Autor Tópico: Perguntas para os cristãos!  (Lida 14608 vezes)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
Re: Perguntas para os cristãos!
« Resposta #25 Online: 09 de Março de 2007, 14:59:53 »
Leafar, você garante que tua abordagem tem apoio bíblico ou ela é pessoal?
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #26 Online: 09 de Março de 2007, 15:07:48 »
Eu sempre emito opiniões pessoais.

Mas as minhas opiniões concordam, aos meus próprios olhos, com as opiniões expostas pela doutrina espírita.  Por isso me considero espírita.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #27 Online: 09 de Março de 2007, 21:37:49 »
Eu não mudei.  Só disse que a razão que certos religiosos têm na obstinação pelo erro é semelhante à de certos céticos em negar evidências.  "Vento que sopra lá, sopra cá".
Você disse que outras religiões é um erro para aprendemos, então você deveria de ter uma explicação para o fanatismo. Você simplesmente fez uma comparação com céticos, não explicou nada.
Por isso fiz a distinção entre fé racional e cega.  Só se pode ter fé racional com evidências (ainda que dedutivas).  Então você me pergunta: quais são elas?  Pois bem: Espíritos existem (isto para mim é um fato positivo, ainda que queiram negar); se existem, há hierarquia; em havendo hierarquia, pode haver um chefe supremo no final da cadeia.  Esse chefe supremo chamamos de "Deus".

Ok, vocês não aceitam provas provenientes da dedução.  Vocês querem ver e tocar, assim como vêem e tocam a eletricidade e o magnetismo.  É um direito de vocês, e por isso disse que ficaríamos num impasse, pois esse tipo de provas não podemos ainda fornecer.  Quem sabe no futuro?  Para nós elas não são indispensáveis.
Não, nós aceitamos. Somos atraídos pelo chão, logo existe a gravidade.

Agora, veja a falha da sua teoria acima:
"Espíritos existem" - Você precisa de uma premissa para por tal dedução. Se espíritos não existem, sua teoria não desaba?
"se existem, há hierarquia" - Aliás, ainda sim não consigo entender de onde veio tal dedução.
Porque uma guerra não se vence somente no campo de batalha.  Por uma infeliz (ou feliz) coincidência o lado que ganha possui as melhores mentes e habilidades, sendo capazes de melhor defender e atacar.  Está bem, isso não prova nada.  Mas pelo menos é uma teoria.
"Coincidência"?
Basicamente respondeu a minha questão do Papai Noel com "por coincidência as crianças que se comportaram bem vinham de famílias ricas"…
As entrelinhas que me refiro não são os casos explícitos e isolados.  As entrelinhas que me refiro são as evidências que se consegue analisando o conjunto dos dados.  Um único caso, por mais verídico que seja, não é capaz de convencer.  Mas a análise do conjunto sim.
Exemplo?

Aliás, repito: então você põe todos os caça-espíritos com borrões em fotos, pastores que falam bobagens sobre a sexualidade, mediuns que dizem ser a reencarnação de figuras famosas, todos esses acima de toda a comunidade científica?

Como explica que os tais acima não tem nenhuma aplicação real que pudemos comprovar mas que as descobertas científicas tem?
Não posso colocar num tubo de ensaio.  Mais uma vez temos um impasse.  Mas vamos viajar um pouco e pensar sobre o futuro da humanidade:

Você acha possível que a humanidade se desenvolva tecnologicamente a ponto de conseguir deslocar um asteróide; ou de montar uma estação espacial num planeta agressivo; de modificar o DNA de certos seres vivos para aguentar duras condições; de modificar o nosso DNA, por exemplo, a ponto de permitir que vivamos em ambientes diferentes do da Terra, etc…?

Se fosse possível para nós, por que não teria sido possível para alguém antes de nós?  Mais uma vez, é só teoria.  Pode ignorar.  Eu só estava divagando…
Essa teoria é circular.
É quase como a teoria de que fomos colonizados por alienígenas ou que bactérias espaciais caíram na Terra, com objetivo de justificar a vida ou nossa inteligência. Infelizmente não responde nada, pois a mesma pergunta continua lá no outro planeta.
A nossa liberdade é restrita.
Como então explica os assassinatos ou estupros? Me parece que a liberdade natural está bem próxima da libertinagem.
Deus não precisa ensinar diretamente.
Certo, você justifica porque Deus não ensina… mas isso não é contraditório com o que disse lá no início, sobre as pessoas não serem capazes de entender?
Para isso existem os grandes espíritos que vêm em épocas especiais para revelar as novas descobertas quando chega o tempo delas.
Desde quando isso ocorreu?
Aliás, os cientistas que são os grandes responsáveis por descobertas são famosos por negarem a existência de espíritos e paranormal.
Além do mais, dar tudo de graça é estimular a preguiça.
E daí? Então que Deus não dê informação errada dizendo que não entenderíamos.
Eu diria que temos mais experiência após esses séculos de sofrimento e aprendizado.
Não temos mais "experiência de sofrimento" (?) não, não fomos só nós que descobrimos, foram nossos ancestrais. Aprendizado Deus pode nos dar.
Mas eu não disse que o ateísmo é a única causa de suicídio, mas uma delas.  E nem é a única.  Ele tem que estar associado a outras causas.

Eu poderia lhe dizer que não existe, pois poderíamos nos limitar as "outras causas" que explicaria também e melhor.
Convenhamos: se eu fosse ateu, convicto de que a vida futura não existe, seria perfeitamente racional que eu, em face de um enorme problema físico ou moral, pensasse e dar cabo da minha vida para não prolongar desnecessariamente o sofrimento.
É impressão minha ou você, que é crente, é que tem mais tendência de suicídio? É o que a sua mensagem indica.
Seria apenas uma questão de ser prático.
Onde?
Durante toda a história, por causa da mitologia de pós-morte muitos foram mortos.
Essa sensação de "nada a perder" é que provoca essa convicção.
Como explica então pessoas que acreditam no castigo também o fazerem?
Como explica aliás pessoas que acham, baseado nas crenças pessoais, que vão ganhar?
primeiro porque é uma crença falsa
Prove.
porque se torna causa indireta de desastres físicos e morais muito dolorosos.
Denovo cai na hora que preciso citar eventos desastrosos da humanidade causados por religião…

Eu me expressei de forma confusa.  Eu quis dizer que para quem tem a convicção do "nada", é perfeitamente natural a escolha do suicídio quando grandes problemas ou sofrimentos insolúveis advêm.  Não seria ilógico assim pensar.

