Autor Tópico: Mais uma ajuda matemática  (Lida 54631 vezes)

Nigh†mare

• Visitante
Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #50 Online: 02 de Abril de 2007, 02:52:20 »
Queria agradecer de novo aos que colaboraram, em especial ao Dantas!

Gabaritei Matemática na provinha do concurso que prestei!!!   :oba:
Disponha, Nightmare.  Mas fiquei curioso - esses problemas eram algum tipo de estudo preparatório para esse concurso?
Retirei-os de provas de concursos similares... Estava estudando por elas, tentando resolver os probleminhas... Fiz uma seleção dos tipos que me deixavam preso. Tirei as questões daqui: http://www.policon.com.br/dados/prv_1304.pdf

Não sei se é de seu interesse: alguns cargos públicos têm vencimentos entre R$ 1.000,00 e R$ 3.500,00 por mês. O acesso a tais cargos se dá por meio de provas com o nível das questões postadas aqui.

As matérias costumam ser Português, Matemática, Lógica, Informática e Conhecimentos Gerais. Acredito que você passe facilmente em concursos assim. Eu costumo gabaritar Português, Lógica e Informática, mas sempre ficava na lista de espera por causa da maldita Matemática... No último, eu tinha acertado 7 de 20 questões de Matemática, sendo que 3 das que acertei foram no chute.

Fiz uma prova hoje, e errei apenas 6 questões relativas a conhecimentos gerais, e, pelo que vi, gabaritei as outras matérias... Perguntaram coisas como "qual rodovia foi fechada por índios em Rondônia?"

Acredito que agora eu passo... Se passar, mando um presentinho para você!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 02 de Abril de 2007, 04:02:20 »
Que não sejam três gravatas, espero... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #52 Online: 02 de Abril de 2007, 13:20:55 »
Queria agradecer de novo aos que colaboraram, em especial ao Dantas!

Gabaritei Matemática na provinha do concurso que prestei!!!   :oba:
Disponha, Nightmare.  Mas fiquei curioso - esses problemas eram algum tipo de estudo preparatório para esse concurso?
Retirei-os de provas de concursos similares… Estava estudando por elas, tentando resolver os probleminhas… Fiz uma seleção dos tipos que me deixavam preso. Tirei as questões daqui: http://www.policon.com.br/dados/prv_1304.pdf

Não sei se é de seu interesse: alguns cargos públicos têm vencimentos entre R$ 1.000,00 e R$ 3.500,00 por mês. O acesso a tais cargos se dá por meio de provas com o nível das questões postadas aqui.

As matérias costumam ser Português, Matemática, Lógica, Informática e Conhecimentos Gerais. Acredito que você passe facilmente em concursos assim. Eu costumo gabaritar Português, Lógica e Informática, mas sempre ficava na lista de espera por causa da maldita Matemática… No último, eu tinha acertado 7 de 20 questões de Matemática, sendo que 3 das que acertei foram no chute.

Fiz uma prova hoje, e errei apenas 6 questões relativas a conhecimentos gerais, e, pelo que vi, gabaritei as outras matérias… Perguntaram coisas como "qual rodovia foi fechada por índios em Rondônia?"

Acredito que agora eu passo… Se passar, mando um presentinho para você!

Nightmare é esperto..que concurso você fez?

Eu to mal..me formei, passei na OAB e parei.... devo estar em depressão...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #53 Online: 02 de Abril de 2007, 14:17:34 »
Nightmare é esperto…que concurso você fez?

Eu to mal…me formei, passei na OAB e parei… devo estar em depressão…
Oficial Legislativo da Câmara Municipal daqui de Taubaté.

Vou fazer OAB dia 15 agora... :susto:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #54 Online: 02 de Abril de 2007, 16:33:10 »
Nightmare é esperto…que concurso você fez?

Eu to mal…me formei, passei na OAB e parei… devo estar em depressão…
Oficial Legislativo da Câmara Municipal daqui de Taubaté.

Vou fazer OAB dia 15 agora… :susto:

Você vai passar. Tem muito conteúdo. Só se você tiver problema com ficar nervoso e tempo, por que aqui no Paraná é o tempo que te mata…minha prova prática de direito penal teve 20 laudas, só não coloquei uma questão que valia 0,1 no gabarito e mesmo assim me deram só 6,8. As questões, segundo o gabarito, estão 100% certas. Ou seja, além de te matarem tiram pontos não sei de onde. Mas você tem toda chance de passar, demonstra bastante conhecimento, muito mais que eu.

