Oi, Pessoal.
Bem, estou parado com a Matemática há meia década. Ainda me dou bem com cálculos que envolvem área, perímetro, volume, mas sou uma negação com outros tipos de questões.
Estou voltando a estudar, mas estou enfrentando sérios problemas ao tentar montar os tipos de questões abaixo. Não consigo montá-los de forma a se tornarem equações para mim.
Será que, por favor, alguma alma caridosa e sem nada melhor para fazer poderia resolver os 5 problemas abaixo, ou alguns deles, no método "passo-a-passo" (pode pular as fases óbvias)?
1. Um certo capital foi aplicado a juro simples durante 8 meses, gerando um montante de R$ 9.600,00. Esse montante foi novamente aplicado por mais 4 meses, à mesma taxa de juro da aplicação anterior, e gerou R$ 960,00 de juros. Qual foi o capital inicialmente aplicado?
2. No café, Pedro e Fernando conversavam sobre o aumento salarial de 20% que cada um havia recebido, sendo que o novo salário de Pedro passou a ser igual a 85% do novo salário de Fernando. Se a soma dos salários dos dois, após o aumento, é igual a R$ 6.660,00, então antes do aumento qual era o salário de Pedro?
3. Uma pequena empresa produz 200 bolas a cada três dias, trabalhando com uma equipe de 6 funcionários. Para ampliar a produção para 600 bolas a cada 2 dias, mantendo-se, por funcionário e para todos eles, as mesmas produtividade, condições de trabalho e carga horária, ela precisará contratar mais quantos funcionários?
4. Um concurso foi desenvolvido em três etapas sucessivas e eliminatórias. Do total de candidatos que participaram da 1ª etapa, 3/4 foram eliminados. Dos candidatos que participaram da 2.ª etapa, 2/5 foram eliminados. Dos candidatos que foram para a 3.ª etapa, 2/3 foram eliminados, e os 30 candidatos restantes foram aprovados. Sabendo-se que todos os candidatos aprovados em uma etapa participaram da etapa seguinte, qual foi o número total de candidatos que participaram da 1ª etapa?
5. No domingo, Mariana alugou dois filmes em DVD. Os dois filmes, juntos, tinham uma duração total de 3,4 horas, sendo que um deles era 20 minutos mais longo que o outro. Se ela começou a ver o filme mais longo às 17 h 35 min, e não fez nenhuma pausa durante o seu transcorrer, então, que horas ela terminou de ver esse filme?
Obrigado.