A única coisa que torna ilógico esse raciocínio é a convicção contrária de que o futuro não representa (individualmente falando) o nada.
A maioria dos crentes acha que o pós-morte é melhor, sempre contando as histórias de como vai ser bom o paraíso.
Segundo a sua lógica eu poderia dizer que crentes tendem ao suicídio?
Quem assim pensa, está muito perto de concretizar o ato em face de uma grande decepção, ou trauma, ou êxtase exagerado causado por drogas ou fatiga, etc…  Lembram do Zibs, que saltou do 12o andar de um prédio em São Paulo depois de passar várias noites sem dormir?
As pessoas tem problemas pessoais. Além do mais algumas mensagens eram de problemas hipotéticos.
Leia alguns dos milhares de livros espíritas ou espiritualistas que circulam por aí e terá a prova.  Leia também sobre alguns cientistas que já estudaram o assunto.  Se não aceita essas provas, coloque os seus argumentos.  Se eu julgar que têm valor, eu mesmo rejeito essas provas.  Caso contrário, realmente não me interessa se você aceita essas provas ou não.  Por enquanto elas me são suficientes e não imponho essa aceitação a ninguém.
Porque as suas "provas" são tão fracas? Como uma pseudo-ciência ou a falácia de "muitos cientistas acreditam"?
Já começo a questionar as evidências só por aí…
Supondo que você deseje se suicidar, você teria coragem de olhar nos olhos de seus pais ou irmãos e dizer: "Adeus, vou me suicidar porque não supoto mais tal situação…"?  Geralmente não.  O que se deixa é uma carta para ser lida após o ocorrido, para não ter que encarar os outros e expor o seu ato. Isso é uma forma de covardia.  A outra forma é não ter coragem para encarar e suportar as atribulações da vida, como houveram casos de pessoas que se suicidaram após perderem tudo na bolsa de valores, etc… A eutanásia é outra faceta da covardia perante as dificuldades, etc…
A vida é da pessoa. Não dos outros, ele não tem "obrigação" de encarar a vida. Eu nunca vi suicídio como covardia, e sim como uma escolha, por mais que eu não concorde, ele tem o direito de fazê-la.
Essa conversa não faz sentido se o futuro for o nada.
Que tal verificarmos quantos ateus e quantos teístas pensam assim?
Aí veremos se seu argumento sobre ateus mais suicidas que teístas tem base…
Como crença falsa, proporciona condições racionais para atos irracionais.
Como explica eu ser materialista e não ser matando por aí?
Mas se uma pessoa tem tendências suicidas, no ateísmo encontra incentivos para concretizar o ato.
Será? E o teísmo não leva?
Não sei porque, penso que quem acredita que há um pós-morte, tem mais tendência a suicídio. Bom, uma questão de lógica, se incluirmos o caso de pessoas temerem mais a morte caso seja o fim.
O mesmo incentivo ele não encontra, por exemplo, no Espiritismo, ou no Cristianismo, ou em diversas outras religiões ou sistemas filosóficos.  Essa é uma desvantagem do ateísmo.
A crença criou uma velha citação para funerais "ao menos ele foi para um lugar melhor…", isso já não seria um incentivo?
« Última modificação: 09 de Março de 2007, 21:41:06 por Ilovefoxes »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #28 Online: 09 de Março de 2007, 23:10:57 »
Ok, Ilovefoxes.  Não tem argumentos novos então a conversa não nos levará a nada.

Admita que eu esteja errado e encerremos o assunto. Já fiz o meu comercial.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #29 Online: 09 de Março de 2007, 23:22:51 »
Leafar,

Por um momento pensei em tentar levar o debate um pouco adiante, porém quando percebi que estava apenas no meio de um comercial seu, eu desisti.

Talvez sua estratégia de marketing esteja direcionada para o público errado.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #30 Online: 10 de Março de 2007, 00:58:18 »
Ok, Ilovefoxes.  Não tem argumentos novos então a conversa não nos levará a nada.

Um abraço.
Eu não quero argumentos "novos", e sim corretos.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #31 Online: 10 de Março de 2007, 10:04:32 »

Um abraço.

Ilovefoxes simplesmente questionou os argumentos, por dialéctica, que é o método da Filosofia. E fez de forma digna e que permite aquele que escreveu o argumento questionado responder,  permitindo continuar um diálogo constructivo.

Se leafar sente-se ofendido por questionarmos as suas ideias (não aproveitando a oportunidade de responder), e ainda por cima admite que o que faz é publicidade (que pode ser outro modo de dizer, pregação), então não entendo o que esperava de um fórum de discussão...
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 10 de Março de 2007, 11:32:49 »
Será que os homens-bomba podem ser considerados como suicidas?
Será que os mártires cristãos, que poderiam ter ficados vivos se não insistissem em não renegar sua fé (mesmo que só de mentira) eram suicidas?

Será que alguém sabe o que se passava pela cabeça de uma pessoa desesperada a ponto de se matar para poder afirmar com certeza que ela era atéia?

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #33 Online: 10 de Março de 2007, 12:19:01 »
Eu acho que levantando a questão do suicídio, leafar desviou do assunto. Da forma que ele coloca, é como se só ateus fossem suicidas. Além disto, a questão é que ninguém nunca foi morto por não seguir o ateísmo, como foram mortos os "hereges" e pagãos durante a idade das trevas, que ousaram não seguir o caminho 'certo' (leia-se:servir a igreja). Uma coisa que um crente nunca perguntará é:
alguém já foi morto em nome do cristianismo?
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 10 de Março de 2007, 13:26:52 »
Tentando ser mais objetivo...

