ReligiãoQuero chamar atenção sobre a palavra religião.
É notório que muitos ateus mostram hostilidade à mesma, sem sequer a entenderem.
Aconselho lerem o artigo da wikipédia que me parece muito bom.
No artigo é lembrado que noutras culturas não existe semelhante palavra, porem não impede que as mesmas tenham aquilo a que chamamos religião.
"O hinduísmo antigo utilizava a palavra rita que apontava para a ordem cósmica do mundo, com a qual todos os seres deveriam estar harmonizados e que também se referia à correcta execução dos ritos pelos brâmanes."
Os muçulmanos referem o
DinE na nossa cultura são dadas as mais variadas explicações:
"Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero, na sua obra De natura deorum, (45 a.C.) afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras. Esta proposta etimológica sublinha o carácter repetitivo do fenómeno religioso, bem como o aspecto intelectual. Mais tarde, Lactâncio (século III e IV d.C.) rejeita a interpretação de Cícero e afirma que o termo vem de religare, religar, argumentando que a religião é um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus.
No livro "A Cidade de Deus" Agostinho de Hipona (século IV d.C.) afirma que religio deriva de religere, "reeleger". Através da religião a humanidade reelegia de novo a Deus, do qual se tinha separado. Mais tarde, na obra De vera religione Agostinho retoma a interpretação de Lactâncio, que via em religio uma relação com "religar".
Macróbio (século V d.C.) considera que religio deriva de relinquere, algo que nos foi deixado pelos antepassados.
Independente da origem, o termo é adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas."
Caros ateus não temam a religião, todos vós sois religiosos de algum modo.
Através do estudo e observação do meio, o simples questionar como num incessante esforço em compreender, é uma forma de ser-se religioso ( na minha opinião).