Enquete

Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?

Sim
26 (76.5%)
Não
8 (23.5%)

Votos Totais: 32

Autor Tópico: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?  (Lida 11746 vezes)

Offline Twocool

• Nível 09
  • *
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #50 Online: 13 de Junho de 2007, 17:09:17 »
Não tenho software ilegal, de maneira alguma. Como a maioria aqui tenho tudo totalmente legalizado. Todos os programas que uso e todos os jogos são originais. Cada ano gasto uma quantia exorbitante de dinheiro para isso. Mas compensa. É realmente  uma satisfação fantástica dar dinheiro para os grandes proprietários das marcas multinacionais, que são de fato tão úteis na melhoria de vida do ser humano.

No ano passado gastei R$ 4517839,35. Sendo que boa parte disso foi destinada a algumas cópias do maravilhoso Windows Vista para os 3(três) computadores de casa e 1(um) pacote Office versão Light, aquele que custa R$ 167000,00 ao invés de R$ 267000,00.

Também como a maioria aqui, não sou hipócrita e não sei mentir.
Tendo em conta que existem alternativas gratuitas essa logica não é muito valida... apesar de concordar plenamente que o preço do software proprietario ser um roubou e um gozo com a inteligência dos consumidores.
Quem acredita em psicocinesia que levante a minha mão.
Quem acha que as leis da física são convenções sociais que desafie essas convenções saltando de um arranha-céus.

Offline Twocool

• Nível 09
  • *
« Resposta #51 Online: 13 de Junho de 2007, 17:13:32 »
Mas perceba o exemplo da indústria farmacêutica que descrevi: no momento em que a propriedade intelectual não é mais respeitada, quem vai querer gastar recursos e tempo para produzir algo novo, considerando que não vai mais receber adequadamente por isso? Não demora muito e ninguém mais vai produzir nada. Na comunidade científica ocorre algo semelhante, embora a moeda corrente não seja necessariamente dinheiro. Está em jogo também o prestígio adquirido por uma idéia. O mesmo vale para a produção artística em geral e a produção de softwares.

Em todos os casos, a idéia de propriedade intelectual age como uma "garantia de recompensa" pelo trabalho realizado. Alguns argumentam que a pirataria favorece a disseminação do conhecimento e cultura e, em conseqüência, seria mais um benefício do que um prejuízo. Mas não é difícil ver que isso não faz sentido: perceberíamos que a produção de coisas novas cairia drasticamente se este direito não fosse respeitado.
A comunidade open source inova muito mais que a microsoft sem precisar de ir ao bolso da maior parte dos consumidores, e das grandes empresas(leia-se das que andam a chular os clientes) a única que tem inovado é a apple.
Quem acha que as leis da física são convenções sociais que desafie essas convenções saltando de um arranha-céus.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #52 Online: 13 de Junho de 2007, 17:20:45 »
É realmente digno de nota o comportamento que as pessoas têm diante da questão da pirataria. Isso daria um artigo, uma tese, sei lá.

Têm plena consciência de que estão erradas, não erradas diante da lei, erradas diante de sua própria ética pessoal, na medida em que não gostariam que outros usassem de suas propriedades intelectuais sem lhes pagar o devido ou sem o devido reconhecimento de autoria. A velha história do não faça aos outros o que não quer que façam a ti. Suponho que este seja um princípio adotado, ao menos em teoria, por todos aqui. Também estou supondo que todos achem necessário a recompensa, de um modo ou de outro, por suas idéias, descobertas e criações intelectuais, e que respeitem o fato de outros o acharem para si.

Mas a tentação de ter o produto por preço tão baixo é gigante, e a probabilidade de punição é tão desprezível, inexistente na maioria dos casos, que as pessoas que pensam a respeito (pois a maioria sequer liga para o assunto) tentam montar desculpas que passam dos limites do absurdo, chegando a ser hilárias tamanho o cinismo, tais como "é muito caro, então tenho o direito", "os proprietários das multinacionais são uns malvados e já são podres de ricos" ou "todo mundo faz", e por aí vai.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #53 Online: 13 de Junho de 2007, 17:28:40 »
Mas perceba o exemplo da indústria farmacêutica que descrevi: no momento em que a propriedade intelectual não é mais respeitada, quem vai querer gastar recursos e tempo para produzir algo novo, considerando que não vai mais receber adequadamente por isso? Não demora muito e ninguém mais vai produzir nada. Na comunidade científica ocorre algo semelhante, embora a moeda corrente não seja necessariamente dinheiro. Está em jogo também o prestígio adquirido por uma idéia. O mesmo vale para a produção artística em geral e a produção de softwares.

