Enquete

Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?

Sim
26 (76.5%)
Não
8 (23.5%)

Votos Totais: 32

Autor Tópico: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?  (Lida 11747 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #75 Online: 14 de Junho de 2007, 17:08:10 »
Não sou favorável à pirataria, mas dizer que há perda de lucro é muita enrolação.

Como diz o South Park, a pirataria condena os donos de gravadoras a viver no semi-luxo.

A perda de lucro é enorme. Gravadoras não gastariam fortunas em combate à priataria se esta não lhes causasse enormes prejuízos. A produção de coisas novas também é incrivelmente prejudicada.
Como exatamente se calcula a perda de lucro de uma gravadora pela pirataria?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Andre

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.072
  • Sexo: Masculino
    • Aletéia
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #76 Online: 14 de Junho de 2007, 17:33:18 »
Mais uma coisa: não estou dizendo que a pirataria seja certa, mas eu identifico 'roubo de idéias' como sendo pegar a idéia de outra pessoa e dizer que é minha.
Em momento algum um pirateador diz que aquele(a) filme, música, programa foi feito por ele.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #77 Online: 14 de Junho de 2007, 17:41:06 »
Mas os direitos do produtor são justamente os que lhe permitem copiar a informação e vendê-la com exclusividade. Do contrário não haveria motivos para definir os direitos do produtor. Pode-se comprar uma única cópia do produtor e produzir milhares de cópias não legais, vendendo-as por preços mais baixos ou concedendo-as de graça.
Eu me expressei mal. Quis dizer que a pirataria não tira os créditos do criador, como você tinha dito no exemplo do pesquisador. Todo mundo sabe quem fez o produto pirateado (pirateado ou piratiado?).

Mas a reputação nem de longe é o principal, exceto na comunidade científica. O dinheiro investido na criação é o que conta.

Corte o direito à exclusividade de produção e venda, ninguém produzirá mais nada, ninguém mais vai ser devidamente recompensado pelo seu esforço ou investimento. Não pode ser difícil compreender essa lógica!

Discordo pelo motivo que disse: coisas novas teriam mais estímulo para serem criadas, mais empresas seriam encorajadas a entrar em ramos que envolvem a propriedade intelectual, o preço dos produtos seria muito menor com a demanda e concorrência maiores.
Sim, na teoria funciona assim. Mas na prática existem cartéis e monopólios; a pirataria é efeito colateral do desequilíbrio do sistema, não a causa.

Qualquer crime poderia ser classificado como "efeito do desequilíbrio do sistema", o que não o abranda em nada. Cartéis e monopólios tampouco justificam pirataria.
« Última modificação: 14 de Junho de 2007, 17:43:08 por Procedure »

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #78 Online: 14 de Junho de 2007, 17:42:19 »
A perda de lucro é enorme. Gravadoras não gastariam fortunas em combate à priataria se esta não lhes causasse enormes prejuízos. A produção de coisas novas também é incrivelmente prejudicada.
Como exatamente se calcula a perda de lucro de uma gravadora pela pirataria?

Não sei exatamente, mas é na base de estimativas, naturalmente. Talvez levando em conta a quantidade de comércio informal observada e mercadorias contrabandeadas apreendidas. Algo assim.

Leia isso: http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,2584899,00.html

Lucros e falta de controle nos portos estimulam pirataria na UE
 
Falsificadores asiáticos se aproveitam da carência de pessoal no porto de Hamburgo para contrabandear produtos piratas. Empresas exigem legislação mais rígida.

Não importa se são tênis ou peças de máquinas – sempre que vale a pena, copia-se ilegalmente. Estima-se que de 8% a 10% de todas as mercadorias vendidas na Europa são falsificadas. Mundialmente, segundo especialistas, esse índice chega a um terço de todos os produtos. Muitas das falsificações passam pelo porto de Hamburgo, que se transformou num eixo de conexão comercial entre a Ásia e os países do Leste Europeu.

Dez mil contêineres são carregados, diariamente, no porto de Hamburgo, e esse número aumenta a cada dia. Quanto maior o movimento, menores as chances de os contrabandistas serem descobertos. O estímulo para correr o risco vem dos imensos lucros oriundos da venda de mercadorias falsificadas. Somente 1% do preço final de um produto é gasto pelas indústrias falsificadoras chinesas para a produção do plágio. Tênis de marcas famosas, que na Alemanha não custam menos de 120 euros, custam aos falsificadores talvez 2 dólares.


