O objetivo do tópico é tratar da “evolução” das religiões, ou seja, tentar mostrar em escala o processo de manutenção de crenças fúteis até os dias de hoje.
Alguns dos métodos fisiológicos citados, além de serem usados para conversões religiosas,
servem para política também - As lutas entre capitalistas e comunistas resultaram na aplicação desses métodos para confissões entre ambos os lados. Comecei o texto como uma brincadeira, mas depois… foi ficando sério… e deu nisso aí:
O “Deus do impossível” é impossível de existir.
O campo de crenças em deuses (ou deus) dos seres humanos é muito vasto. As mais diversas formas desse tema foram elaboradas, estruturadas e assimiladas por vários deles,
muita delas extremamente ridículas. Em quase todos os casos diverge de uma anterior, às vezes com pequenas alterações (Embora sejam pequenas, podem proporcionar rivalidades até mesmo entre nações. O sunitas e os xiitas, a Cisma do Oriente são bons exemplos). Passadas de geração à geração conseguiram se manter até os dias de hoje, mas, claro, com alterações, essas por sua vez tentando de todas as formas
se adaptar de acordo com o “conhecimento popular presente”. O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo, nesta ordem, são as maiores religiões hoje (Segundo a Veja) e os melhores exemplos de
“repasse e adaptação de geração para geração”. Por exemplo, alguns povos antigos acreditavam que a terra era o centro do universo e fixa (Geocentrismo). Sabe-se hoje que ela nem mesmo se situa no centro de sua galáxia (Via Láctea).
Adaptar essas idéias primitivas às vezes parece lei… A maioria desses povos tinha um ideal de que o universo (Mesmo não conhecendo quase nada dele…) foi criado pelos supostos deuses (Ou deus). Hoje ainda há pessoas que temem alguns desses deuses primitivos,
adaptados ou não. Pergunto: “Ajudar essas pessoas a saírem desse mundo sombrio, geralmente causado por ignorância, é anético”? Estamos realmente tirando algo de bom deles? Uma grande parte de quem crê nesses seres transcendentais têm medo de um
suposto castigo – Em quase todos os casos o próprio deus (ou deuses) é inteiramente responsável e ordena esse suposto castigo. No cristianismo, por exemplo, o castigo
é eterno. Existem vários tipos deles e não entraremos nesses detalhes.
É admirável a capacidade de alguns seres humanos, mesmo imperceptivelmente, em
transferir suas más ações para outros ou algo. Dificilmente um ser humano assume suas irresponsabilidades. A primeira fase de sua vida prova isso. Quando criança temos o hábito de pôr a culpa no irmão mesmo sabendo que o verdadeiro responsável é quem o acusa, ou seja,
“transferência de más ações” . Antigamente tínhamos os deuses maus para fazermos deles um
“poço” de más ações.
Embora alguns tenham parado no tempo e ainda use esses “deuses maus” , hoje, com uma nova adaptação, temos o inconsciente para isso. O novo e mais belo
“poço” de irresponsabilidades e más ações humanas… Embora eu plenamente discorde, Freud dizia que o inconsciente é totalmente inacessível ao consciente, ou seja, “uma boa oportunidade de adaptá-lo”. Isso gerou o novo “poço” (Não por intenção do surgimento do conceito de “inconsciente”, mas por “adaptação”).
Geralmente a opinião defendida pela minoria é tomada como incoerente, às vezes até mesmo insanas - Talvez o tópico seja um exemplo desses no final… Anos e anos de adaptações religiosas e surge
“a mente inteligente”, ou seja, o novo e mais jovem adaptado deus – O assunto principal. Aparentemente é a compilação forçada de todos os outros deuses,
“adaptação ao conhecimento popular presente”. Essa, além de perfeita, como o próprio nome diz, é inteligente e também responsável pela criação do universo. O universo não é perfeito. O ser humano não é perfeito. Talvez nada seja perfeito. Uma “superfície perfeita”, talvez não seja perfeita. Quem garante que alguns átomos não estejam desalinhados? Aliás, quem define o que é ou o que não é perfeito? A resposta seria “a consciência”? Procuramos perfeição onde não há perfeição. Essas imperfeições, geralmente, são nítidas e visivelmente claras. Afirmam:
“Deus é perfeito” . O mais jovem deus é perfeito?
Mesmo supondo que esse exista a respostas seria: Não. Imaginar o universo já é praticamente impossível. Criá-lo então… Mas que porra é o universo?
Viajando um pouco:Estou num ambiente de alguns metros quadrados. Estou cercado por tijolos logicamente, e, em média, 1500 deles me cercam (Com exceção dos outros que os sustentam).
Quantos átomos há em um único tijolo? Milhões e milhões deles.
E quantos elétrons há em cada tijolo? A terra tem uma área estimada em 510.100.000 Km2 e sua massa em 5 sextilhões e 883 quintilhões de toneladas. Nós estamos nela neste momento. (…) O nosso sistema solar - Uma imensidão assustadora - está situado em um dos “bracinhos” da Via Láctea.
Quantos elétrons nele há? Os astrônomos utilizam a unidade de medida chamada “ano-luz”. Um ano-luz corresponde à distância que a luz percorre em um ano, no vácuo. No vácuo a luz percorre em um segundo 300 mil quilômetro. Ou seja, 9.331.200.000.000 de quilômetro é o que a luz percorre em um ano (Um ano-luz). Isso significa dizer que se uma estrela explodir à 4 anos-luz só iremos perceber sua ausência após 4 anos. A Via Láctea - Nosso sistema solar está situado em um “bracinho” dela - é uma galáxia. Há bilhões de galáxias. (…)
Quantos elétrons existem em todas elas…? Ou seja, é impossível que um único ser tenha criado o universo.