Em todos os casos, a idéia de propriedade intelectual age como uma "garantia de recompensa" pelo trabalho realizado. Alguns argumentam que a pirataria favorece a disseminação do conhecimento e cultura e, em conseqüência, seria mais um benefício do que um prejuízo. Mas não é difícil ver que isso não faz sentido: perceberíamos que a produção de coisas novas cairia drasticamente se este direito não fosse respeitado.
A comunidade open source inova muito mais que a microsoft sem precisar de ir ao bolso da maior parte dos consumidores, e das grandes empresas(leia-se das que andam a chular os clientes) a única que tem inovado é a apple.

A inovação da comunidade open source é superior? Ótimo!

O consumidor tem total liberdade para migrar do protegido para o open source.

Tendo em conta que existem alternativas gratuitas essa logica não é muito valida… apesar de concordar plenamente que o preço do software proprietario ser um roubou e um gozo com a inteligência dos consumidores.

"O preço do software é um roubo". Bah.

Fazer uso da descoberta ou invenção de outro não é roubo, mesmo que o inventor não autorize. Roubo é cobrar caro por algo que você criou… Ladrões são os que criam, claro! Perfeito!

Offline Twocool

• Nível 09
  • *
« Resposta #54 Online: 13 de Junho de 2007, 17:45:37 »

A inovação da comunidade open source é superior? Ótimo!

O consumidor tem total liberdade para migrar do protegido para o open source.

Tendo em conta que existem alternativas gratuitas essa logica não é muito valida… apesar de concordar plenamente que o preço do software proprietario ser um roubou e um gozo com a inteligência dos consumidores.

"O preço do software é um roubo". Bah.

Fazer uso da descoberta ou invenção de outro não é roubo, mesmo que o inventor não autorize. Roubo é cobrar caro por algo que você criou… Ladrões são os que criam, claro! Perfeito!

Tenho liberdade? então porque é que paguei uma licença de utilização do windows pelo computador (na loja falaram-me de um negócio de exclusividade que quase todas as lojas têm em que eles só vendem computadores com windows em troca de licenças mais baratas e que se eles violarem se arriscam a não conseguir competir com a loja ao lado...)

Offline Twocool

• Nível 09
  • *
« Resposta #55 Online: 13 de Junho de 2007, 17:50:43 »
E já agora eu digo que o preço é um "roubo" devido a (algumas) empresas de software cobrarem centenas de vezes o preço necessário para terem lucro (ver por exemplo o lucro exageradamente grande em relação às despesas de empresas como a Adobe)

Offline Twocool

• Nível 09
  • *
« Resposta #56 Online: 13 de Junho de 2007, 17:53:38 »
E ainda temos a questão das tácticas de publicidade de etica duvidosa como o recurso ao FUD que não ajuda em nada o funcionamento normal do mercado....

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #57 Online: 13 de Junho de 2007, 21:17:15 »
Adoram atacar o mercado!

E já agora eu digo que o preço é um "roubo" devido a (algumas) empresas de software cobrarem centenas de vezes o preço necessário para terem lucro (ver por exemplo o lucro exageradamente grande em relação às despesas de empresas como a Adobe)

Agora acha que tem o direito de definir o quanto uma empresa deve cobrar por sua criação! "Acima disso é roubo e eu terei o direito de pirateá-lo". :lol:

Não gostou do preço? Compre o da concorrência. O mercado trata de dar um jeito em quem cobra preços acima da capacidade do consumidor. Use um open source, etc.

É hilálio ver as tentativas desse pessoal de justificar a pirataria.