Bom, em questão bíblica eu perguntaria o porquê de tantas contradições, atrocidades, erros em geral, sendo que este "deus único" "é" onipotente, onisciente, onipresente, onibondoso e imutável... Mas levando em consideração perguntas mais abrangentes, em questão de diversidade religiosa, eu diria:

Por que diabos esse deus não aparece logo de forma nítida, irrefutável e deixa de frescura? Já que esses "espíritos" (Ditos coisa do satanás pelos evangélicos...) querem tanto se comunicar com os humanos, então por que não aparecem logo e deixam de frescura? Qual o propósito de (deus) manter boa parte dos "seus filhos" na miséria extrema (Já sei, já sei, Leafar... Carma... Grande explicação...)?

Por que diabos um deus onipotente, onisciente, onipresente necessita de bajulações (Orações)? Aumenta o ego dele é...?  :hihi:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #35 Online: 10 de Março de 2007, 20:23:16 »
Citação de: Ilovefoxes
Como explica então pessoas que acreditam no castigo também o fazerem?
Como explica aliás pessoas que acham, baseado nas crenças pessoais, que vão ganhar?
Citação de: EduardoVanderlei
Eu acho que levantando a questão do suicídio, leafar desviou do assunto. Da forma que ele coloca, é como se só ateus fossem suicidas.
Citação de: Fernando Silva
Será que alguém sabe o que se passava pela cabeça de uma pessoa desesperada a ponto de se matar para poder afirmar com certeza que ela era atéia?
Citação de: leafar
As pessoas são o que são.  Mas as diversas doutrinas têm o poder de coibir ou incentivar os seus crentes a determinados atos, imorais ou não.  Não é o ateísmo que fará com que uma pessoa tenha idéias suicidas.  Mas se uma pessoa tem tendências suicidas, no ateísmo encontra incentivos para concretizar o ato.  O mesmo incentivo ele não encontra, por exemplo, no Espiritismo, ou no Cristianismo, ou em diversas outras religiões ou sistemas filosóficos.  Essa é uma desvantagem do ateísmo.  Mas há também algumas vantagens com relação a alguns sistemas religiosos, principalmente os fanáticos.

Denovo cai na hora que preciso citar eventos desastrosos da humanidade causados por religião…
Citação de: Fernando Silva
Será que os homens-bomba podem ser considerados como suicidas?
É verdade.  O fanatismo também é uma doença moral da humanidade.

Mas eu não disse que o ateísmo é a única causa de suicídio, mas uma delas.  E nem é a única.  Ele tem que estar associado a outras causas...

Exemplo?

Aliás, repito: então você põe todos os caça-espíritos com borrões em fotos, pastores que falam bobagens sobre a sexualidade, mediuns que dizem ser a reencarnação de figuras famosas, todos esses acima de toda a comunidade científica?

Como explica que os tais acima não tem nenhuma aplicação real que pudemos comprovar mas que as descobertas científicas tem?
Porque as suas "provas" são tão fracas? Como uma pseudo-ciência ou a falácia de "muitos cientistas acreditam"?
Já começo a questionar as evidências só por aí…
Prove.
Leia alguns dos milhares de livros espíritas ou espiritualistas que circulam por aí e terá a prova.  Leia também sobre alguns cientistas que já estudaram o assunto.  Se não aceita essas provas, coloque os seus argumentos.  Se eu julgar que têm valor, eu mesmo rejeito essas provas.  Caso contrário, realmente não me interessa se você aceita essas provas ou não.  Por enquanto elas me são suficientes e não imponho essa aceitação a ninguém.

Só coloquei as citações acima para mostrar que eu não estou fugindo do debate.  Eu já respondi à maioria das proposições.  É só olhar os posts anteriores.  Mas então dizem: "eu não aceito...", ou "São provas fracas...", ou "Provem da maneira que queremos ver...", ou ainda, "Não é aceito pela comunidade científica...", como se a comunidade científica fosse constituída exclusivamente de negadores.  Por isso eu disse que haveria impasse.  E quando eu disse "impasse", entendam que não vale a pena discutir, porque eu não tenho as provas do jeitinho que querem ver; e as provas que tenho não são aceitas por uma parcela da comunidade científica, da qual vocês fazem parte ou simpatizam.  Então encerramos e cada um que faça o seu juízo, pois cada um escolhe ouvir a "comunidade científica" que mais lhe aprouver.

Quanto à questão de Deus permitir abusos, guerras, atrocidades, eu também já respondi que é para que aprendamos às custas de nossas próprias experiências.  Então dizem: "mas está errado!", "eu não aceito essa resposta..."... Eu digo: "Ok, boa sorte com suas crenças." O que mais vou discutir? O mesmo ocorre com questões como: "Por que Deus não se mostra?", "Por que Deus não nos revela descobertas científicas?", "Por que Deus não nos ensina diretamente?", "Por que Deus não nos proíbe de fazer o mal?"...  Todas essas questões já foram respondidas.  É questão de aceitar a resposta ou não.  Enquanto não houverem argumentos melhores eu, por exemplo, não mudo de opinião.  Podem ficar com as de vocês.

Já disse que não sou proselitista.  Apenas exponho opiniões e quem quiser que as aproveite. Quem não quiser que ignore-as.  Não tenho nenhuma necessidade que vocês me dêem razão e não vamos brigar por causa disso.  E quanto ao comentário do comercial, nada mais é do que o que todo mundo aqui faz: Apologia às próprias idéias.  Participando de um debate eu tenho a oportunidade de expor meus pontos de vista, que serão lidos por várias pessoas.  Não importando se aceitarão ou rejeitarão, mas pelo menos me faço ouvido.  Eu só perdi um pouco a paciência em estender infrutiferamente uma discussão.  Como já disse, se quiserem saber o que eu responderia, leiam os posts anteriores.