Curiosidade, como que você aprendeu latim, grego e hebraico?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #55 Online: 02 de Abril de 2007, 17:51:02 »
Você vai passar. Tem muito conteúdo. Só se você tiver problema com ficar nervoso e tempo, por que aqui no Paraná é o tempo que te mata…minha prova prática de direito penal teve 20 laudas, só não coloquei uma questão que valia 0,1 no gabarito e mesmo assim me deram só 6,8. As questões, segundo o gabarito, estão 100% certas. Ou seja, além de te matarem tiram pontos não sei de onde. Mas você tem toda chance de passar, demonstra bastante conhecimento, muito mais que eu.
Tempo atrapalha bastante mesmo... Vamos ver o que acontece  :susto:

Curiosidade, como que você aprendeu latim, grego e hebraico?
Bem, eu não domino esses idiomas, não posso dizer que os aprendi. Ainda estou estudando e falta muito para eu ficar "razoável"... Comprei uma gramática e um dicionário de cada idioma e fui estudando... Mas há muito não me sobra tempo de fazer isso que gosto  :(

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 29 de Junho de 2007, 02:32:49 »
Lamento mais uma vez, Bruno… :(

4. Um concurso foi desenvolvido em três etapas sucessivas e eliminatórias. Do total de candidatos que participaram da 1ª etapa, 3/4 foram eliminados. Dos candidatos que participaram da 2.ª etapa, 2/5 foram eliminados. Dos candidatos que foram para a 3.ª etapa, 2/3 foram eliminados, e os 30 candidatos restantes foram aprovados. Sabendo-se que todos os candidatos aprovados em uma etapa participaram da etapa seguinte, qual foi o número total de candidatos que participaram da 1ª etapa?

Procuramos x tal que

x * (1 - 3/4) * (1 - 2/5) * (1 - 2/3) = 30

ou seja

x * 1/4 * 3/5 * 1/3 = 30

x / 20 = 30

x = 30 * 20

x = 600

A lógica da resolução é a mesma que esta abaixo, certo?:

21. Uma prova de ciclismo foi realizada em duas etapas. Dos participantes que iniciaram competição, 1/5 desistiu durante a l.' etapa. Dos restantes, que iniciaram a 2.ª etapa, 1/3 também desistiu, sendo que a prova se encerrou com apenas 24 ciclistas participantes. Então, no início da l .a etapa da prova, o número de ciclistas participantes era

(A) 40.
(B) 45.
(C) 50.
(D) 60.
(E) 62.

Mas não estou conseguindo resolver pelo mesmo método…  :'(
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 02:48:25 por Moisés »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #57 Online: 29 de Junho de 2007, 02:41:25 »
21. Uma prova de ciclismo foi realizada em duas etapas. Dos participantes que iniciaram competição, 1/5 desistiu durante a l.' etapa. Dos restantes, que iniciaram a 2.ª etapa, também desistiu, sendo que a prova se encerrou com apenas 24 ciclistas participantes. Então, no início da l .a etapa da prova, o número de ciclistas participantes era

(A) 40.
(B) 45.
(C) 50.
(D) 60.
(E) 62.

"Também desistiu" quanto? Está incompleto o enunciado.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #58 Online: 29 de Junho de 2007, 02:46:32 »
21. Uma prova de ciclismo foi realizada em duas etapas. Dos participantes que iniciaram competição, 1/5 desistiu durante a l.' etapa. Dos restantes, que iniciaram a 2.ª etapa, também desistiu, sendo que a prova se encerrou com apenas 24 ciclistas participantes. Então, no início da l .a etapa da prova, o número de ciclistas participantes era

(A) 40.
(B) 45.
(C) 50.
(D) 60.
(E) 62.

"Também desistiu" quanto? Está incompleto o enunciado.

Corrigi.

Simplismente inexplicável como ocorreu esse erro. Colei tudo de uma vez e um número no meio do enunciado some. Só se eu o selecionei e o deletei ou coisa parecida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 29 de Junho de 2007, 02:50:16 »
Ok, agora sim.

24 *(3/2)*(5/4) = 45

Alternativa B

It's an award I've won"

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #60 Online: 29 de Junho de 2007, 02:53:27 »
Ok, agora sim.

24 *(3/2)*(5/4) = 45

Alternativa B

Unknown, no caso desse problema a forma de resolvê-lo foi diferente da usada pelo Dantas?
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 03:00:46 por Moisés »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #61 Online: 29 de Junho de 2007, 03:06:54 »
O que acabou me deixando confuso foi que o Dantas pegou 3/4 e dele tirou 1/4, sendo este é a subtração de 1 por 3/4. Pensei que pudesse fazer o mesmo, subtraindo 1 por 1/5, me restando 4/5. Mas o Unknown, não sei como, colocou/achou 5/4 (será que foi apenas inverter)?

