Autor Tópico: Perguntas para os cristãos!  (Lida 14611 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Perguntas para os cristãos!
« Resposta #100 Online: 18 de Março de 2007, 17:34:33 »
Coisas imateriais? Sabia que já temos conhecimento de que pensamentos são cargas elétricas organizadas em um órgão específico do sistema nervoso em grande parte dos seres do reino animal chamado "cérebro"?
Como explica uma lobotomia, onde a interrupção dos canais que ligam os lados do cérebro prejudica a capacidade de escolha do indivíduo, se é imaterial?

O termo "metafísica" ainda dá a entender que a física se limita à matéria. Por mais que o materialismo seja a teoria mais aceita, não está limitado a tal, qualquer comportamento que não envolva na mudança das combinações de átomos em moléculas (pois seria química) está dentro da física.
Eu diria que metafísica poderia ser chamada de "física para paranormais", ou seja, física para quem não gosta do que a ciência diz.
« Última modificação: 18 de Março de 2007, 17:38:20 por Ilovefoxes »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 22 de Março de 2007, 19:09:31 »
Um papel assinado, por exemplo, libertou os escravos no Brasil. Outro declarou guerra ao Vietnã, etc…

Não é incrível como coisas imateriais podem transformar completamente o mundo material?
Mas o papel não é matéria...?
Sobre o pensamento o Tails já falou.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 22 de Março de 2007, 19:40:57 »
O tópico se desviou um pouco do assunto principal ("Perguntas aos cristãos"). Mas pegando o trem:

Se esses temas transcendentais (Do tópico) são tão nítidos assim por que há dúvidas? Será mesmo que é só por teimosia dos céticos...?

Não me admira a capacidade de algumas pessoas quererem acreditar em algo a qualquer custo. Tiro por base o professor de filosofia (Professor de faculdade) do Cego (O membro do fórum). Ele, hoje, se denomina "anjeólogo" ou é "angeólogo".... Isso significa dizer que ele é uma espécie de "cientista de anjos"... Ele mesmo diz que é necessário termos um nível de "ilusão" para equilibrar a nossa vida. (...)

Rafael, tenha certeza de que se provarem o que disse, ninguém aqui irá contestar. Se não acreditamos, garanto, não é por pirraça e sim por bom senso...

Tentando ser mais objetivo…

Bom, em questão bíblica eu perguntaria o porquê de tantas contradições, atrocidades, erros em geral, sendo que este "deus único" "é" onipotente, onisciente, onipresente, onibondoso e imutável… Mas levando em consideração perguntas mais abrangentes, em questão de diversidade religiosa, eu diria:

Por que esse deus não aparece logo de forma nítida, irrefutável? Já que esses "espíritos" querem tanto se comunicar com os humanos, então por que não aparecem logo? Qual o propósito de (deus) manter boa parte dos "seus filhos" na miséria extrema?

Por que um deus onipotente, onisciente, onipresente necessita de bajulações (Orações)?
Aê, gostaria de ver respostas. Sério.

Offline Alexandre

• Nível 04
  • *
« Resposta #103 Online: 24 de Março de 2007, 21:51:39 »
O tópico se desviou um pouco do assunto principal ("Perguntas aos cristãos"). Mas pegando o trem:

Se esses temas transcendentais (Do tópico) são tão nítidos assim por que há dúvidas? Será mesmo que é só por teimosia dos céticos…?

Não me admira a capacidade de algumas pessoas quererem acreditar em algo a qualquer custo. Tiro por base o professor de filosofia (Professor de faculdade) do Cego (O membro do fórum). Ele, hoje, se denomina "anjeólogo" ou é "angeólogo"… Isso significa dizer que ele é uma espécie de "cientista de anjos"… Ele mesmo diz que é necessário termos um nível de "ilusão" para equilibrar a nossa vida. (…)

Rafael, tenha certeza de que se provarem o que disse, ninguém aqui irá contestar. Se não acreditamos, garanto, não é por pirraça e sim por bom senso…

Tentando ser mais objetivo…

Bom, em questão bíblica eu perguntaria o porquê de tantas contradições, atrocidades, erros em geral, sendo que este "deus único" "é" onipotente, onisciente, onipresente, onibondoso e imutável… Mas levando em consideração perguntas mais abrangentes, em questão de diversidade religiosa, eu diria:

Por que esse deus não aparece logo de forma nítida, irrefutável? Já que esses "espíritos" querem tanto se comunicar com os humanos, então por que não aparecem logo? Qual o propósito de (deus) manter boa parte dos "seus filhos" na miséria extrema?

Por que um deus onipotente, onisciente, onipresente necessita de bajulações (Orações)?
Aê, gostaria de ver respostas. Sério.

A pergunta correta seria o porquê de um deus onisciente criar o universo e a vida, já que ele é um ser completo, e em tese, não teria motivo algum para criar alguma coisa, principalmente quando ele já sabe o que vai ocorrer. Ser deus deve ser um tédio!
"Como te atreves a perturbar o sagrado repouso do nada, para criares este mundo de angústia e de dôres?" --- Arthur Schopenhauer

"Não posso convencer-me de que um Deus benéfico e onipotente tenha criado as Ichneumonidae, com a intenção expressa de que estas buscassem o seu alimento no corpo vivo das lagartas." --- Charles Darwin

“Devemos questionar a lógica que afirma um Deus onipotente e onisciente, que criou um homem falível e o culpa por seus defeitos.” --- Gene Roddenberry

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #104 Online: 01 de Abril de 2007, 21:58:05 »
Citação de: PedroAC
Posso comunicar com esse Espírito da Verdade? Como?
Poderia, em princípio, se ele quisesse comunicar-se contigo. Podes chamá-lo, e se ele quiser vir, você terá a comunicação. Mas, se ele for o Espírito que pensamos ser, ele é de uma hierarquia tão elevada que seria o mesmo que tentar chamar o presidente da República na sua casa. Ele pode vir? Pode. Mas é muito difícil. Melhor seria tentar chamar alguém de hierarquia menos elevada.

Também encontro paradoxos na comunicação de espíritos, que enum:
Vejamo-los um a um...

1) é possível comunicar com um espírito de um morto;
Sim, como já disse, se ele quiser e puder vir comunicar-se contigo. Assim como os homens, os espíritos têm leis e regras a seguir, e se a comunicação contigo for proibida, ela não se dará, por mais que tente.

Normalmente este tipo de comunicação precisa de um médium. Se você não é, então teria que procurar um.

2) os mortos reencarnam;
Sim. Quais as evidências poderiam sustentar essa conclusão? Lembranças de vidas passadas que algumas pessoas parecem ter e conhecimentos inatos, especialmente os específicos. Apresentei aqui no fórum uma vez o caso do menino Maximiliano, de 6 anos, proferindo uma palestra sobre osteoporose para um grupo de residentes no México. Esse é só um exemplo dentre vários.

3) nesse caso há períodos de tempo que a comunicação com um espírito não é possível, por estar num corpo?
Perfeitamente. Se o espírito estiver reencarnado ele não poderia dar comunicações enquanto estiver acordado. Mas durante o sono a comunicação seria possível porque ele se desprende. Kardec chegou a fazer algumas experiências a respeito, primeiro com um membro da sociedade de Paris e, depois, com um espírito que já estava reencarnado em uma menina num lugar desconhecido em Cuba (segundo o próprio espírito).

4) os espíritos comunicam vivências de quando estavam num corpo físico;
Podem comunicar também vivência no plano espiritual e até em outros mundos. Entretanto, a nossa mente ainda não é suficientemente madura para entender todo o universo material, quanto mais o universo espiritual, e as comunicações desse tipo não deixam de ter, invariavelmente, um tom de misticismo, ainda que possam ser verdadeiras.

O meu critério de aceitação hipotética dessas mensagens é só o de não contradizerem a lógica e o bom senso; e não terem sido comprovadas impossíveis por nenhuma descoberta. Mas mesmo assim há o risco do engano, pois a nossa lógica e bom senso não são infalíveis.