Entretanto, mediante insistentes pedidos, vou deixar claro algumas posições:

"Espíritos existem" - Você precisa de uma premissa para por tal dedução. Se espíritos não existem, sua teoria não desaba?
Inteligente você, heim!!!  Perfeitamente.  E a recíproca é verdadeira.

"se existem, há hierarquia" - Aliás, ainda sim não consigo entender de onde veio tal dedução.
É que eu pulei, por falta de paciência, o desenvolvimento do tema e fui direto à conclusão. Eu achei que era óbvia (hehehe). É que os Espíritos, nada mais sendo que as almas dos homens, também têm necessidade de um sistema mínimo de organização, e isso subentende hierarquia.  Quanto mais organizado é o sistema, mais bem elaborado deve ser o sistema hierárquico.  Senão, vira zona.  O melhor sistema, a meu ver, é: Todos opinam, mas só um (ou um grupo) bate o martelo.  Como caminhamos para a perfeição, é natural se supor que Deus, ainda que fossem "Deuses", por serem perfeitos, teriam que ter unidade de vistas.  Então, na prática, é como se tivéssemos um Deus único.  Provas (de que existe hierarquia)?  Não temos.  Só relatos de espíritos que parecem confirmar essa teoria.

Essa teoria é circular.
É quase como a teoria de que fomos colonizados por alienígenas ou que bactérias espaciais caíram na Terra, com objetivo de justificar a vida ou nossa inteligência. Infelizmente não responde nada, pois a mesma pergunta continua lá no outro planeta.
Eu sei que é circular.  Me lembre de citar isso quando estivermos discutindo geração espontânea.  Por isso dizemos que no final da cadeia temos Deus, e que Deus é eterno, ou seja, não teve princípio e não terá fim. Como ocorre isso?  Não sei.  Mas é possível fazer uma abstração do infinito, assim como fazemos em cálculo, lembra?

Desde quando isso ocorreu?
Aliás, os cientistas que são os grandes responsáveis por descobertas são famosos por negarem a existência de espíritos e paranormal.
Desde sempre.  Nós não consideramos iluminados somente aqueles que crêem na existência espiritual.  Alguns ateus, inclusive, figuram na nossa lista de "iluminados".  Mas não são todos que são descrentes.  Newton e Maxwell, por exemplo, eram extremamemnte religiosos.  Crookes, não era religioso, mas investigou os fenômenos paranormais e atestou sua veracidade. Einstein se dizia judeu.  Camile Flammarion era astrônomo e espírita.  Há mais casos, se pesquisarmos. Isso prova alguma coisa? Não.  Mas é só para mostrar que o nosso lado não é tão baldo de homens de ciência quanto se supõe.

A crença criou uma velha citação para funerais "ao menos ele foi para um lugar melhor…", isso já não seria um incentivo?
Ir para um lugar melhor não significa necessariamente estar melhor. Mas é inegável o fato de que praticamente todas as crenças prescrevem castigos terríveis para os suicidas. Os crentes convictos se sentem desestimulados.

É claro que esse raciocínio só abrange uma faceta do suicídio, que são os que têm causas depressivas.  Talvez isso é o que não tenha ficado claro nos meus posts anteriores.  Já aqueles que acham que estão cumprindo uma missão divina é outra história, e desse mal os ateus não sofrem, com certeza.  E quanto àqueles que se deixam matar antes de renunciar a uma convicção, eu mesmo, por exemplo, seria um deles, se tivesse oportunidade e não me cagasse todo.

Isso poderia ser visto como uma forma de suicídio?  Poderia.  Então eu também sou um suicida em potencial, eu admito.  Eu só sugeri que seria imoral o suicídio por covardia, e que, mesmo sendo imoral, seria uma escolha natural para quem no nada crê (no caso dos indivíduos depressivos).

Um abraço.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #36 Online: 11 de Março de 2007, 16:44:46 »
como se a comunidade científica fosse constituída exclusivamente de negadores
Bom, se tratando de crenças...
Quanto à questão de Deus permitir abusos, guerras, atrocidades, eu também já respondi que é para que aprendamos às custas de nossas próprias experiências.  Então dizem: "mas está errado!", "eu não aceito essa resposta…"… Eu digo: "Ok, boa sorte com suas crenças." O que mais vou discutir? O mesmo ocorre com questões como: "Por que Deus não se mostra?", "Por que Deus não nos revela descobertas científicas?", "Por que Deus não nos ensina diretamente?", "Por que Deus não nos proíbe de fazer o mal?"…  Todas essas questões já foram respondidas.  É questão de aceitar a resposta ou não.  Enquanto não houverem argumentos melhores eu, por exemplo, não mudo de opinião.  Podem ficar com as de vocês.
O que queremos são explicações coerentes.
Aliás, você ainda falou de uma história sobre fé racional que seria sem contradições, deveria então de se focar mais nisso.

Veja por exemplo certa parte do debate que tivemos acima (resumo):
- Porque a Bíblia possui erros científicos?
- Porque as pessoas na época não entenderiam, não possuem nosso conhecimento.
- Porque Deus não ensina?
- Eles não tem nossa experiência.
- Então as pessoas daquela época tinham um QI menor?

Consegue perceber a falta de uma explicação plausível? O porque não aceitamos?
Desde sempre.  Nós não consideramos iluminados somente aqueles que crêem na existência espiritual.  Alguns ateus, inclusive, figuram na nossa lista de "iluminados".  Mas não são todos que são descrentes.  Newton e Maxwell, por exemplo, eram extremamemnte religiosos.  Crookes, não era religioso, mas investigou os fenômenos paranormais e atestou sua veracidade. Einstein se dizia judeu.  Camile Flammarion era astrônomo e espírita.  Há mais casos, se pesquisarmos. Isso prova alguma coisa? Não.  Mas é só para mostrar que o nosso lado não é tão baldo de homens de ciência quanto se supõe.
Você disse que espíritos nos mostram descobertas, não pessoas que acreditam em espíritos.
A menos que eu tenha errado a colocação de "espírito" e fosse referente a uma pessoa de forma poética.
Ir para um lugar melhor não significa necessariamente estar melhor. Mas é inegável o fato de que praticamente todas as crenças prescrevem castigos terríveis para os suicidas. Os crentes convictos se sentem desestimulados.
Eu não percebo essa mentalidade nas pessoas, de que elas sofrerão após a morte. Eu percebo que elas sempre dizem que será melhor, ou ao menos melhor só para ela. Apesar do "receio de não acreditar" ser bem comum, não vejo o mesmo quanto a receio de se suicidar ou quebrar alguma outra regra menos citada dos mandamentos.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #37 Online: 11 de Março de 2007, 16:50:45 »
Menos mal.

