Autor Tópico: Mais uma ajuda matemática  (Lida 54632 vezes)

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #75 Online: 28 de Julho de 2007, 03:21:36 »
Todos os clientes de uma grande locadora de filmes possuem um cartão cujas medidas são 5,5cmx18,5cm. Se os cartões de todos os clientes fossem colocados lado a lado, sem sobreposição, formando um grande retângulo, seria possível cobrir uma área de 305,25 metros quadrados. O número de clientes dessa locadora é:

a) 30
b) 300
c) 3000
d) 30000
e) 300000

Na minha conta deu a letra b, mas o gabarito diz ser a letra d.

Acho que sei o motivo do seu erro. Provavelmente você não prestou atenção a um pequeno detalhe:
1m = 100cm
1m2 = 10000cm2

Vou fazer do jeito que considero mais simples. Primeiro converta as medidas do cartão para metros e calcule a área do cartão em metros quadrados (deve resultar um número bem pequeno):

0,055*0,185 = 0,010175m²

E agora é só fazer a divisão:

305,25 / 0,010175 = 30000

Alternativa D

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #76 Online: 28 de Julho de 2007, 03:41:01 »
O gráfico mostra a relação entre peso, em gramas, e o preço, em reais, de certo produto:


Fiz no Paint.  hehehe

O valor de y é:

a) R$ 3,80
b) R$ 3,40
c) R$ 2,20
d) R$ 1,60
e) R$ 1,20

Obs: não confunda os x e y minúsculos da equação com os X e Y maiúsculos do gráfico dado.

y- y0 = m*(x-x0)
4 - 4,20 = m*(X- 10 -X)
-0,20 = -10m
m = 0,02

Substituindo:

y- y0 = m*(x-x0)
Y - 0 = 0,02*(60 - 0)
Y = 1,20

Alternativa E

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #77 Online: 28 de Julho de 2007, 03:51:08 »
Um grupo de amigos, ao se preparar para acampar, comprou alimentos para 10 dias. Na última hora, um dos amigos não pôde ir. Ao refazerem os cálculos, todos perceberam que, com a quantidade de alimentos comprados, poderiam ficar mais dois dias acampados. O número de amigos que foram acampar é:

a) 8
b) 7
c) 6
d) 5
e) 4
x: número de amigos que foram acampar

10*(x+1) = 12x
10x + 10= 12x
10 = 2x
x=5

Alternativa D

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Offline O Grande Capanga

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #78 Online: 28 de Julho de 2007, 12:08:46 »
Muito obrigado, Unknown.

Offline Andre

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #79 Online: 18 de Setembro de 2007, 16:42:44 »
Alguém está afim de me ensinar a definição formal de limite?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Unknown

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #80 Online: 18 de Setembro de 2007, 21:04:50 »
Alguém está afim de me ensinar a definição formal de limite?
Putz, aprender isso num fórum é complicado, mas há alguns sites que devem te ajudar um pouco:
http://www.cepa.if.usp.br/e-calculo/ (ver Ferramentas matemáticas)
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/calculo/limites/limites.htm

E há muitos outros por aí. Mas o ideal mesmo é procurar num livro.

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Offline O Grande Capanga

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #81 Online: 16 de Dezembro de 2008, 18:33:23 »
...

Offline Andre

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #82 Online: 23 de Março de 2009, 23:15:40 »
Eu fiz uma prova hoje e algumas questões eram de múltipla escolha. Em alguns casos, aconteciam coisas como:
%5Cfrac%7Bx%5Ccdot%5Csqrt%7Bb%7D%7D%7Bx%7D+%3D+%5Csqrt%7Bb%7D

E entre as alternativas constava %5Csqrt%7Bb%7D, que foi a que eu assinalei, mas se fosse para ser 100% correto, a alternativa teria que ser %5Csqrt%7Bb%7D%2C+x+%5Cne+0 certo?

