Autor Tópico: Religião ateísta cética  (Lida 20009 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Religião ateísta cética
« Resposta #175 Online: 13 de Abril de 2007, 17:40:22 »
Mas vamos fazer o seguinte, Dantas: Mostre-me a etimologia da palavra religião e onde ela não faz referência a deus(s).

Primeiro, isso é pedir para provar uma inexistência.  O ônus da prova é seu.

Segundo, etimologia não tem autoridade mesmo.  Vide o caso de "homofobia".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #176 Online: 13 de Abril de 2007, 17:41:23 »
Nenhuma contradição; apenas a declaração de que a definição do dicionário não é particularmente acurada.
No caso da mensagem da Gui foi uma contradição sim. E se for para "oferecer uma definição melhor - dar uma melhoradinha nas existentes", então crie uma outra palavra, ora, pois essa minha posição não é subjetiva e nem é tomada por poucas pessoas, mas eu, como já disse, acho legal sua definição (As quais eu citei do seu site) só não concordo em ter uma palavra já usada durante anos e anos ser "mudada para uma opção melhorzinha" neste site.

Ótimo, porque eu também não concordo.  Aceito sua rendição :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 13 de Abril de 2007, 18:01:01 »
Mas a nova definição está sendo colocado por vc e não por mim. E não, não me rendi. Não estamos lutando... Mas se vc quer ouvir isso, então: "Eu me rendo".

Luz

• Visitante
« Resposta #178 Online: 13 de Abril de 2007, 18:05:06 »

Vamos fazer uma enquete?  :D   Eu não estive aqui.  :|

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #179 Online: 13 de Abril de 2007, 18:16:27 »
Eu também pensei em fazer uma enquete, mas tem gente aqui que vai se frustrar  :histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #180 Online: 13 de Abril de 2007, 18:38:42 »
Mas a nova definição está sendo colocado por vc e não por mim. E não, não me rendi. Não estamos lutando… Mas se vc quer ouvir isso, então: "Eu me rendo".

Cara, religião existe desde bem antes de se formalizar o conceito de divindade... não sei por que você espera que eu chame a minha definição de "nova".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 13 de Abril de 2007, 18:43:06 »
Talvez por ela ser de 2004?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 13 de Abril de 2007, 18:43:52 »
Vamos ser mais explícitos, Dantas. Posta alguns links de religião sem deuses.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #183 Online: 13 de Abril de 2007, 18:45:27 »
Ela é um refinamento e esclarecimento, enquanto que o que você propõe como alternativa é, francamente, uma definição míope e preconceituosa.  Dicionário algum muda isso.

Luz

• Visitante
« Resposta #184 Online: 13 de Abril de 2007, 18:53:09 »
Qual foi a primeira religião de que se tem conhecimento?  :umm:  Quero dizer, foi ela que deu origem ao conceito?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 13 de Abril de 2007, 18:56:27 »
Vamos ser mais explícitos, Dantas. Posta alguns links de religião sem deuses.
"Religião sem deus"…? Mas é exatamente isso que estamos discutindo… Pela definição e etimologia da palavra isso não tem nexo. Releia o tópico.
« Última modificação: 13 de Abril de 2007, 19:10:25 por Mussolim Bucetê »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #186 Online: 13 de Abril de 2007, 18:57:17 »
Eu nem devia, mas vamos lá.

Etimologia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Religion#Etymology

Dos links a seguir, alguns se referem ao que habitualmente é chamado de "filosofias", outros a "religiões".  Você verá que a distinção é, no fundo, bem arbitrária.

http://en.wikipedia.org/wiki/Carvaka
http://en.wikipedia.org/wiki/Stoicism
http://en.wikipedia.org/wiki/Unitarian_Universalism#General_beliefs_of_UUs
http://www.buddhanet.net/e-learning/qanda03.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Confucianism#Is_Confucianism_a_religion.3F

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #187 Online: 13 de Abril de 2007, 19:01:47 »
Qual foi a primeira religião de que se tem conhecimento?  :umm:  Quero dizer, foi ela que deu origem ao conceito?

As primeiras religiões eram pouco mais do que rituais de medo, superstição e apoio mútuo para lidar com incertezas e tentar obter controle sobre as situações.  Há quem acredite que a primeira religião organizada tenha sido alguma forma de paganismo, animismo ou xamanismo.  Não sei ao certo.

