Isso é diferente de roubo. Subtrair é quando você tira de alguém, assim, necessariamente quem tinha uma coisa não vai ter mais. Você tem um carro, eu roubo seu carro: você fica com zero carros. Em todos os casos em que você não compra diretamente da empresa, ela deixa de lucrar. Seja comprando usado, roubando ou pirateando.
Não estou defendendo a pirataria - embora ela realmente tenha pontos positivos - mas querer igualar isso à um roubo é errado, já que para qualificar como roubo alguém necessariamente precisa ter algo subtraído perante grave ameaça. E não se subtrai idéias: eu não deixo de tê-la se você copiar de mim; ainda vou poder usufruir dela o quanto quiser.
O fator que mais causa polêmica na questão da pirataria é justamente a discórdia acerca da legitimidade da idéia de propriedade intelectual.
De fato, ninguém pode roubar uma idéia no sentido comum da palavra. Quando duas pessoas se encontram e trocam idéias, cada uma com uma idéia, as duas saem com duas idéias e não com uma.
Mas perceba o exemplo da indústria farmacêutica que descrevi: no momento em que a propriedade intelectual não é mais respeitada, quem vai querer gastar recursos e tempo para produzir algo novo, considerando que não vai mais receber adequadamente por isso? Não demora muito e ninguém mais vai produzir nada. Na comunidade científica ocorre algo semelhante, embora a moeda corrente não seja necessariamente dinheiro. Está em jogo também o prestígio adquirido por uma idéia. O mesmo vale para a produção artística em geral e a produção de softwares.
Em todos os casos, a idéia de propriedade intelectual age como uma "garantia de recompensa" pelo trabalho realizado. Alguns argumentam que a pirataria favorece a disseminação do conhecimento e cultura e, em conseqüência, seria mais um benefício do que um prejuízo. Mas não é difícil ver que isso não faz sentido: perceberíamos que a produção de coisas novas cairia drasticamente se este direito não fosse respeitado.
Talvez a palavra "roubo" não seja a mais adequada mesmo, mas aí é só uma questão de definição, o menos importante na história.
----
E que vantagens você vê na pirataria?