em usar ele como meu avatar quando eu entrei no fórum, mas acabei não colocando :)

Eu já fui ao vaticano e sou de família católica....e eu NUNCA vi ninguém que diga:  "Sou devoto de São Tomé". Alguém já escutou isso ? Acho que minha conclusão de que ele é o "mau exemplo" da igreja católica se confirma :)

Sendo assim, concordo que ele seria um perfeito padroeiro dos céticos.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #113 Online: 22 de Março de 2007, 14:44:36 »
Só uma opinião!
Que tal: Clube Judas iscariotes.
Estou falando isto para defender o pobre de espírito Tomé, pois não foi só ele que negou a Jesus.
Pedro negou 3 vezes e muitos profetas do passado também fizeram o mesmo.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #114 Online: 22 de Março de 2007, 14:46:25 »
Erivelton, você não era tão agressivo assim antes...

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #115 Online: 22 de Março de 2007, 14:55:56 »
Tomé não negou nem traiu, apenas pediu evidências concretas. Um perfeito cético.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #116 Online: 22 de Março de 2007, 15:04:55 »
Erivelton, você não era tão agressivo assim antes…
Será que fui agressivo?
Jesus entrou em Jerusalém e colocou todo mundo pra correr!
Ele estava nervoso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #117 Online: 22 de Março de 2007, 15:09:08 »
Só uma opinião!
Estou falando isto para defender o pobre de espírito Tomé, pois não foi só ele que negou a Jesus.

Supondo que você esteja falando sério, Judas fez o que, segundo Jesus, "tinha de fazer".

E quem negou Jesus não foi Tomé; foi Pedro.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #118 Online: 22 de Março de 2007, 15:09:41 »
Erivelton, você não era tão agressivo assim antes…
Será que fui agressivo?
Jesus entrou em Jerusalém e colocou todo mundo pra correr!
Ele estava nervoso?

Thor me disse que sim, então estava.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #119 Online: 22 de Março de 2007, 15:15:05 »
O que você entende por mitologia exatamente, e porque acha o assunto relevante?
Mostrar que mitologia é uma coisa bem simples e rápida. A mitologia dos hebreus foi escrita em 66 livros demorando aproximadamente 1.500 anos para ser completada e ainda não terminou. Onde está o MESSIAS?
Isto é mitologia?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 22 de Março de 2007, 15:29:51 »
O que você entende por mitologia exatamente, e porque acha o assunto relevante?
Mostrar que mitologia é uma coisa bem simples e rápida. A mitologia dos hebreus foi escrita em 66 livros demorando aproximadamente 1.500 anos para ser completada e ainda não terminou. Onde está o MESSIAS?
Isto é mitologia?

Vai ver que quanto maior é, mais absurdo fica...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #121 Online: 22 de Março de 2007, 15:41:47 »
Isto é mitologia?

Na boa, Erivelton, por que essa preocupação em caracterizar mitologia como "simples e rápida"?  Ninguém tem de concordar com você.  E mesmo que concordasse, que diferença faria?  O Cristianismo não se torna nem mais nem menos confiável ou verdadeiro por ser ou deixar de ser mitológico.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #122 Online: 22 de Março de 2007, 16:03:26 »
Erivelton
Leia "O poder do mito" de Joseph Campbell, depois de entender o que é mito podemos discutir o que é ou não mitologia.

PS. Recomendo o mesmo a todos que não tenham lido ainda.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #123 Online: 22 de Março de 2007, 19:30:33 »
Só uma opinião!

Supondo que você esteja falando sério, Judas fez o que, segundo Jesus, "tinha de fazer".

E quem negou Jesus não foi Tomé; foi Pedro.

Você sabe mais da Bíblia que o Erivelton. ::)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #124 Online: 22 de Março de 2007, 20:30:10 »

Segundo http://www.catholic-forum.com/SAINTS/pst00220.htm há também São José.  O motivo não está de todo claro, mas suponho que tem a ver com a concepção virginal de Maria.

Mas ateísta, pelo visto, não é gente segundo a ICAR... tem patrono para tudo quanto é gente, exceto ateu.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!