Autor Tópico: Governo Lula Quebra Patente de droga para tratamento de AIDS  (Lida 12410 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Governo Lula Quebra Patente de droga para tratamento de AIDS
« Resposta #25 Online: 04 de Maio de 2007, 22:22:43 »
Quanto à questão do acordo, você disse: "a medida está amparada por acordos internacionais, dos quais o país de origem do produtor é signatário".

Ou seja, a empresa não é necessariamente a favor da idéia. Se não for, provavelmente não receberá licença para funcionar ou terá mais dificuldades para tal.

Veja que a medida é provisória. E não há suspensão do pagamento de royalties, e sim redução, por período pré-definido.

De qualquer forma, é uma tomada de propriedade pelo estado, mesmo que "mais leve".

Pessoalmente, considero que questões envolvendo saúde pública, e mais especificamente uma "epidemia" (não sei se podemos usar esse termo) merecem um tratamento específico, que transcenda os interesses puramente econômicos.

A causa é nobre, mas será justa e eficiente? Imagine o peso negativo que medidas como esta têm, de um modo geral, na indústria, fazem ela perder muito. Então pode argumentar que é "capitalista demais" pensar só na iniciativa privada, havendo de lembrar, porém, que é ela a responsável pela descoberta destas substâncias que salvam vidas e tratam doentes. O estado, ao invés de gastar com os remédios, trata de tirar da empresa o que lhe deu muito trabalho para desenvolver. Desanimador!

Quanto a dizer que os méritos são exclusivos da referida empresa, não posso aceitar isso como verdade. Estamos falando de uma substância da classe dos anti-retrovirais, cujos desenvolvimentos vêm se acumulando de várias frentes.

É delicada a afirmação, pois isso incluiria todas as outras áreas da ciência. A descoberta de um novo medicamento só é feita, naturalmente, pelos avanços que outros cientistas fizeram no passado. Mas é impossível contabilizar que parcela do mérito de todas estas descobertas tem o estado ou outras empresas. Para falar a verdade, isso tiraria parte do mérito de qualquer pessoa ou empresa que desenvolvesse qualquer coisa imaginável.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Maio de 2007, 22:29:28 »
Quanto à questão do acordo, você disse: "a medida está amparada por acordos internacionais, dos quais o país de origem do produtor é signatário".

É delicada a afirmação, pois isso incluiria todas as outras áreas da ciência. A descoberta de um novo medicamento só é feita, naturalmente, pelos avanços que outros cientistas fizeram no passado. Mas é impossível contabilizar que parcela do mérito de todas estas descobertas tem o estado ou outras empresas. Para falar a verdade, isso tiraria parte do mérito de qualquer pessoa ou empresa que desenvolvesse qualquer coisa imaginável.

Vou comentar apenas esse trecho, pois quanto ao restante, respeito sua opinião, mas é, desculpe a redundância, questão mesmo de opinião, e nós já nos posicionamos.

Quanto ao mérito: eu penso mesmo assim. Não há méritos exclusivos, ou pontuais, quando se trata de avanços científicos, ainda mais na Farmacologia / Medicina.

E você tem razão: é algo delicado e difícil, senão impossível, a quantificação desses méritos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #27 Online: 05 de Maio de 2007, 13:22:50 »
Posição da federação Brasileira da Indústria Farmacêutica:
"a licença compulsória, no contexto em que está sendo decretada, abre caminho apenas para a troca de fornecedores internacionais, sem contribuir em nada para a consolidação de uma indústria farmacêutica forte e inovadora no país".
Folha de São Paulo, 05/05/2007 (só para assinantes).
Acho válida a crítica, como já disse antes acho que o Brasil deveria investir de forma a gerar patentes, para não ter de quebrá-las. Até por que um laboratório nacional com ajuda efetiva do governo (na forma de melhores incentivos à pesquisa) poderia mesmo pesquisar substâncias para tratar doenças que são absolutamente ignoradas pela indústria farmacêutica internacional. 
Mais uma vez, lembro que não sou contra a quebra da patente, dado que é necessário fazê-lo para salvar vidas, mas o fato é que o Estado Brasileiro tem uma tendência a perpetuar essas soluções paliativas (até por que chamam mais atenção) ao invés de trabalhar no sentido de resolver efetivamente o problema.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #28 Online: 05 de Maio de 2007, 16:09:22 »
Algumas considerações.