E o exerício que postei não é a mesma coisa que o resolvido pelo Dantas?
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 03:09:07 por Moisés »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 29 de Junho de 2007, 03:09:47 »
Unknown, no caso deste problema a forma de resolvê-lo foi diferente da usada pelo Dantas?
No fundo é a mesma maneira, mas eu usei o sentido inverso. Ele parte do total (x), multiplica-o pelas frações de pessoas restantes em cada etapa e encontra uma única fração do total que iguala ao número final de pessoas. O que eu fiz foi pegar o número final, ir encontrar o número de pessoas na etapa anterior (multiplicando o número pelo inverso da fração restante), até chegar no total.
Uma comparação, p/ ficar mais claro:

Método dele:
x*2 = 6

Meu método:
x= 6/2

Onde x é o número que queremos saber e 6 é o número final. Ficou claro?
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 03:12:24 por Unknown »

It's an award I've won"

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 29 de Junho de 2007, 03:15:11 »
Unknown, no caso deste problema a forma de resolvê-lo foi diferente da usada pelo Dantas?
No fundo é a mesma maneira, mas eu usei o sentido inverso. Ele parte do total (x), multiplica-o pelas frações de pessoas restantes em cada etapa e encontra uma única fração do total que iguala ao número final de pessoas. O que eu fiz foi pegar o número final, ir encontrar o número de pessoas na etapa anterior (multiplicando o número pelo inverso da fração restante), até chegar no total.
Uma comparação, p/ ficar mais claro:

Método dele:
x*2 = 6

Meu método:
x= 6/2

Ficou claro?

Uma prova de ciclismo foi realizada em duas etapas. Dos participantes que iniciaram competição, 1/5 desistiu durante a l.' etapa. Dos restantes, que iniciaram a 2.ª etapa, 1/3 também desistiu, sendo que a prova se encerrou com apenas 24 ciclistas participantes. Então, no início da l .a etapa da prova, o número de ciclistas participantes era

Procuramos x tal que

x * (1 - 1/5) * (1 - 1/3) = 24

ou seja

x * 4/5 * 2/3 = 24

Até aqui fiz igualzinho o Dantas e não dá certo... Tô mal mesmo.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 29 de Junho de 2007, 03:21:19 »
Uma prova de ciclismo foi realizada em duas etapas. Dos participantes que iniciaram competição, 1/5 desistiu durante a l.' etapa. Dos restantes, que iniciaram a 2.ª etapa, 1/3 também desistiu, sendo que a prova se encerrou com apenas 24 ciclistas participantes. Então, no início da l .a etapa da prova, o número de ciclistas participantes era

Procuramos x tal que

ou seja

x * 4/5 * 2/3 = 24

Até aqui fiz igualzinho o Dantas e não dá certo… Tô mal mesmo.

Como não dá certo? Até aqui você fez tudo certo. Continuando de onde você parou:

x * 8/15 = 24
x = 24 * 15/8
x = 45

It's an award I've won"

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #65 Online: 29 de Junho de 2007, 03:26:42 »

Procuramos x tal que

ou seja

x * 4/5 * 2/3 = 24

Até aqui fiz igualzinho o Dantas e não dá certo… Tô mal mesmo.

Como não dá certo? Até aqui você fez tudo certo. Continuando de onde você parou:

x * 8/15 = 24
x = 24 * 15/8
x = 45

Puts...

É que o Dantas tirou o 1 que estava em cima do 20. Se ele tivesse feito assim, eu teria entendido melhor:

x * 1/4 * 3/5 * 1/3 = 30

x * 1/20 = 30

x = 30 * 20/1

x = 600

É falta de costume de resolver exercícios de matemática. hehehe

Mas valeu, Unknown. Obrigado.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #66 Online: 27 de Julho de 2007, 21:15:04 »
Olá, pessoal.

Tenho mais algumas questoezinhas que não sei resolver... :(

Agradeceria se me ensinassem!