Uma vez aconteceu comigo um fato curioso. Eu gosto muitas vezes de ficar remoendo mentalmente, tentando entender a lógica da física relativística e a física quântica. Nunca chego a conclusão alguma. Mas uma vez, num sonho, eu também estava a meditar sobre esses assuntos e num determinado momento eu tive um "insight" e disse para mim mesmo: "era óbvia a relação, como não percebi antes?" Pouco tempo depois acordei com a impressão nítida que tinha entendido uma questão importante, mas quando tentei lembrar, tudo voltou a não fazer mais sentido novamente.

Pode ter sido só um sonho sem importância, eu admito. Mas pareceu bastante real e me levou a imaginar que nosso espírito realmente sabe muito mais do que deixa transparecer na Terra.

5) se um espírito tem memória, por que não me recordo de algo que me aconteceu antes de nascer?
O esquecimento do passado tem a sua razão de ser, especialmente num mundo inferior como o nosso. Eu poderia enumerar aqui uma série de vantagens para a evolução do indivíduo o esquecimento temporário do passado. Vou citar algumas:
1. Se você fez coisas terríveis no passado e agora tenta se reerguer, você teria muitas dificuldades em conseguir oportunidades se todo mundo se lembrasse. Se um ex-estrupador ou assassino pede emprego na sua casa, você o empregaria sem segundos pensamentos lembrando de tudo o que ele fez? Eu vou lhe dizer que muito poucas pessoas no mundo de hoje são capazes de fazer isso.
2. Precisamos provar que evoluimos moralmente, que somos capazes de fazer o bem mesmo quando não temos certeza do futuro. Se lembrássemos que existe um Deus nos olhando, seríamos bons por constrangimento e não por convicção.
3. Inimigos mortais podem voltar a conviver se ambos se esquecerem temporariamente as ofensas mútuas. É claro que resta aquele rancor instintivo que muitas vezes se notam entre pessoas e membros de uma mesma família. Mas quando não se lembra o motivo é mais fácil contornar. Se conseguirem se tornar amigos, provavelmente quando voltarem para o mundo espiritual não vão querer retomar a velha richa.
4. Não existe injustiça no mundo. Cada um é punido naquilo em que pecou. Mas se lembrássemos dos motivos que fazem um miserável padecer, não iríamos querer ajudá-lo. E se não nos sentíssemos injustiçados de vez em quando, não daríamos valor à justiça.

Existem outros desdobramentos, mas paro por aqui para não alongar demais a prosa.

6) se os espíritos evoluem e encarnam, há pessoas que têm memórias acumuladas de todas as gerações passadas?
Todos têm. Mas, excluindo-se raríssimas exceções, não se lembram em vida. Mas assim que deixam a vida corporal, podem se lembrar de tudo o que quiserem. O esquecimento é apenas temporário.

7) por que os espíritos tornam-se limitados quando ligados a um corpo, comparados com o momento em que estão livres?
O espírito não se torna limitado. O corpo é que limita a manifestação de todo o potencial do Espírito de acordo com a prova específica a ser realizada. A limitação voluntária com fim específico é mais comum do que se pensa na vida humana. Um jogador de futebol, mesmo tendo mãos, não pode usá-las durante o jogo. Por quê? Porque se quer fazer o melhor possível usando os pés, ou seja, porque se quer desenvolver as habilidades dos pés. O Handball é o contrário, e assim sucessivamente.

O nosso cérebro limita as nossas percepções e eventualmente a manifestação de determinadas áreas do conhecimento. Por exemplo, um grande físico que queira desenvolver habilidades em ciências humanas, pode encarnar num corpo que não permita o desenvolvimento das ciências exatas. Na Terra, então, seria medíocre em física por limitações corporais, e medíocre em humanas por limitações espirituais. O espírito é um grande físico, mas na Terra não consegue manifestar. Então, o fato de alguma pessoa parecer limitada em certas áreas, não significa necessariamente que seu espírito o seja. A recíproca não é verdadeira, ou seja, se alguém manifesta conhecimentos ou lembranças inatas é porque essas lembranças necessariamente vieram do Espírito. O corpo por si só não pode inventar lembranças verdadeiras.

8) por que os espíritos estão tão limitados quanto há interacção com a matéria quanto a decisões éticas? o espírito de Hitler pode possuir um judeu e matá-lo? o espírito de um tarado pode possuir uma menina e abusá-la? um espírito pode plantar provas para incriminar inocentes? um espírito pode confidenciar factos que dão imensa vantagem a determinada pessoa? se as respostas são sempre "não", por que mundo dos espíritos parece ser tão perfeito que limite o livre-arbítrio?
As respostas são sim, ou seja, em princípio eles podem fazer todas essas coisas. Mas como já disse, os espíritos também tem leis a seguir, e essas leis limitam a sua intervenção no mundo corporal. Por exemplo, um terrorista pode querer entrar em outro avião americano e derrubá-lo, mas terá que passar pela segurança. Com os espíritos é a mesma coisa, ou seja, eles em princípio têm capacidade de fazer qualquer coisa, mas só se conseguirem obter a permissão dos que são mais poderosos do que ele, ou então burlá-la, que em se tratando de mundo espiritual é impossível. Qualquer manifestação que ocorre por aqui, pode ter certeza, precisa ser consentida pelos Espíritos Superiores.

Como vê, o que parece paradoxo na realidade não o é. É claro que isso tudo depende de uma premissa básica que, pelo menos ainda, você não aceita, que é a sobrevivência da alma e da sua individualidade. Mas considerando-se isso como premissa válida, acho que não são assim tão absurdas as explicações acima.

Desculpe a demora em responder.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Alexandre

• Nível 04
  • *
« Resposta #105 Online: 01 de Abril de 2007, 23:25:01 »
Posso comunicar com esse Espírito da Verdade? Como?
Poderia, em princípio, se ele quisesse comunicar-se contigo. Podes chamá-lo, e se ele quiser vir, você terá a comunicação. Mas, se ele for o Espírito que pensamos ser, ele é de uma hierarquia tão elevada que seria o mesmo que tentar chamar o presidente da República na sua casa. Ele pode vir? Pode. Mas é muito difícil. Melhor seria tentar chamar alguém de hierarquia menos elevada.

Desculpe, eu não acompanhei o debate e nem li os comentários, mas fiquei curioso com sua resposta ao PedroAC. Como eu posso me comunicar com um espírito? Eles recebem e-mail no plano espiritual?  ::)

Brincadeiras á parte; como é possível "conversar" com uma alma? Você já o fez?
"Como te atreves a perturbar o sagrado repouso do nada, para criares este mundo de angústia e de dôres?" --- Arthur Schopenhauer

"Não posso convencer-me de que um Deus benéfico e onipotente tenha criado as Ichneumonidae, com a intenção expressa de que estas buscassem o seu alimento no corpo vivo das lagartas." --- Charles Darwin

“Devemos questionar a lógica que afirma um Deus onipotente e onisciente, que criou um homem falível e o culpa por seus defeitos.” --- Gene Roddenberry

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #106 Online: 02 de Abril de 2007, 08:27:00 »
Não, eu nunca fiz. Eu não sou médium e nem tenho acesso a médiuns.

A Sônia Rinaldi faz algumas experiências de transcomunicação instrumental, onde ela tenta captar vozes de espíritos utilizando aparelhagem eletrônica. Se lhe interessar, dê uma olhada.

Fora isso, só através de médiuns se consegue tal comunicação.

O próprio Allan Kardec não era médium e sempre precisava de um ao seu lado para fazer as suas perguntas e obter as suas comunicações, que mais tarde seriam utilizadas em suas obras.

E ele recomendava que se chamasse aquele com o qual deseja se comunicar, para não abrir a porta a qualquer um. Isso, contudo, não garante que aquele que é chamado virá ou que não virá um impostor em seu lugar. Como já dizia São joão, na própria Bíblia:

"Amados, não creiais em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." (1Jo 4:1)

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #107 Online: 02 de Abril de 2007, 11:58:20 »
Permitam-me compartilhar um pouco da breve experiência que tive recentemente no Nepal. Não quero entrar no mérito pessoal da crença do Luis ou de quem for. É apenas a minha opinião, baseado no que vi como leigo no assunto.