Só coloquei as citações acima para mostrar que eu não estou fugindo do debate.

1) Ilovefoxes questionou a lógica dos argumentos (exs: "Você simplesmente fez uma comparação com céticos, não explicou nada.", e "Essa teoria é circular.") e fez diversas perguntas. Só por isso disseste que "Não tem argumentos novos então a conversa não nos levará a nada"?
Na verdade, perguntas e constatação de erros lógicos não são argumentos. Tens discussões com "argumentos" do computador, tais como "System error", ou "Are sure?" ?

2) Com "Admita que eu esteja errado e encerremos o assunto.", depreende-se uma situação que não ocorreu. É como o caso de prosélitos que se queixam que os outros resistem (é esse o termo usado na literatura prosélita).

3) "Já fiz o meu comercial" !?

"eu não aceito…", ou "São provas fracas…", ou "Provem da maneira que queremos ver…", ou ainda, "Não é aceito pela comunidade científica…"

Isso é uma generalização abusiva. Por exemplo Ilovefoxes respondeu:
"Isso não faz sentido. Em uma guerra geralmente um lado vence. É como atirar uma moeda, geralmente cai de um lado."
"Você simplesmente fez uma comparação com céticos, não explicou nada."
""Espíritos existem" - Você precisa de uma premissa para por tal dedução. Se espíritos não existem, sua teoria não desaba?"
"Como explica que os tais acima não tem nenhuma aplicação real que pudemos comprovar mas que as descobertas científicas tem?"
"Essa teoria é circular. É quase como a teoria de que fomos colonizados por alienígenas ou que bactérias espaciais caíram na Terra " (...)
etc.

como se a comunidade científica fosse constituída exclusivamente de negadores.
Os cientistas só podem aceitar que uma ideia esteja incluída na esfera científica, como facto, com evidências, e usando o método científico. Dizer que somos simplesmente negadores, é como estares a dizer que não acreditamos em seja o que for (principalmente novo), limitando-nos a sermos conservadores.

E quando eu disse "impasse", entendam que não vale a pena discutir, porque eu não tenho as provas do jeitinho que querem ver
Damos hipótese de mostrares essas tais provas. Se simplesmente adjectivas os que pensam o contrário de ti, e dizes que vais calar, o que havemos de pensar?

e as provas que tenho não são aceitas por uma parcela da comunidade científica, da qual vocês fazem parte ou simpatizam
Não há provas que os extraterrestres existam, no entanto os cientistas procuram vida extraterrestre (como Carl Sagan). Talvez a maioria dos cépticos do fórum acreditam que essa vida extraterrestre exista, mas não assumem como factos.

escolhe ouvir a "comunidade científica" que mais lhe aprouver.
Gostava de conhecer a tua parte de comunidade científica, se ela está dividida. Sabes o que é Ciência? Eu, por exemplo, estudei na área de Ciências no liceu e universidade, com o prazer de aprender o método científico com o professor Maia, dos Laboratórios de Física Experimental.

Quanto à questão de Deus permitir abusos, guerras, atrocidades, eu também já respondi que é para que aprendamos às custas de nossas próprias experiências.
Deus é um criador perfeito? Se sim, as suas criações são perfeitas. E se somos perfeitos, não precisamos de experiência nem de aprender: por definição, seríamos completos.

O contrário seria dizer que um instrumento é ideal, mas mesmo assim ter imprecisões. Ou que é perfeito, mas depende de outros instrumentos para funcionar.

Talvez quando for encontrado um erro no software que faço, digo que sou um programador perfeito, mas que é preciso haver erros para aprenderem a funcionar correctamente.

Então dizem: "mas está errado!", "eu não aceito essa resposta…"… Eu digo: "Ok, boa sorte com suas crenças."

Acho melhor refrescares a memória, e habituar-te com pessoas que não aceitam as nossas ideias (que não é uma qualidade dos prosélitos). Como tinha dito, Ilovefoxes fez na maioria perguntas. E por exemplo quando ele disse "Para que? Se ele tem um senso perfeito de bem e mal, não há porque dar liberdade.", parece-me que o sentido argumento é lógico:
 A liberdade tem sentido porque não somos perfeitos, e por isso não temos a certeza do que é bom. Os ditadores totalitários acham-se conhecedores perfeitos do que é bom e mau, e por isso reprimiam. No caso de Deus, ele é perfeito, e por isso conhece plenamente o que é bom e mau. Se assim é, poderia desenhar as suas criaturas como bondosas.

No entanto, a Bíblia não revela um Deus tolerante. Quem escolher o mal (no ponto de vista dos autores das Escrituras), somos mortos, torturados, violados, queimados, etc. nessa vida, e na segunda morte.

Todas essas questões já foram respondidas.  É questão de aceitar a resposta ou não.
Em literatura prosélita, dizem "acatar" ou "resistir".

Enquanto não houverem argumentos melhores eu, por exemplo, não mudo de opinião.
Crentes com quem discuti não mudam de opinião por causa de argumentos. Neste fórum um espírita já me desafiou que se provasse X, então admitia estar errado. Consegui, e ele retractou.