E ainda temos a questão das tácticas de publicidade de etica duvidosa como o recurso ao FUD que não ajuda em nada o funcionamento normal do mercado…

Isso não faz parte da ética de livre mercado. As empresas que usam estratégias de difamar o concorrente espalhando mentiras sobre ele estão erradas. Criticar o livre mercado por isso é absurdo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #58 Online: 14 de Junho de 2007, 08:21:43 »

Não tem dinheiro?Não compra.......... Eu não tenho dinheiro pra comprar uma Ferrari e não vou roubar uma por causa disso......

ODEIO RELATIVISMO MORAL.............................

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #59 Online: 14 de Junho de 2007, 08:51:21 »
Não tenho software ilegal, de maneira alguma. Como a maioria aqui tenho tudo totalmente legalizado. Todos os programas que uso e todos os jogos são originais. Cada ano gasto uma quantia exorbitante de dinheiro para isso. Mas compensa.

Sim, compensa, apesar da ironia/sarcasmo da sua mensagem, na minha opinião compensa não ter produtos piratas, eu tenho apenas dois softwares pagos (o resto é open source, freeware), e apesar de um deles ser windows (com todos os problemas) o outro (um programa para desenvolvimento de php) é ótimo, custou relativamente barato e as vantagens que obtenho dele compensam o custo.

Você realmente PRECISA de todos os softwares piratas que você tem no(s) seu(s) computador(es)?

Já considerou, caso necessite deles profissionalmente, pelo menos a possibilidade de vir a comprar, se for o caso, algum software ilegal que você tem no seu computador?

É realmente  uma satisfação fantástica dar dinheiro para os grandes proprietários das marcas multinacionais, que são de fato tão úteis na melhoria de vida do ser humano.

Existem empresas que cobram um preço alto demais porque são os únicos do mercado? Provavelmente sim, um possível caso é o do Photoshop, programa que até onde sei não possui equivalentes no mercado.

O custo atual dele , de acordo com o www.adobe.com é de 999 doláres (versão CS3 - extended, fora taxas, se não estiver enganado). Para alguém que utilize o programa profissionalmente, é um investimento alto? Bom, são cerca de 2000 reais (mais taxas), por um programa que será perfeitamente utilizável por uns 2 anos. Não me parece um custo muito alto para alguém que o utilize profissionalmente.

No ano passado gastei R$ 4.517.839,35. Sendo que boa parte disso foi destinada a algumas cópias do maravilhoso Windows Vista para os 3(três) computadores de casa e 1(um) pacote Office versão Light, aquele que custa R$ 167.000,00 ao invés de R$ 267.000,00.

Bom, eu trabalho com desenvolvimento de scripts em php, meus custos até o momento foram de :

Windows XP Profissional - R$ 699,00 (Loja Kalunga)
Ferramenta para Desenvolvimento em PHP : US$ 299 (que só existe para windows, infelizmente)

Outro programa que vou comprar, também para o desenvolvimento de php custa US$ 995, o que vai elevar o gasto total para : R$ 699,00 + US$ 1294,00; considerando o US$ 1 = R$ 2, o custo total será de R$ 3.287,00. Alto? Não.

O windows xp vai ter suporte até abril de 2014 (nota aqui ). Como utilizo o windows devido a estes dois programas, levando em conta o tempo que posso utilizar o Windows, não é algo muito alto.

O segundo programa necessita de renovação a cada 2 ou 3 anos. Novamente, US$ 299 a cada dois anos não é algo do outro mundo, para quem precisa e utiliza o programa profissionalmente, para ganhar dinheiro.

O terceiro (que estou comprando) tem que ser renovado anualmente, mas vale a pena? Vale, com ele eu posso criar scripts muito mais resistentes a pirataria, o que me permite vender os scripts por um preço menor e portanto vender mais. (Um script que custaria $ 100 pode ser vendido por $ 20, uma vez que será quase impossível deixa-lo NULLED, desconheço algum termo em português equivalente a nulled).

Gastei (já levando em conta o terceiro programa) algo em torno de R$ 3.500,00 (arredondado lá para cima) e uso profissionalmente todos os programas. Até hoje já ganhei algo em torno de US$ 22.000,00 graças apenas ao segundo programa. Já ganhei o suficiente para comprar o terceiro programa. E ainda nem comecei a vender scripts na rede (devido a falta do terceiro programa) , todos os que desenvolvi foram soluções para clientes específicos.

