Oi, Mylady! Não, ainda não estou de volta ao fórum. Também ainda não estou de volta a Net sequer. Estou é, hoje, na casa de minha tia, que tem Net e não sei porque razão resolvi comentar uns tópicos aqui. Mas espero em breve ter Net em casa e poder escrever mais. Agradeço sua apreciação.
Mas sendo que é bem estabelecido que o CO2 ao menos, e o metano também, tem importância crítica para o aquecimento
Veja bem, os gráficos sobre aquecimento global geralmente vão até 2000/2001. As medições, quero dizer. Depois disso só tenho encontrado previsões. Então pegam gráficos sobre CO2ppm e sobrepõem aos gráficos sobre aquecimento. Aí deduzimos uma relação causa-efeito. Tudo bem, se também não existissem gráficos e gráficos "provando" várias causas para o mesmo efeito. Visitei sites mostrando gráficos com medidas tomadas por satélites provando que o aquecimento nas últimas décadas não tem sido nada de especial nem está fora do usual com as diversas fases glaciares e interglaciares.
Efeito-estufa em si não é mal. Desde Sagan que ouço que estamos devendo uma era glacial já faz tempo e é graças ao efeito-estufa que ainda não estamos numa. Repare que o normal do planeta é ser frio, não ser quente. Ser quente é bom para bem poucas manifestações de vida.
CO2 e Metano de fato são gases causadores do efeito-estufa. Sua liberação na atmosfera desepenha papel primário nesse fenômeno. Certo, mas não é esse o problema (é esse, mas não como querem os românticos ambientalistas). O problema é afirmarem ser a Humanidade causadora desses gases. Da emissão desses gases. Antes mesmo de haver Homem, a Terra passou por catástrofes bem severas e contrárias a vida. Períodos bem quentes onde havia muito CO2 e Metano no ar, sem Homem para lança-lo.
A Terra, ou melhor, Gaia, possui mecanismos para lidar com o CO2 e Metano. Absorver e aprisionar o excedente. O problema do Homem é estar adicionando mais desses gases do que Gaia pode lidar. Se essa contribuição é crítica ou não em relação aos "lançadores" naturais, não sei. Sei que estamos perto de uma margem crítica, os 500ppm, e ridícula ou não, precisamos fazer alguma coisa para ter menos CO2 e Metano no ar. Gaia pode lidar com vulcões, considerando que seus sistemas de resfriamento estejam funcionando. Agora se juntamos uma contribuição mínima de CO2 e Metano mais uma contribuição significativa na deterioação dos mecanismos responsáveis pelo absorvimento natural desse CO2 e Metano, como as florestas e micro-organismos marítmos, então lascou tudo.
Então se não podemos parar com a produção de CO2 e Metano, já que ninguém mais consegue viver sem luz e bife no prato, seria prudente que ao menos repensássemos na não-destruição de florestas... pelo menos isso. Estamos usando a Terra mais do que ela pode suportar. Como todo mecanismo, Gaia precisa de um buffer para operar. Como um HD.
….sendo que está ocorrendo um aumento e um aquecimento……
Sim e... discutível.
Embora eu gostaria de ouvir dos céticos no aquecimento global uma explicação para o derretimento de geleiras, glaciars, aumento da temperatura oceânica, desertificação... Calota polar derretendo sem aumento da temperatura. Por que? Como?
São perguntas sinceras.
…e o homem é um dos principais, senão o principal emissor de CO2…
Discutível. Mas certamente o Homem é o principal responssável pela mais prolongada estadia desse gas na atmosfera.
… o homem está provocando aquecimento global.
Talvez, mas então indiretamente.
Parte dessa discussão existe… o problema é que os "céticos" em boa parte dizem que ou não se pode fazer nada porque o CO2 colocado pelo homem é desprezível se comparado ao CO2 de vulcanismo + variações solares (duas afirmações falsas), então não tem nada o que fazer.
Pois é... todo mundo atacando moinhos e o dragão só rindo da nossa cara. O que fazer não devia ser parte da discussão. Devia ser a discussão. Ao invés de estarmos romanticamente pensando em energias "renováveis" e alternativas, como eólica ou solar, temos mais é que entrar em estado de guerra. Acabou a farra de CO2 e Metano no ar. Se nosso ou não, pouco importa. Na verdade, nada importa. Temos é de lidar com o que temos no ar. Temos de lidar com uma civilização altamente dependente de muita energia. Temos de suprir essa energia. Temos de dar uma folga pra Terra, recuperar alguns de seus mecanismos.
Outros dizem "bem, pode até ser que exista essa coisa de aquecimento global, inventada pelo Al Gore aí… mas enfim, há meia dúzia de cientistas que discordam, então não se pode ter certeza de nada e nem arriscar a economica com políticas que possam comprometê-la
O pior é que existem várias políticas que podem compremeter a economia mundial. Políticas cheias de romantismo mas cujas propostas nada resolveriam. Alemanha e Suécia investiram pesado na energia eólica. Não fornecenem 3% da energia necessária. Falamos de Etanol e Biodiesel. Se formos depender deles, vamos precisar de várias Terras plantadas (e comprometer mais ainda os mecanismos naturais de esfriamento, as florestas).
Temos de ser categóricos: fusão ou fissão nuclear. Não é omelhor, mas me parece mesmo ser a única alternativa que pode garantir nosso atual estado de consumo e nossa mais que certa tendência de precisar de mais e mais energia.
Mas por exemplo, a implementação de fontes de combustíveis alternativos, menos poluentes e que tendem a ficar mais baratos (já que o preço do petróleo praticamente apenas sobe, de qualquer modo) é um bom negócio e para todos, na verdade, ajudaria a indústria e etc, em vez de piorar, por encarecer essa parte, como seria se não for investido numa alternativa à dependência ao petróleo.
São paliativos. Não resolvem nada.
Acho importante lembrar que o problema com a escassez do petróleo não vem só quando ele literalmente acabar, secarem todos os poços, o que demoraria um tanto "aceitável", segundo uns, e segundo as taxas de consumo, mesmo crescentes, se bem me lembro (e sem questionar o que foi dito). O problema é que tende invariavelmente a subir o preço porque a oferta só diminui, nunca aumenta.
No entando é uma tecnologia madura. É estável. É eficiente. Tente suprir suas necessidades diárias de energia somente com meios "alternativos". Vai sair mais caro e complicado que o uso de combustíveis fósseis. Alguns, até mais arriscados. O santo hidrogênio é limpo e eficiente, mas meio matreiro. Nuclear ninguém quer por conta de propaganda contrária dos lobbies ambientalistas.
Na verdade, talvez com a consolidação dos combustíveis alternativos, eles até sejam obrigados à ficar um pouco mais baratos
Como disse, a popularização de uma nova tecnologia leva, no primeiro-mundo, de 20 até 40 anos. 40 anos investindo em algo romântico tipo energia solar ou eólica, ou etanol, ou biodiesel. E no fim não podem suprir a energia que a Humanidade demanda. Tempo e dinheiro jogados fora: continaremos usando carvão (um pouco menos). Mas precisamos é não usar nada e dar uma folga prá Terra.