Enquete

Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?

Sim
26 (76.5%)
Não
8 (23.5%)

Votos Totais: 32

Autor Tópico: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?  (Lida 11745 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #25 Online: 12 de Junho de 2007, 00:31:49 »
Tenho a mesma opinião do Barata Tenno. Acho que cada um sabe o que faz e tem liberdade de fazer suas escolhas. Mas pessoalmente, não uso nada pirata em casa. Nem no PC, nem no video-game e nem no aparelho de som. Pirataria é simplismente algo que não consigo usar por que vai contra o meu código de ética. Se uma pessoa criou algo, ela tem o direito de fazer exigências em relação ao uso de sua criação. Se eu programo algo ou crio uma obra artística e exigir que alguém me pague para usá-lo, é um direito meu. Se ela exige que eu pague algo pelo uso, não consiguiria desrespeitar isso e usar o produto sem sua autorização.

Há casos e casos...

Se, por exemplo, eu baixando música pela internet, venho a conhecer uma banda da Letônia, da Irlanda ou das Ilhas Faroe que nunca eu viria a conhecer pela TV ou rádio, gosto da banda e compro seu CD, ou apresento para alguém que venha a comprar, a banda sai perdendo ou sai ganhando?

Ou então, digamos que eu pudesse muito bem fazer meu trabalho pelo Open Office, mas a empresa onde eu trabalho só usa o Microsoft Office. Se a empresa não pagar para mim um Windows e um Microsoft Office licenciados, eu terei que arcar com os custos de uma ferramenta de trabalho que uso a contra gosto?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 12 de Junho de 2007, 08:13:12 »
Tenho a mesma opinião do Barata Tenno. Acho que cada um sabe o que faz e tem liberdade de fazer suas escolhas. Mas pessoalmente, não uso nada pirata em casa. Nem no PC, nem no video-game e nem no aparelho de som. Pirataria é simplismente algo que não consigo usar por que vai contra o meu código de ética. Se uma pessoa criou algo, ela tem o direito de fazer exigências em relação ao uso de sua criação. Se eu programo algo ou crio uma obra artística e exigir que alguém me pague para usá-lo, é um direito meu. Se ela exige que eu pague algo pelo uso, não consiguiria desrespeitar isso e usar o produto sem sua autorização.

Há casos e casos…

Se, por exemplo, eu baixando música pela internet, venho a conhecer uma banda da Letônia, da Irlanda ou das Ilhas Faroe que nunca eu viria a conhecer pela TV ou rádio, gosto da banda e compro seu CD, ou apresento para alguém que venha a comprar, a banda sai perdendo ou sai ganhando?

Ou então, digamos que eu pudesse muito bem fazer meu trabalho pelo Open Office, mas a empresa onde eu trabalho só usa o Microsoft Office. Se a empresa não pagar para mim um Windows e um Microsoft Office licenciados, eu terei que arcar com os custos de uma ferramenta de trabalho que uso a contra gosto?

O único caso em que pirataria é válido é o mesmo do roubo, se for pra salvar alguma vida.Caso contrário é crime e merece punição.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Junho de 2007, 11:39:37 »
Roubo é subtrair coisa alheia móvel. É bem diferente de pirataria...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #28 Online: 12 de Junho de 2007, 12:03:08 »
Roubo é subtrair coisa alheia móvel. É bem diferente de pirataria…

O fundamento é o mesmo, subtrair coisa alheia......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Junho de 2007, 12:17:15 »
Discordo. É como se você copiasse o carro do vizinho e usasse ele. O vizinho continua com o carro, a empresa continua com o carro. A diferença é que você ganha um carro sem pagar o preço que o fabricante quer, mas ninguém deixa de te-lo, diferente do roubo, você não subtrai - ninguém fica sem - só a empresa deixa de obter lucro vendendo ele... É praticamente a mesma coisa que você comprar usado...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Junho de 2007, 12:27:31 »
Nenhum software ilegal nos computadores de casa.

E eu gosto do Gimp ,não que ele seja grande coisa, ainda está muuuuito atrás do photoshop, mas eu gosto dele.