Caso queira verificar o terceiro programa é o Zend Guard.

Você realmente precisa de todos os softwares piratas que você tem (supondo que os tem) no seu computador?

Também como a maioria aqui, não sou hipócrita e não sei mentir.

Não conheço ninguém aqui, então não posso julgar quem é ou não hipócrita , quem mente ou não. Prefiro acreditar que quando alguém diz que não pratica pirataria está sendo honesto no que diz. Até ter motivos para desconfiar.

Uma última nota, apenas para esclarecer. Eu utilizo linux para 95% do meu uso de computador não relacionado ao desenvolvimento de scripts. Levando em conta o desenvolvimento eu utilizo Windows 15% do tempo, Linux o restante.
« Última modificação: 14 de Junho de 2007, 09:16:15 por 3xJ »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #60 Online: 14 de Junho de 2007, 09:15:35 »

Não tem dinheiro?Não compra…… Eu não tenho dinheiro pra comprar uma Ferrari e não vou roubar uma por causa disso….

ODEIO RELATIVISMO MORAL………………

:ok:

Concordo
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Atheist

• Visitante
« Resposta #61 Online: 14 de Junho de 2007, 09:32:41 »
Sim, você copia o carro, não o rouba da loja. Mas graças à isso, a loja vende um carro a menos. Você deixou de comprar um. O resultado é o mesmo.

A questão básica é que eu não compraria o carro de qualquer forma. A empresa não perdeu nada, pois não ganharia nada. Logo, o resultado não é o mesmo.

Mas isso serve de justificativa para acabar com todo o direito à propriedade intelectual. A empresa farmacêutica investiu na produção do novo medicamento. Se outros passassem a fabricar o remédio mesmo com o investimento todo sendo de outra empresa, esta também não "perdeu nada", "apenas não ganhou". Deve ser direito dela usufruir ao menos por um certo período do uso exclusivo do produto que foi responsável por descobrir.

O mesmo serve para o caso de copiar o carro (??), pirataria de CD's musicais, filmes, softwares, etc. São todos casos onde não há a propriedade física envolvida, e sim a intelectual. O que a meu ver não desqualifica o caráter de tomada de propriedade. Não é física, mas não deixa de ser uma propriedade também. Até mesmo os direitos de reconhecimento em trabalhos na comunidade científica estão sob a mesma regra.

A questão básica, como sempre é a falta de opção, o monopólio. Não há escolha e por isso ou se compra o CD da banda X da gravadora Y e pronto. Sem concorrência não há preço justo e isso leva à pirataria.

Não sou favorável à pirataria, mas dizer que há perda de lucro é muita enrolação.

Como diz o South Park, a pirataria condena os donos de gravadoras a viver no semi-luxo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #62 Online: 14 de Junho de 2007, 10:21:18 »
Sim, você copia o carro, não o rouba da loja. Mas graças à isso, a loja vende um carro a menos. Você deixou de comprar um. O resultado é o mesmo.

A questão básica é que eu não compraria o carro de qualquer forma. A empresa não perdeu nada, pois não ganharia nada. Logo, o resultado não é o mesmo.

Mas isso serve de justificativa para acabar com todo o direito à propriedade intelectual. A empresa farmacêutica investiu na produção do novo medicamento. Se outros passassem a fabricar o remédio mesmo com o investimento todo sendo de outra empresa, esta também não "perdeu nada", "apenas não ganhou". Deve ser direito dela usufruir ao menos por um certo período do uso exclusivo do produto que foi responsável por descobrir.

O mesmo serve para o caso de copiar o carro (??), pirataria de CD's musicais, filmes, softwares, etc. São todos casos onde não há a propriedade física envolvida, e sim a intelectual. O que a meu ver não desqualifica o caráter de tomada de propriedade. Não é física, mas não deixa de ser uma propriedade também. Até mesmo os direitos de reconhecimento em trabalhos na comunidade científica estão sob a mesma regra.

A questão básica, como sempre é a falta de opção, o monopólio. Não há escolha e por isso ou se compra o CD da banda X da gravadora Y e pronto. Sem concorrência não há preço justo e isso leva à pirataria.