Com relação à legalidade da medida:

ACORDO SOBRE ASPECTOS DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL RELACIONADOS AO COMÉRCIO

ARTIGO 31 - Outro Uso sem Autorização do Titular

Quando a legislação de um Membro permite outro uso do objeto da patente sem autorização de seu titular, inclusive o uso pelo Governo ou por terceiros autorizados pelo Governo, as seguintes disposições serão respeitadas:

a) a autorização desse uso será considerada com base no seu mérito individual;

b) esse uso só poderá ser permitido se o usuário proposto tiver previamente buscado obter autorização do titular, em termos e condições comerciais razoáveis, e que esses esforços não tenham sido bem sucedidos num prazo razoável. Essa condição pode ser dispensada por um Membro em caso de emergência nacional ou outras circunstâncias de extrema urgência ou em casos de uso público não comercial. No caso de uso público não comercial, quando o Governo ou o contratante sabe ou tem base demonstrável para saber, sem proceder a uma busca, que uma patente vigente é ou será usada pelo ou para o Governo, o titular será prontamente informado;

c) o alcance e a duração desse uso será restrito ao objetivo para o qual foi autorizado e, no caso de tecnologia de semicondutores, será apenas para uso público não comercial ou para remediar um procedimento determinado como sendo anticompetitivo ou desleal após um processo administrativo ou judicial;

d) esse uso será não exclusivo;

e) esse uso não será transferível, exceto conjuntamente com a empresa ou parte da empresa que dele usufrui;

f) esse uso será autorizado predominantemente para suprir o mercado interno do Membro que o autorizou;

g) sem prejuízo da proteção adequada dos legítimos interesses das pessoas autorizadas, a autorização desse uso poderá ser terminada se e quando as circunstâncias que o propiciaram deixarem de existir e se for improvável que venham a existir novamente. A autoridade competente terá o poder de rever, mediante pedido fundamentado, se essas circunstâncias persistem;

h) o titular será adequadamente remunerado nas circunstâncias de cada uso, levando-se em conta o valor econômico da autorização;

i) a validade legal de qualquer decisão relativa à autorização desse uso estará sujeita a recurso judicial ou a outro recurso independente junto a uma autoridade claramente superior naquele Membro;

j) qualquer decisão sobre a remuneração concedida com relação a esse uso estará sujeita a recurso judicial ou outro recurso independente junto a uma autoridade claramente superior naquele Membro;

k) os Membros não estão obrigados a aplicar as condições estabelecidas nos subparágrafos "b" e "f" quando esse uso for permitido para remediar um procedimento determinado como sendo anticompetitivo ou desleal após um processo administrativo ou judicial. A necessidade de corrigir práticas anticompetitivas ou desleais pode ser levada em conta na determinação da remuneração em tais casos. As autoridades competentes terão o poder de recusar a terminação da autorização se e quando as condições que a propiciaram forem tendentes a ocorrer novamente;

l) quando esse uso é autorizado para permitir a exploração de uma patente ("a segunda patente") que não pode ser explorada sem violar outra patente ("a primeira patente"), as seguintes condições adicionais serão aplicadas:

I) a invenção identificada na segunda patente envolverá um avanço técnico importante de considerável significado econômico em relação à invenção identificada na primeira patente;

II) o titular da primeira patente estará habilitado a receber uma licença cruzada, em termos razoáveis, para usar a invenção identificada na segunda patente; e

III) o uso autorizado com relação à primeira patente será não transferível, exceto com a transferência da segunda patente.

O país de origem do fabricante do medicamento é signatário deste acordo e, portanto, a medida em questão é legal. Só isso já bastaria para encerrar esta questão. A indústria já tem seus privilégios no seu país e esta é apenas uma concessão que faz parte das regras do jogo que tornaram-na rica, fedida de tanto rica.

Com relação à moral, ética, justiça da medida.