Em determinada loja, o valor de 2 bolsas (iguais) mais 3 pares de sapatos (iguais) custam R$ 560,00. Porém, 3 bolsas mais 1 par de sapatos (iguais aos anteriores) saem por R$ 420,00. Nessas condições, o valor de 1 bolsa mais 1 par de sapatos, iguais aos anteriores, é:

a) R$ 480,00
b) R$ 400,00 
c) R$ 320,00
d) R$ 220,00
e) R$ 130,00

P.S.: resolvi essa, mas nem me lembro como.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #67 Online: 27 de Julho de 2007, 21:18:47 »
Uma pessoa comprou vários porta CDs de madeira, todos iguais, e deseja colocar o mesmo número de CDs em cada um deles. Ao fazer isso, percebeu que, se colocasse 10 CDs em cada porta CD, sobraria espaço para 6 CDs no último. Se colocasse 8 CDs em casa um, sobrariam 2 CDs de fora. O número de CDs que essa pessoa tem é:

a) 34
b) 35
c) 36
d) 37
e) 38

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #68 Online: 27 de Julho de 2007, 21:28:01 »
Um painel de madeira de 3,2 metros por 4,4 metros será recoberto por placas quadradas de coriça, todas de mesmo tamanho. A medida do lado do quadrado deve ser a maior possível e de modo que não ocorram sobras. Nessas condições, o lado de um quadrado de coriça deverá medir, em centímetros:

a) 38
b) 40
c) 42
d) 44
e) 46

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #69 Online: 27 de Julho de 2007, 21:35:49 »
Todos os clientes de uma grande locadora de filmes possuem um cartão cujas medidas são 5,5cmx18,5cm. Se os cartões de todos os clientes fossem colocados lado a lado, sem sobreposição, formando um grande retângulo, seria possível cobrir uma área de 305,25 metros quadrados. O número de clientes dessa locadora é:

a) 30
b) 300
c) 3000
d) 30000
e) 300000

Na minha conta deu a letra b, mas o gabarito diz ser a letra d.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #70 Online: 27 de Julho de 2007, 21:41:08 »
O gráfico mostra a relação entre peso, em gramas, e o preço, em reais, de certo produto:

Fiz no Paint.  hehehe

O valor de y é:

a) R$ 3,80
b) R$ 3,40
c) R$ 2,20
d) R$ 1,60
e) R$ 1,20

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #71 Online: 27 de Julho de 2007, 21:43:53 »
Um grupo de amigos, ao se preparar para acampar, comprou alimentos para 10 dias. Na última hora, um dos amigos não pôde ir. Ao refazerem os cálculos, todos perceberam que, com a quantidade de alimentos comprados, poderiam ficar mais dois dias acampados. O número de amigos que foram acampar é:

a) 8
b) 7
c) 6
d) 5
e) 4

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 28 de Julho de 2007, 02:50:44 »
Olá, pessoal.

Tenho mais algumas questoezinhas que não sei resolver... :(

Agradeceria se me ensinassem!

Em determinada loja, o valor de 2 bolsas (iguais) mais 3 pares de sapatos (iguais) custam R$ 560,00. Porém, 3 bolsas mais 1 par de sapatos (iguais aos anteriores) saem por R$ 420,00. Nessas condições, o valor de 1 bolsa mais 1 par de sapatos, iguais aos anteriores, é:

a) R$ 480,00
b) R$ 400,00 
c) R$ 320,00
d) R$ 220,00
e) R$ 130,00

P.S.: resolvi essa, mas nem me lembro como.

2x + 3y = 560
(3x + y = 420) *(-3) => -9x -3y = -1260
-7x = -700
x=100
3*100 + y = 420
y = 120
x+y = 220

Resposta D

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 28 de Julho de 2007, 02:55:08 »
Uma pessoa comprou vários porta CDs de madeira, todos iguais, e deseja colocar o mesmo número de CDs em cada um deles. Ao fazer isso, percebeu que, se colocasse 10 CDs em cada porta CD, sobraria espaço para 6 CDs no último. Se colocasse 8 CDs em casa um, sobrariam 2 CDs de fora. O número de CDs que essa pessoa tem é:

a) 34
b) 35
c) 36
d) 37
e) 38

x: número de porta cds
10x - 6 = 8x + 2
2x = 8
x = 4

10*4 - 6 = 34
Alternativa A

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 28 de Julho de 2007, 03:06:38 »
Um painel de madeira de 3,2 metros por 4,4 metros será recoberto por placas quadradas de coriça, todas de mesmo tamanho. A medida do lado do quadrado deve ser a maior possível e de modo que não ocorram sobras. Nessas condições, o lado de um quadrado de coriça deverá medir, em centímetros:

a) 38
b) 40
c) 42
d) 44
e) 46
Ok, as placas devem ser quadradas e não pode haver sobra. Isso implica que precisamos achar uma medida que divida as outras duas (320 e 440 centímetros) e deixe resto zero, ou seja, um divisor comum. Calculando o MDC de ambas as medidas, tanto por decomposição ou pela regra da divisão do menor pelo maior número, você irá encontrar 40 como resposta. Portanto, alternativa B.

It's an award I've won"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!