Worf, se o Estado não desse essa incerteza, os preços seriam justos? Poderiam ser menores (ou maiores), mas seriam justos? O que impediria uma empresa de cobrar preços homéricos em um caso de emergência, já que ela sabe que o Estado DEVE comprar seu produto e se quebrar a patente, terá respaldo negativo na comunidade internacional? Em casos de emergência, haveria tempo para negociações e processos na OMC?
É uma faca de dois gumes: em tempo que ela pode aumentar o preço para capitalizar o risco; ela pode também diminuir o preço para vender para mais países e conseqüentemente capitalizar esse risco.
Meu argumento é que isso é uma atividade lucrativa. E é exatamente por isso que ela pesquisou, e é exatamente por isso que ela provavelmente não parou de pesquisar outros medicamentos e é exatamente por isso que ela vai continuar pesquisando. Esse é um risco calculado, obviamente é externado de alguma forma, mas é um risco calculado.
Concordo que em contrapartida podem haver prejuízos. E é essa a questão: o que vale mais, maximizar o lucro de uma empresa ou "socializar" sua descoberta e aumentar a qualidade de vida da população?
Eu afirmei que não é um acordo. E, de fato, não é. É uma imposição da lei.
Não é um acordo com a empresa, concordo. Mas onde você quer chegar com isso?

Você afirmou que elas não aceitam nada que diminua seus lucros, o que não é verdade, justamente pela imposição da lei. Elas devem aceitar, do contrário não obtêm licença para funcionamento. É bem no estilo "ou dá ou desce". Dei o exemplo do buteco que se vê obrigado a aceitar a lei de restrição de vendas de bebidas alcólicas, que diminui seus lucros.
Cara, ainda não entendi onde você quer chegar.
De qualquer maneira: ela deu porque viu que ia lucrar mais dando do que descendo.
Agora por que o fato da indústria querer manter os direitos de patente sobre o medicamento em questão deve ser visto como uma falta de bom senso por parte dela eu não sei, e é isso que está sendo discutido no tópico.

Outra coisa, não entendo muito disso, mas vamos supor que essa empresa tenha capital aberto. Por essa descoberta, patente e tudo mais, o valor de suas ações na bolsa de valores cresceram consideravelmente, sim? Tipo, mesmo sem vender um único remédio, ela já lucraria com tudo, sim? Aliás, ela seria mais valorizada mesmo se tivesse capital fechado também, estou certo?