E antes que perguntem, uso tanto o linux quanto o windows em casa, o windows XP, comprado em loja com nota fiscal e tudo (e contra a minha vontade, mas precisei comprar). Além do XP só tenho mais um software comprado (via paypal) no computador, o resto é software livre.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 12 de Junho de 2007, 13:57:15 »

O fundamento é o mesmo, subtrair coisa alheia….

[jusnavigandi's moment]
Furto...

Com violência e ou grave ameaça, roubo...
[/jusnavigandi's moment]

:hihi:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Junho de 2007, 14:24:46 »
Para linux? Kile!

Para Windows mesmo.
Eu uso o TeXnicCenter, que acho muito bom, além de ser free. Para quem não está acostumado com os códigos do latex e prefere um editor wysiwyg tem o GNU TeXmacs.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #33 Online: 12 de Junho de 2007, 15:15:26 »

É diferente de furto, a pena é bem menor. Isso para quem reproduz algo para uso pessoal, se for com intuito de lucro e casos semelhantes a pena é bem mais pesada.

Copiar um Windows XP para uso pessoal é crime, violação do art. 184, "caput" do Código Penal. A pena é de detenção de 3 meses a 1 ano ou multa.

Ou seja, é delito de menor potencial ofensivo, cabe Transação criminal… Mas só uma…
« Última modificação: 12 de Junho de 2007, 17:21:06 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 12 de Junho de 2007, 15:32:04 »

É diferente de furto, a pena é bem menor. Isso para quem reproduz aalgo par auso pessoal, se for com intuito de lucro e casos semelhantes a pesa é bem mais pesada.

Copiar um Windows XP para uso pessoal é crime, violação do art. 184, "caput" do Código Penal. A pena é de detenção de 3 meses a 1 ano ou multa.

Ou seja, é delito de menor potencial ofensivo, cabe Transação criminal… Mas só uma…

A multa pode chegar a 300 vezes o valor do programa...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #35 Online: 13 de Junho de 2007, 01:03:27 »
Discordo. É como se você copiasse o carro do vizinho e usasse ele. O vizinho continua com o carro, a empresa continua com o carro. A diferença é que você ganha um carro sem pagar o preço que o fabricante quer, mas ninguém deixa de te-lo, diferente do roubo, você não subtrai - ninguém fica sem - só a empresa deixa de obter lucro vendendo ele… É praticamente a mesma coisa que você comprar usado…

Sim, você copia o carro, não o rouba da loja. Mas graças à isso, a loja vende um carro a menos. Você deixou de comprar um. O resultado é o mesmo. Agora imagine se todos começarem a copiar carros. A loja não vende mais e vai à falência. Lá se vão empregos e o desenvolvimento de novos produtos.

Você pode argumentar: mas se é fácil e barato copiar, os preços não deveriam ser tão altos. O problema é que normalmente ao comprar um CD de software, você não paga apenas uma cópia, mas também paga por todo o tempo de desenvolvimento e pesquisa necessário para criar o programa. Por isso acho a pirataria bastante injusta. É claro, existem empresas que devido ao monopólio e liderança absoluta no mercado extrapolam nos preços. Mas mesmo nesses casos, sou absolutamente contra a pirataria. Afinal, esbarra-se no problema ético de usufruir de algo que pertence à outra pessoa sem o seu consentimento. O que deveria controlar os preços é a concorrência. Se um produto é caro demais, acho que devemos tentar buscar alternativas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #36 Online: 13 de Junho de 2007, 08:58:34 »
Discordo. É como se você copiasse o carro do vizinho e usasse ele. O vizinho continua com o carro, a empresa continua com o carro. A diferença é que você ganha um carro sem pagar o preço que o fabricante quer, mas ninguém deixa de te-lo, diferente do roubo, você não subtrai - ninguém fica sem - só a empresa deixa de obter lucro vendendo ele… É praticamente a mesma coisa que você comprar usado…

Sim, você copia o carro, não o rouba da loja. Mas graças à isso, a loja vende um carro a menos. Você deixou de comprar um. O resultado é o mesmo. Agora imagine se todos começarem a copiar carros. A loja não vende mais e vai à falência. Lá se vão empregos e o desenvolvimento de novos produtos.

