Autor Tópico: homens brilhantes sempre traem as esposas, diz estudo  (Lida 15498 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: homens brilhantes sempre traem as esposas, diz estudo
« Resposta #125 Online: 27 de Abril de 2007, 16:04:10 »

Concordo com o que dissestes, Amon, porém, isto não invalida o que eu quis dizer:

A moral é uma ferramenta de coesão social que permite a sobrevivência de um maior número de pessoas com um menor número de recursos, e sim, determina grande parte do comportamento humano; note bem, comportamento e não desejo. Quando a moral penetra no campo do desejo, ela pode modificá-lo, mas gera angústia (por exemplo, o Cristianismo). Agora, qual o tipo de comportamento que tem a maior capacidade de predominar, o que aumenta suas chances de reprodução, ou o que diminui?

Não estou de nenhuma forma defendendo a traição, apenas aplicando uma visão prática que permite ver suas causas e consequências. A traição claramente é útil evolutivamente, sendo útil, é propagada. Claro que podemos controlá-la moralmente; isto é desejável? Depende do ponto de vista moral.

A moral foi gerada primeiramente pela evolução, hoje, é também geradora. A questão é: Podemos moldar nossos instintos genéticos moralmente? Com que objetivo? Se for o de reprodução ou sobrevivência, ainda será um motivo evolutivo e portanto parte da evolução? Se for outro que não estes, a humanidade simplesmente tenderá a não existir mais?

A evolução não se aplica somente a genética, mas ao comportamento também, inclusive o modificado moralmente. A evolução se aplica em qualquer caso em que a sobrevivência e multiplicação de uma entidade auto-replicadora sofra pressão de seleção de um ambiente.

Quanto a isso sim, a moral também pode ser comparada a um même, algo auto-replicador. Não acho que temos condições de avaliar se a fidelidade tras alguma vantagem seja evolutiva ou não para o indíviduo. Talvez uma família mais forte e orientada possa garantir indivíduos futuros mais forte para a sobrevivência, mas é especulação. É certo qeu a traição pode fazer uma família se desestruturar, trazendo problemas psicológicos e econômicos. O contrário também vale. É complexo demais para poder se traçar algum mapa, tem fatores demais envolvidos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #126 Online: 27 de Abril de 2007, 16:26:57 »
Uma coisa que deve ser levada em consideração: A natureza é amoral, ou seja:

Ela não se importa com nossas dores psicológicas desde que estas não interfiram na sobrevivência. Na verdade, a dor psicológica está sempre relacionada com algum atributo que anteriormente fazia a maior parte da população perder poder de sobrevivência, e por isso é selecionada positivamente, daí a tendência de que quanto maior a pressão de seleção, maior a dor social.

Creio que o assunto pode ser resumido desta forma:

A questão de a traição ser benéfica ou não está contida no equilíbrio que existe entre reprodução e sobrevivência, sendo:

a) a traição é benéfica no sentido de reprodução.
b) a fidelidade é benéfica no sentido de sobrevivência da geração posterior.

Agora, quanto a questão moral:
Nossa moral deveria definir se devemos dar mais valor a quantidade de seres humanos ou a qualidade de suas vidas. Creio que, como sempre, o equilíbrio irá manter-se.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #127 Online: 27 de Abril de 2007, 16:36:54 »
Uma coisa que deve ser levada em consideração: A natureza é amoral, ou seja:

Ela não se importa com nossas dores psicológicas desde que estas não interfiram na sobrevivência. Na verdade, a dor psicológica está sempre relacionada com algum atributo que anteriormente fazia a maior parte da população perder poder de sobrevivência, e por isso é selecionada positivamente, daí a tendência de que quanto maior a pressão de seleção, maior a dor social.

Creio que o assunto pode ser resumido desta forma:

A questão de a traição ser benéfica ou não está contida no equilíbrio que existe entre reprodução e sobrevivência, sendo:

a) a traição é benéfica no sentido de reprodução.
b) a fidelidade é benéfica no sentido de sobrevivência da geração posterior.

Agora, quanto a questão moral:
Nossa moral deveria definir se devemos dar mais valor a quantidade de seres humanos ou a qualidade de suas vidas. Creio que, como sempre, o equilíbrio irá manter-se.

Sobre o aspecto da quantidade ou qualidade, diante da atual superpopulação humana, a quantidade já não é mais uma necessidade e sim o contrário, a necessidade de um controle populacional.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #128 Online: 27 de Abril de 2007, 16:39:34 »
Esqueci algo importante: O número de organismos do sexo masculino e feminino também influência enormemente neste equilíbrio, porque uma mulher possui um limite muito mais baixo no número de filhos do que um homem pode ter.