Sempre ouvi os simpatizantes do budismo colocarem esta religião como algo diferenciado das demais. Como se fosse uma filosofia de vida e não um culto à divindades, sem dogmas, penitências e toda a liturgia existentes nas principais religiões ( muçulmanos, católicos e judeus ). Eu sempre tive a impressão de que o budismo era um conjunto de princípios morais aliados à práticas saudáveis de meditação e bons hábitos. Preservação da vida e respeito pelos semelhantes.

Aliado à isto tudo, pelo fato de não compartilhar com a idéia da existência de um Deus criador todo poderoso ou julgador, o budismo sempre carregou uma áurea de pureza e sipatia da maioria das pessoas mais esclarecidas aqui no Brasil.

E de fato ele é tudo isto que descrevi acima. Porém, pude constatar com meus próprios olhos e ouvidos, que existe também no budismo uma enorme carga de dogmas, liturgias, crenças e reverências muito parecidas com as das outras religiões que explicitamente reverenciam deuses e santos. É tudo uma questão de abordagem mais light, mas no fundo são muito parecidas na roupagem. Digo isto sem entrar no mérito do que é certo ou errado, se uma religião é melhor do que a outra, etc.

Como todas as outras religiões, o budismo têm várias dissidências e interpretações, dependendo do país. A origem é hindu, mas depois espalhou-se pelo Oriente através da China, Japão, Vietnã, Coréia e outros mais. Eu pude ver um pouquinho do budismo praticado na Índia e Nepal. E o que pude ouvir dos guias e dos habitantes da região forma histórias e práticas muito parecidas com as que vemos nas demais religiões, tais como aparições e revelações místicas, relatos sem comprovação histórica, caminhos de iluminação e elevação a outros planos não-físicos, vários universos com reinos distintos e seres que os habitam, infernos, fantasmas e deuses (deva), karmas e uma infindável lista de crenças.

Os monges estão por todos os lados. Eu pude observá-los de perto orando e fazendo vários tipos de reverências, ajoelhados, prostados no chão, com a cabeça no solo, de olhos fechados, beijando degraus de escadarias, reverenciando estátuas de Buda, fazendo oferendas com alimentos, flores e cânticos. As estupas são muito mais enfeitadas do que qualquer igreja católica. Estão forradas de bandeirinhas coloridas com vários significados, estátuas douradas, desenhos de serpentes, dragões e outras criaturas míticas.

As rodas de orações estão por todo lado e as pessoas andam em círculo fazendo-as giram sem parar enquanto recitam mantras. Os templos estão cheios de açafrão, insensos, velas e potes com oferendas. Mantras ecoam pelo ar o tempo todo, enquanto monges tocam tambores de joelhos com suas túnicas laranjas. Mandalas e símbolos dos mais diversos espalham-se por todos os cantos.

Os conceitos de renascimento do budismo, por mais que tentem se distanciar da reencarnação espírita, possuem elementos em comum, ao meu ver. A emanação budista vista pela doutrina de Dukkha, Anatta e Anicca prega a evolução do indivíduo em busca da perfeição e a libertação do corpo e de todos os males físicos ( Nirvana ), além da transmigração entre os diversos reinos através da perpétua repetição de nascimento e morte ( Samsara ).

O que eu puide ver no Nepal em quase nada difere visualmente dos rituais hindus e católicos, com venerações, oferendas e penitências. Existem várias regras a serem seguidas com suas respectivas penitências em caso contrário, regras monásticas rigorosas, castidade obrigatória, igual à dos padres católicos.

Em Kathmandu, existe o que eles chamam de "deusa viva". Os monges escolhem na cidade uma menina entre 3 e 5 anos através de um rigoroso critério de seleção. Obviamente precisa ser de uma família budista, tem que ser linda e sem nenhum arranhão na pele. Depois de escolhida, ela é submetida a um teste bizarro…são sacrificados 108 animais machos e as cabeças cortadas colocadas em volta da criança. Se ela não se assustar com este ritual macabro, significa que seu espírito é puro. Depois ela é retirada da sua família e vai morar no palácio com tutores até completar 12 anos, sem poder sair nem receber visitas. Uma vez ao dia, ela aparece na janela do palácio real apar ser saudada pelos súditos ( eu estava lá em uma das suas aparições ). Existem ainda as reencarnações dos Lamas emuitas outras crenças no budismo.

Resumindo…não há como ser budista, na minha opinião, sem uma boa dose de fé e misticismo, além de alguns dogmas, tal qual qualquer outra religião. Porém, isto não implica necessariamente que cada um tenha a sua própria interpretação do budismo e o aplique conforme a sua conveniência. É o mesmo que acontece com todas as outras, com arranjos, adaptações e interpretações diversas à "la carte". Na minha opinião, apenas muda a cor do manto e o idioma da reza…seja em sânscrito, em latim, em árabe ou aramaico…existe sempre algo ou alguém acima dos mortais para ser venerado e reverenciado com o objetivo de alcançar a iluminação, o paraíso ou o nome que quiserem dar…

Quero deixar aqui muito claro que esta é a minha opinião pessoal. Não condeno nem critico o budismo, a interpretação do Luis ou de qualquer um aqui. Respeito todas as crenças e o direito de escolha de todos. Relatei a minha experiência pessoal e não estou aqui para debater ou convencer ninguém de nada. Quero deixar isto bem claro para evitar mal-entendidos, ok ?

Namastê para todos !  :)

Você sabe que essas meninas que são escolhidas como Deusas (chamam-se "Kumari"), após se tornaram adultas são tidas como almodiçoadas e dizem que quem se casar com elas morre depois de seis meses.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #108 Online: 02 de Abril de 2007, 12:45:00 »
Isso parece um bocado estranho, Ego.  Você teria uma fonte?

O artigo da Wikipedia dá a entender que elas geralmente simplesmente perdem o "status" de emanação virginal depois da primeira menstruação.  E de fato, por que se amaldiçoaria uma moça simplesmente por ter se tornado adulta e/ou menstruado?  Não faz sentido.

http://en.wikipedia.org/wiki/Kumari
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #109 Online: 02 de Abril de 2007, 13:00:28 »
Isso parece um bocado estranho, Ego.  Você teria uma fonte?

O artigo da Wikipedia dá a entender que elas geralmente simplesmente perdem o "status" de emanação virginal depois da primeira menstruação.  E de fato, por que se amaldiçoaria uma moça simplesmente por ter se tornado adulta e/ou menstruado?  Não faz sentido.

http://en.wikipedia.org/wiki/Kumari

Bom, eu vi isso em um doscumentário transmitido pelo GNT, onde eles entrevistavam algumas ex-kumaris que não conseguiam se casar por causa dessa "maldição". Nesse artigo do wikipedia, na parte "former kumaris" eles falam sobre isso. É um assunto interessante, vou buscar mais informações.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #110 Online: 02 de Abril de 2007, 13:18:58 »
Numa pesquisa rápida que fiz neste instante, o que achei relativo a este assunto em foco, foi:

Ela ainda não sonha com casamento, a lenda a condena à solidão. A sabedoria popular prega que se casar com uma ex-Kumari traz azar, que o marido morre cedo. Mesmo se ex-Kumaris tiveram casamentos felizes, a lenda persiste, sem incomodar Rashmila. O que conta para ela é conseguir conhecer pessoas, ter amigos. Enfim, ela quer mergulhar na "vida de verdade".

