Sim, inventado por nerds, por um bom tempo desenvolvido apenas para eles. Hoje dia, feliz ou infelizmente não é mais o caso. Com um pouco de esforço (coisa de 10 ou 20 horas de aprendizado) é perfeitamente possível para um usuário comum de Windows aprender a utilizar o Linux utilizando uma das distribuições mais amigáveis, se tiver vontade.
Ok, voltemos ao mundo real. Quem é que tem 10 a 20 horas de disponibilidade para parar tudo o que precisa fazer para aprender a configurar o computador e conseguir usá-lo?
Este sistema tem uma ideologia louvável, mas ainda é preciso mais intuitividade nele, e mais softwares similares aos do Windows, em qualidade, de preferência, e em praticidade de uso.
Bom, eu vivo no mundo real, trabalho com linux e windows, então realmente não entendi o motivo de achar que 10 a 20 horas de aprendizado seria algo impossível, alias não necessita nem mesmo de 10 a 20 horas contínuas.
Quanto tempo você leva para dominar o uso de um software novo? Por exemplo, quanto tempo você leva para dominar o uso de um Photoshop ou Autocad? Ou outro software da sua área de atuação? Bem mais de 20 horas em geral.
Outra coisa, distribuições como a kurumin são extremamente fáceis de utilizar. Só para ficar na kurumin, ela detecta automaticamente a maioria do hardware, roda direto do CD, o que ajuda caso você necessite testar se a configuração vai detectar o hardware da sua máquina ou se alguma configuração extra será necessária (o que só ocorre, em geral, com máquinas mais antigas), antes de instalar ele. Tem uma interface semelhante ao windows, fácil de usar, onde você pode instalar e utilizar programas com poucos cliques.
É uma solução mágica e perfeita? Não! Mas exceto no caso de programas muito específicos, ela permite ao usuário realizar a maioria das funções comuns de computadores (navegar na internet, digitar textos, planilhas, o trivial).
Concordo quanto a necessidade de mais softwares similares aos do Windows, discordo da praticidade de uso (acho o kurumin tão fácil de utilizar quanto o windows, e no caso do kurumin, uma tarde é suficiente para se acostumar a interface e uso do SO) e concordo parcialmente quanto a qualidade dos programas.