Não sou favorável à pirataria, mas dizer que há perda de lucro é muita enrolação.

Como diz o South Park, a pirataria condena os donos de gravadoras a viver no semi-luxo.

Você acha que os donos das gravadoras perdem com isso?Quem perde são os funcionários da gravadora, metade é mandada embora e a metade que sobra é sobrecarregada de trabalho para compensar o lucro  perdido....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #63 Online: 14 de Junho de 2007, 10:38:46 »
Quando deposito em um banco cem reais, acredito que esses cem reais estejam lá para que eu o retire a hora que eu quiser. Acontece que o banco não fica com dinheiro parado, então eu continuo com a garantia dos meus cem reais e o banco empresta meus cem a alguém.

Agora temos no mundo cem reais meus, que produzi aquilo, e cem do devedor(que tomou o empréstimo no banco), mas só existiam cem reais no mundo como podemos ter duzentos reais?

Sendo cem, dinheirinho virtual.

Os bancos lidam com dinheiro e podem copiar meu dinheiro. Eu lido com informações, não posso copiar informações?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #64 Online: 14 de Junho de 2007, 10:55:39 »
Quando deposito em um banco cem reais, acredito que esses cem reais estejam lá para que eu o retire a hora que eu quiser. Acontece que o banco não fica com dinheiro parado, então eu continuo com a garantia dos meus cem reais e o banco empresta meus cem a alguém.

Agora temos no mundo cem reais meus, que produzi aquilo, e cem do devedor(que tomou o empréstimo no banco), mas só existiam cem reais no mundo como podemos ter duzentos reais?

Sendo cem, dinheirinho virtual.

Os bancos lidam com dinheiro e podem copiar meu dinheiro. Eu lido com informações, não posso copiar informações?

Para "copiar" (o que não é exatamente o que fazem, eles investem o dinheiro parado) eles fazem você assinar um contrato, todo mundo que abre conta concorda com isso. Seguindo sua própria lógica, você não poderia copiar informações de alguém que não concordou contratualmente com isso.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 14 de Junho de 2007, 13:34:20 »
O fator que mais causa polêmica na questão da pirataria é justamente a discórdia acerca da legitimidade da idéia de propriedade intelectual.
Sim, sem dúvida. Mas queria reafirmar que não discordo da idéia de propriedade intelectual e nem apóio a pirataria.

[...] Na comunidade científica ocorre algo semelhante, embora a moeda corrente não seja necessariamente dinheiro. Está em jogo também o prestígio adquirido por uma idéia. O mesmo vale para a produção artística em geral e a produção de softwares.
Mas a pirataria não rouba os direitos do produtor. Só adquirimos uma cópia digital do software final sem que tenhamos adquirido-o legalmente. Plágio não é pirataria...

Talvez a palavra "roubo" não seja a mais adequada mesmo, mas aí é só uma questão de definição, o menos importante na história.
O vocabulário é muito importante. Roubo é roubo, pirataria é pirataria. Se for assim, vamos chamar qualquer cara que brigou uma vez na rua de assassino... Afinal, o mais importante da história é que ele brigou na rua. As palavras existem para expressar um significado. E cada uma tem o seu. Se você deseja ser entendido, provavelmente vai querer seguir o significado universal delas.

Se eu tiver uma cópia pirata de algo que você fez, e você disser que eu te roubei, posso te processar por calúnia. E eu não acho isso menos importante.

E que vantagens você vê na pirataria?
Inclusão digital. Disseminação cultural. Concorrência às grandes empresas monopolistas. Até para as próprias empresas, isso gera marketing. Acho que a Microsoft, por exemplo, não teria seu sistema operacional tão disseminado quanto é hoje se não fosse a pirataria.

Vários artistas só são tão conhecidos hoje por causa dela também. Quantos artistas você conheceu por causa de músicas que você baixou na internet ilegalmente? Quantos animes assistiu?

Não que isso justifique a pirataria, mas temos que assumir que um pouco dela dá um certo equilíbrio ao sistema.