Plágios são destruídos por agentes alfandegários

Devido à sua imensa lucratividade, a pirataria de produtos já é há muito tempo feita pelo crime organizado. No ano passado, agentes alfandegários apreenderam numa blitz em Hamburgo mais de cem contêineres com relógios, artigos esportivos e calçados falsificados – uma única trupe de falsários seria responsável pela comercialização desses produtos. Se o contrabando não tivesse sido descoberto, a venda das mercadorias teria rendido 380 milhões de euros.

Legislação mais rigorosa

Apenas uma legislação mais rigorosa pode fazer frente à logística e ao poder financeiro desses impérios de falsificadores, afirma Sven Holding, responsável pela proteção da marca do fabricante de artigos esportivos Nike na Alemanha, Áustria e Suíça. "A pirataria de produtos é um negócio muito lucrativo. É bem mais lucrativo do que o tráfico humano, de drogas ou de armas, além de ser rigidamente organizado. Por isso, as penas devem ser mais claras e rígidas", afirma Holding.


Produtos pirata da China

O secretário da alfândega Oliver Christ afirma que os piratas são também totalmente inescrupulosos em relação à segurança dos produtos. Ele já apreendeu material cirúrgico que não estava esterilizado e remédios falsificados para pressão alta que poderiam provocar risco de vida. Além disso, Christ afirma ter apreendido vários benjamins sem proteção contra sobrevoltagem, facilmente inflamáveis.

Há pouco, caiu-lhe em mãos uma guarnição de freio produzida a partir de estrume de vaca – a capacidade de freio seria igual a zero. Quanto à moda, entre as marcas preferidas pelos falsificadores estão Louis Vuitton, Gucci, Nike e Adidas, explica o secretário.

"A patente da Philips para tocadores de MP3 e gravadores de CD também é freqüentemente falsificada. Nesse caso, os direitos não são respeitados e a empresa não recebe as taxas referentes ao uso da patente", afirma Christ.

Provas aleatórias

O porto de Hamburgo é o mais importante terminal para o comércio de mercadorias entre a Europa e regiões emergentes como a Ásia e a o Leste Europeu. A alfândega sabe que nos contêineres é contrabandeado tudo o que é bom e caro. De óculos Ray-Ban a tailleurs Chanel, passando por carros da Ferrari. Ainda assim, os agentes alfandegários podem apenas fazer provas por amostragem. Não há funcionários em número suficiente para controlar todos os contêineres.

A maioria dos contêineres não pode ser controlada pela alfândega, explica Horst Kallenbach, presidente do Departamento Regional de Finanças de Hamburgo. "Isso é impossível com a capacidade de pessoal de que dispomos e devido à quantidade de contêineres que desembarcam anualmente no porto."


Somete 5 a 10% das mercadorias são controladas

A alfândega se concentra numa análise aleatória. "Num dia, podem ser algumas provas com raio-x; no outro, podemos nos concentrar numa determinada mercadoria. Além disso, sabe-se que Hamburgo é o principal porto de entrada de produtos asiáticos na Alemanha, senão na Europa, e é justamente da Ásia que vêm as imitações. Navios vindos de lá recebem uma atenção especial", afirma Kallenbach.

Ponta do iceberg

Após a apreensão de cerca de 1 milhão de pares de tênis, as falsificações foram destruídas publicamente. Um sucesso, na opinião de Petra Lotzin, funcionária da alfândega, mas apenas parcial.

"Diz-se que a alfândega, no porto de Hamburgo, controla somente 5% das mercadorias. Talvez seja um pouco mais, mas acredito que, no momento, podemos controlar de 5% a 10%. Isso é somente a ponta do iceberg", explica a funcionária.

Offline Ricardo RCB.

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.226
  • Sexo: Masculino
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #79 Online: 15 de Junho de 2007, 10:04:40 »
Uma coisa é defender que o trabalho merece ser pago. Outra coisa é aceitar qualquer valor pelo trabalho.

Se a empresa X quer vender caro, bem além da capacidade de aquisição de seu mercado que aceite ser pirateada. Se proibir a pirataria mesmo, de verdade, ela perde o mercado de vez ou aplica preços mais compatíveis.

Exato, se ninguém piratear ou comprar o Photoshop, ou qualquer outro produto, o preço dele cai. Mas existe mercado para ele, existem pessoas que compram o produto. E no caso de quem realmente precisa de um software, profissionalmente e o preço está muito acima da possibilidade, sugiro que procurem licenças acadêmicas, muito mais baratas. Se ainda assim não for possível, conforme-se , o mundo não é justo. Trabalhe mais e compre o programa ou no mínimo, considere comprar o produto após usa-lo de forma pirata, não é algo que eu ache justificável, mas é mais aceitável.

