Autor Tópico: João Magueijo aponta erro de Einstein  (Lida 58112 vezes)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
Re: João Magueijo aponta erro de Einstein
« Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2007, 15:36:46 »
Em primeiro lugar, é preciso dizer que o termo "constante" não é tão estrito como possa parecer.

A inclinação do Eixo da Terra, ainda que fosse constante, estaria correlacionado com um equilíbrio muito fino. Ele é constante porque muda infinitesimalmente (ou até indetectavelmente) durante nosso período de existência, mas quando o Sol começar a queimar elementos mais pesados e reduzir massa, pode ter certeza que essa "constante" não será mais a mesma.

Acho que todos nós concordamos que se muitas das constantes que existem não tivessem o valor que tem, a vida poderia parecer completamente diferente do que é. A evolução é muito sensível e ao invés de Humanos, poderia existir aqui qualquer outra coisa que pensasse ou nem existir nada.

Aliás, se a VLV for uma teoria correta, a vida já pode ter existido de formas bem diferentes no Universo. A não ser que acreditemos que não só somos um nadica no Universo, mas também o Universo no nada, o que pra mim é pouco provável ou até mesmo risível.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2007, 15:44:22 »
A inclinação do Eixo da Terra, ainda que fosse constante, estaria correlacionado com um equilíbrio muito fino. Ele é constante porque muda infinitesimalmente (ou até indetectavelmente) durante nosso período de existência, mas quando o Sol começar a queimar elementos mais pesados e reduzir massa, pode ter certeza que essa "constante" não será mais a mesma.

Hmmm... não.

A inclinação do eixo da Terra é detectável, mensurável, perceptível para qualquer astrônomo (mesmo os antigos já sabiam disso) e não tem nada a ver com o sol queimar elementos mais pesados. É apenas o movimento de precessão da Terra :-)

Aliás, se a VLV for uma teoria correta, a vida já pode ter existido de formas bem diferentes no Universo.

O que a idéia do Magueijo tem a ver com vida extraterrestre?

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Abril de 2007, 15:51:35 »
Quanto ao eixo da Terra, foi um exemplo. Eu sei que ele varia.

A constante C influencia em tudo. Os fótons saem das estrelas até os Planetas em velocidade = 1 x C. Se C aumenta, toda a evolução de seres que necessitam de luz pode ser adiantada ou atrasada. As frequências dos fotos, idem. Existiriam mais fotos com frequências altas atingindo, por exemplo, a Terra se o caminho entre ela e o Sol pudesse ser feito mais rapidamente.

Não me refiro à vida extraterrestre, porque me parece  tão óbvio que outro Planeta esteja contaminado por parasitas vivos que para eu trato o conceito de "vida" como independente do local. Só me refiro a como esta contaminação pode ser influenciada pelas constantes como C por exemplo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #28 Online: 04 de Abril de 2007, 16:02:26 »

Sim, mas não pela razão que você aparentemente apontou na msg anterior :-)

Se C aumenta, toda a evolução de seres que necessitam de luz pode ser adiantada ou atrasada. As frequências dos fotos, idem. Existiriam mais fotos com frequências altas atingindo, por exemplo, a Terra se o caminho entre ela e o Sol pudesse ser feito mais rapidamente.

Hmmm. Não diria que o processo evolutivo dependa diretamente do valor de c. Na verdade, me parece que a mudança no valor de c foi muito mais drástica nos primórdios do Universo do que nos bilhões de anos seguintes até a formação do nosso planeta e, conseqüentemente, da vida na Terra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 04 de Abril de 2007, 19:18:24 »
O que tem ela?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #30 Online: 05 de Abril de 2007, 12:51:51 »
Desculpe, ela o quê?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 05 de Abril de 2007, 12:56:28 »
A constante C.  Minha mensagem anterior era referência à última da página 1, pelo Brasília em Chamas (eu demorei para concluir e postar):

../forum/topic=10838.0.html#msg190127

Não importa mais, já que você e o Iconoclasta já tomaram as rédeas do assunto :)
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 12:58:50 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #32 Online: 10 de Abril de 2007, 15:18:20 »

Sim, mas não pela razão que você aparentemente apontou na msg anterior :-)

Se C aumenta, toda a evolução de seres que necessitam de luz pode ser adiantada ou atrasada. As frequências dos fotos, idem. Existiriam mais fotos com frequências altas atingindo, por exemplo, a Terra se o caminho entre ela e o Sol pudesse ser feito mais rapidamente.

