se a comunicação contigo for proibida, ela não se dará, por mais que tente.
É proibido por lei matar, mas somos capazes de fazê-lo.
Normalmente este tipo de comunicação precisa de um médium. Se você não é, então teria que procurar um.
Ou seja, a pessoa precisa de ter um dom especial, e por isso não pode ser confirmado pela práctica pessoal. Que conveniente! Mas lembro-me de um espírita neste fórum dar a entender o contrário... e essa premissa contraria com a anterior: "Poderia, em princípio, se ele quisesse comunicar-se contigo. Podes chamá-lo, e se ele quiser vir, você terá a comunicação."
Apresentei aqui no fórum uma vez o caso do menino Maximiliano, de 6 anos, proferindo uma palestra sobre osteoporose para um grupo de residentes no México. Esse é só um exemplo dentre vários.
Nesse caso, afinal, o espiritismo pode ser analisado cientificamente, se existem amostras. Mas também houve testemunhos de aparições de Virgens Marias por crianças, que "falavam em línguas", que mostraram mais tarde serem invenções.
E se isso for verdadeiro, ou tenho um espírito estúpido que nem uma porta, ou, se a maioria estiver no mesmo estado que eu, esses fenómenos, como a criança, são aberrações (por definição).
Se o espírito estiver reencarnado ele não poderia dar comunicações enquanto estiver acordado.
Ora assumi isso como um paradoxo (os anteriores são apenas proposições; nota: não confundir com contradições), pelas seguintes razões:
1) se alguém quiser comunicar com a mãe falecida, então haveria grandes probabilidades de falhar, a não ser que houvesse algum limbo até certo período de tempo estimado;
2) se o espírito existe, apesar de estar reencarnado, qual o motivo de não podermos comunicar? O corpo faz interferência estática? Está preso, e por isso não pode mover-se até ao médium? Nesse último caso, então dois médiuns não podem comunicar com o mesmo espírito (isso poderia ser testado).
3) se o espírito reencarnado é o mesmo de imensas gerações, qual o motivo de ficar tão diferente na sua natureza quando inserido num corpo? Por exemplo, por que será que o próprio espírito esquece-se, mas depois lembra-se quando é libertado? É fluido, mas no corpo tem limitações impróprias dos fluidos?
Mas durante o sono a comunicação seria possível porque ele se desprende.
Achas que é por isso que por vezes sentimos voar sobre o nosso corpo, ou cair durante o sono?
Nesse caso, é possível que, durante o meu sono, peças a um médium para comunicar com o meu espírito, e depois confirmar os dados (se é possível comunicar dessa maneira, estando eu em Portugal e tu no Brasil, podes fazê-lo facilmente durante a tarde).
Kardec chegou a fazer algumas experiências a respeito, primeiro com um membro da sociedade de Paris e, depois, com um espírito que já estava reencarnado em uma menina num lugar desconhecido em Cuba (segundo o próprio espírito).
Mais uma vez mostras que o espiritismo pode ser estudado pela Ciência, para confirmar a sua veracidade e formular leis por experiências.
e as comunicações desse tipo não deixam de ter, invariavelmente, um tom de misticismo, ainda que possam ser verdadeiras.
Ou seja, não é nada que se possa confirmar, podendo ser apenas especulações ou opiniões do próprio médium, tal como os extraterrestres que têm muito para contar sobre avisos relacionados com problemas actuais, mas não podem falar sobre a sua tecnologia... e até admitem ser ignorantes a esse respeito.
O meu critério de aceitação hipotética dessas mensagens é só o de não contradizerem a lógica e o bom senso; e não terem sido comprovadas impossíveis por nenhuma descoberta.
Quanto à lógica, talvez. Mas sobre bom senso, escapa-me pelos problemas que vou mencionando. Por cada sugestão de análise que possa comprovar a hipótese, há sempre uma explicação para fugir dela. É o chamado dragão na garagem ("Um mundo infestado de demónios", capítulo 10):
A - há um dragão na garagem
B - quero vê-lo
A - mas é invisível
B - então espalha farinha no chão, para ver as pegadas
A - boa ideia, mas ele flutua
B - então usa um sensor infravermelhos para detectar o fogo que expele
A - o fogo invisível não tem calor
B - que tal usar spray para pintá-lo?
A - pois, mas ele é incorpóreo...
...
Pouco tempo depois acordei com a impressão nítida que tinha entendido uma questão importante, mas quando tentei lembrar, tudo voltou a não fazer mais sentido novamente.
Isso chama-se amnésia. Também acontece comigo quando estou a fazer algo, distraio-me com outra coisa, e esqueço-me do que estava a fazer, necessitando de algum esforço para recordar-me.
Durante o sono isso é normal. Há poucos sonhos de que me recordo. Lembro-me melhor quando estou num período mais criativo. Mas também a maioria das coisas não me recordo, ou tenho apenas vaga ideia ou memórias falsas.