E alguns seres humanos acham que o universo foi criado exclusivamente para eles… Se é uma absurda pretensão? Lógico.
Falei, falei, falei e nem mesmo tenho noção da distância entre minha cidade e o estado vizinho hehe… “Isso é o universo”… Quantos elétrons nele há…?
Mas como algumas crenças absurdas são mantidas até os dias de hoje? Como até mesmo pessoas de conhecimento aprimorado são alvo de algumas dessas crenças? (Preste atenção, Rod Infinity) A fisiologia explica… …não Freud… Pavlov, um renomado neurofisiologista, com suas experiências, mostrou que há uma semelhança fisiológica entre as reações dos cérebros dos cães e dos cérebros humanos, e nos ateremos a “evolução” desses experimentos.
Os maiores dirigentes das maiores religiões utilizam (E utilizavam…) algum tipo de “manuseio fisiológico” para obter suas conversões. Jejum, castigo da carne por flagelação,
desconforto físico, regulação da respiração, revelação de mistérios terríveis ou de enorme impacto, toque de tambor,
danças, cantos, provocação de medo, pânico, iluminação, incenso,
drogas inebriantes. Esses são alguns dos mais usados. Isso aumenta o que chamaremos de
“grau de sugestionabilidade”, ou seja, uma forma de enfraquecimento do cérebro/mente, a qual está sendo persuadida a conversão. As sessões que muitas pessoas enfrentam nos divãs dos psicanalistas,
às vezes durante anos, também aumentam o grau de sugestionabilidade. Aqui temos, não podemos negar, efeitos psicológicos, mas fundidos aos fisiológicos. Um exemplo disso são pessoas que têm um ótimo relacionamento com os pais e são persuadidas a pensarem que têm fortes desejos sexuais com os mesmos. Os psicanalistas “encontram” vários
“símbolos fálicos” nos sonhos de tais pessoas, por exemplo. Um bom exemplo de que esses métodos fisiológicos são bastante eficazes está na
Igreja Universal do Reino de Deus. Mesmo com imagens provando que o dirigente maior e idealizador, Edir Macedo,
é um filho da puta safado, ainda assim, temos essa igreja em ascensão. Essa consegue arrecadar dos fieis uma enorme e absurda quantia em dinheiro e bens materiais (Muitas dessas não têm o suficiente nem para se manter, mas com o pouco que tem contribuem…). John Wesley é outro bom exemplo. Converteu milhares de pessoas na Inglaterra usando desses métodos. Nas duas situações temos vários métodos fisiológicos combinados aos psicológicos resultando num ótimo método de
conversão em massa. O centro principal da universal, além de enorme, é revertido à luzes. Tem um grande impacto visual.
Em quase todas as “reuniões” o cansaço físico é sucedido de uma pressão psicológica, ou seja, aumento do grau de sugestionabilidade – Nada de novo aqui.
Cansaço físico sucedido de pressão psicológica é a morada das melhores conversões e confissões. Os policias utilizam isso para confissões (“É proibido” esse método, mas vamos ser realistas, por favor… Isso é bastante utilizado sim…). Uma pessoa, submetida a pressões psicológicas precedidas de cansaço físico
ou depois de um grande impacto psicológico (
Por exemplo, a morte trágica de um ente querido), pode sim, mesmo sendo inocente de algo,
assumir posição contrária. Ou seja,
um inocente pode se dizer culpado, assim como pode haver uma extrema inversão de suas antigas opiniões formadas. Já o processo de conversão religiosa utilizando exclusivamente meios psicológicos, pessoalmente, acho ridículo e sem muito o que comentar… Acho que todos os casos desse tipo acontecem por falta de informação,
o chamado popularmente de “mente fraca” . Vou contar um exemplo pessoal. Um amigo da minha irmã estava “afastado da igreja”/
católico-não-praticante (Porém um “bom crente” em deus). Ele tinha uns 17 anos na época. Por curiosidade resolvi “brincar” um pouco. Ele estava conversando comigo quando surgiu o tema “deus”. Resumindo, eu disse que era um devoto direto de deus e que ele estava seguindo por um mau caminho, por estar “afastado de deus”. Eu utilizei uma forma de argumento inibidor. Disse coisas como: “Deus criou as Árvores, os céus para vc e o que vc tem andado fazendo por ele? Afastando-se dele?”. Toda essa conversa resultou num “cavalão” lacrimejando e me pedindo perdão… (E para piorar, em seguida, eu disse: “Vc não deve me pedir perdão. Eu não sou ninguém. Você deve pedir a
Ele…”). E olha que não usei o tom de voz para isso… Falei continuamente e em tons normais, ou seja,
não usei nenhum método fisiológico… (Já contei esse episódio aqui no CC antes). Hoje (Recentemente mesmo) o cara sabe do meu ateísmo e não é que o cara é meu amigo… Vai entender…
Todo esse assunto de conversão por meios fisiológicos (E psicológicos) não é algo novo, porém um pouco desconhecido. Isso vem sendo praticado desde a Antigüidade. ISSO! DESDE A ANTIGÜIDADE!Vc é apenas mais um infectado por esses métodos citados, Rod Infinity, embora tenha um conhecimento aprimorado.
Não disse que faria um tópico em sua homenagem? O que achou?
Finalizo com:
“O homem passeia sobre a lua, mas não se aproxima de seus semelhantes. Explora as profundezas do oceano e os limites do universo, porém o seu vizinho mais próximo para ele é um desconhecido”.
(Elie Wiesel)