Alguém está afim de me ensinar a definição formal de limite?
Tentando explicar a tranqueira do limite.
Tipo, ele é usado quando se quer saber o comportamento de uma função nas vizinhanças de um ponto, ou seja, um determinado valor ('infinitamente' próximo deste ponto)
Usando um exemplo aqui:
Você tem um caso assim:você sabe o valor da função para aquele valor de X específico.
Mas e se você tiver um assim:ÉÉÉÉÉ, ai f***u neh ? rs
Mas ai um sabixão pensou "poxa, o X não pode ser 1 q esse c*****o voador é indefinido, a resposta foge! Mas e se eu for chegando devagarinho perto dele, na moral, sem assustar ele ?"
Ou seja, o carinha não pode usar o valor um, mas pode ir operando a função de maneira que os valores que ele adote para X tendam à 1, pra que ele possa ver o que vai acontecendo com o resultado da função cada vez q ele chegue mais perto da resposta indefinida das trevas. E para isso, ele tem que usar valores tanto do lado
esquerdo quanto do lado
direito daquele X que f**e com a vida dele.Aí nesse caso de cima, ele pode montar uma tabela assim:
Aí você vê que quanto mais próximo fica o bendito X do 1 da discórdia, o resultado tende à estar mais próximo de 2. Então este é o limite dessa função desgranhenta !
Mas só pra não passar em branco. Na tabela ai de cima, vc ta vendo a primeira que usa
valores menores, porém próximos de 1. Quando você faz esse cálculo usando valores menores que o ponto que você está estudando,aí você diz que a função tende à 2 pela direita (nesse caso).
Na tabela de baixo, que esta
valores maiores, porém próximos de 1. Quando você faz esse cálculo usando valores maiores que o ponto que você está estudando, você diz que a função tende à 2 pela esquerda (nesse caso).
Mas lembra dessa joça:
O limite dessa tranqueira só é igual à 2, porque os dois limites (esquerdo e direito) são iguais ! Se fossem diferentes, você considera que o limite para esa função NÃO EXISTE ! (tipo, se você fizesse o esquerdo e desse 2 e o direito desse 10....ai o LIMITE NO ECZISTE, É UNA COSA DÊ PSICO DE LA PERSONA ! )Aí você pensou "pqp! então eu tenho que fazer tabelas toda vez q eu for calcular o limite ??!?"
CLARO QUE NAO DÃ ! Como sempre no mundo da ciência aparece um
simples camponês de nobre coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha e facilita a sua vida ! (Tipo o cara que inventou o drive thru ajudou quem nao quiria descer do carro, o cara que criou a camisinha ajudou o cara que não queria ter filhos e pegar doença ou o cara que criou 'pílula do dia seguinte' que ajudou o cara que era asno demais pra lembrar da camisinha). Pois então, inventaram as regras ai do limite e tudo q veio depois pra sentirem o gostinho do seu sofrimento nas provas..rs
Acho que deu pra dar uma explicada, nao sei se ajudou mto..não tenho o dom para ser professor, mas tá ai. E nem foi uma 'explicação formal', mas algo eu expliquei..rs
Ressucitei o post, mas com certeza alguém ainda tem duvida dessa bagaça..rs