Atheist

• Visitante
« Resposta #66 Online: 14 de Junho de 2007, 14:00:41 »
Você acha que os donos das gravadoras perdem com isso?Quem perde são os funcionários da gravadora, metade é mandada embora e a metade que sobra é sobrecarregada de trabalho para compensar o lucro  perdido…

Se são mandados embora é por conta do aumento da tecnologia, não porque a empresa deixou de vender X cópias que não venderia de qualquer forma porque o povo não tem dinheiro para comprar.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #67 Online: 14 de Junho de 2007, 14:03:52 »
Uma coisa é defender que o trabalho merece ser pago. Outra coisa é aceitar qualquer valor pelo trabalho.

Se a empresa X quer vender caro, bem além da capacidade de aquisição de seu mercado que aceite ser pirateada. Se proibir a pirataria mesmo, de verdade, ela perde o mercado de vez ou aplica preços mais compatíveis.

Suponhamos que a água custasse 1.000,00 o litro. Eu me tornaria um ladrão de água, por necessidade. Os cartéis e monopólios nos impuseram a necessidade vital de usar computador e agora controlam os preços. E sem papo de Linux. Linux é um sistema inventado por nerds e desenvolvido apenas para eles. Ninguém que tem uma vida tem a capacidade de gastar 2345 horas para configurar um mouse.

Eita mundinho!

Who cares?

Atheist

• Visitante
« Resposta #68 Online: 14 de Junho de 2007, 14:06:49 »
POis é. Por que eu não posso cobrar 10 mil reais por hora-aula?

Claro, livre comércio, oferta/procura, blá-blá-blá...

Atheist

• Visitante
« Resposta #69 Online: 14 de Junho de 2007, 14:09:55 »
Nós já começamos esta discussão em outro tópico e chegamos à dúvidas insolúveis, como qual seria o preço justo, quem deve determinar e se é possível ser determinado um preço justo, se o Estado deve intervir no livre comércio, etc...

O problema é que enquanto houver desigualdade, vai haver pirataria. Eu gostaria de viver em um mundo em que meu trabalho vale o suficiente para não precisar piratear absolutamente nada.

A propósito, meu Windows XP Pro é oficial... :D

Suyndara

• Visitante
« Resposta #70 Online: 14 de Junho de 2007, 14:18:01 »
Examente esse o ponto, se um programa de estatística multivariada não "ousasse" custar 10 mil dólares, eu nem piratiava  :P

A propósito, o preço da locação de um DVD é o mesmo de um pirata nas banquinhas perto do meu trabalho  :vergonha:

Atheist

• Visitante
« Resposta #71 Online: 14 de Junho de 2007, 14:28:17 »
Na Blockbuster a locação está R$9,00!

Pegando o ticket do cinema, tem a discriminação do custo de direitos autorais: menos de R$0,40 (quarenta centavos) por ingresso!

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #72 Online: 14 de Junho de 2007, 15:28:53 »
Mas a pirataria não rouba os direitos do produtor. Só adquirimos uma cópia digital do software final sem que tenhamos adquirido-o legalmente. Plágio não é pirataria…

Mas os direitos do produtor são justamente os que lhe permitem copiar a informação e vendê-la com exclusividade. Do contrário não haveria motivos para definir os direitos do produtor. Pode-se comprar uma única cópia do produtor e produzir milhares de cópias não legais, vendendo-as por preços mais baixos ou concedendo-as de graça.

O mesmo argumento aplica-se à produção de coisas "físicas". Aliás, toda forma de pirataria não passa de mera cópia de informações.

O outro lado questiona: por que considerar a cópia não autorizada de informação como um roubo? Não estamos retirando nenhuma propriedade do produtor. "Eu comprei esse CD (ou seja lá o que for) e a informação aqui dentro é minha, posso fazer o que bem entender com ela, inclusive copiar e passá-la adiante". Sim, percebo que usar a palavra roubo é mesmo pesado demais. Afinal, não se trata de um roubo no sentido comum da palavra.

Há um conflito entre duas partes: o "direito" de copiar a informação que foi comprada (e que não vai subtrair nenhuma propriedade física de ninguém) versus a recompensa necessária àqueles que produzem coisas novas e desejadas.

