Autor Tópico: Religião ateísta cética  (Lida 20006 vezes)

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
Re: Religião ateísta cética
« Resposta #100 Online: 12 de Abril de 2007, 13:49:21 »
Citação de: Mancha Negra
Por que? Pois seria partidário de uma corrente filosófica, não dogmática, teria uma estrutura própria e assumiria uma posição mais clara é objetiva. ( Não crê em Deus por falta de provas evidentes Dele! )
Logo, temos observação ilógica do termo. Não é possível ter uma Religião que combata o próprio conceito da Religião. Que é o dogmatismo. Sendo Filosofia, estaria livre desta "armadilha" semântica.

Não acho.  O que caracteriza a religião não é o dogma, MUITO MENOS a crença em Deus!  O que você está propondo é criar uma religião e insistir em afirmar que não é religião.
Anh!?! :susto:
Que tolice é essa?! Eu?! Eu estou escrevendo sobre a possibilidade de existir uma Religião Atéia Cética e não sobre a possibilidade de eu criar uma??? Acho isto totalmente fora de contexto. Quase um descalábrio!
Eu sinceramente fiquei ofendido!
Desculpa, mas isto foi observação infeliz de sua parte.
Em primeiro lugar, não tenho a intenção de criar algo assim, pois é impossível que alguém me siga sendo o que sou! Pois sou humano!
Segundo lugar, não sou "carismático" o suficiente para "arrebanhar" um séquito no meio de céticos, pois, afinal, ninguém é criança para seguir um sujeito como eu. Pois todos são livres para pensar no que quiser!!!
Em terceiro, não suporto pessoas que não pensam por si mesmas!
Em quarto, gosto de escrever, criar, aprender com diferentes opiniões. E não doutrinar!!!
Desculpa, mas isto foi infeliz de sua parte.
Sinto muito.
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #101 Online: 12 de Abril de 2007, 14:01:42 »
Tente deixar de lado a sua repulsa pela palavra "religião" por um momento e veja o que ela efetivamente é. 

Talvez entenda melhor por que não faço distinção entre filosofia moral aplicada e religião. 

No meu entender são a mesma coisa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 12 de Abril de 2007, 14:10:54 »
A única diferença verdadeira entre seita e religião é que seita é aquilo em que "os outros" crêem…
:ok:

Mas desde criança eu aprendi do modo que citei, até mesmo pela etimologia da palavra.

Desde criança eu aprendi que tinha de crer em Deus, mas…
Não foi só por ter ouvido desde criança que tomei a devida atitude.

E eu também aprendi que era para crer em deus desde criança hehe. Mas…  :hihi:

Eu não entendi a sua referência a etimologia; religião não é simplesmente "religar", sem uma indicação clara do que seria religado e a que?

Não, olhe:
Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero, na sua obra De natura deorum, (45 A.E.C) afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras. Esta proposta etimológica sublinha o carácter repetitivo do fenómeno religioso, bem como o aspecto intelectual. Mais tarde, Lactâncio (século III e IV D.EC) rejeita a interpretação de Cícero e afirma que o termo vem de religare, religar, argumentando que a religião é um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus[/size].
E pela data, que não é uma definição de 2004, vemos isso. Mas eu estou levando em consideração o que vc disse, certo?

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o#Etimologia (Dê uma olhada em “etimologia” e perceba a definição do começo)

No caso do Budismo (E das “religiões ateístas”) eu sempre achei que era uma simples filosofia de vida, assim como os exercícios do Yoga. Apenas uma prática. Mas confesso que estou com pé meio atrás…

Nunca entendi essa história de "filosofia de vida".  Me parece uma fuga pela tangente.