Você pode argumentar: mas se é fácil e barato copiar, os preços não deveriam ser tão altos. O problema é que normalmente ao comprar um CD de software, você não paga apenas uma cópia, mas também paga por todo o tempo de desenvolvimento e pesquisa necessário para criar o programa. Por isso acho a pirataria bastante injusta. É claro, existem empresas que devido ao monopólio e liderança absoluta no mercado extrapolam nos preços. Mas mesmo nesses casos, sou absolutamente contra a pirataria. Afinal, esbarra-se no problema ético de usufruir de algo que pertence à outra pessoa sem o seu consentimento. O que deveria controlar os preços é a concorrência. Se um produto é caro demais, acho que devemos tentar buscar alternativas.

Falou tudo............

Atheist

• Visitante
« Resposta #37 Online: 13 de Junho de 2007, 09:11:17 »
Sim, você copia o carro, não o rouba da loja. Mas graças à isso, a loja vende um carro a menos. Você deixou de comprar um. O resultado é o mesmo.

A questão básica é que eu não compraria o carro de qualquer forma. A empresa não perdeu nada, pois não ganharia nada. Logo, o resultado não é o mesmo.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #38 Online: 13 de Junho de 2007, 09:40:41 »
Olha, me passa essa de copiar carro que eu não to sabendo... já já monto uma banca vendendo carro pirata :D

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #39 Online: 13 de Junho de 2007, 09:52:15 »
Na China se não me engano ja piratearam carro.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #40 Online: 13 de Junho de 2007, 10:17:13 »
Sim, você copia o carro, não o rouba da loja. Mas graças à isso, a loja vende um carro a menos. Você deixou de comprar um. O resultado é o mesmo.

A questão básica é que eu não compraria o carro de qualquer forma. A empresa não perdeu nada, pois não ganharia nada. Logo, o resultado não é o mesmo.

Será?Olhe o que aconteceu com a indústria fonográfica..... Quantos faxineiros que trabalhavam em gravadoras perderam os empregos?Quantos balconistas de loja de CD perderam o emprego?Quanto o estado deixa de arrecadar de imposto?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #41 Online: 13 de Junho de 2007, 11:40:02 »
Quase tudo legal em casa também. Tenho a licença do Windows Home e uso o Windows Pro, quero me livrar de ambos (pretendo inclusive me livrar da licença, doando-a).

Fui preso ao Photoshop durante muitos anos para WebDesign. Testei o GIMP e não gostei, é um fracasso da comunidade open source! Estou migrando pro Inkscape, gostei dele e me senti confortável, encontrei vários tutoriais bons. Não é um programa pra tratamento de fotos, portanto não supre as necessidades de qualquer pessoa que usava o Photoshop antes, embora com certeza supra as minhas.

Outra grande barreira minha é configurar um Linux decente. Não gosto do Ubuntu, a performance dele na minha máquina é igual a do Windows, vem com um monte de aplicativos que nunca vou usar. Tentei o Slax (ia mantê-lo sempre no Pendrive) e no final acabou corrompendo o FS do dispositivo... péssimo. Traumas e mais traumas.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #42 Online: 13 de Junho de 2007, 15:01:01 »

Mas isso serve de justificativa para acabar com todo o direito à propriedade intelectual. A empresa farmacêutica investiu na produção do novo medicamento. Se outros passassem a fabricar o remédio mesmo com o investimento todo sendo de outra empresa, esta também não "perdeu nada", "apenas não ganhou". Deve ser direito dela usufruir ao menos por um certo período do uso exclusivo do produto que foi responsável por descobrir.

O mesmo serve para o caso de copiar o carro (??), pirataria de CD's musicais, filmes, softwares, etc. São todos casos onde não há a propriedade física envolvida, e sim a intelectual. O que a meu ver não desqualifica o caráter de tomada de propriedade. Não é física, mas não deixa de ser uma propriedade também. Até mesmo os direitos de reconhecimento em trabalhos na comunidade científica estão sob a mesma regra.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 13 de Junho de 2007, 15:34:33 »
Isso é diferente de roubo. Subtrair é quando você tira de alguém, assim, necessariamente quem tinha uma coisa não vai ter mais. Você tem um carro, eu roubo seu carro: você fica com zero carros. Em todos os casos em que você não compra diretamente da empresa, ela deixa de lucrar. Seja comprando usado, roubando ou pirateando.