Fonte: http://marieclaire.globo.com/edic/ed107/rep_deusa3.htm
« Última modificação: 02 de Abril de 2007, 13:21:13 por Discípulo da Razão »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #111 Online: 02 de Abril de 2007, 13:21:20 »
Lendo melhor o artigo, não duvido que seja verdade.  Mas também acho que é pura superstição.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #112 Online: 02 de Abril de 2007, 13:50:09 »
Sincronicidade: até umas semanas atrás eu nunca havia ouvido falar de Kumaris, até ler um conto chamado "The Little Goddess", cujo
personagem principal era, como o título diz, uma ex-kumari... que sofre para arranjar um marido, por causa da superstição.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 03 de Abril de 2007, 16:36:34 »
A Sônia Rinaldi faz algumas experiências de transcomunicação instrumental, onde ela tenta captar vozes de espíritos utilizando aparelhagem eletrônica. Se lhe interessar, dê uma olhada.
Várias ondas circulam livremente entre nós, embora não percebamos. Ondas de rádio e etc. Esses aparelhos/instrumento têm uma ótima capacidade de captação. Uma mãe que ama muito o filho e não consegue se conformar com sua morte acaba ouvindo desses "instrumentos" algo que quer ouvir. Já ouvi alguns desses sons captados por esses aparelhos e são horríveis.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #114 Online: 05 de Abril de 2007, 15:57:49 »
se a comunicação contigo for proibida, ela não se dará, por mais que tente.
É proibido por lei matar, mas somos capazes de fazê-lo.

Normalmente este tipo de comunicação precisa de um médium. Se você não é, então teria que procurar um.
Ou seja, a pessoa precisa de ter um dom especial, e por isso não pode ser confirmado pela práctica pessoal. Que conveniente! Mas lembro-me de um espírita neste fórum dar a entender o contrário... e essa premissa contraria com a anterior: "Poderia, em princípio, se ele quisesse comunicar-se contigo. Podes chamá-lo, e se ele quiser vir, você terá a comunicação."

Apresentei aqui no fórum uma vez o caso do menino Maximiliano, de 6 anos, proferindo uma palestra sobre osteoporose para um grupo de residentes no México. Esse é só um exemplo dentre vários.
Nesse caso, afinal, o espiritismo pode ser analisado cientificamente, se existem amostras. Mas também houve testemunhos de aparições de Virgens Marias por crianças, que "falavam em línguas", que mostraram mais tarde serem invenções.
E se isso for verdadeiro, ou tenho um espírito estúpido que nem uma porta, ou, se a maioria estiver no mesmo estado que eu, esses fenómenos, como a criança, são aberrações (por definição).

Se o espírito estiver reencarnado ele não poderia dar comunicações enquanto estiver acordado.
Ora assumi isso como um paradoxo (os anteriores são apenas proposições; nota: não confundir com contradições), pelas seguintes razões:
  1) se alguém quiser comunicar com a mãe falecida, então haveria grandes probabilidades de falhar, a não ser que houvesse algum limbo até certo período de tempo estimado;
  2) se o espírito existe, apesar de estar reencarnado, qual o motivo de não podermos comunicar? O corpo faz interferência estática? Está preso, e por isso não pode mover-se até ao médium? Nesse último caso, então dois médiuns não podem comunicar com o mesmo espírito (isso poderia ser testado).
  3) se o espírito reencarnado é o mesmo de imensas gerações, qual o motivo de ficar tão diferente na sua natureza quando inserido num corpo? Por exemplo, por que será que o próprio espírito esquece-se, mas depois lembra-se quando é libertado? É fluido, mas no corpo tem limitações impróprias dos fluidos?

Mas durante o sono a comunicação seria possível porque ele se desprende.
Achas que é por isso que por vezes sentimos voar sobre o nosso corpo, ou cair durante o sono?
Nesse caso, é possível que, durante o meu sono, peças a um médium para comunicar com o meu espírito, e depois confirmar os dados (se é possível comunicar dessa maneira, estando eu em Portugal e tu no Brasil, podes fazê-lo facilmente durante a tarde).

Kardec chegou a fazer algumas experiências a respeito, primeiro com um membro da sociedade de Paris e, depois, com um espírito que já estava reencarnado em uma menina num lugar desconhecido em Cuba (segundo o próprio espírito).
Mais uma vez mostras que o espiritismo pode ser estudado pela Ciência, para confirmar a sua veracidade e formular leis por experiências.

e as comunicações desse tipo não deixam de ter, invariavelmente, um tom de misticismo, ainda que possam ser verdadeiras.
Ou seja, não é nada que se possa confirmar, podendo ser apenas especulações ou opiniões do próprio médium, tal como os extraterrestres que têm muito para contar sobre avisos relacionados com problemas actuais, mas não podem falar sobre a sua tecnologia... e até admitem ser ignorantes a esse respeito.

O meu critério de aceitação hipotética dessas mensagens é só o de não contradizerem a lógica e o bom senso; e não terem sido comprovadas impossíveis por nenhuma descoberta.
Quanto à lógica, talvez. Mas sobre bom senso, escapa-me pelos problemas que vou mencionando. Por cada sugestão de análise que possa comprovar a hipótese, há sempre uma explicação para fugir dela. É o chamado dragão na garagem ("Um mundo infestado de demónios", capítulo 10):
A - há um dragão na garagem
B - quero vê-lo
A - mas é invisível
B - então espalha farinha no chão, para ver as pegadas
A - boa ideia, mas ele flutua
B - então usa um sensor infravermelhos para detectar o fogo que expele
A - o fogo invisível não tem calor
B - que tal usar spray para pintá-lo?
A - pois, mas ele é incorpóreo...
...

Pouco tempo depois acordei com a impressão nítida que tinha entendido uma questão importante, mas quando tentei lembrar, tudo voltou a não fazer mais sentido novamente.
Isso chama-se amnésia. Também acontece comigo quando estou a fazer algo, distraio-me com outra coisa, e esqueço-me do que estava a fazer, necessitando de algum esforço para recordar-me.

Durante o sono isso é normal. Há poucos sonhos de que me recordo. Lembro-me melhor quando estou num período mais criativo. Mas também a maioria das coisas não me recordo, ou tenho apenas vaga ideia ou memórias falsas.

Quando estudava na primária (do 1º ao 4º ano escolares), bati com a cabeça no chão, ao saír de casa, e a única coisa que me lembro é de ter um teste na minha mesa, na escola.

Pode ter sido só um sonho sem importância, eu admito. Mas pareceu bastante real e me levou a imaginar que nosso espírito realmente sabe muito mais do que deixa transparecer na Terra.
Experimenta ficar dias sem dormir nem comer. Vais ter alucinações realistas e espectaculares. Foram feitas experiências, acordando indivíduos durante o estado REM (algo como: movimentos rápidos do olhos).

Eu já tive de fazer jejuns para radiografias, e via tudo à roda. Já tomei medicamentos alucinogénios, vendo luzes, pessoas e sombras, obrigando a ter companhia para caminhar até à escola. Numa crise da minha doença, tive pesadelos realísticos durante uma noite, como uma enorme pilha de cadeiras caír e uma agulha aproximar-se até mim.

Por isso alguns cultos têm certas práticas ascéticas, tais como jejuar, dormir pouco, trabalhar muito e drogarem-se: para atingir Deus, o Nirvana, comunicar com os espíritos, libertar-se do corpo, etc.

uma série de vantagens para a evolução do indivíduo o esquecimento temporário do passado.
Vantagens não significa verdade. Significa apenas desejo. O nosso corpo tem imensos defeitos, e não é por isso que seja falso.

1. Se você fez coisas terríveis no passado e agora tenta se reerguer, você teria muitas dificuldades em conseguir oportunidades se todo mundo se lembrasse.
Inimigos mortais podem voltar a conviver se ambos se esquecerem temporariamente as ofensas mútuas.
Mas se lembrássemos dos motivos que fazem um miserável padecer, não iríamos querer ajudá-lo.
Ou seja, o mundo dos espíritos é perfeição (e por isso um dragão na garagem), oposto ao nosso. Os espíritos não têm rancor, não são vingativos, nem preconceituosos, excepto quando encarnados...