Hmmm. Não diria que o processo evolutivo dependa diretamente do valor de c. Na verdade, me parece que a mudança no valor de c foi muito mais drástica nos primórdios do Universo do que nos bilhões de anos seguintes até a formação do nosso planeta e, conseqüentemente, da vida na Terra.

não é possivel  detectar diferentes velocidades da luz, simplesmente porque a velocidade da luz no vácuo é uma constante universal, NUNCA existiu variação de C. Para haver variação de C o vacuo deveria surgir em algum momento na historia do universo.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 10 de Abril de 2007, 15:47:58 »
não é possivel  detectar diferentes velocidades da luz, simplesmente porque a velocidade da luz no vácuo é uma constante universal, NUNCA existiu variação de C. Para haver variação de C o vacuo deveria surgir em algum momento na historia do universo.

Isso pode ser verdade ou não.  Mas como você poderia saber de forma tão categórica?

blue pill

• Visitante
« Resposta #34 Online: 11 de Abril de 2007, 00:44:13 »
Tenho uma duvida quanto a estrutura do universo descrita pela relatividade geral…

Qual é a unidade mínima de tempo ? Com espaco e tempo unidos, o tempo deixa de ser absoluto e também deixaria o carater etereo (no sentido de ser um linha eterna) certo ?
Com a união de espaço e o tempo, e o espaço tendo uma unidade mínima (la pela ordem de partículas que apresentam incertezas) o tempo tambem precisa ter essa mesma unidade fundamental certo? Não pode ser uma linha constante e indivisível.
Se o tempo fosse uma linha eterea nesse modelo, então teriamos uma particula infinitamente pequena NECESSARIAMENTE, pode ser finitamente pequena no espaço, mas é infinitamente pequena no tempo, então é infinitamente pequena.
« Última modificação: 11 de Abril de 2007, 00:47:32 por Blue Pill »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 11 de Abril de 2007, 08:57:27 »
Tenho uma duvida quanto a estrutura do universo descrita pela relatividade geral…

Qual é a unidade mínima de tempo ?

A RG não fala nada sobre isso :-)

Com espaco e tempo unidos, o tempo deixa de ser absoluto e também deixaria o carater etereo (no sentido de ser um linha eterna) certo ?

Não.

Aliás, o que você entende por "tempo absoluto" e "tempo relativo"? Desconfio que não sejam os mesmos conceitos da RG :-)

Com a união de espaço e o tempo, e o espaço tendo uma unidade mínima (la pela ordem de partículas que apresentam incertezas) o tempo tambem precisa ter essa mesma unidade fundamental certo? Não pode ser uma linha constante e indivisível.

Existe o Tempo de Planck, que é considerado o menor intervalo de tempo mensurável pela Física, mas isso não significa que ele tenha a duração de um quanta de tempo (se é que tal coisa realmente existe).

Aliás, desde que o mundo é mundo o tempo é considerado um parâmetro das equações da Física, não uma grandeza fundamental. Definir o tempo como uma grandeza fundamental seria um grande desafio, e se for possível, um grande avanço. Mas até agora, nada...

Se o tempo fosse uma linha eterea nesse modelo, então teriamos uma particula infinitamente pequena NECESSARIAMENTE, pode ser finitamente pequena no espaço, mas é infinitamente pequena no tempo, então é infinitamente pequena.

Não sei se entendi. Pode explicar melhor?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #36 Online: 11 de Abril de 2007, 08:58:45 »

Isso pode ser verdade ou não.  Mas como você poderia saber de forma tão categórica?

Também gostaria de saber :-)

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #37 Online: 11 de Abril de 2007, 10:04:43 »

Também gostaria de saber :-)

Os relógios atômicos, que medem mudanças de um segundo para cada 50 milhões de anos, conseguem detectar desvios de variancia nas constantes em um período de dias ou, no máximo, de alguns poucos anos. Mas, nenhum resultado foi registrado.
« Última modificação: 11 de Abril de 2007, 10:06:49 por Brasília em Chamas »
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 11 de Abril de 2007, 10:24:53 »
Relógios atômicos?  Eles não existem exatamente desde o início dos tempos, nem tem meios de detectar "o surgimento do vácuo em algum momento na história do universo", seja isso lá o que for.  Além do que, estão presos aqui na Terra.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #39 Online: 11 de Abril de 2007, 11:01:29 »
Relógios atômicos?  Eles não existem exatamente desde o início dos tempos, nem tem meios de detectar "o surgimento do vácuo em algum momento na história do universo", seja isso lá o que for.  Além do que, estão presos aqui na Terra.

te faço uma pegunta mais simpes:
Então, como a ciencia pode determinar de modo tão supreendente o surgimento da vida e  os aspectos que envolvem a evolução da especies?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 11 de Abril de 2007, 11:04:20 »
Então, como a ciencia pode determinar de modo tão surpreendente o surgimento da vida e os aspectos que envolvem a evolução da especies?