(não existia alternativa NDA, :P)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #83 Online: 24 de Março de 2009, 00:54:41 »
O valor de x poderia variar a ponto de valer zero?
Elton Carvalho

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Offline Andre

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #84 Online: 24 de Março de 2009, 11:08:57 »
Era uma daquelas questões do tipo 'Simplifique a expressão abaixo o máximo possível', então não se tinha qualquer informação sobre x.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #85 Online: 24 de Março de 2009, 11:11:22 »
Bom, a rigor, deveria incluir x%5Cneq+0, mas como não tinha e como nào tinha NDA, é só fingir que esse problema nào existe. Se tivesse NDA e fosse uma prova minimamente séria (vestibular, concurso etc), essa questão deveria ser anulada.
Elton Carvalho

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Offline Andre

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #86 Online: 24 de Março de 2009, 11:13:24 »
Foi o que imaginei, valeu. :ok:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Flavia

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #87 Online: 26 de Março de 2009, 17:49:16 »
Se M= [x    8    ,    N= [y      6      e P= [7     16
          10   y]            12   x+4]            23    13]   

são matrizes que satisfazem a igualdade (3/2)M + (2/3)N = P, logo y – x é:

 :chorao:


(Não, eu não sei usar esse treco chamado LaTeX para deixar a pergunta mais bonitinha.)
 :(
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Offline FZapp

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #88 Online: 26 de Março de 2009, 17:57:15 »
É como pentagrama. Mas para fórmulas :P
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

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Offline Dr. Manhattan

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #89 Online: 26 de Março de 2009, 18:04:53 »
Supondo que entendi quais sao os elementos das matrizes:
Fazendo a equaçao para os elementos da diagonal principal, chegamos a

%5Cfrac%7B3%7D%7B2%7Dx+%2B+%5Cfrac%7B2%7D%7B3%7Dy+%3D+7

%5Cfrac%7B3%7D%7B2%7Dy+%2B+%5Cfrac%7B2%7D%7B3%7Dx+%2B+%5Cfrac%7B8%7D%7B3%7D%3D+13

Daí é só resolver esse sistema. Dica: multiplique as duas equaçoes por 2/3 e subtraia uma da outra.  :wink:
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Offline Cezar

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #90 Online: 27 de Março de 2009, 00:43:51 »
Alguém está afim de me ensinar a definição formal de limite?

Tentando explicar a tranqueira do limite.

Tipo, ele é usado quando se quer saber o comportamento de uma função nas vizinhanças de um ponto, ou seja, um determinado valor ('infinitamente' próximo deste ponto)
Usando um exemplo aqui:

Você tem um caso assim:


você sabe o valor da função para aquele valor de X específico.
Mas e se você tiver um assim:




ÉÉÉÉÉ, ai f***u neh ? rs
Mas ai um sabixão pensou "poxa, o X não pode ser 1 q esse c*****o voador é indefinido, a resposta foge! Mas e se eu for chegando devagarinho perto dele, na moral, sem assustar ele ?"

Ou seja, o carinha não pode usar o valor um, mas pode ir operando a função de maneira que os valores que ele adote para X tendam à 1, pra que ele possa ver o que vai acontecendo com o resultado da função cada vez q ele chegue mais perto da resposta indefinida das trevas. E para isso, ele tem que usar valores tanto do lado esquerdo quanto do lado direito daquele X que f**e com a vida dele.Aí nesse caso de cima, ele pode montar uma tabela assim:



Aí você vê que quanto mais próximo fica o bendito X do 1 da discórdia, o resultado tende à estar mais próximo de 2. Então este é o limite dessa função desgranhenta !

Mas só pra não passar em branco. Na tabela ai de cima, vc ta vendo a primeira que usa valores menores, porém próximos de 1. Quando você faz esse cálculo usando valores menores que o ponto que você está estudando,aí você diz que a função tende à 2 pela direita (nesse caso).

Na tabela de baixo, que esta valores maiores, porém próximos de 1. Quando você faz esse cálculo usando valores maiores que o ponto que você está estudando, você diz que a função tende à 2 pela esquerda (nesse caso).

Mas lembra dessa joça: O limite dessa tranqueira só é igual à 2, porque os dois limites (esquerdo e direito) são iguais ! Se fossem diferentes, você considera que o limite para esa função NÃO EXISTE ! (tipo, se você fizesse o esquerdo e desse 2 e o direito desse 10....ai o LIMITE NO ECZISTE, É UNA COSA DÊ PSICO DE LA PERSONA ! )

Aí você pensou "pqp! então eu tenho que fazer tabelas toda vez q eu for calcular o limite ??!?"
CLARO QUE NAO DÃ ! Como sempre no mundo da ciência  aparece um simples camponês de nobre coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha e facilita a sua vida ! (Tipo o cara que inventou o drive thru ajudou quem nao quiria descer do carro, o cara que criou a camisinha ajudou o cara que não queria ter filhos e pegar doença ou o cara que criou 'pílula do dia seguinte' que ajudou o cara que era asno demais pra lembrar da camisinha). Pois então, inventaram as regras ai do limite e tudo q veio depois pra sentirem o gostinho do seu sofrimento nas provas..rs