../forum/topic=759.125.html#msg151134

E quanto ao comentário do comercial, nada mais é do que o que todo mundo aqui faz: Apologia às próprias idéias.
Uma coisa é divulgar as opiniões, e outra é fazer propaganda. No primeiro caso, podemos desejar testar as nossa próprias ideas e aprender com isso, no segundo caso, não.

(http://pt.wiktionary.org/wiki/Pros%C3%A9lito)
Prosélito:
       1. Termo empregado na antiguidade para a pessoa que abjurava suas crenças para adotar a religião judaica.
       2. Definição da pessoa que se converteu a uma religião ou seita.
       3. Adepto, partidário; pessoa que abraçou uma seita, uma doutrina, um partido.

Inteligente você, heim!!!  Perfeitamente.  E a recíproca é verdadeira.

-- "Se o Pai Natal existe" - Você precisa de uma premissa para por tal dedução.  Se o Pai Natal não existe, sua teoria não desaba?

-- Inteligente você, heim!!!  Perfeitamente.  E a recíproca é verdadeira.

« Última modificação: 11 de Março de 2007, 16:54:17 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #38 Online: 11 de Março de 2007, 18:50:33 »
Ilovefoxes,

Seus questionamentos:

- Porque a Bíblia possui erros científicos?
Porque, entre outras razões, foi escrita em liguagem figurada, ou simplesmente não foi inspirada e representa apenas um ponto de vista restrito e indivudual. Não adianta você me interpelar sobre a Bíblia. Somos os primeiros a declarar que ela contém falhas.

- Porque as pessoas na época não entenderiam, não possuem nosso conhecimento.
Exatamente. E nem estavam em condições de obtê-los, primeiro por causa do avanço moral, que era muito baixo, e Deus não dá asas a cobras; e segundo que a maioria era fanática ou supersticiosa e repelia a verdade. Por acaso você não se lembra de Galileu tentando mostrar à humanidade do século XVI que não era o sol que girava em torno da Terra?

Além do mais, o progresso é obtido com cooperação. Os povos antigos, por ciúme, inveja ou medo, mais destruiam os progressos alheios do que aproveitava-os. Conforme a moralidade aumenta, esses obstáculos vão desaparecendo e o progresso surge, como num passe de mágica. É o que ocorre atualmente.

- Porque Deus não ensina?
Já respondi a essa questão.

- Eles não tem nossa experiência.
???

- Então as pessoas daquela época tinham um QI menor?
Sim, pois os espíritos evoluem.

Você disse que espíritos nos mostram descobertas, não pessoas que acreditam em espíritos.
A menos que eu tenha errado a colocação de "espírito" e fosse referente a uma pessoa de forma poética.
Eu nunca disse que espíritos nos mostram descobertas. Isso, inclusive, ao que sabemos, é proibido, pois o homem deve progredir por seu próprio esforço. Podem no máximo acenar que algo está para surgir, mas é só.

Eu não percebo essa mentalidade nas pessoas, de que elas sofrerão após a morte. Eu percebo que elas sempre dizem que será melhor, ou ao menos melhor só para ela. Apesar do "receio de não acreditar" ser bem comum, não vejo o mesmo quanto a receio de se suicidar ou quebrar alguma outra regra menos citada dos mandamentos.
As outras regras dos mandamentos são quebradas sem receio o tempo todo, mas por causa da doutrina da salvação pela graça, que afirma que após um pecado cometido, pode-se arrepender e ser salvo de graça. Já no caso do suicídio, isso não ocorre, pois normalmente não há tempo para um arrependimento sincero. No caso dos católicos, eles precisariam ainda da absolvição de um padre, que se torna ainda mais inviável no caso de suicídio.

Um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 11 de Março de 2007, 19:16:49 »
Cada crença mais esquisita...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #40 Online: 11 de Março de 2007, 20:22:09 »
PedroAC,

Com relação aos fanáticos religiosos em comparação com os céticos obstinados, é que muitos deles resistem, a enxergar fatos evidentes na frente do nariz. Você mostra aos fanáticos que o mundo não pode ter 6 mil anos e eles fingem que não vêem; e da mesma forma, você mostra aos céticos que existe livre-arbítrio, metafísica, e outras coisas tão óbvias, que só mesmo sendo cego para não enxergar, e eles simplesmente fecham os olhos e dizem que é ilusão. Não é o caso nem de não conseguirem explicar o fato, mas de negar o fato.  A explicação? Teimosia, orgulho, sei lá... Cada um aceita o que quer.

Com relação à teoria circular, eu expliquei introduzindo o conceito de infinito, de uso muito difundido em cálculo. Infelizmente é um pouco difícil esse tipo de abstração para quem só estudou até o segundo grau, ou para quem nunca estudou cálculo.

Citação de: PedroAC
"Como explica que os tais acima não tem nenhuma aplicação real que pudemos comprovar mas que as descobertas científicas tem?"
Como não têm?  Você nunca leu um romance espírita? Há vários autores: Divaldo Pereira Franco, Zíbia Gasparetto, Chico Xavier, Raul de Teixeira, Wera Krijanowskaia. Sem falar dos livros e textos que não são romances, pois aí então os autores se multiplicam talvez aos milhares. Pelo menos nas artes há bastante aplicações.

Citação de: PedroAC"
Os cientistas só podem aceitar que uma ideia esteja incluída na esfera científica, como facto, com evidências, e usando o método científico. Dizer que somos simplesmente negadores, é como estares a dizer que não acreditamos em seja o que for (principalmente novo), limitando-nos a sermos conservadores.
Vocês não são conservadores dentro de suas especializações.  Mas querem reduzir a ciência àquilo que qualificaram de "método científico", que não é capaz de testar uma enormidade de fatos reais e que podem ser considerados científicos, como por exemplo, ciências humanas, psicológicas, psiquiatricas, botânica, econômica, etc., pelo simples fato de que todas as experiências não podem ser repetidas sempre do mesmo jeito e nas mesmas condições, porque dependem da vontade do agente observado.  A ciência é muito mais abrangente do que o círculo que vocês pensam em timidamente restringi-la.