Suponhamos que a água custasse 1.000,00 o litro. Eu me tornaria um ladrão de água, por necessidade. Os cartéis e monopólios nos impuseram a necessidade vital de usar computador e agora controlam os preços.

Analogia ruim essa hein? Água é vital para o ser humano, eu posso muito bem viver sem um software que não tenho dinheiro para comprar.

E sem papo de Linux. Linux é um sistema inventado por nerds e desenvolvido apenas para eles. Ninguém que tem uma vida tem a capacidade de gastar 2345 horas para configurar um mouse.

Eita mundinho!

Sim, inventado por nerds, por um bom tempo desenvolvido apenas para eles. Hoje dia, feliz ou infelizmente não é mais o caso. Com um pouco de esforço (coisa de 10 ou 20 horas de aprendizado) é perfeitamente possível para um usuário comum de Windows aprender a utilizar o Linux utilizando uma das distribuições mais amigáveis, se tiver vontade.

Agora, é mais fácil piratear né? Mais ainda procurar justificativas para isso.

Realmente, Eita mundinho.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline CyberLizard

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 498
  • Lagartos são os melhores
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #80 Online: 15 de Junho de 2007, 10:38:05 »

Exato, se ninguém piratear ou comprar o Photoshop, ou qualquer outro produto, o preço dele cai. Mas existe mercado para ele, existem pessoas que compram o produto. E no caso de quem realmente precisa de um software, profissionalmente e o preço está muito acima da possibilidade, sugiro que procurem licenças acadêmicas, muito mais baratas. Se ainda assim não for possível, conforme-se , o mundo não é justo. Trabalhe mais e compre o programa ou no mínimo, considere comprar o produto após usa-lo de forma pirata, não é algo que eu ache justificável, mas é mais aceitável.

Este é um justamente ponto negativo da pirataria que a maioria das pessoas ignora: a pirataria é ótima para gerar concorrência desleal, sufocar pequenas empresas e gerar monopólios. Os produtos pirateados sempre são de grandes empresas como da Microsoft ou da Adobe. Mas para estas empresas, a pirataria é algo ótimo. O que é melhor para uma grande empresa: que alguém compre um produto seu pirateado, ou que compre um produto da concorrência? É claro que estas empresas não vão ligar para a pirataria de seus produtos feita por usuários domésticos. Afinal, essas pessoas não teriam mesmo dinheiro para pagar original... Isso ao menos vai ajudar a disseminar o seu produto e fará com que tenha muita gente já treinada em usar os seus programas.

O Linux não se populariza justamente por causa da pirataria do Windows. Este é o melhor exemplo desta lógica.

Uma forma de controlar preços excessivos seria a concorrência. Mas a pirataria destrói a concorrência. Imagine que eu tenha uma empresa e queira lançar um produto concorrente do Adobe Photoshop. Será que irei conseguir competir? Uma forma de eu ganhar mercado seria oferecer um produto mais barato. Mas o que as pessoas iriam preferir? Um Photoshop pirateado ou o meu produto original? O Photoshop já é o mais usado por empresas e pelas pessoas. Já tem tradição no mercado. E por existir a tanto tempo e receber tanto investimento, possui um número muito grande de recursos. Eu não tenho então recursos para gerar um produto mais completo, não tenho como competir no preço e meu programa não terá uma boa aceitação por ser diferente daquilo que as pessoas estão acostumadas. Também dificilmente terei recursos para competir no marketing. Assim, o monopólio da Adobe em produtos como o Photoshop se mantém, o preço de seu produto vai às alturas e eu vou à falência.

A empresa passa então a lucrar horrores obrigando empresas a pagarem imensas fortunas para usufruir de seu programa. Não vale à pena fiscalizar usuários domésticos para ver se eles usam Photoshop pirata. Isso seria um tiro no pé. Mas vale muito à pena fazer uma grande fiscalização para garantir que empresas sejam obrigadas a comprar Photoshop original e garantir o lucro da Adobe.

Offline Felius

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.746
  • Sexo: Masculino
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #81 Online: 15 de Junho de 2007, 12:15:14 »
Citar
Linux não se populariza justamente por causa da pirataria do Windows. Este é o melhor exemplo desta lógica.
E o detalhe que acredito que nenhuma distribuicao do linux pegou ainda: O usuario comum nao quer ter que configurar nada. Ele quer apontar clicar e o computador fazer o trabalho pra ele. Eles nao trabalham com computador, a area deles nao tem nada haver com computacao, entao por que infernos eles teriam que saber configurar isso, compilar aquilo, e assim vai.
"The patient refused an autopsy."