Mas não é. É apenas uma forma de viver. Uma escolha de um modo "x" (Aqui está as "religiões ateístas") de viver. E sabe de uma coisa? Se eu fosse Budista faria questão de não ter o que eu sigo denominado de “religião” e sim de “filosofia de vida”. Mas sei, isso é o que eu acho.  :)
« Última modificação: 12 de Abril de 2007, 14:13:28 por Mussolim Bucetê »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #103 Online: 12 de Abril de 2007, 14:14:51 »
O problema com definições de religião baseadas no conceito de Deus é que, simplesmente, elas não fazem justiça à realidade.  Só sobrevivem até hoje porque o chauvinismo cultural impede muita gente de perceber quão difícil é encaixar a idéia de Deus na maioria das religiões não-abraâmicas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 12 de Abril de 2007, 14:27:12 »
Foi exatamente por isso que citei essa:

"Cícero, na sua obra De natura deorum, (45 A.E.C) afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras".

Os deuses.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #105 Online: 12 de Abril de 2007, 14:28:07 »
Sim, e daí?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 12 de Abril de 2007, 14:35:32 »
Pelo que entendi vc falava de não ser atribuída a "deuses" e houvesse uma restrição no deus abraâmico. Estou enganado?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 12 de Abril de 2007, 14:37:56 »
Não entendi.  O meu ponto é que o conceito de deus é arbitrário e vago demais para sequer significar muita coisa, mesmo para quem jura acreditar nele.

Se há a crença popular de que "as religiões crêem em Deus", isso não mostra mais do que a falta de noção de como são de fato a maioria das religiões e quão livremente se alimenta preconceitos culturais.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #108 Online: 12 de Abril de 2007, 14:39:13 »
Tente deixar de lado a sua repulsa pela palavra "religião" por um momento e veja o que ela efetivamente é. 

Talvez entenda melhor por que não faço distinção entre filosofia moral aplicada e religião. 

No meu entender são a mesma coisa.
Ah... Agora sim! Explicou...
Desculpe a minha raiva. Mais tive muitos problemas pelo fato das pessoas acharem que estou "criando" uma religião. Eu não tenho repulsa à religião, mas o fato que eu esteja criando uma. ( Isto me irrita! )
Entendo a sua posição. Poderia explicar o seu conceito de Religião. Pois na minha é: ( Segundo Aurélio )
Religião. [ Do lat.religione. ] S. f. 1. Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s). 2. A manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos. 3. Restr. Virtude do homem qu e presta a Deus o culto que lhe é devido. 4. Reverência às coisas sagradas. 5. Crença fervorosa; devoção, piedade. 6. Crença numa religião. [ v. religião (1 e 2) ] determinada; fé, culto. 7. Vida religiosa. 8. Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc. 9. Modo de pensar ou de agir; princípios.

É essa a minha opinião sobre a Religião.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 12 de Abril de 2007, 14:44:45 »
Não entendi.  O meu ponto é que o conceito de deus é arbitrário e vago demais para sequer significar muita coisa, mesmo para quem jura acreditar nele.

Se há a crença popular de que "as religiões crêem em Deus", isso não mostra mais do que a falta de noção de como são de fato a maioria das religiões e quão livremente se alimenta preconceitos culturais.
Bom, já mostrei o porquê da minha posição. Se vc insinua que eu sou preconceituoso em relaçao as religiões, então não posso fazer nada.  :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #110 Online: 12 de Abril de 2007, 14:47:45 »

Bom, já mostrei o porquê da minha posição. Se vc insinua que eu sou preconceituoso em relaçao as religiões, então não posso fazer nada.  :ok:

Não, nem me passou pela cabeça que você seja preconceituoso nesse particular; só estou surpreso de você aparentemente acreditar que religião "tem de ter algum deus" diante do fato bastante claro de que nunca foi assim, historicamente e antropologicamente falando.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #111 Online: 12 de Abril de 2007, 14:48:25 »
Na boa, não acho que entendi a posição de nenhum de vocês dois, Mussolim e Mancha.

Mancha, eu me considero religioso, mas nunca fui realmente cristão. 