Se lembrássemos que existe um Deus nos olhando, seríamos bons por constrangimento e não por convicção.
Se tudo fosse possível, então o melhor seria não ter constragiemento por causa disso (isso seria perfeito). A minha gata não se sente constrangida por usar a areia para as suas necessidades, com gente à volta.
Por que Deus não nos criou perfeitos, "à sua imagem e semelhança"? Não seria assim muito mais vantajoso?

Mas assim que deixam a vida corporal, podem se lembrar de tudo o que quiserem.
Extraordinário! Então por que esperam obter conhecimentos dos antigos para nos ajudarem no presente e futuro? Já mencionei os conteúdos da Biblioteca de Alexandria.

O corpo é que limita a manifestação de todo o potencial do Espírito de acordo com a prova específica a ser realizada.
Ou seja, é como alguém com uma camisa de forças. Ou um software potente, num hardware muito limitado.

Um jogador de futebol, mesmo tendo mãos, não pode usá-las durante o jogo.
Então qual o motivo dos espíritos fazerem o mesmo?

O nosso cérebro limita as nossas percepções e eventualmente a manifestação de determinadas áreas do conhecimento.
Um espírita neste fórum disse-me que o espírito é fonte de inteligência, não o cérebro...
De qualquer modo, para que serve então a reencarnação se o espírito é bem mais flexível do que o corpo? Se foi um acto voluntário do espírito, como fazes analogia com o futebol, então parece-me falta de bom senso.

O corpo por si só não pode inventar lembranças verdadeiras.
Mas pode inventar memórias falsas, como é comprovado com experiências psicológicas.

Por exemplo, um terrorista pode querer entrar em outro avião americano e derrubá-lo, mas terá que passar pela segurança.
A segurança é um obstáculo, mas não é um impedimento absoluto. Senão haveriam actos de terrorismo com sucesso.

que em se tratando de mundo espiritual é impossível.
Podemos burlar Deus no corpo, mas não em espírito?

Como vê, o que parece paradoxo na realidade não o é.
Wikipedia:
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é 'o oposto do que alguém pensa ser a verdade'.

Mas considerando-se isso como premissa válida, acho que não são assim tão absurdas as explicações acima.
Mas muitos dragões em garagens, por isso, paradoxais.
As viagens no tempo têm paradoxos, e a física só evolui ao aceitar como tal.
Esses paradoxos estão a ser resolvidos, não com dragões na garagem, mas com hipóteses que são testáveis, e são testadas.
As próprias teorias da relatividade e quântica são paradoxais, por serem contrário ao senso-comum, apesar de testadas e confirmadas como teorias científicas.
Como tinha dito, ser paradoxal não significa necessariamente contraditório.

Desculpe a demora em responder.

Um abraço.
Não faz mal. Eu também não costumo agora ler os fóruns até ao fim-de-semana, por estar a trabalhar. Hoje foi um caso especial, por ter-me sido concedido folga.

Abraços.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #115 Online: 06 de Abril de 2007, 01:03:26 »
Ou seja, a pessoa precisa de ter um dom especial, e por isso não pode ser confirmado pela práctica pessoal. Que conveniente! Mas lembro-me de um espírita neste fórum dar a entender o contrário… e essa premissa contraria com a anterior: "Poderia, em princípio, se ele quisesse comunicar-se contigo. Podes chamá-lo, e se ele quiser vir, você terá a comunicação."
Os Espíritos Superiores podem, em princípio, se comunicarem com qualquer um. Se você não é médium, um meio seria encontrado, ainda que esse meio fosse fazer um médium cruzar o seu caminho. Já os Espíritos Inferiores muitas vezes querem, mas não podem comunicar-se. Alguns são tão malígnos que desejariam nos aniquilar, mas não podem. Mas incomodam bastante, como nos casos de assombrações.

Sinto muito que não lhe seja conveniente que a teoria não possa sempre ser comprovada pela experiência pessoal. É uma limitação da ciência espírita e não podemos oferecer coisa melhor. Mas há vasta documentação e pode-se analisá-la para tentar descobrir quem e quando mente e quem e quando diz a verdade.

Nesse caso, afinal, o espiritismo pode ser analisado cientificamente, se existem amostras. Mas também houve testemunhos de aparições de Virgens Marias por crianças, que "falavam em línguas", que mostraram mais tarde serem invenções.
E se isso for verdadeiro, ou tenho um espírito estúpido que nem uma porta, ou, se a maioria estiver no mesmo estado que eu, esses fenómenos, como a criança, são aberrações (por definição).
Em primeiro lugar, o espiritismo pode ser analisado cientificamente. A nossa dificuldade está na repetitibilidade. Em segundo lugar, fraudes não invalidam verdades. Em terceiro lugar, não é o fato de você não se lembrar que o torna um ignorante. Em quarto lugar, ainda que fosse estúpido corporalmente não significaria que fosse estúpido espiritualmente (embora pudesse realmente ser), pois o corpo poderia o estar limitando. Veja o caso dos deficientes mentais. Em princípio o nosso "eu" é a alma e não o corpo.

1) se alguém quiser comunicar com a mãe falecida, então haveria grandes probabilidades de falhar, a não ser que houvesse algum limbo até certo período de tempo estimado;
Pelo que se diz no meio espírita, o tempo desencarnado (como espírito) é normalmente muito maior do que o tempo encarnado. A vivência corporal é normalmente curta com relação a vivência como espírito. A fila das reencarnações é grande e alguns dizem que o tempo médio para a volta à vida corporal é de mais de duzentos anos. Alguns espíritas afirmam que quando ocorre de esse tempo ser bem menor é que ocorrem as lembranças de vidas passadas. No caso de Jenny Cockel, por exemplo, a sua reencarnação teria se dado em 20 anos e, segundo seu livro, através de suas lembranças, ela conseguiu encontrar todos os seus filhos da outra vida ainda vivos.

Para nós, espíritas, a vida como espírito é a vida normal. A vida na Terra tem finalidade específica e, quando cumprida, deixamos a Terra.

2) se o espírito existe, apesar de estar reencarnado, qual o motivo de não podermos comunicar? O corpo faz interferência estática? Está preso, e por isso não pode mover-se até ao médium? Nesse último caso, então dois médiuns não podem comunicar com o mesmo espírito (isso poderia ser testado).
O Espírito, quando encarnado e acordado, tem que dar atenção às tarefas do dia a dia e não pode simplesmente deixar o corpo e ir fazer outra coisa.

Mas existe pelo menos uma história contada bastante interessante nesse sentido. É a de Santo Antônio de Pádua. A história conta que ele estava rezando uma missa na Itália enquanto seu pai era julgado por assassinato em Portugal. A história da Igreja diz que ele cochilou durante a missa e nesse meio tempo foi a Portugal, em espírito, materializado, e defendeu seu pai, conseguindo absolvê-lo. A Igreja considera esse evento um dos milagres de Antônio de Pádua.

3) se o espírito reencarnado é o mesmo de imensas gerações, qual o motivo de ficar tão diferente na sua natureza quando inserido num corpo? Por exemplo, por que será que o próprio espírito esquece-se, mas depois lembra-se quando é libertado? É fluido, mas no corpo tem limitações impróprias dos fluidos?
A limitação é voluntária e não imposta. O espírito, antes de encarnar, sabe o que vem fazer, as provas que terá que passar e de tudo que precisará lembrar ou saber. O corpo simplesmente reflete uma vontade do espírito.

Mas até onde eu sei, as limitações do espírito no corpo se refere somente à parte intelectual, mas não moral. Não é nenhuma limitação corporal que faz alguém ser mau, por exemplo.

E a natureza não muda. O espírito reencarnado é o que era. Podem simplesmente ter havido modificações de caráter resultantes de aprendizados anteriores. Por exemplo, se uma pessoa era avarenta numa vida ela pode se arrepender e numa nova existência não ser mais. Então tem-se a impressão que a natureza mudou, quando na verdade o caráter se reformou.

