Fabio.
Primeiro: você ACHA que a temperatura da Terra aumentaria menos se o homem poluísse menos. Para passar de achismo para algo mais aceitável é preciso evidências científicas disso.
Não ACHO nada, querido, quem acha alguma coisa são os que procuram algo, eu não procuro nada, isso é fato.
Entretanto grandes quantidades de gases tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750 as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio troposférico 36% (Fonte IPCC).
A maior parte destes gases são produzidos pela queima de combustíveis fósseis. Os cientistas pensam que a redução das áreas de florestas tropicais tem contribuído, assim como as florestas antigas, para o aumento do carbono.
Quem dera se isso fosse somente achismo meu.
Fonte -
http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article231O problema é que nós, os humanos, estamos adicionando cada vez mais dióxido de carbono na atmosfera ao queimarmos combustíveis fosséis para obter energia. Nós também temos adicionado gases de efeito estufa que não estão presentes naturalmente na atmosfera (Óxido nitroso e o CFC). E ainda, nós continuamos a cortar milhares e milhares de árvores por dia, fazendo com que elas fiquem incapazes de retirar o dióxido de carbono do air e substituí-lo por oxigênio.
Fonte -
http://www.geocities.com/Augusta/7135/Estes estão bom, ou você quer a quantidade de links que falei lá em cima?
Não há nada que endosse a sua idéia que a terra aqueceria menos sem o homem. A Terra passou por períodos muito mais quentes inclusive SEM o homem.
Não disse que a Terra aqueceria menos sem o homem, (e se disse, você me interpretou errado) disse que a Terra aqueceria normalmente, mas não tanto como está por esquentar e isso não se dá pela simples e ridícula presença do homem, se dá pela emissão de gases que muitos homens dispersam na atmosfera. Não acredito que isso seja difícil de ser entendido.
Segundo: Gostaria de ver as evidências da ligação extrema entre o aquecimento global e a presença do homem.
Presença, nenhuma. Estar presente sem emitir gases oriundos pela queima de combustíveis fósseis colaboraria e em muito para um menor aquecimento.
Terceiro: Sua conclusão é pensamento circular: 'a terra aquece por causa da presença do homem, pois se houvesse menos poluição menos a temperatura aumentaria.'
Você deve ter me entendido errado, ou me expressei errado. Que seja, mais a poluição emitida pelo homem ao longo dos tempos é um fator que sim, colabora sim para o aumento da temperatura, ora pois, se não.