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #82 Online: 15 de Junho de 2007, 12:17:21 »
Citar
Linux não se populariza justamente por causa da pirataria do Windows. Este é o melhor exemplo desta lógica.
E o detalhe que acredito que nenhuma distribuicao do linux pegou ainda: O usuario comum nao quer ter que configurar nada. Ele quer apontar clicar e o computador fazer o trabalho pra ele. Eles nao trabalham com computador, a area deles nao tem nada haver com computacao, entao por que infernos eles teriam que saber configurar isso, compilar aquilo, e assim vai.

Se não houvesse windows pirata e ele não pudesse ou quisesse pagar pelo original seria obrigado a aprender..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Felius

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.746
  • Sexo: Masculino
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #83 Online: 15 de Junho de 2007, 12:35:49 »
Ou seria obrigado a nao ter computador. Sejamos francos, a inclusao digital iria pra casa do *censurado*, o acabaria prejudicando a comunidade como um todo.

Barata, entenda que produtos piratas vao continuar existindo. A unica forma de completamente impedir isso, seria impor um bocado de censura na internet, so permitindo as pessoas acessarem uma lista de sites que sejam considerados confiaveis. Caso seja desejado que eles parem de os usar o pirata, precisa-se que o produto da concorrencia seja pelo menos igualmente bom, ou as pessoas vao continuar escolhendo o pirata.
"The patient refused an autopsy."

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #84 Online: 15 de Junho de 2007, 12:42:41 »
Ou seria obrigado a nao ter computador. Sejamos francos, a inclusao digital iria pra casa do *censurado*, o acabaria prejudicando a comunidade como um todo.

Barata, entenda que produtos piratas vao continuar existindo. A unica forma de completamente impedir isso, seria impor um bocado de censura na internet, so permitindo as pessoas acessarem uma lista de sites que sejam considerados confiaveis. Caso seja desejado que eles parem de os usar o pirata, precisa-se que o produto da concorrencia seja pelo menos igualmente bom, ou as pessoas vao continuar escolhendo o pirata.

Então as pessoas querem é facilidade e não seguir a lei?isso é ridículo, é relativismo moral.........

Para impedir pirataria é só punir severamente quem pratica, desincentivando outros a cometer o crime...... Do mesmo modo que punimos roubo, furto, sequestro e todas as outras formas de se ganhar dinheiro da maneira mais fácil..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #85 Online: 15 de Junho de 2007, 12:49:50 »
O Linux não se populariza justamente por causa da pirataria do Windows. Este é o melhor exemplo desta lógica.

O Linux não se populariza por causa dos usuários do Linux...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Felius

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.746
  • Sexo: Masculino
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #86 Online: 15 de Junho de 2007, 12:50:59 »
Ou seria obrigado a nao ter computador. Sejamos francos, a inclusao digital iria pra casa do *censurado*, o acabaria prejudicando a comunidade como um todo.

Barata, entenda que produtos piratas vao continuar existindo. A unica forma de completamente impedir isso, seria impor um bocado de censura na internet, so permitindo as pessoas acessarem uma lista de sites que sejam considerados confiaveis. Caso seja desejado que eles parem de os usar o pirata, precisa-se que o produto da concorrencia seja pelo menos igualmente bom, ou as pessoas vao continuar escolhendo o pirata.

Então as pessoas querem é facilidade e não seguir a lei?isso é ridículo, é relativismo moral……

Para impedir pirataria é só punir severamente quem pratica, desincentivando outros a cometer o crime…. Do mesmo modo que punimos roubo, furto, sequestro e todas as outras formas de se ganhar dinheiro da maneira mais fácil……
E como fiscaliza? Ivadindo a casa de pessoa por pessoa pra conferir se todos os produtos deles tem licenca? Sendo que muitas vezes nem mesmo a propria empresa tem interesse em coibir pirataria domestica? E *censurado*-se o direito a privacidade?

E barata, nao importa se e ridiculo ou relativismo moral. E a realidade. Voce ta parecendo que ta vivendo fora da realidade, mesmo para o Japao. Nao e um crime facil de se coibir. Pode-se ate diminuir um pouco a influencia e a cara de pau dos vendedores, mas eles vao continuar vendendo, so que mais ocultos e mais discretamente.
"The patient refused an autopsy."