Achas que é por isso que por vezes sentimos voar sobre o nosso corpo, ou cair durante o sono?
Nesse caso, é possível que, durante o meu sono, peças a um médium para comunicar com o meu espírito, e depois confirmar os dados (se é possível comunicar dessa maneira, estando eu em Portugal e tu no Brasil, podes fazê-lo facilmente durante a tarde).
Em tese, seria possível. Na experiência feita por Allan Kardec a esse respeito, o espírito da pessoa viva se comunicou, mas ele não se lembrou ao acordar. Mas as opiniões que deu em espírito eram condizentes com o caráter da pessoa.

Mais uma vez mostras que o espiritismo pode ser estudado pela Ciência, para confirmar a sua veracidade e formular leis por experiências.
Como já disse, a dificuldade maior está na repetitibilidade. Experiências já foram feitas aos milhares.

e as comunicações desse tipo não deixam de ter, invariavelmente, um tom de misticismo, ainda que possam ser verdadeiras.
Ou seja, não é nada que se possa confirmar, podendo ser apenas especulações ou opiniões do próprio médium, tal como os extraterrestres que têm muito para contar sobre avisos relacionados com problemas actuais, mas não podem falar sobre a sua tecnologia… e até admitem ser ignorantes a esse respeito.
Exatamente.

O meu critério de aceitação hipotética dessas mensagens é só o de não contradizerem a lógica e o bom senso; e não terem sido comprovadas impossíveis por nenhuma descoberta.
Quanto à lógica, talvez. Mas sobre bom senso, escapa-me pelos problemas que vou mencionando. Por cada sugestão de análise que possa comprovar a hipótese, há sempre uma explicação para fugir dela. É o chamado dragão na garagem ("Um mundo infestado de demónios", capítulo 10):
A - há um dragão na garagem
B - quero vê-lo
A - mas é invisível
B - então espalha farinha no chão, para ver as pegadas
A - boa ideia, mas ele flutua
B - então usa um sensor infravermelhos para detectar o fogo que expele
A - o fogo invisível não tem calor
B - que tal usar spray para pintá-lo?
A - pois, mas ele é incorpóreo…
Ninguém disse que era fácil provar uma impossibilidade. Entretanto, no caso especificamente dos espíritos existe vasta documentação capaz de provocar pelo menos dúvidas razoáveis. No caso do Dragão na Garagem não existe quase nada. Veja, por exemplo, os dois vídeos abaixo, que me foram indicados há poucos dias. Não provam nada, é verdade, pois poderiam ter sido montados. Mas o fato é que milhares de pessoas ao redor do mundo e ao longo da história relatam coisas similares.

NR=1

NR=1

Experimenta ficar dias sem dormir nem comer. Vais ter alucinações realistas e espectaculares. Foram feitas experiências, acordando indivíduos durante o estado REM (algo como: movimentos rápidos do olhos).

Eu já tive de fazer jejuns para radiografias, e via tudo à roda. Já tomei medicamentos alucinogénios, vendo luzes, pessoas e sombras, obrigando a ter companhia para caminhar até à escola. Numa crise da minha doença, tive pesadelos realísticos durante uma noite, como uma enorme pilha de cadeiras caír e uma agulha aproximar-se até mim.

Por isso alguns cultos têm certas práticas ascéticas, tais como jejuar, dormir pouco, trabalhar muito e drogarem-se: para atingir Deus, o Nirvana, comunicar com os espíritos, libertar-se do corpo, etc.
Talvez fossem pessoas mesmo. Talvez não. Não negamos os problemas psicológicos simples e só partimos para a explicação espiritual quando todas as outras falham. Aliás, essa é uma recomendação básica de Allan Kardec.

uma série de vantagens para a evolução do indivíduo o esquecimento temporário do passado.
Vantagens não significa verdade. Significa apenas desejo. O nosso corpo tem imensos defeitos, e não é por isso que seja falso.
Concordo. Só quis mostrar que em sendo verdade, ainda assim é racional, lógico e justo.

1. Se você fez coisas terríveis no passado e agora tenta se reerguer, você teria muitas dificuldades em conseguir oportunidades se todo mundo se lembrasse.
Inimigos mortais podem voltar a conviver se ambos se esquecerem temporariamente as ofensas mútuas.
Mas se lembrássemos dos motivos que fazem um miserável padecer, não iríamos querer ajudá-lo.
Ou seja, o mundo dos espíritos é perfeição (e por isso um dragão na garagem), oposto ao nosso. Os espíritos não têm rancor, não são vingativos, nem preconceituosos, excepto quando encarnados…
Eu não disse que os espíritos são perfeitos. Muito pelo contrário, existem os que são malígnos ao extremo. Eu só disse que, em se tratando de mundo espiritual a ação dos maus é limitada pelos bons. Na Terra também a ação dos maus é limitada, embora muitas vezes não consigamos perceber e acharmos que tudo está fora de controle.

Se lembrássemos que existe um Deus nos olhando, seríamos bons por constrangimento e não por convicção.
Se tudo fosse possível, então o melhor seria não ter constragiemento por causa disso (isso seria perfeito). A minha gata não se sente constrangida por usar a areia para as suas necessidades, com gente à volta.
Por que Deus não nos criou perfeitos, "à sua imagem e semelhança"? Não seria assim muito mais vantajoso?
Não acho. Não gostaria de curtir uma eternidade na ociosidade e na contemplação. Isso seria para mim antes um castigo do que uma recompensa. Mas compreendo que pense diferente.

Mas assim que deixam a vida corporal, podem se lembrar de tudo o que quiserem.
Extraordinário! Então por que esperam obter conhecimentos dos antigos para nos ajudarem no presente e futuro? Já mencionei os conteúdos da Biblioteca de Alexandria.
Não entendi o contexto da pergunta. Lembramos do passado que já vivenciamos e não o futuro que ainda não se realizou. Ninguém consegue ver o futuro. Embora existam as previsões, elas nada mais são do que a dedução lógica do que ocorrerá se determinada situação se mantiver. Por exemplo: Se eu, por algum modo, conheço os bastidores de uma empresa e sei que ela gasta mais do que fatura, não seria nenhum fato sobrenatural eu prever que ela quebrará dentro de algum tempo. Mas dizer exatamente quando quebrará, qual será o nível do prejuízo, é impossível, até para os espíritos, pois eles não podem prever coisas que dependem do livre-arbítrio das pessoas.

Outra coisa interessante é que as previsões sobre o comportamento de coletividades são mais precisas do que previsões sobre indivíduos. Conhecendo-se as características estatísticas da coletividade, pode-se inferir que um determinado comportamento geral se dará, mas é praticamente impossível dizer se determinado fulano seguirá a regra geral ou será exceção.

O corpo é que limita a manifestação de todo o potencial do Espírito de acordo com a prova específica a ser realizada.
Ou seja, é como alguém com uma camisa de forças. Ou um software potente, num hardware muito limitado.
Exatamente.

O nosso cérebro limita as nossas percepções e eventualmente a manifestação de determinadas áreas do conhecimento.
Um espírita neste fórum disse-me que o espírito é fonte de inteligência, não o cérebro…
De qualquer modo, para que serve então a reencarnação se o espírito é bem mais flexível do que o corpo? Se foi um acto voluntário do espírito, como fazes analogia com o futebol, então parece-me falta de bom senso.
No meu entendimento, as principais vantagens da encarnação são o esquecimento do passado e a habilitação ou desabilitação de determinadas habilidades intelectuais, que nos permite experimentar vivências diferentes com o objetivo evoluirmos através de diferentes tipos de aprendizado, provas e até expiações, quando fracassamos nas provas.

O corpo por si só não pode inventar lembranças verdadeiras.
Mas pode inventar memórias falsas, como é comprovado com experiências psicológicas.
Correto! Mas memórias falsas não invalidam as verdadeiras.