Isto implica que:

Um homem com poder possui muito mais vantagens em trair do que uma mulher com poder, pois aumenta a capacidade de transmitir seus genes geometricamente enquanto a mulher com poder aumenta apenas aritmeticamente.

Por favor, não levem estas considerações para o lado moral, assim como não o faço.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #129 Online: 27 de Abril de 2007, 16:46:40 »
Por favor, não levem estas considerações para o lado moral, assim como não o faço.

A sua explicação sobre traição está tão clara e num nível tão bom que acho que é impossível alguém levar a mau.  :)
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 27 de Abril de 2007, 17:07:43 »
Esqueci algo importante: O número de organismos do sexo masculino e feminino também influência enormemente neste equilíbrio, porque uma mulher possui um limite muito mais baixo no número de filhos do que um homem pode ter.

Isto implica que:

Um homem com poder possui muito mais vantagens em trair do que uma mulher com poder, pois aumenta a capacidade de transmitir seus genes geometricamente enquanto a mulher com poder aumenta apenas aritmeticamente.

Ah sim, do ponto de vista da evolução, de transmitir o mais genes possível, se sobresai o infiel, que fecunda o máximo de mulheres possíveis. Pior, você pode engravidar mulheres de homens fieis e fazer ainda o sujeito cuidar dos filhos, ajudando você a propagar os seus genes.

A natureza por sí só é maravilhosa, mas também é muito perversa.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #131 Online: 27 de Abril de 2007, 18:38:09 »
Com relação a evolução, qual o interesse do indivíduo dentro da espécie humana em fazer a propagação de seus genes? A evolução humana ocorre apenas com a reprodução biológica? Qual o aspecto da cultura na evolução?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Atheist

• Visitante
« Resposta #132 Online: 27 de Abril de 2007, 18:45:48 »
Com relação a evolução, qual o interesse do indivíduo dentro da espécie humana em fazer a propagação de seus genes? A evolução humana ocorre apenas com a reprodução biológica? Qual o aspecto da cultura na evolução?

Cultura é um produto de nossas habilidades desenvolvidas por processos evolutivos e que têm forte impacto na nossa própria evolução, ou seja, é algo retroalimentador.

Citação de: Galthaar
Vale lembrar que no período e que evoluímos era muito interessante para a mulher possuir um parceiro que a ajudasse a cuidar de seus filhos, o mesmo ainda é válido hoje.

O "período em que evoluímos" ainda existe. A evolução não pára.

questão é: Podemos moldar nossos instintos genéticos moralmente? Com que objetivo? Se for o de reprodução ou sobrevivência, ainda será um motivo evolutivo e portanto parte da evolução? Se for outro que não estes, a humanidade simplesmente tenderá a não existir mais?

A humanidade conseguiu se sobressair com a ajuda do contrato social. Se eliminarmos o contrato social e o pensamento coletivo para dar lugar a pensamentos individualistas certamento a humanidade acaba. Por isso a honra dos contratos é importante para uma sociedade civilizada.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #133 Online: 27 de Abril de 2007, 19:57:42 »
questão é: Podemos moldar nossos instintos genéticos moralmente? Com que objetivo? Se for o de reprodução ou sobrevivência, ainda será um motivo evolutivo e portanto parte da evolução? Se for outro que não estes, a humanidade simplesmente tenderá a não existir mais?

A humanidade conseguiu se sobressair com a ajuda do contrato social. Se eliminarmos o contrato social e o pensamento coletivo para dar lugar a pensamentos individualistas certamento a humanidade acaba. Por isso a honra dos contratos é importante para uma sociedade civilizada.
Saindo da avançada sociobiologia evolutiva para adentrar na pré-história da sociologia.  :P

Não leve a mal não, mas é só uma maneira de descontar  as falas de que as ciências humanas e sociais não são ciências.  8-)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 27 de Abril de 2007, 22:12:49 »
A natureza por sí só é maravilhosa, mas também é muito perversa.

Isto acontece não somente com a espécie humana.
Imagino que a natureza não entenda isto como perversão... afinal, hoje, é a nossa própria moral que nos impõe criarmos filhos de um casamento anterior de uma suposta esposa como se filhos, de fato, fossem.

A moral tende a se acomodar na natureza... basta conhecer (e entender) seus mecanismos.  :ok:

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #135 Online: 28 de Abril de 2007, 01:13:34 »
Vale lembrar que no período e que evoluímos era muito interessante para a mulher possuir um parceiro que a ajudasse a cuidar de seus filhos, o mesmo ainda é válido hoje.

Citação de: Atheist
O "período em que evoluímos" ainda existe. A evolução não pára.

