Até que ponto uma simulação deve ser perfeita antes de ser reconhecida como o artigo genuíno?
Se algo sem consciência se porta EXATAMENTE como se tivesse consciência, talvez seja o conceito de consciência, e não a "simulação de consciência", que deve ser encarado com desconfiança.
A diferença é que não seria realmente viva, nem livre.
Sua mente seria completamente subordinada a suas crenças, aprendizado e rotinas mentais.
Você não tem uma consciência ali, assistindo a tudo e interagindo com aquilo, tem apenas uma mente que vaga "sozinha".
É quase como quando dormimos e temos aqueles sonhos sem controle algum, a mente vaga sozinha.
Depois, eu nunca afirmei que ele poderia ser exatamente como nós, mas sim que talvez pudesse "aparentar" isso.
Esse clone sem consciência, talvez não tenha capacidade real de compreender certas coisas, apenas simula isso com base no conhecimento e informação herdada do objeto original.
Depois, eu apenas respondi hipoteticamente a uma questão hipotética e, estou longe de ser espírita.
A meu ver, a inteligência artificial nunca vai chegar ao nível se simular um humano, tendo compreensão das coisas.
O máximo que podem fazer é pré-programar respostas a determinadas questões, ou faze-la pesquisar em um banco de dados de livros e responder com base neles.
Preconceito também não é, eu inclusive sei que animais tem consciência, diferentes de muitos defensores de pseudo-filosofias porai, que falam que o que dá direito ao homem é a razão que por consequência gera a consciência e liberdade.
Isso é um antigo argumento religioso sobre os humanos serem os unico a possuir alma, só que disfarçado. (e muito mal, por sinal)