Sustento o meu ponto de vista da forma como disse pois acho que a segunda acaba sendo mais importante. No momento em que não garantirmos a recompensa daquele que se esforçou para produzir (ou pagou para que descobrissem/produzissem), nada mais será produzido, ou melhor, muitíssimo menos. Essa recompensa é a exclusividade de produção e venda, por um tempo determinado ou indefinido, do que foi produzido.

Inclusão digital. Disseminação cultural. Concorrência às grandes empresas monopolistas. Até para as próprias empresas, isso gera marketing. Acho que a Microsoft, por exemplo, não teria seu sistema operacional tão disseminado quanto é hoje se não fosse a pirataria.

Vários artistas só são tão conhecidos hoje por causa dela também. Quantos artistas você conheceu por causa de músicas que você baixou na internet ilegalmente? Quantos animes assistiu?

Não que isso justifique a pirataria, mas temos que assumir que um pouco dela dá um certo equilíbrio ao sistema.

Discordo pelo motivo que disse: coisas novas teriam mais estímulo para serem criadas, mais empresas seriam encorajadas a entrar em ramos que envolvem a propriedade intelectual, o preço dos produtos seria muito menor com a demanda e concorrência maiores.

Falar em "preço justo" me dá calafrios. O direito à propriedade dá também o direito ao proprietário de definir o preço que deseja pela sua mercadoria.

E depois, é o próprio artista quem assina o contrato concordando em ceder à gravadora Y direitos exclusivos de produção dos seus CD's. Nenhum artista tem obrigação de assinar o contrato com a gravadora se ele não o satisfaz. Artistas que criticam gravadoras por isso são, a meu ver, tremendamente hipócritas.

A perda de lucro é enorme. Gravadoras não gastariam fortunas em combate à priataria se esta não lhes causasse enormes prejuízos. A produção de coisas novas também é incrivelmente prejudicada.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #73 Online: 14 de Junho de 2007, 15:39:17 »
Uma coisa é defender que o trabalho merece ser pago. Outra coisa é aceitar qualquer valor pelo trabalho.

Se a empresa X quer vender caro, bem além da capacidade de aquisição de seu mercado que aceite ser pirateada. Se proibir a pirataria mesmo, de verdade, ela perde o mercado de vez ou aplica preços mais compatíveis.

Suponhamos que a água custasse 1.000,00 o litro. Eu me tornaria um ladrão de água, por necessidade. Os cartéis e monopólios nos impuseram a necessidade vital de usar computador e agora controlam os preços. E sem papo de Linux. Linux é um sistema inventado por nerds e desenvolvido apenas para eles. Ninguém que tem uma vida tem a capacidade de gastar 2345 horas para configurar um mouse.

Eita mundinho!

Não acredito no que leio. A pirataria é culpa dos que investem e criam. Eles são os ladrões!  :enjoo:

Queres comparar a necessidade por água com a necessidade por um jogo novo ou coisa semelhante...

Ninguém te impôs necessidade nenhuma, deixa de se fazer de vítima. Que desculpinha esfarrapada! Essa entra para o rol das "desculpas mais esfarrapadas para justificar a pirataria". Passa dos níveis aceitáveis de cinismo.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 14 de Junho de 2007, 16:53:42 »
Mas a pirataria não rouba os direitos do produtor. Só adquirimos uma cópia digital do software final sem que tenhamos adquirido-o legalmente. Plágio não é pirataria…

Mas os direitos do produtor são justamente os que lhe permitem copiar a informação e vendê-la com exclusividade. Do contrário não haveria motivos para definir os direitos do produtor. Pode-se comprar uma única cópia do produtor e produzir milhares de cópias não legais, vendendo-as por preços mais baixos ou concedendo-as de graça.
Eu me expressei mal. Quis dizer que a pirataria não tira os créditos do criador, como você tinha dito no exemplo do pesquisador. Todo mundo sabe quem fez o produto pirateado (pirateado ou piratiado?).

Discordo pelo motivo que disse: coisas novas teriam mais estímulo para serem criadas, mais empresas seriam encorajadas a entrar em ramos que envolvem a propriedade intelectual, o preço dos produtos seria muito menor com a demanda e concorrência maiores.
Sim, na teoria funciona assim. Mas na prática existem cartéis e monopólios; a pirataria é efeito colateral do desequilíbrio do sistema, não a causa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!