Não tenho software ilegal, de maneira alguma. Como a maioria aqui tenho tudo totalmente legalizado. Todos os programas que uso e todos os jogos são originais. Cada ano gasto uma quantia exorbitante de dinheiro para isso. Mas compensa.
Sim, compensa, apesar da ironia/sarcasmo da sua mensagem, na minha opinião compensa não ter produtos piratas, eu tenho apenas dois softwares pagos (o resto é open source, freeware), e apesar de um deles ser windows (com todos os problemas) o outro (um programa para desenvolvimento de php) é ótimo, custou relativamente barato e as vantagens que obtenho dele compensam o custo.
Você realmente PRECISA de todos os softwares piratas que você tem no(s) seu(s) computador(es)?
Já considerou, caso necessite deles profissionalmente, pelo menos a possibilidade de vir a comprar, se for o caso, algum software ilegal que você tem no seu computador?
É realmente uma satisfação fantástica dar dinheiro para os grandes proprietários das marcas multinacionais, que são de fato tão úteis na melhoria de vida do ser humano.
Existem empresas que cobram um preço alto demais porque são os únicos do mercado? Provavelmente sim, um possível caso é o do Photoshop, programa que até onde sei não possui equivalentes no mercado.
O custo atual dele , de acordo com o
www.adobe.com é de 999 doláres (versão CS3 - extended, fora taxas, se não estiver enganado). Para alguém que utilize o programa profissionalmente, é um investimento alto? Bom, são cerca de 2000 reais (mais taxas), por um programa que será perfeitamente utilizável por uns 2 anos. Não me parece um custo muito alto para alguém que o utilize profissionalmente.
No ano passado gastei R$ 4.517.839,35. Sendo que boa parte disso foi destinada a algumas cópias do maravilhoso Windows Vista para os 3(três) computadores de casa e 1(um) pacote Office versão Light, aquele que custa R$ 167.000,00 ao invés de R$ 267.000,00.
Bom, eu trabalho com desenvolvimento de scripts em php, meus custos até o momento foram de :
Windows XP Profissional - R$ 699,00 (Loja Kalunga)
Ferramenta para Desenvolvimento em PHP : US$ 299 (que só existe para windows, infelizmente)
Outro programa que vou comprar, também para o desenvolvimento de php custa US$ 995, o que vai elevar o gasto total para : R$ 699,00 + US$ 1294,00; considerando o US$ 1 = R$ 2, o custo total será de R$ 3.287,00. Alto? Não.
O windows xp vai ter suporte até abril de 2014 (nota
aqui ). Como utilizo o windows devido a estes dois programas, levando em conta o tempo que posso utilizar o Windows, não é algo muito alto.
O segundo programa necessita de renovação a cada 2 ou 3 anos. Novamente, US$ 299 a cada dois anos não é algo do outro mundo, para quem precisa e utiliza o programa profissionalmente, para ganhar dinheiro.
O terceiro (que estou comprando) tem que ser renovado anualmente, mas vale a pena? Vale, com ele eu posso criar scripts muito mais resistentes a pirataria, o que me permite vender os scripts por um preço menor e portanto vender mais. (Um script que custaria $ 100 pode ser vendido por $ 20, uma vez que será quase impossível deixa-lo NULLED, desconheço algum termo em português equivalente a nulled).
Gastei (já levando em conta o terceiro programa) algo em torno de R$ 3.500,00 (arredondado lá para cima) e uso
profissionalmente todos os programas. Até hoje já ganhei algo em torno de US$ 22.000,00 graças apenas ao segundo programa. Já ganhei o suficiente para comprar o terceiro programa. E ainda nem comecei a vender scripts na rede (devido a falta do terceiro programa) , todos os que desenvolvi foram soluções para clientes específicos.
Caso queira verificar o terceiro programa é o Zend Guard.
Você
realmente precisa de todos os softwares piratas que você tem (supondo que os tem) no seu computador?
Também como a maioria aqui, não sou hipócrita e não sei mentir.
Não conheço ninguém aqui, então não posso julgar quem é ou não hipócrita , quem mente ou não. Prefiro acreditar que quando alguém diz que não pratica pirataria está sendo honesto no que diz. Até ter motivos para desconfiar.
Uma última nota, apenas para esclarecer. Eu utilizo linux para 95% do meu uso de computador não relacionado ao desenvolvimento de scripts. Levando em conta o desenvolvimento eu utilizo Windows 15% do tempo, Linux o restante.