Por exemplo, um terrorista pode querer entrar em outro avião americano e derrubá-lo, mas terá que passar pela segurança.
A segurança é um obstáculo, mas não é um impedimento absoluto. Senão haveriam actos de terrorismo com sucesso.
A nossa segurança na Terra é imperfeita. Mas no mundo espiritual é implacável. Acredite-me, o mal existe, mas tem ação limitada em todo lugar.

que em se tratando de mundo espiritual é impossível.
Podemos burlar Deus no corpo, mas não em espírito?
Não podemos burlar Deus nem no corpo nem em espírito. Você acha que só porque Deus permite que tentemos fazer o mal a outros nós o burlamos? É isso mesmo, "tentemos". Quem pratica o mal só faz mal real a si mesmo, pois isso volta contra ele. Já a pessoa contra o qual ele atentou está simplesmente sendo provada, do qual tirará bom proveito se souber aproveitar a experiência. De qualquer forma, ainda que fracasse, não pode ficar pior do que já esteve e, portanto, o efeito do mal praticado é na pior das hipóteses nulo para quem o recebe.

Um abraço.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #116 Online: 06 de Abril de 2007, 12:58:10 »
Os Espíritos Superiores podem, em princípio, se comunicarem com qualquer um. Se você não é médium, um meio seria encontrado, ainda que esse meio fosse fazer um médium cruzar o seu caminho. Já os Espíritos Inferiores muitas vezes querem, mas não podem comunicar-se. Alguns são tão malígnos que desejariam nos aniquilar, mas não podem. Mas incomodam bastante, como nos casos de assombrações.

Sinto muito que não lhe seja conveniente que a teoria não possa sempre ser comprovada pela experiência pessoal. É uma limitação da ciência espírita e não podemos oferecer coisa melhor. Mas há vasta documentação e pode-se analisá-la para tentar descobrir quem e quando mente e quem e quando diz a verdade.
E são esses mesmos métodos que pões os espíritos na fogueira. Principalmente com o dinheiro envolvido por trás.

Ciência espírita? Ciência não tem fé e requer prova.
Em primeiro lugar, o espiritismo pode ser analisado cientificamente. A nossa dificuldade está na repetitibilidade.
Poder ser analisado cientificamente, tudo pode, mas nem sempre ser comprovado.
Em segundo lugar, fraudes não invalidam verdades.
Você pode provar que sejam verdades? Não depende da palavra dessas pessoa? É impressão minha ou você assume a premissa que todos depoimentos sejam verdadeiros até que se prove o contrário ou coisa parecida?
Pelo que se diz no meio espírita, o tempo desencarnado (como espírito) é normalmente muito maior do que o tempo encarnado. A vivência corporal é normalmente curta com relação a vivência como espírito. A fila das reencarnações é grande e alguns dizem que o tempo médio para a volta à vida corporal é de mais de duzentos anos. Alguns espíritas afirmam que quando ocorre de esse tempo ser bem menor é que ocorrem as lembranças de vidas passadas. No caso de Jenny Cockel, por exemplo, a sua reencarnação teria se dado em 20 anos e, segundo seu livro, através de suas lembranças, ela conseguiu encontrar todos os seus filhos da outra vida ainda vivos.

Para nós, espíritas, a vida como espírito é a vida normal. A vida na Terra tem finalidade específica e, quando cumprida, deixamos a Terra.
Ou talvez pudesse fazer uma análise no comportamento humano e verificar que a necessidade de se comunicar com seus parentes mortos não vê data. Claro, a menos que você acredite que os contatos realmente existem.

Em segundo lugar que temos o problema de superpopulação. Logo espíritos devem estar sendo criados, senão mesmo que o tempo de espera fosse 0 não supriria a demanda.
inguém disse que era fácil provar uma impossibilidade. Entretanto, no caso especificamente dos espíritos existe vasta documentação capaz de provocar pelo menos dúvidas razoáveis. No caso do Dragão na Garagem não existe quase nada. Veja, por exemplo, os dois vídeos abaixo, que me foram indicados há poucos dias. Não provam nada, é verdade, pois poderiam ter sido montados. Mas o fato é que milhares de pessoas ao redor do mundo e ao longo da história relatam coisas similares.
Quantos adoradores de OVNIs, monstro do lago, pé grande existem?
Não negamos os problemas psicológicos simples e só partimos para a explicação espiritual quando todas as outras falham.
Desde quando? Nunca vi isso em espíritas. Aliás, durante toda as suas hipóteses eu consigo pensar em comportamentos e problemas psicológicos simples do ser humano para explicar o que você alega como que requeira pesquisa paranormal.
Não podemos burlar Deus nem no corpo nem em espírito. Você acha que só porque Deus permite que tentemos fazer o mal a outros nós o burlamos? É isso mesmo, "tentemos". Quem pratica o mal só faz mal real a si mesmo, pois isso volta contra ele. Já a pessoa contra o qual ele atentou está simplesmente sendo provada, do qual tirará bom proveito se souber aproveitar a experiência. De qualquer forma, ainda que fracasse, não pode ficar pior do que já esteve e, portanto, o efeito do mal praticado é na pior das hipóteses nulo para quem o recebe.
Então porque existe a polícia, a justiça ou segurança?
Aliás, eu estaria me iludindo ao pensar em pessoas que fizeram o mal e estão se dando bem?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #117 Online: 06 de Abril de 2007, 13:48:34 »
Acho que estou a compreender melhor as suas ideias, leafar, e agradeço por isso.

não é o fato de você não se lembrar que o torna um ignorante
Por definição, se não sei algo (ou ignoro) sou ignorante nesse algo.

Em princípio o nosso "eu" é a alma e não o corpo.

Tecnicamente, pelo menos no significado dos povos antigos semíticos e greco-romanos, alma é o espírito (ar, vento, sopro... por isso Pitágoras proibia consumo de feijões - para não perder espírito) e corpo, que seria o mesmo que "vida".

Em Psicologia, o "eu" é o Ego ("centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais" - Wikipedia). Portanto, o "eu" é um conceito abstracto, logo não pode ser a alma nem o corpo, nem partes de qualquer dos dois. Para mim, o que define o "eu" é o encéfalo, do mesmo modo que a memória num computador.

A limitação é voluntária e não imposta. O espírito, antes de encarnar, sabe o que vem fazer, as provas que terá que passar e de tudo que precisará lembrar ou saber. O corpo simplesmente reflete uma vontade do espírito.
Isso não consigo compreender. Qual o motivo de ter esse tipo de limitação imposta?
Nos jogos isso faz sentido, como é óbvio.
Ao fazer análises é mais fácil se limitar as amostras (mas isso não o analista não se auto-limita; ele próprio é limitado, e por isso usa esse tipo de métodos).

Mas se queremos atingir determinado objectivo, se formos pragmáticos, o desejável é não nos limitarmos. Podemos querer limitar o ambiente, para não se tornarem obstáculos, e aproveitarmos o nosso potencial para atingir os objectivos. Aqueles que o fazem são ideológicos e moralistas fanáticos (por exemplo, demasiada importância à honra).

Se quero escrever, não vou usar luvas ou vendar os olhos para limitar-me. O único sentido que vejo nessa práctica é no caso de a escrita não ser o meu objectivo, mas sim o desenvolvimento de capacidades para ultrapassar limitações que tenha.
As provas têm algum objectivo? Qual o motivo de o espírito limitar para atingir esse objectivo?