1. Os fabricantes do remédio não chegarm ao produto final sozinhos, não é uma produção individual e exclusiva. Eles estão no topo da pirâmide (antes de divagações, o topo é a parte menos importante da pirâmide) que lhes possibilitou o desenvolvimento do que estão usufruindo.

2. Todo o investimento exclusivo que fizeram para alcancar seu mérito já foi afogado pelos lucros que obtiveram. É um peixinho no meio do deserto sendo coberto pelo Oceano Atlântico.

3. Todo o lucro que obtiveram até hoje proveio da exploração do desastre, da enfermidade, da pobreza, ficando ricos às custas de quem dá o sangue na esperança de sobreviver mais um pouquinho.

4=2+3. Investiram, Pesquisaram, Produziram, Lucraram o investimento multiplicado por algum múltiplo de milhão.

±5. Estão investindo em novas formas de tornar as pessoas que os deixaram ricos mais dependentes do tratamento, e estão pouco preocupados com a cura, apenas para lucrarem mais e mais.

6. Não estão lucrando vendendo entretenimento. Estão vendendo vida. Estamos falando aqui de tarifação de vidas.

1+2+3+4+5+6. Investiram, Pesquisaram, Produziram, Lucraram o investimento multiplicado por algum múltiplo de milhão. Querem mais o quê? Mais dinheiro? Vão especular na bolsa, então!

Eriol

• Visitante
« Resposta #29 Online: 05 de Maio de 2007, 16:16:52 »
"Drug companies spend more on advertising and marketing than on research, more on research on lifestyle drugs than on life saving drugs, and almost nothing on diseases that affect developing countries only. This is not surprising. Poor people cannot afford drugs, and drug companies make investments that yield the highest returns."

Joseph Stiglitz, nobel e ex-presidente do Banco Mundial.

---
as pesquisas anti-maláricas só começaram de verdade quando a doença voltou à Europa graças ao aquecimento global.

Kapitalismus über alles!

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
  • “A verdade nunca perde em ser confirmada.”
« Resposta #30 Online: 05 de Maio de 2007, 16:31:00 »
Acho que as vidas das pessoas é mais valiosa que este problema economico. Portanto, é justificável esta quebra de patente.

Desculpa o que eu vou falar, mas:
Vamos parar de atacar o Lula e começar a atacar APENAS as idéias. Não parece que é o que está acontecendo aqui.
Fabio Lecina Marin

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Maio de 2007, 16:31:50 »
as patentes já têm, naturalmente, um tempo para que expirem, se bem me lembro não ultrapassa 10 anos. se estão no topo ou no meio ou na base da pirâmide pouco importa, o que importa é que investem bilhões que ninguém mais estaria disposto a investir e contam com esse tempo, já previsto, para lucrar.
no caso, a quebra da patente do remédio era pra algum caso urgente? urgente para o governo brasileiro que deixa de gastar US$50mi anuais, ou, como notou reinaldo azevedo, um sexto do que foi gasto na operação tapa buracos. a questão de urgência, portanto, não residia na saúde das pessoas mas na saúde do orçamento federal.

« Última modificação: 05 de Maio de 2007, 16:34:47 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #32 Online: 05 de Maio de 2007, 16:35:17 »
as patentes normalmente são "renovadas" adicionando alguma que outra "inovação"... E esses $50 mi é muito dinheiro para o programa Anti-AIDS. É uma questão de princípios. Cobram x pra Tailândia e y pro Brasil? Por que?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #33 Online: 05 de Maio de 2007, 17:36:14 »
as patentes já têm, naturalmente, um tempo para que expirem, se bem me lembro não ultrapassa 10 anos. se estão no topo ou no meio ou na base da pirâmide pouco importa, o que importa é que investem bilhões que ninguém mais estaria disposto a investir e contam com esse tempo, já previsto, para lucrar.
Investiram e lucraram, sem prejuízos, conforme as leis de mercado de seu país, as mesmas leis que os tornaram ricos, e as mesmas leis que permitem a tal medida. Se não fosse uma questão relevante, não haveria a ressalva do acordo.

no caso, a quebra da patente do remédio era pra algum caso urgente? urgente para o governo brasileiro que deixa de gastar US$50mi anuais, ou, como notou reinaldo azevedo, um sexto do que foi gasto na operação tapa buracos. a questão de urgência, portanto, não residia na saúde das pessoas mas na saúde do orçamento federal.
:stunned:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #34 Online: 05 de Maio de 2007, 18:14:07 »
Acho que as vidas das pessoas é mais valiosa que este problema economico. Portanto, é justificável esta quebra de patente.