Talvez por isso não estava preparado para o seu incômodo diante da sugestão de que estaria criando uma nova religião; para mim é basicamente inevitável para qualquer pessoa criar sua própria religião - ou, se preferir, sua própria interpretação religiosa. 

Para quem se considera religioso, isso inclusive é ou está bem próximo de ser uma obrigação.
« Última modificação: 12 de Abril de 2007, 14:52:43 por Luis Dantas »

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #112 Online: 12 de Abril de 2007, 14:54:35 »
Na boa, não acho que entendi a posição de nenhum de vocês dois, Mussolim e Mancha.
Uaauu  :o
Você foi o cara que mais irritou de verdade!!! Parabéns!!!  :ok:
Mas, que posição está falando?
Quando jogava futebol era meio-campo…  ::)

Agora falando sério...
Entendi. Eu tenho opiniões a respeito a estes assuntos. São filosóficas, nada mais.
Como foi dito uma vez: "Sem provas, sem crenças." Então, são apenas especulações. 
« Última modificação: 12 de Abril de 2007, 14:58:30 por Mancha Negra »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 12 de Abril de 2007, 15:01:33 »
só estou surpreso de você aparentemente acreditar que religião "tem de ter algum deus" diante do fato bastante claro de que nunca foi assim, historicamente e antropologicamente falando.
No caso do negrito, posta um site pra eu dar uma lida sobre esse “fato”, pois até agora não vi nada disso.  :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #114 Online: 12 de Abril de 2007, 15:02:42 »
Não sei por que te irritei, Mancha.  Desculpe, mas receio que não posso evitar um erro que não percebo que estou cometendo.

Mesmo assim vou me arriscar a dizer que você parece estar procurando provas para assuntos que são por sua própria natureza especulativos, abstratos e subjetivos.  Então não é de surpreender que se sinta frustrado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #115 Online: 12 de Abril de 2007, 15:05:15 »
Mussolim, eu já posto tanto sobre isso... não quero ser repetitivo.

Mas procure ler um pouco sobre o Taoísmo, Budismo, Confucionismo, Charvaka.

Até mesmo o Hinduísmo (para o qual os Devas são mais fontes de inspiração do que propriamente crenças), o Shinto (religião tradicional japonesa) e o Judaísmo humanístico.

Deus (ou deuses) não apenas não define a religião como não tem muito a ver com ela, exceto em uma amostragem bem específica, basicamente abraâmica.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #116 Online: 12 de Abril de 2007, 15:10:11 »
Não sei por que te irritei, Mancha.  Desculpe, mas receio que não posso evitar um erro que não percebo que estou cometendo.

Sem problema. É só uma posição que quero deixar bem claro para certas pessoas. ( Nada haver com você ou com outros usuários. )

Mesmo assim vou me arriscar a dizer que você parece estar procurando provas para assuntos que são por sua própria natureza especulativos, abstratos e subjetivos.  Então não é de surpreender que se sinta frustrado.
Frustrado, não. Esperançoso... Diante das novas evidências, pode ser que não esteja tão errado assim. Se estiver, eu lutei um bom combate e fui honesto comigo mesmo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 12 de Abril de 2007, 15:25:39 »
Segundo o Aurélio:
Religião. [ Do lat.religione. ] S. f. 1. Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s). 2. A manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos. 3. Restr. Virtude do homem qu e presta a Deus o culto que lhe é devido. 4. Reverência às coisas sagradas. 5. Crença fervorosa; devoção, piedade. 6. Crença numa religião. [ v. religião (1 e 2) ] determinada; fé, culto. 7. Vida religiosa. 8. Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc. 9. Modo de pensar ou de agir; princípios.
::)
« Última modificação: 12 de Abril de 2007, 15:32:27 por Mussolim Bucetê »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #118 Online: 12 de Abril de 2007, 15:29:24 »
Cês tão muito esotéricos para o meu gosto.  Não sei se o Mancha entendeu essa sua postagem, Mussolim.  Eu certamente não.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 12 de Abril de 2007, 15:34:12 »
Isso porque o site aqui deu pau.  :hihi:

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #120 Online: 12 de Abril de 2007, 15:35:23 »
Bem-vindo ao lado Metafísico da força!!!  :histeria:

"Luke, eu sou seu, PAI!!!"