Concordo, simplesmente me expressei mal.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #137 Online: 29 de Abril de 2007, 19:48:24 »
Se os homens brilhantes sempre traem as esposas eu devo ser burro como uma porta .
2

Três.

4.
5 (noiva, mas é quase a mesma coisa, né? :) )

… que tática brilhante para inspirar confiança.

:D
Eu to achando que é mais uma questão estética mesmo, a "arte do quote". Já pensou toda afirmação que eu concordar no fórum ficar adicionando um número?  :hihi:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #138 Online: 30 de Abril de 2007, 00:10:21 »
Se os homens brilhantes sempre traem as esposas eu devo ser burro como uma porta .
2

Três.

4.
5 (noiva, mas é quase a mesma coisa, né? :) )

… que tática brilhante para inspirar confiança.

:D

Aham, eu sabia!!!

:P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #139 Online: 30 de Abril de 2007, 00:13:26 »
Eu to achando que é mais uma questão estética mesmo, a "arte do quote". Já pensou toda afirmação que eu concordar no fórum ficar adicionando um número?

Daí isso aqui vai ficar MUITO chato, MUITO repetitivo e MUITO pesado para abrir.  :umm:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #140 Online: 30 de Abril de 2007, 00:29:03 »
Eu to achando que é mais uma questão estética mesmo, a "arte do quote". Já pensou toda afirmação que eu concordar no fórum ficar adicionando um número?

Daí isso aqui vai ficar MUITO chato, MUITO repetitivo e MUITO pesado para abrir.  :umm:
:histeria:

Narkus

• Visitante
« Resposta #141 Online: 30 de Abril de 2007, 04:45:38 »
Sério, "traição" é um termo que tem de ser definido em função das expectativas das partes envolvidas.  Não necessariamente em função de exclusividade sexual.

Acho que nesse ponto a descrição de traição foi bem objetiva mesmo.

Agora quanto à moralidade...
Traição pra mim é imoral. Se você estabelece uma relação pela qual ambos assumem um pacto de fidelidade conjugal, qualquer relação extra-conjugal seria uma traição. Se no meio desse relacionamento ocorre algum tipo de acerto onde há algum tipo de permissão para relacionamentos extra-conjugais, dai sim as relações extra-conjugais deixariam de ser traição.

Tipo...
Fazendo-se valer do significado de "traição" numa visão talvez machista. Se uma mulher que se diz "fiel" e assume compromisso com um homem que se diz "galinha", um relacionamento extra-conjugal do homem pode não ser uma traição. Já no caso da mulher qualquer relacionamento extra-conjugal poderia ser classificado como traição porque vai contra as expectativas que ela criou ao seu parceiro de ser uma mulher "fiel".

E pra mim, em uma visão biológica, o relacionamento extra-conjugal por parte de uma mulher é muito mais difícil de "aceitar", o que naturalmente tendo a considerar mais imoral. Inclusive muitas mulheres pensam assim também, e acredito que sejam razões biológicas. Uma fêmea que "trai" engana muito mais o parceiro pelo fato de ela fazer com que seu parceiro invista recursos em um filho que não é dele! Já um macho que "trai" dificilmente prejudica tanto a fêmea, exceto quando a abandona ou quando passa a negligenciar os cuidados com ela e sua prole para cuidar de suas outras famílias.

E sobre homens brilhantes...
O que é um homem brilhante afinal?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #142 Online: 30 de Abril de 2007, 08:19:17 »
E sobre homens brilhantes…

Boa pergunta!... hehe!!  :P

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #143 Online: 30 de Abril de 2007, 09:06:32 »
Aqueles que traem suas esposas, pelo visto... :hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #144 Online: 30 de Abril de 2007, 09:10:09 »
Aqueles que traem suas esposas, pelo visto… :hein:

hahahahah! Essa resposta não vale!  :lol:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 30 de Abril de 2007, 09:23:27 »

Boa pergunta!… hehe!!  :P

Aqueles cobertos de purpurina...

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #146 Online: 30 de Abril de 2007, 09:40:03 »

:histeria:

3 :rola:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #147 Online: 30 de Abril de 2007, 11:45:39 »

Boa pergunta!… hehe!!  :P

Aqueles cobertos de purpurina…

Olha, boa! hehehe!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #148 Online: 30 de Abril de 2007, 11:49:16 »
Isso é mesmo ridículo....se o meu marido não me trai é um idiota...mais vale ser chifruda e ter um homem brilhante do lado?? É isso??  Realmente.... |(

Um viva para os homens apagadinhos!  :clapping:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #149 Online: 30 de Abril de 2007, 12:43:31 »
Boa observação, Alegra.  Tem horas em que se perde o rumo mesmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!