Mas voltando a sua identidade, como voce sabe que é uma vida. Matéria tem vida?
Eu faço-te a seguinte pergunta: sabe o que é vida?
Nos livros de Biologia costumam apresentar uma lista de condições para determinar se algo é vivo. Na Wikipedia, é indicado:
1. Crescimento.
2. Metabolismo, consumo, transformação e armazenamento de energia e massa; crescimento por absorção e reorganização de massa; excreção de desperdício.
3. Movimento, quer movimento próprio ou movimento interno.
4. Reprodução, a capacidade de gerar entidades semelhantes a si própria.
5. Resposta a estímulos, a capacidade de avaliar as propriedades do ambiente que a rodeia e de agir em resposta a determinadas condições.
Em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vida são dadas outras definições.
Eu cresço, armazeno, consumo e transformo energia, defeco, movo-me, tenho capacidade de reprodução e respondo voluntariamente e involuntariamente a estímulos. Logo, estou vivo.
Na Antiguidade alma e vida eram exactamente a mesma coisa: corpo com ar (espírito). Um moribundo a expelir ar era considerado um acontecimento em que o espírito abandonava o corpo.
Atos 20 :
9 E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.
10 Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.
Esta "alma" corresponde à palavra grega "
psuche", que, essencialmente, significa
respiração.
"pneuma" significa respiração, o mesmo que espírito.
O equivalente a "psuche" em hebreu (uma das tais "línguas semíticas") é "
nephesh", que significa "criatura que respira". "
naphash" significa "respiração", ou "refrescado".