Se só é sincero quando se vê que a outra pessoa vai concordar contigo, não é muito sincero, não é?
Claro, concrdo com você, mas acho que vale lembrar que quando começamos um relacionamento, estamos querendo conquistar o outro, e normalmente, procuramos evitar confrontos. Não é o fato de só ser sincero quando se vê que o outro vai concordar, mas evitar confrontos com pontos em que o outro se mostra intransigente.
Eu aprendi pela experiência que há pessoas com as quais não existe possibilidade de diálogo sobre certos pontos, principalmente quando há um relacionamento íntimo. A emissão de uma opinião contrária ao ponto em que uma pessoa é intransigente costuma virar uma cobrança constante de posição, porque a pessoa, quando intransigente, não aceita que o outro tenha opinião diferente.
Há pessoas que não se sentem confortáveis de viver em eterno confronto de opinião dentro de um relacionamento, mas quando o outro é intransigente, não há diálogo. O intransigente não costuma ter o hábito de respeitar a opinião dos outros e num convívio mais íntimo ele acaba por querer se impor, seja através de críticas ou de constantes confrontos extressantes que levam quem não têm o mesmo ânimo a omitir certas opiniões.
Penso que quase todas as pessoas são intransigentes em algum ponto, talvez seja uma característica normal, mas há pessoas que se excedem e para manter um convívio com essas pessoas, inflelizmente, temos que nos policiar, omitir e muitas vezes até mentir. Não digo que isso seja louvável, não acho que seja, mas costuma ser a alternativa que o intransigente oferece.