Desculpa o que eu vou falar, mas:
Vamos parar de atacar o Lula e começar a atacar APENAS as idéias. Não parece que é o que está acontecendo aqui.
Nem faria sentido atacar o governo Lula, já que a tendência começou quando o Serra era ministro da saúde, ainda no governo FHC.
« Última modificação: 05 de Maio de 2007, 18:16:55 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #35 Online: 05 de Maio de 2007, 20:37:37 »
6. Não estão lucrando vendendo entretenimento. Estão vendendo vida. Estamos falando aqui de tarifação de vidas.

1+2+3+4+5+6. Investiram, Pesquisaram, Produziram, Lucraram o investimento multiplicado por algum múltiplo de milhão. Querem mais o quê? Mais dinheiro? Vão especular na bolsa, então!
Concordo, mas por aqui parece que estamos falando de sapatos, bolsas, e músicas e não de remédios indispensáveis para pessoas que estão com AIDS.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Maio de 2007, 21:07:57 »
Mas Fabi, esse é o problema. Por que vou gastar tempo e dinheiro tentando criar  remédios indispensáveis para pessoas que estão com AIDS se quando eu conseguir isso vão me roubar se posso ao invés produzir sapatos, bolsas, e músicas?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #37 Online: 05 de Maio de 2007, 21:14:15 »
Mas Fabi, esse é o problema. Por que vou gastar tempo e dinheiro tentando criar  remédios indispensáveis para pessoas que estão com AIDS se quando eu conseguir isso vão me roubar se posso ao invés produzir sapatos, bolsas, e músicas?
Porque até que te "roubem", depois de gastar tempo e dinheiro tentando criar remédios indispensáveis para pessoas, você irá lucrar em poucos anos o que não lucraria em décadas vendendo superfluidades.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Maio de 2007, 21:15:49 »

exato, não vai botar dinheiro nisso.
mas se souber que a maior parte do mundo vai garantir os seus lucros, não vai deixar de investir por causa de uns free-riders, umas nações caronistas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #39 Online: 05 de Maio de 2007, 21:24:14 »
A insdústria farmacêutica não é 100% responsável pela descoberta dessas substâncias. Quantas vezes não vieram aqui no Brasil e patentearam algum produto produzido aqui lá fora?
Se vendessem esse remédio por um preço justo nada disso teria acontecido.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Maio de 2007, 21:31:00 »
A insdústria farmacêutica não é 100% responsável pela descoberta dessas substâncias. Quantas vezes não vieram aqui no Brasil e patentearam algum produto produzido aqui lá fora?

então é fácil assim, ir pra amazônia, pegar uns matos e fazer virar remédio?
qual é o 'preço justo', fabi? qual exatamente é o lucro permitido às companias?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #41 Online: 05 de Maio de 2007, 21:35:16 »

então é fácil assim, ir pra amazônia, pegar uns matos e fazer virar remédio?
qual é o 'preço justo', fabi? qual exatamente é o lucro permitido às companias?
Se você ler o começo do tópico você vai ver que eu disse que existe um remédio que custa 2 X mais na forma comercial e manipulado custa menos, a farmácia de manipulação também lucra. E repito, estamos falando de remédios, se você conhece bem como funciona o processo da descoberta de uma substância sabe que isso não é mérito da indústria farmacêutica.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Maio de 2007, 21:40:34 »
Porque até que te "roubem", depois de gastar tempo e dinheiro tentando criar remédios indispensáveis para pessoas, você irá lucrar em poucos anos o que não lucraria em décadas vendendo superfluidades.
em outras palavras, "tudo bem, porque vão roubar só um tiquinho"?