Não estou defendendo a pirataria - embora ela realmente tenha pontos positivos - mas querer igualar isso à um roubo é errado, já que para qualificar como roubo alguém necessariamente precisa ter algo subtraído perante grave ameaça. E não se subtrai idéias: eu não deixo de tê-la se você copiar de mim; ainda vou poder usufruir dela o quanto quiser.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Junho de 2007, 15:42:31 »
pode-se, no entanto, dizer que quem pirateia subtrai possibilidade legítima de ganho.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Junho de 2007, 15:45:52 »
Quem compra usado também...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #46 Online: 13 de Junho de 2007, 16:06:16 »
Isso é diferente de roubo. Subtrair é quando você tira de alguém, assim, necessariamente quem tinha uma coisa não vai ter mais. Você tem um carro, eu roubo seu carro: você fica com zero carros. Em todos os casos em que você não compra diretamente da empresa, ela deixa de lucrar. Seja comprando usado, roubando ou pirateando.

Não estou defendendo a pirataria - embora ela realmente tenha pontos positivos - mas querer igualar isso à um roubo é errado, já que para qualificar como roubo alguém necessariamente precisa ter algo subtraído perante grave ameaça. E não se subtrai idéias: eu não deixo de tê-la se você copiar de mim; ainda vou poder usufruir dela o quanto quiser.

O fator que mais causa polêmica na questão da pirataria é justamente a discórdia acerca da legitimidade da idéia de propriedade intelectual.

De fato, ninguém pode roubar uma idéia no sentido comum da palavra. Quando duas pessoas se encontram e trocam idéias, cada uma com uma idéia, as duas saem com duas idéias e não com uma.

Mas perceba o exemplo da indústria farmacêutica que descrevi: no momento em que a propriedade intelectual não é mais respeitada, quem vai querer gastar recursos e tempo para produzir algo novo, considerando que não vai mais receber adequadamente por isso? Não demora muito e ninguém mais vai produzir nada. Na comunidade científica ocorre algo semelhante, embora a moeda corrente não seja necessariamente dinheiro. Está em jogo também o prestígio adquirido por uma idéia. O mesmo vale para a produção artística em geral e a produção de softwares.

Em todos os casos, a idéia de propriedade intelectual age como uma "garantia de recompensa" pelo trabalho realizado. Alguns argumentam que a pirataria favorece a disseminação do conhecimento e cultura e, em conseqüência, seria mais um benefício do que um prejuízo. Mas não é difícil ver que isso não faz sentido: perceberíamos que a produção de coisas novas cairia drasticamente se este direito não fosse respeitado.

Talvez a palavra "roubo" não seja a mais adequada mesmo, mas aí é só uma questão de definição, o menos importante na história.

----

E que vantagens você vê na pirataria?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 13 de Junho de 2007, 16:13:38 »
Quem compra usado também…

bem notado..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #48 Online: 13 de Junho de 2007, 16:14:47 »
Não tenho software ilegal, de maneira alguma. Como a maioria aqui tenho tudo totalmente legalizado. Todos os programas que uso e todos os jogos são originais. Cada ano gasto uma quantia exorbitante de dinheiro para isso. Mas compensa. É realmente  uma satisfação fantástica dar dinheiro para os grandes proprietários das marcas multinacionais, que são de fato tão úteis na melhoria de vida do ser humano.

No ano passado gastei R$ 4517839,35. Sendo que boa parte disso foi destinada a algumas cópias do maravilhoso Windows Vista para os 3(três) computadores de casa e 1(um) pacote Office versão Light, aquele que custa R$ 167000,00 ao invés de R$ 267000,00.

Também como a maioria aqui, não sou hipócrita e não sei mentir.
Who cares?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 13 de Junho de 2007, 16:42:20 »
:histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!