Examinando fatos e evidências, fazendo experimentos e observações.  Enfim, seguindo o método científico. 

Desde as observações do Beagle até as descobertas mais recentes, passando pelos exames de fósseis e experiências com drosófilas e outros seres vivos, não falta suporte ao evolucionismo.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #41 Online: 11 de Abril de 2007, 11:12:32 »
Então, como a ciencia pode determinar de modo tão surpreendente o surgimento da vida e os aspectos que envolvem a evolução da especies?

Examinando fatos e evidências, fazendo experimentos e observações.  Enfim, seguindo o método científico. 

Desde as observações do Beagle até as descobertas mais recentes, passando pelos exames de fósseis e experiências com drosófilas e outros seres vivos, não falta suporte ao evolucionismo.

Exado.

A fisica não seguiria os mesmos passos ou você desconhece os metodos de estudos aplicados ?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 11 de Abril de 2007, 11:14:19 »
Se você está se referindo aos mecanismos de datação de fósseis, isso se dá pela contagem de certos isótopos radioativos na amostra. Para cada tipo de amostra (fóssil, madeira, rocha etc.) há uma técnica mais eficiente.

Convém lembrar que a VSL propõe que o valor da velocidade da luz mudou durante uma transição de fase bem no começo do Universo e (até onde entendi a proposta de Magueijo) pouco se alterou desde então. Logo, o valor de c seria o mesmo observado hoje até mais de 10 bilhões de anos atrás.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #43 Online: 11 de Abril de 2007, 11:16:49 »
Exado.

A fisica não seguiria os mesmos passos ou você desconhece os metodos de estudos aplicados ?

Mas espere um pouco, ninguém está afirmando categoricamente que a especulação de Magueijo esteja correta. Embora eu seja simpático à ela, há um longo caminho a trilhar até que seja confirmada ou rejeitada.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #44 Online: 11 de Abril de 2007, 11:22:56 »
Além do que, estão presos aqui na Terra.

Quem faz tais medições são os telescópios.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #45 Online: 11 de Abril de 2007, 11:27:00 »
OK, então nos mostre como uma observação pode ser feita para confirmar ou falsear a VSL utilizando telescópios e relógios atômicos.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #46 Online: 11 de Abril de 2007, 12:22:03 »
OK, então nos mostre como uma observação pode ser feita para confirmar ou falsear a VSL utilizando telescópios e relógios atômicos.
eu não estou tentando provar nada. So quero esta em opinião oposta.

Além do que, estão presos aqui na Terra.

Quem faz tais medições são os telescópios.

Se você está se referindo aos mecanismos de datação de fósseis, isso se dá pela contagem de certos isótopos radioativos na amostra. Para cada tipo de amostra (fóssil, madeira, rocha etc.) há uma técnica mais eficiente.

Convém lembrar que a VSL propõe que o valor da velocidade da luz mudou durante uma transição de fase bem no começo do Universo e (até onde entendi a proposta de Magueijo) pouco se alterou desde então. Logo, o valor de c seria o mesmo observado hoje até mais de 10 bilhões de anos atrás.

As incertezas classificam-se em dois tipos: sistemáticas e aleatórias. No caso das incertezas aleatórias, distintas para cada medição isolada, sua média aproxima-se de zero para grandes amostras. Incertezas sistemáticas, porém, não tendem a se cancelar, por isso são mais complicadas.

recentemente foi desenvolvido um método  mais preciso para comparar diferentes átomos e para  determinar como o comprimento comprimento de onda e com esse  depende da constante de estrutura fina( a razao:velocidade da luz, c, a carga elétrica do elétron, e, a constante de Planck, h, e a chamada permissividade do vácuo)em qualquer atomo. E esse comprimento de onda depende da configuração orbital dos eletrons. Os resultados mostraram paquenas alterações mais consideradas significantes, pois a constante de estrutura fina não pode sofrer alterações. Agora, como pode os resultados apresentarem alterações sendo que ele não deveria apresentar alteraçoes.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #47 Online: 11 de Abril de 2007, 12:25:16 »
E seu ponto é...?

blue pill

• Visitante
« Resposta #48 Online: 11 de Abril de 2007, 13:09:40 »

Não sei se entendi. Pode explicar melhor?

Eu quis dizer que todas as particulas são infinitamente grandes, porque numa dimensão (o tempo) elas são infinitas.

Cada particula é uma linha infinita.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #49 Online: 11 de Abril de 2007, 13:52:32 »
Ah, OK. Agora vejo o que quer dizer.

Mas então, qual o problema com partículas infinitamente pequenas?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!