A insdústria farmacêutica não é 100% responsável pela descoberta dessas substâncias.
Então quem mais seja não deveria estar recebendo parte dos lucros? Esse é o argumento agora?

Tipo... tem alguém querendo roubar minha casa e o ladrão diz "você não é totalmente responsável por essa casa, porque herdou da sua vó"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #43 Online: 05 de Maio de 2007, 22:39:52 »
em outras palavras, "tudo bem, porque vão roubar só um tiquinho"?
Em outra palavras, TUDO BEM porque vidas serão salvas para você LUCRAR menos (lucro é sempre lucro, lucrar menos não é ter prejuízo). As mesmas vidas que você, com seu nobre investimento em medicina, optou por salvar.

A insdústria farmacêutica não é 100% responsável pela descoberta dessas substâncias.
Então quem mais seja não deveria estar recebendo parte dos lucros? Esse é o argumento agora?

Tipo… tem alguém querendo roubar minha casa e o ladrão diz "você não é totalmente responsável por essa casa, porque herdou da sua vó"
Eviência Anedota

Espantalho

Pista Falsa

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Maio de 2007, 23:04:44 »

Tipo… tem alguém querendo roubar minha casa e o ladrão diz "você não é totalmente responsável por essa casa, porque herdou da sua vó"
Eviência Anedota

Espantalho

Pista Falsa

Eu acredito que você seka uma das pessoas que saiba o que é "evidência anedota", então entendeu mal meu texto. Não apresentei nada que pudesse chamar de evidência. Acho que você não entendeu meu exemplo como fictício.

E não é espantalho either, o que quis dizer foi "falar que uma pessoa/empresa/grupo não merece o que tem porque outras pessoas contribuíram pra que ela/eles tivessem aquilo hoje ... pra então, ao invés de dar pra as tais pessoas, tomar para si, é um ato bárbarico, absurdo, despótico e cretino"

Ok, o governo quer dar remédio pra muita gente. O remédio está caro. Ao invés de usar a grana dos altíssimos impostos que pagamos (e o povo que vai receber também paga) para comprar esses remédios ele decide... tomar na força. Muito inteligente da parte dele, agora sobra dinheiro dos impostos pra continuar sendo roubado.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 06 de Maio de 2007, 00:04:02 »
E percebam que não estamos falando de uma país sub-saariano que passa por uma guerra civíl e esta aos pedaços, estamos falado da 10 economia do mundo que gasta milhões em propagandas governamental  , avião, e salários para deputados.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #46 Online: 06 de Maio de 2007, 00:19:03 »
E percebam também que estamos falando de um remédio, apenas UM remédio, que teve a patente quebrada por se negarem a reduzir o preço dele. É bom que serve de lição pra quem é irredutível nessa questão (de diminuir preços de remédios).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 06 de Maio de 2007, 00:40:47 »
E percebam também que estamos falando de um remédio, apenas UM remédio, que teve a patente quebrada por se negarem a reduzir o preço dele. É bom que serve de lição pra quem é irredutível nessa questão (de diminuir preços de remédios).

Se é apenas UM, paguem a conta........... Se fossem necessários outros 500 ai sim poderíamos concordar..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #48 Online: 06 de Maio de 2007, 01:19:37 »
É um remédio do coquetel de remédios que quem tem AIDS tem que tomar, o Brasil tentou fazer um acordo com a empresa que vende esse remédio para ela baixar o preço, mas ela não quis, fazer o que...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #49 Online: 06 de Maio de 2007, 01:34:33 »
É um remédio do coquetel de remédios que quem tem AIDS tem que tomar, o Brasil tentou fazer um acordo com a empresa que vende esse remédio para ela baixar o preço, mas ela não quis, fazer o que…

A questão Fabi é que o Brasil não é um país miserável, o país tem dinheiro, mas gasta com as coisas erradas, ai quando precisa de alguma coisa se faz de coitado e quebra uma patente........ Se fosse um país sério teria dinheiro pra pagar , ou nem seria necessário, pois ja teria investido em pesquisa ha 30 anos atrás........... mas ao invés disso, ficou construindo transamazônica, estádio de futebol, passarela do samba........ e por ai vai..

Questão de prioridades...........

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!