Acho que deu pra dar uma explicada, nao sei se ajudou mto..não tenho o dom para ser professor, mas tá ai. E nem foi uma 'explicação formal', mas algo eu expliquei..rs

Ressucitei o post, mas com certeza alguém ainda tem duvida dessa bagaça..rs
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Offline Andre

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #91 Online: 27 de Março de 2009, 09:45:30 »
Obrigado Cezar, essa idéia de limite ser o valor de f(x) conforme x se aproxima de um valor eu já sabia, o que eu não entendo muito bem é aquela com o %5Cdelta e o %5Cepsilon. De qualquer forma, faz tempo que eu fiz essa pergunta, depois vou dar uma olhada de novo, talvez agora que eu entenda melhor limites na prática eu entenda essa definição. :ok:
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Offline Flavia

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #92 Online: 27 de Março de 2009, 19:09:42 »
Obrigada, Dr. Manhattan! ;)
Consegui fazer, finalmente! Hehehe
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Offline Andre

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #93 Online: 31 de Março de 2009, 12:02:31 »
Para os interessados, achei um site com mais de 200 ebooks de Matemática gratuítos (com autorização dos autores):

http://www.e-booksdirectory.com/mathematics.php
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Offline Andre

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #94 Online: 12 de Julho de 2009, 17:09:26 »
Suponha que eu tenha um campo vetorial F(t) sendo:
F%28t%29+%3D+F_x%28t%29%5Cvec%7Bi%7D+%2B+F_y%28t%29%5Cvec%7Bj%7D%5C%5CF_x%28t%29+%3D+t%5C%5CF_y%28t%29+%3D+t

e que eu quero saber a trajetória de uma partícula nesse campo sendo que ela saiu do ponto (0,0). Como eu faço isso?

Eu imaginei que fosse:
%5Cfrac%7B%5Cdel%5Cgamma%7D%7B%5Cdel+x%7D+%3D+F_x%28t%29%5C%5C%5Cfrac%7B%5Cdel%5Cgamma%7D%7B%5Cdel+y%7D+%3D+F_y%28t%29

O que daria %5Cgamma+%3D+t%5E2, certo? Mas pelos gráficos, pelo menos aparentemente, os resultados não batem.

(Creio que eu esteja errando nas equações diferenciais...)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #95 Online: 12 de Julho de 2009, 17:19:17 »
Quase. Você quer %5Cgamma+%28x%2Cy%29. Se
%5Cleft%7B%5Cbegin%7Barray%7D%7Bc%7D%5Cfrac%7B%5Cpartial%5Cgamma%7D%7B%5Cpartial+x%7D+%3D+F_x%28t%29+%3D+t%5C%5C%5Cfrac%7B%5Cpartial%5Cgamma%7D%7B%5Cpartial+y%7D+%3D+F_y%28t%29+%3D+t%5Cend%7Barray%7D+%5Cright.,

Você tem %5Cgamma+%28x%2Cy%29+%3D+tx+%2B+ty+%2B+c%28t%29

De onde vc tirou esse t%5E2, rapaz? Não integrou em t em vez de x e y, né?
Elton Carvalho

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Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #96 Online: 12 de Julho de 2009, 17:31:33 »
Espera, tem mais problema aí. %5Cvec%7BF%7D%28t%29 não é um campo vetorial pra começo de conversa... :P
Elton Carvalho

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Offline SnowRaptor

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #97 Online: 12 de Julho de 2009, 17:35:08 »
Resolvido por MSN, ele vai praticar mais antes de inventar problema |(
Elton Carvalho

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Offline Andre

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #98 Online: 12 de Julho de 2009, 17:37:41 »
Hehe.  :vergonha:
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Offline N3RD

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Re: Mais uma ajuda matemática
« Resposta #99 Online: 31 de Julho de 2009, 23:12:22 »
(FGV-SP) Uma empresa entrevistou 300 de seus funcionários a respeito de três embalagens: A, B e C, para o lançamento de um novo produto. O resultado foi o seguinte: 160 indicaram a embalagem A; 120 indicaram a embalagem B; 90 indicaram a embalagem C; 30 indicaram as embalagens A e B; 40 indicaram as embalagens A e C; 50 indicaram as embalagens B e C; e 10 indicaram as três embalagens. Dos funcionários entrevistados, quantos não tinham preferência por nenhuma das 3 embalagens ?







Não deseje.

 

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