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 12 de Abril de 2007, 15:37:08 »
Vai pra lá, coisa ruim!!!!!! Xô!!!

Luz

• Visitante
« Resposta #122 Online: 12 de Abril de 2007, 15:40:20 »

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #123 Online: 12 de Abril de 2007, 15:41:50 »
Vai pra lá, coisa ruim!!!!!! Xô!!!
:ghost: :ghost: :ghost:
Rápido! Rápido! Rápido!
Chamem um exorcista!!!  :histeria:

Depois da diversão, a obrigação...   :P

Eu entendi o que o Mussolim quis dizer. Sobre a impossibilidade da separação de Deus da religião. A palavra, no dicionário, aponta para este sentido e, pior, em uma posição totalmente metafísica...
Prova a minha opinião acima sobre a impossibilidade de uma religião ateísta cética.
« Última modificação: 12 de Abril de 2007, 16:17:11 por Mancha Negra »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #124 Online: 12 de Abril de 2007, 16:44:59 »
Religião ateísta cética…
( E eu achei que tinha visto de tudo… )
Em primeiro lugar, eu não irei rir porque entendi a intenção do autor em divulgar o Ateísmo as camadas mais populares, porém…

Minha intenção não foi divulgar para camadas mais populares e sim refletir a respeito de um sentimento que eu tenho em relação a não existência de deus como um ser real.

Pelo que conheço de religião parte do princípio de que o homem crê estar "ligado" a alguma coisa, de preferência, ou a si mesmo, como o caso do budismo, ou ao sobrenatural, como o caso da maioria da religiões.
A religião ateísta cética ligaria o homem a realidade e a verdade do fato da inexistência de deus.

Bem, vamos o que significa da palavra, atéu:
Indivíduo que não crê em Deus.
Agora a palavra cético ( ou céptico ):
Indivíduo que duvida de tudo, descrente.
Hum…
Então, alguém que crê que não existe uma determinada coisa, mas dúvida no próprio conceito de crença??? Acho que há um paradoxo…
Afinal, se o indivíduo crê em determinada coisa, mas assume que não pode haver crença alguma. Como pode isso?
Deixa eu explicar, ateísmo é a questão metafísica a respeito da idéia  deus, nega a crença da exsitência de deus como um ser real.
No ceticismo temos o ceticiso filosófico e o ceticismo ciêntífico no qual é o que se opõe as pseudo-ciências e ao sobrenatural, portanto materialista. Aqui no fórum mesmo tem céticos teísta, portanto não se refere a questão de deus especificamente como o atéismo. Os criacionistas são céticos quanto ao evolucionismo e se embasam na ciência se justificar. Portanto nem mesmo o ateísmo dogmático se opões ao ceticismo ciêntífico, pois a questão da idéia de deus é algo metafísico.

Acho que deveria ser assim:
Filosofia Céptista Atéia.
Por que? Pois seria partidário de uma corrente filosófica, não dogmática, teria uma estrutura própria e assumiria uma posição mais clara é objetiva. ( Não crê em Deus por falta de provas evidentes Dele! )   
Entretanto, na minha opinião, não atrairia muitos adeptos, pois não teria o "temperinho" metafísico… :ghost:
Sem isso, meu amigo, a sua doutrina seria muito sem graça. :hihi:
Até! 8-)

A filosofia ateísta já existe com suas diversas consepções do ateísmo, desde a simples divisão entre ateísmo fraco e atéismo forte, até diversos outras concepções como as muitas discutidas neste fórum e muitas mais no ciberespaço. Inclusive fiz meu blog sobrei isso pois gosto de ler sobre o ateísmo e tenho paixão pelo assunto.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!