Quando estudava na primária (do 1º ao 4º ano escolares), bati com a cabeça no chão, ao saír de casa, e a única coisa que me lembro é de ter um teste na minha mesa, na escola.
Pode ter sido só um sonho sem importância, eu admito. Mas pareceu bastante real e me levou a imaginar que nosso espírito realmente sabe muito mais do que deixa transparecer na Terra.
Experimenta ficar dias sem dormir nem comer. Vais ter alucinações realistas e espectaculares. Foram feitas experiências, acordando indivíduos durante o estado REM (algo como: movimentos rápidos do olhos).
Eu já tive de fazer jejuns para radiografias, e via tudo à roda. Já tomei medicamentos alucinogénios, vendo luzes, pessoas e sombras, obrigando a ter companhia para caminhar até à escola. Numa crise da minha doença, tive pesadelos realísticos durante uma noite, como uma enorme pilha de cadeiras caír e uma agulha aproximar-se até mim.
Por isso alguns cultos têm certas práticas ascéticas, tais como jejuar, dormir pouco, trabalhar muito e drogarem-se: para atingir Deus, o Nirvana, comunicar com os espíritos, libertar-se do corpo, etc.
uma série de vantagens para a evolução do indivíduo o esquecimento temporário do passado.
Vantagens não significa verdade. Significa apenas desejo. O nosso corpo tem imensos defeitos, e não é por isso que seja falso.
1. Se você fez coisas terríveis no passado e agora tenta se reerguer, você teria muitas dificuldades em conseguir oportunidades se todo mundo se lembrasse.
Inimigos mortais podem voltar a conviver se ambos se esquecerem temporariamente as ofensas mútuas.
Mas se lembrássemos dos motivos que fazem um miserável padecer, não iríamos querer ajudá-lo.
Ou seja, o mundo dos espíritos é perfeição (e por isso um dragão na garagem), oposto ao nosso. Os espíritos não têm rancor, não são vingativos, nem preconceituosos, excepto quando encarnados...
Se lembrássemos que existe um Deus nos olhando, seríamos bons por constrangimento e não por convicção.
Se tudo fosse possível, então o melhor seria não ter constragiemento por causa disso (isso seria perfeito). A minha gata não se sente constrangida por usar a areia para as suas necessidades, com gente à volta.
Por que Deus não nos criou perfeitos, "à sua imagem e semelhança"? Não seria assim muito mais vantajoso?
Mas assim que deixam a vida corporal, podem se lembrar de tudo o que quiserem.
Extraordinário! Então por que esperam obter conhecimentos dos antigos para nos ajudarem no presente e futuro? Já mencionei os conteúdos da Biblioteca de Alexandria.
O corpo é que limita a manifestação de todo o potencial do Espírito de acordo com a prova específica a ser realizada.
Ou seja, é como alguém com uma camisa de forças. Ou um software potente, num hardware muito limitado.
Um jogador de futebol, mesmo tendo mãos, não pode usá-las durante o jogo.
Então qual o motivo dos espíritos fazerem o mesmo?
O nosso cérebro limita as nossas percepções e eventualmente a manifestação de determinadas áreas do conhecimento.
Um espírita neste fórum disse-me que o espírito é fonte de inteligência, não o cérebro...
De qualquer modo, para que serve então a reencarnação se o espírito é bem mais flexível do que o corpo? Se foi um acto voluntário do espírito, como fazes analogia com o futebol, então parece-me falta de bom senso.
O corpo por si só não pode inventar lembranças verdadeiras.
Mas pode inventar memórias falsas, como é comprovado com experiências psicológicas.
Por exemplo, um terrorista pode querer entrar em outro avião americano e derrubá-lo, mas terá que passar pela segurança.
A segurança é um obstáculo, mas não é um impedimento absoluto. Senão haveriam actos de terrorismo com sucesso.
que em se tratando de mundo espiritual é impossível.
Podemos burlar Deus no corpo, mas não em espírito?
Como vê, o que parece paradoxo na realidade não o é.
Wikipedia:
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é 'o oposto do que alguém pensa ser a verdade'.
Mas considerando-se isso como premissa válida, acho que não são assim tão absurdas as explicações acima.
Mas muitos dragões em garagens, por isso, paradoxais.
As viagens no tempo têm paradoxos, e a física só evolui ao aceitar como tal.
Esses paradoxos estão a ser resolvidos, não com dragões na garagem, mas com hipóteses que são testáveis, e são testadas.
As próprias teorias da relatividade e quântica são paradoxais, por serem contrário ao senso-comum, apesar de testadas e confirmadas como teorias científicas.
Como tinha dito, ser paradoxal não significa necessariamente contraditório.
Desculpe a demora em responder.
Um abraço.
Não faz mal. Eu também não costumo agora ler os fóruns até ao fim-de-semana, por estar a trabalhar. Hoje foi um caso especial, por ter-me sido concedido folga.
Abraços.