1) E se o corpo reflecte a vontade do espírito, qual o motivo de não ter consciência dessa vontade?
  a) E se o espírito tem domínio sobre o corpo, pode ele libertar-se (morro) e voltar a encarnar no mesmo corpo (ressuscito) quantas vezes quiser?
  b) Alguém pode dominar um espírito de modo a ser incorporado num corpo que desejarmos (possessão), ou a ser expulso (exorcismo)?
  c) O espírito, em união com o corpo, pode usar os seus poderes, como levitação, kamehames, telepatia, etc. ?
  (esses três pontos poderiam ser estudados cientificamente)

Então tem-se a impressão que a natureza mudou, quando na verdade o caráter se reformou.
Quando falo em natureza, estou a fala em propriedades ("conjunto de propriedades que definem um ser ou uma coisa concreta ou abstracta"; http://www.priberam.pt/dlpo). O que quero dizer é que, quando encarnado, o espírito parece não ter as mesmas propriedades (se a resposta para 1a) for negativa, quando à fluidez do espírito em relação ao corpo), ou:
  1) os espíritos, na sua grande maioria, são tão moralmente perfeitos, que não quebram as leis de submissão ao corpo;
  2) os "seguranças" são tão perfeitos, ou pelo menos quase, que impede todos que se quebrem essas tais leis;
  3) o corpo tem propriedades desconhecidas e aparentemente mágicas;

Como já disse, a dificuldade maior está na repetitibilidade. Experiências já foram feitas aos milhares.
  Mesmo que não se possa repetir sempre, pode-se fazer cálculos de probabildades estatísticas. Pode-se definir certa percentagem de sucessos (como as intervenções cirurgicas e medicação), por diversos factores conhecidos ou desconhecidos.
  A procura de explicação para os insucessos, poderão prevenir ou minorar os insucessos, sustentar mais a hipótese ou teoria, ou descartar a explicação para ser substituída por outra.

No caso do Dragão na Garagem não existe quase nada. Veja, por exemplo, os dois vídeos abaixo, que me foram indicados há poucos dias. Não provam nada, é verdade, pois poderiam ter sido montados.
E mesmo que não fossem, poderia haver outras explicações mais mundanas, mesmo que actualmente desconhecidas. Quem acredita em espíritos, tem a sua explicação pré-concebida (em inglês denomina-se por "biased"). Um céptico, mesmo que colocasse a hipótese de intervenção de espíritos, analisaria o local, procurava explicações alternativas, tentaria refutar a sua própria crença e repetir o fenómeno.

Por outro lado, se basta deixar uma câmara de filmar ligada, então isso quer dizer que as experiências espíritas podem ter repetibilidade sob determinadas condições. Se todos os cépticos em casa gravarem imagens como os tais investigadores paranormais, então alguns poderão obter esse tipo de imagens idênticas. Se isso não acontecer, poderá ser dar um passo para o dragão na garagem, dizendo que os espíritos sabem que estão a ser filmados por cépticos, e por isso não se revelam.

Notas sobre o primeiro vídeo:
1) na imagem do copo a mover, a imagem do vídeo não é estável, como se alguém estivesse a mudar a posição da câmara várias vezes (demasiado para efeito de compressão);
2) repara no movimento da cadeira, ao quererem apanhar vândalos: ela roda sobre uma das suas pernas, e depois para de rodar com essa perna virada para o sentido em que se move;
3) quando o pedaço de gesso é arrancado, vejo uma luz que aparece e desparece atrás das cortinas (na primeira cena, mas não nas seguintes; em todas as cenas o gesso roda de modo diferente); um dos lados da parede muda instantaneamente, como se fosse "stop motion";
4) na sala de estar, quando a cadeira move-se, a câmara é abanada (durante a "provocação religiosa");
5) a mesa, ao ser arrastada, primeiro roda um pouco enquanto se move;
6) a rapariga a estudar, tem os pés sobre a cadeira, podendo empurrá-la para trás;
7) a cadeira teimosa, é puxada para baixo, como caísse, ao invés de ser puxada;

Os outros dois vídeo são dramatizações, como se costuma fazer em documentários.

Eu não disse que os espíritos são perfeitos. Muito pelo contrário, existem os que são malígnos ao extremo. Eu só disse que, em se tratando de mundo espiritual a ação dos maus é limitada pelos bons.
A nossa segurança na Terra é imperfeita. Mas no mundo espiritual é implacável.
E eu não disse que os espíritos são perfeitos. Eu falei sobre o seu mundo.

Não acho. Não gostaria de curtir uma eternidade na ociosidade e na contemplação. Isso seria para mim antes um castigo do que uma recompensa.
Isso acontece porque não somos psicologicamente perfeitos. Se fossemos, não sentíamos constrangidos com coisas fúteis.
É como alguém que disse que não queria ser perfeito, por levar à depressão. Se esse estado acontecesse, então não seria perfeito.

Lembramos do passado que já vivenciamos e não o futuro que ainda não se realizou. Ninguém consegue ver o futuro.
Não estou a falar do futuro, mas do passado. Por exemplo, se podemos falar com espíritos com as condições que referes, então é possível conhecer, por exemplo, os conteúdos da Biblioteca de Alexandria. Se é impossível, então há um erro sobre a natureza dos espíritos, ou os espíritos são todos egoístas (apesar de muitas personagens na Terra ser "fonte aberta"), ou há uma limitação estranha...

Mas memórias falsas não invalidam as verdadeiras.
Eu sei. Mas o que quis dizer é que, se há memórias falsas, como distinguir das verdadeiras. A pessoas que "falam línguas" por vezes repetem o ouviram, por exemplo, na missa.

Não podemos burlar Deus nem no corpo nem em espírito. Você acha que só porque Deus permite que tentemos fazer o mal a outros nós o burlamos?
Se Deus não deseja o mal e pode impedi-lo, então estamos a burlá-lo. Mesmo que sejamos castigados pelo mal, pelo facto de o practicarmos, conseguimos burlar.

Já a pessoa contra o qual ele atentou está simplesmente sendo provada, do qual tirará bom proveito se souber aproveitar a experiência.
Não seriam mais proveitoso sermos de facto "à imagem e semelhança" de Deus, sem qualquer necessidade de prova? Se é algo necessário, então Deus é imperfeito como Criador: por definição, seria perfeito se criasse sem defeito, ou sem necessidade de criações.

Quero deixar-lhe uma sugestão, leafar:
cria um tópico para falar sobre o espiritismo, para o entendermos melhor e para debate (e porque este tópico está demasiado off-topic).

Abraços.

Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #118 Online: 07 de Abril de 2007, 02:50:20 »
Você sabe que essas meninas que são escolhidas como Deusas (chamam-se "Kumari"), após se tornaram adultas são tidas como almodiçoadas e dizem que quem se casar com elas morre depois de seis meses.

Ego, antes de mais nada, desculpe a demora em responder. Estou com problemas de acesso ao CC com a minha conexão do Terra e só consigo escrever agora porque estou usando uma conexão discada do UOL. Estou há quase um mês fora daqui por causa disso, lamentavelmente.

Mas voltando ao assunto, você está correto, assim como o Discípulo. Eu vi a Kumari pessoalmente em uma das suas aparições. É proibido fotografá-la e tive que comprar um cartão postal com o rosto dela para poder guardar uma lembrança, além de depositar vinte rúpias nepalesas na caixinha da deusa pela honraria de vê-la na janela...rs...

Meus amigos, garanto a vocês que não existe uma religião sequer completamente isenta de arroubos mercantilistas, dízimos ou venda de graças. Tudo gira em torno de dinheiro. Entrei em um templo Sikh na Índia onde um dos gurus ficava sentado diante de uma caixa registradora e as pessoas faziam fila para doar dinheiro. Sobre a cabeça do santo tinha uma placa escrito "aceitamos doações com VISA, AMEX, Master e Diners". Eu tirei uma foto disso escondido e depois que eu conseguir arrumar meu Speedy prometo colocar aqui para que vocês consigam acreditar em mim...rs...

Quanto à Kumari, o meu guia local explicou que estas pobres meninas ficam marcadas para sempre e depois que voltam à vida normal não mais conseguem casar, pois todos os homens morrem de medo de se relacionar com uma deusa viva ( ou ex-deusa...rs...). Elas acabam tendo que esconder a sua origem e mudar de cidade para conseguir casar. Pode parecer cruel para com a menina que não teve opção de escolha aos 3 anos de idade, mas a sua família está pouco se lixando com esta maldição graças às dez mil rúpias que recebem por mês por ceder a sua filha à tão nobre causa, fora o status de serem pais da deusa durante os 9 anos.

Como eu disse antes...tudo gira em torno de dinheiro e poder...seja em latim, em aramaico, em sânscrito ou o que for...

Não sei quando irei acessar o CC novamente. Peço desculpas caso demore em responder algum outro post.

Abraço a todos !!  :ok:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!