Sério, "traição" é um termo que tem de ser definido em função das expectativas das partes envolvidas. Não necessariamente em função de exclusividade sexual.
Acho que nesse ponto a descrição de traição foi bem objetiva mesmo.
Agora quanto à moralidade...
Traição pra mim é imoral. Se você estabelece uma relação pela qual ambos assumem um pacto de fidelidade conjugal, qualquer relação extra-conjugal seria uma traição. Se no meio desse relacionamento ocorre algum tipo de acerto onde há algum tipo de permissão para relacionamentos extra-conjugais, dai sim as relações extra-conjugais deixariam de ser traição.
Tipo...
Fazendo-se valer do significado de "traição" numa visão talvez machista. Se uma mulher que se diz "fiel" e assume compromisso com um homem que se diz "galinha", um relacionamento extra-conjugal do homem pode não ser uma traição. Já no caso da mulher qualquer relacionamento extra-conjugal poderia ser classificado como traição porque vai contra as expectativas que ela criou ao seu parceiro de ser uma mulher "fiel".
E pra mim, em uma visão biológica, o relacionamento extra-conjugal por parte de uma mulher é muito mais difícil de "aceitar", o que naturalmente tendo a considerar mais imoral. Inclusive muitas mulheres pensam assim também, e acredito que sejam razões biológicas. Uma fêmea que "trai" engana muito mais o parceiro pelo fato de ela fazer com que seu parceiro invista recursos em um filho que não é dele! Já um macho que "trai" dificilmente prejudica tanto a fêmea, exceto quando a abandona ou quando passa a negligenciar os cuidados com ela e sua prole para cuidar de suas outras famílias.
E sobre homens brilhantes...
O que é um homem brilhante afinal?