Não basta negar os fatos porque o método científico não pode testá-los. É preciso conceber meios de se contornar a dificuldade.

Damos hipótese de mostrares essas tais provas. Se simplesmente adjectivas os que pensam o contrário de ti, e dizes que vais calar, o que havemos de pensar?
Eu não preciso mostrá-las. Elas estão disponíveis. Mas são todas baseadas em relatos. Explique racionalmente porque Chico Xavier escreveu mais de 400 obras de vários autores e em vários estilos.  Explique ainda porque as obras ditadas pelo espírito de Humberto de Campos têm vários problemas sob o ponto de vista doutrinário espírita, e as de Emmanuel têm pouquíssimos, se vieram tudo da imaginação de um só homem. Explique racionalmente porque William Crookes publicou suas falsas descobertas correndo o risco de arruinar o seu nome, quando ele não precisava disso. Explique todos os casos referentes às mesas girantes que varreram o mundo no século XIX. E não precisa recorrer só ao espiritismo para averiguar relatos de fenômenos. As diversas crenças espiritualistas também têm os seus fenômenos aos borbotões.

Temos também vários casos de crianças com conhecimentos e habilidades inatas.  Muitas vezes até específicas, como certas áreas da medicina. Pessoas que têm lembranças de vidas passadas, como os mais dedois mil casos catalogados pelo Dr. Ian Stevenson (ok, isso já é reencarnação).  E quanto aos relatos de assombrações que vários povos relatam? Você já viu o programa "Assombrações" do Discovery?

Que alguns casos poderiam ter outras explicações, que não a intervenção dos espíritos, eu não tenho dúvidas. Mas se conseguirem responder racionalmente a todas as variações possíveis, sem utilizar a intervenção dos espíritos, eu mesmo me rendo às evidências.

Como já disse, todos esses casos, se tratados isoladamente, são muito fracos para formar convicção.  Mas analisados em conjunto, adquirem uma força muito grande. Vocês podem até afirmar que todos esses casos não provam nada. Que são todos charlatães ou alucinados. Mas não se pode negar que temos aí um objeto de dúvida bastante razoável, e o que não é razoável é a negação a priori de todos eles.

Não há provas que os extraterrestres existam, no entanto os cientistas procuram vida extraterrestre (como Carl Sagan). Talvez a maioria dos cépticos do fórum acreditam que essa vida extraterrestre exista, mas não assumem como factos.
Já expliquei acima que as conclusões da análise desprevenida de todos os casos acima já fornece elementos suficientes para convicção firme, concorde você ou não. Sobre os extraterrestres eu não tenho ainda opinião formada, embora haja relatos impressionantes. Não é questão de crer se existem ou não. Nós cremos em vida fora da Terra, que inclusive é um dos alicerces da doutrina espírita. A dúvida é se eles realmente andam vagando por aí.

Gostava de conhecer a tua parte de comunidade científica, se ela está dividida. Sabes o que é Ciência? Eu, por exemplo, estudei na área de Ciências no liceu e universidade, com o prazer de aprender o método científico com o professor Maia, dos Laboratórios de Física Experimental.
Já respondi acima que não nego o chamado método científico. Eu diria até que deveria-se sempre tentar utilizá-lo primeiro em qualquer caso. Mas há certos casos em que ele se torna impraticável, como nas ciências humanas, botânica, psiquiatria e psicologia, e também, porque não, Espiritismo. O método científico não é capaz de testar completamente esses casos, o que não significa que os fatos não existam só por causa disso.  Outra maneira tem que ser considerada.

Deus é um criador perfeito? Se sim, as suas criações são perfeitas. E se somos perfeitos, não precisamos de experiência nem de aprender: por definição, seríamos completos.

O contrário seria dizer que um instrumento é ideal, mas mesmo assim ter imprecisões. Ou que é perfeito, mas depende de outros instrumentos para funcionar.

Talvez quando for encontrado um erro no software que faço, digo que sou um programador perfeito, mas que é preciso haver erros para aprenderem a funcionar correctamente.
Não me pergunte como funciona o mecanismo da inteligência humana, porque eu não saberia responder.  Mas ele existe, pois que estamos aqui a pensar e a usufruir do livre-arbítrio. O computador é uma máquina cega. Se ela erra hoje, ela só consegue acertar com interferência externa. Já o homem não precisa, pois ele é capaz de se auto-corrigir.

O homem é perfeito no sentido de que não lhe falta nenhuma capacidade para atingir a plenitude de conhecimentos, experiências e moral. Mas não é perfeito no sentido que sabe tudo.  Deus, não me pergunte porque razão, julgou que melhor aproveitaríamos a nossa eterna existência trilhando o caminho, ao invés de usufruir a perfeição na ociosidade e sem nada para fazer ou aprender. Eu, particularmente, concordo com essa posição. Não gostaria de ser uma máquina cega, como um computador, que só acerto porque tem alguém me programando. E graças a Deus não é assim...

No entanto, a Bíblia não revela um Deus tolerante. Quem escolher o mal (no ponto de vista dos autores das Escrituras), somos mortos, torturados, violados, queimados, etc. nessa vida, e na segunda morte.
Nesta vida colhemos o que plantamos. Quem semeia vento, colhe tempestade, diz o ditado. Nessa vida e na próxima. Mas os sofrimentos nunca são eternos. São na medida certa para a educação do espírito. Essa é a diferença básica da nossa doutrina para as doutrinas cristãs.

Em literatura prosélita, dizem "acatar" ou "resistir".
Você pode ainda ignorar...

Crentes com quem discuti não mudam de opinião por causa de argumentos. Neste fórum um espírita já me desafiou que se provasse X, então admitia estar errado. Consegui, e ele retractou.
Se isso ocorreu, ele fez certo. Persistir num erro crasso é teimosia.

