Realmente, não são os dicionários que mandam, mas há muita discussão sobre este tema. Como a língua se desenvolve, pelo povo, pela gramática, ou pelos catedráticos?
Povo. Ponto.
Como surguiu a língua portuguesa?
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_PortugueseNão foi uma "degeneração" do latim?
Não.
Este não é o ponto, mas como usamos a palavra religião e sua definição. Eu tenho uma definição, baseada na origem da palavra e no seu significado, e não de "achismos".
A palavra religião mesmo nas normas e no senso comum tem muitas acepções. O que o Dantas quer não é exatamente redefinir a palavra "religião" mas explicar o que ela é.
Vejamos, existem carros e existe a palavra "carro". Todo mundo sabe o que é um carro, disso não dúvida. Mas na hora de dar uma definição, uma pessoa, digamos talvez uma criança, vai dizer "um negócio tal e tal que fica em cima de quatro rodas de borracha e tal e tal que tem um vidro na frente" enquanto o Dantas estaria tentando dizer "a minha definição de carro é um veículo motorizado etc etc".
O Dantas está oferecendo uma definição melhor de um termo que todos intuitivamente sabem o que significa. A definição dele inclui carros que não tem para-brisas, por exemplo.
...
E o que você está fazendo é pegar o dicionário e dizer "você está errado, Dantas"