Até hoje as religiões animistas tem um conceito de divindade um tanto próximo do de espírito ou mesmo de fantasma.  Particularmente o Xintoísmo.
« Última modificação: 13 de Abril de 2007, 23:33:59 por Luis Dantas »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #188 Online: 15 de Abril de 2007, 12:15:54 »
Numa analogia quanto ao procedimento das religiões ortodoxas, faço um comparação com a religião ateísta cética (teoria):

Igrejas e templos: Os fóruns de discussão que são as comunidades virtuais com a utilização da moderna tecnologia de comunicação da internet. Superação da religião tradicional no uso de templos e igrejas com encontros pessoais e que favorecem práticas irracionais.

Prática religiosa: o uso do método científico nas análises do cotidiano, um forte apego a realidade e nos fóruns a utilização do diálogo e do debate como meio de troca de conhecimento e experiências, além de interação social, nos moldes da nova sociedade da informação. Supera em muito as práticas de oração, reza, entre outras mais conhecidas e de nenhuma utilidade diante do conhecimento atual.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #189 Online: 16 de Abril de 2007, 16:11:34 »
Numa analogia quanto ao procedimento das religiões ortodoxas, faço um comparação com a religião ateísta cética (teoria):

Igrejas e templos: Os fóruns de discussão que são as comunidades virtuais com a utilização da moderna tecnologia de comunicação da internet. Superação da religião tradicional no uso de templos e igrejas com encontros pessoais e que favorecem práticas irracionais.

Prática religiosa: o uso do método científico nas análises do cotidiano, um forte apego a realidade e nos fóruns a utilização do diálogo e do debate como meio de troca de conhecimento e experiências, além de interação social, nos moldes da nova sociedade da informação. Supera em muito as práticas de oração, reza, entre outras mais conhecidas e de nenhuma utilidade diante do conhecimento atual.

Uma sociedade firmada sobre um governo TEISTA possue todos os requisitos que possibilitem qualquer tipo de liberdade.

Se você cosneguir me apresentar uma filosofia blindada, serei seu seguidor.

Papagaio de pirata!!!

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #190 Online: 16 de Abril de 2007, 16:13:58 »
Uma sociedade firmada sobre um governo TEÍSTA possui todos os requisitos que possibilitem qualquer tipo de liberdade.

Potencialmente ou automaticamente?
Por ser teísta, ou independentemente de sê-lo?
E em que você se fundamenta para fazer essa afirmação?

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #191 Online: 16 de Abril de 2007, 16:19:14 »
Uma sociedade firmada sobre um governo TEÍSTA possui todos os requisitos que possibilitem qualquer tipo de liberdade.

Potencialmente ou automaticamente?
Por ser teísta, ou independentemente de sê-lo?
E em que você se fundamenta para fazer essa afirmação?

Em algo existente.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #192 Online: 16 de Abril de 2007, 16:31:03 »
Me desculpe por cometer o erro de pensar que .era para levar a sério, Brasília em Chamas...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #193 Online: 16 de Abril de 2007, 16:35:12 »
Uma sociedade firmada sobre um governo TEISTA possue todos os requisitos que possibilitem qualquer tipo de liberdade.

Se você cosneguir me apresentar uma filosofia blindada, serei seu seguidor.

Não entendi o que quiz dizer com filosofia blindada, mas penso o ateísmo ser imbatível pois trata da realidade, o teísmo falha por se perder dessa realidade.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #194 Online: 18 de Abril de 2007, 21:27:18 »
Me desculpe por cometer o erro de pensar que .era para levar a sério, Brasília em Chamas…

Não fiz uma afirmação huministica delirante.

Um local onde se tem todos os direitos essencias supridos, não seria uma sociedade ideal?
 E este lugar existe e o governante é um mulçumano.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #195 Online: 19 de Abril de 2007, 00:04:30 »
E este lugar existe e o governante é um mulçumano.
Muçulmano? :o Nem quero imaginar como é esse lugar.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #196 Online: 19 de Abril de 2007, 00:07:40 »
Defina "todos os direitos essenciais" e explique como/por que/com qual confiabilidade eles são supridos nessa região excepcional, Brasília em Chamas...

One

• Visitante
« Resposta #197 Online: 19 de Abril de 2007, 06:26:14 »
Defina "todos os direitos essenciais" e explique como/por que/com qual confiabilidade eles são supridos nessa região excepcional, Brasília em Chamas…

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #198 Online: 19 de Abril de 2007, 06:57:16 »
Não entendi, One... você ia comentar meu post?

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #199 Online: 19 de Abril de 2007, 10:53:39 »
Defina "todos os direitos essenciais" e explique como/por que/com qual confiabilidade eles são supridos nessa região excepcional, Brasília em Chamas…

um sociedade mais aberta a diversidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!