Uma coisa é divulgar as opiniões, e outra é fazer propaganda. No primeiro caso, podemos desejar testar as nossa próprias ideas e aprender com isso, no segundo caso, não.
Ok. Eu, ao mesmo tempo que divulgo as minhas opiniões, testo os meus argumentos. E também aprendo um pouco com pessoas que têm conhecimentos além dos meus.  Quando usei a palavra "comercial" acima foi com esse sentido. Estou me retratando.

-- "Se o Pai Natal existe" - Você precisa de uma premissa para por tal dedução.  Se o Pai Natal não existe, sua teoria não desaba?

-- Inteligente você, heim!!!  Perfeitamente.  E a recíproca é verdadeira.
Não, porque neste caso não se construiu nenhum sistema cuja base fundamental fosse a existência de Papai Noel.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #41 Online: 11 de Março de 2007, 20:24:00 »
Cada crença mais esquisita…
Vindo de um outro crente (budista), essa afirmação me espanta. O budismo também tem um monte de esquisitices e nem por isso é menos digna.

Um abraço.
« Última modificação: 11 de Março de 2007, 20:26:22 por leafar »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 11 de Março de 2007, 20:31:17 »
Cada crença mais esquisita…
Vindo de um outro crente (budista), essa afirmação me espanta. O budismo também tem um monte de esquisitices e nem por isso é menos digna.

Um abraço.

O Budismo não é inerentemente dogmático como o Espiritismo, leafar, nem tem as mesmas pretensões descabidas; nós realmente temos espaço para o questionamento em vez de bradar que o temos.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #43 Online: 11 de Março de 2007, 21:56:56 »
Tá bom, Luís Dantas!

O teclado aceita qualquer coisa. Se você assim pensa depois de tudo o que já discutimos em outras épocas, não há mais o que falar.

Um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 11 de Março de 2007, 21:58:40 »
Era para eu pensar de outra forma?  Por que?

Parece que você tem algumas idéias erradas a meu respeito, tanto que me chamou de "crente".  Crente eu não sou, até porque não acho que isso seria bom para minha vida religiosa.
« Última modificação: 11 de Março de 2007, 22:11:34 por Luis Dantas »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #45 Online: 11 de Março de 2007, 22:12:39 »
É claro que não. Eu não posso exigir de um cego que enxergue a luz.

Lógico que eu não esperaria que você aceitasse o Espiritismo, mas qualificá-lo com atributos que ele não tem é um pouco demais. Dizer que temos dogmas que não podem ser questionados e que não admitimos a discussão de nossos princípios é o fim da picada para alguém que já acompanhou longos debates sobre o Espiritismo. Entretanto, é um direito seu fazer o juízo que achar melhor.

O que temos são determinados conceitos que, se provados falsos, inviabilizam o Espiritismo como doutrina. Logo, não crer nesses princípios torna incoerente uma pessoa se professar espírita. A crença na existência dos espíritos é um desses conceitos. Mas isso não quer dizer que não possa ser questionado pelos próprios espíritas.

Julgue-nos pelo que somos e não pelo que não somos.

E crente é aquele que crê. Eu sou um crente espírita. Como você é budista, imaginei que fosse um crente budista. Ou você segue o budismo sem crer?

Um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 11 de Março de 2007, 22:17:43 »
É claro que não. Eu não posso exigir de um cego que enxergue a luz.

Lógico que eu não esperaria que você aceitasse o Espiritismo, mas qualificá-lo com atributos que ele não tem é um pouco demais.

Também acho, mas ainda está em tempo de você abrir os olhos.

Dizer que temos dogmas que não podem ser questionados e que não admitimos a discussão de nossos princípios é o fim da picada para alguém que já acompanhou longos debates sobre o Espiritismo.

É descrever os fatos, tanto dentro quanto fora deste tópico.  Não se iluda.

Entretanto, é um direito seu fazer o juízo que achar melhor.

O que temos são determinados conceitos que, se provados falsos, inviabilizam o Espiritismo como doutrina. Logo, não crer nesses princípios torna incoerente uma pessoa se professar espírita.

E esses conceitos são dogmáticos E contraditórios.  Sinto muito, mas é o que acontece.

A crença na existência dos espíritos é um desses conceitos. Mas isso não quer dizer que não possa ser questionado pelos próprios espíritas.

Ou seja, é um jogo de cartas marcadas?

Julgue-nos pelo que somos e não pelo que não somos.

E crente é aquele que crê. Eu sou um crente espírita. Como você é budista, imaginei que fosse um crente budista. Ou você segue o budismo sem crer?

Sigo.  Budismo não é religião de crença, e sim de prática.  Leia por exemplo Stephen Batchelor.

Das religiões que conheço, poucas são tão inerentemente dogmáticas quando o Espiritismo.  Escolhi o Budismo por não ser uma delas.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #47 Online: 11 de Março de 2007, 22:25:29 »
Ok. Boa Sorte! :ok:

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #48 Online: 11 de Março de 2007, 23:19:30 »
Luis,

Aproveitando o embalo da conversa e me desculpe se considerar off-topic:

Você crê na idéia do RENASCIMENTO ou EMANAÇÃO difundida no budismo?

Já troquei alguns emails com você sobre o assunto budismo há um tempo atrás, mas não me lembro de ter perguntado seu posicionamento como cético atualmente relacionado a este assunto.
« Última modificação: 11 de Março de 2007, 23:24:58 por Discípulo da Razão »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 11 de Março de 2007, 23:48:44 »
Luis,

Aproveitando o embalo da conversa e me desculpe se considerar off-topic:

Você crê na idéia do RENASCIMENTO ou EMANAÇÃO difundida no budismo?

Já troquei alguns emails com você sobre o assunto budismo há um tempo atrás, mas não me lembro de ter perguntado seu posicionamento como cético atualmente relacionado a este assunto.

"Crer" não é bem a palavra... eu interpreto o renascimento como algo bastante constatável diretamente.  Já escrevi um texto ou dois a respeito:

http://www.dantas.com/budismo/reencarnacao.htm
http://www.dantas.com/budismo/renascimento.htm
http://www.dantas.com/budismo/olympia.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!