Pergunta para os donos de gatos/conhecedores mais experientes:
Tenho uma gata que já tem uns 5-6 anos, castrada. Quero adotar mais um(a).
Qual das opções é a melhor:
- filhote pequeno, macho, já castrado (2 meses)
- 4 meses, fêmea castrada
- fêmea adulta castrada.
Contando a favor de gatos pequenos nos meus pros e contras hipotéticos:
- devem se acostumar melhor a não sair de casa (não dá para deixar sair por aqui de jeito nenhum), enquanto talvez uma adulta fique "maluca" querendo sair, miando interminavelmente até alguém abrir a porta e deixar ela sair*
- talvez sendo pequenos, a fase de "estranhamento" seja menor porque desperte os instintos maternais da gata que já tenho (esse estranhamento já pôde ser verificado com outro gato, bem filhote ainda, algo entre 2 e 4 meses, acho (ficou aqui nem meia hora))
Pros dos gatos grandes:
- não preciso ficar o dia todo vigiando a gata atual para não bater/machucar/matar o filhote, porque no caso do de 4 meses eles já podem cuidar de si ao menos com alguma autonomia, e de igual para igual se for a adulta, aí as duas brigam de igual para a igual, talvez até evitando brigar mais do que aconteceria se fosse uma adulta e uma de 4 meses, onde a adulta talvez aproveitasse a oportunidade para se impor, ainda que a de 4 meses não seja tão indefesa assim.
- talvez a fase de estranhamento mútuo seja menor com outro gato adulto porque talvez o fato de ser filhote não seja o suficiente para "tapear" os instintos maternos e fazê-la "adotar", talvez o que impere seja o lado de matar os filhotes que não são os próprios (sei que isso é meio clássico em leões e ouvi dizer que ocorre com cadelas, não sei se acontece com gatos, mas como disse, já tive a oportunidade de ver ela não se dando muito bem com um filhote mais ou menos pequeno**)
- também tendo a preferir a adulta porque talvez seja a que já tem menor chance de adoção de modo geral, e, fora a possibilidade de ficar doida para sair e/ou as duas nunca fazerem amizade, não vejo nenhuma desvantagem óbvia.
* por outro lado, se ela está no centro de controle de zoonoses, talvez isso implique em já ter se habituado a ter um espaço mais restrito
** por outro lado, em todas as vezes que vi isso acontecer, fossem machos ou fêmeas os adultos agressores, parece mais que eles estão "fingindo", tentando assustar, do que prestes a agredir mesmo; as patadas não tocam os filhotes... mas nunca arrisquei confirmar se as coisas continuam assim se forem deixados a sós...