Offline Andre

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.072
  • Sexo: Masculino
    • Aletéia
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #87 Online: 15 de Junho de 2007, 12:58:55 »
Citar
Linux não se populariza justamente por causa da pirataria do Windows. Este é o melhor exemplo desta lógica.
E o detalhe que acredito que nenhuma distribuicao do linux pegou ainda: O usuario comum nao quer ter que configurar nada. Ele quer apontar clicar e o computador fazer o trabalho pra ele. Eles nao trabalham com computador, a area deles nao tem nada haver com computacao, entao por que infernos eles teriam que saber configurar isso, compilar aquilo, e assim vai.

Como não? O que o Kurumin e o Ubuntu tentam fazer? :)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #88 Online: 15 de Junho de 2007, 13:09:55 »
Ou seria obrigado a nao ter computador. Sejamos francos, a inclusao digital iria pra casa do *censurado*, o acabaria prejudicando a comunidade como um todo.

Barata, entenda que produtos piratas vao continuar existindo. A unica forma de completamente impedir isso, seria impor um bocado de censura na internet, so permitindo as pessoas acessarem uma lista de sites que sejam considerados confiaveis. Caso seja desejado que eles parem de os usar o pirata, precisa-se que o produto da concorrencia seja pelo menos igualmente bom, ou as pessoas vao continuar escolhendo o pirata.

Então as pessoas querem é facilidade e não seguir a lei?isso é ridículo, é relativismo moral……

Para impedir pirataria é só punir severamente quem pratica, desincentivando outros a cometer o crime…. Do mesmo modo que punimos roubo, furto, sequestro e todas as outras formas de se ganhar dinheiro da maneira mais fácil……
E como fiscaliza? Ivadindo a casa de pessoa por pessoa pra conferir se todos os produtos deles tem licenca? Sendo que muitas vezes nem mesmo a propria empresa tem interesse em coibir pirataria domestica? E *censurado*-se o direito a privacidade?

E barata, nao importa se e ridiculo ou relativismo moral. E a realidade. Voce ta parecendo que ta vivendo fora da realidade, mesmo para o Japao. Nao e um crime facil de se coibir. Pode-se ate diminuir um pouco a influencia e a cara de pau dos vendedores, mas eles vao continuar vendendo, so que mais ocultos e mais discretamente.


E só porque é a realidade nós temos que nos conformar com isso?Tráfico de drogas também é realidade, assalto também , corrupção, estupro.......

Cadeia grave para quem vende, cadeia para quem é pego comprando....... Processar quem faz download pela internet........ Métodos existem, assim como existem métodos para pegar traficantes......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Oceanos

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.924
  • Sexo: Masculino
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #89 Online: 15 de Junho de 2007, 13:43:58 »
Mas a reputação nem de longe é o principal, exceto na comunidade científica. O dinheiro investido na criação é o que conta.
Eu concordo. Só acho curioso você falar ali atrás que o que estava em jogo era o prestígio de quem teve a idéia, e agora aparentemente mudar de opinião.

Corte o direito à exclusividade de produção e venda, ninguém produzirá mais nada, ninguém mais vai ser devidamente recompensado pelo seu esforço ou investimento. Não pode ser difícil compreender essa lógica!
Pois é, caso não houvessem leis de proteção à propriedade intelectual seria assim. Mas quem está defendendo isso aqui? Eu não me lembro de ter dito que devemos obter lucro com o produto pirata também.

O que falei é que a pirataria tem efeitos benéficos também, dei exemplos e eles ainda estão lá.

Qualquer crime poderia ser classificado como "efeito do desequilíbrio do sistema", o que não o abranda em nada. Cartéis e monopólios tampouco justificam pirataria.
Não, não justificam. Como não tentei justificar. O fato é que devemos atuar nas causas para que não tenham mais efeitos, e não unicamente nos efeitos. Porque senão a pirataria nunca vai acabar. :)
« Última modificação: 15 de Junho de 2007, 13:50:23 por Oceanos »

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #90 Online: 15 de Junho de 2007, 14:14:29 »
Eu concordo. Só acho curioso você falar ali atrás que o que estava em jogo era o prestígio de quem teve a idéia, e agora aparentemente mudar de opinião.

Na comunidade científica.

Os direitos do produtor não lhe garantem só a reputação, também a exclusividade de produção e venda.

Citar
O que falei é que a pirataria tem efeitos benéficos também, dei exemplos e eles ainda estão lá.

Que são em muito compensados pelos efeitos ruins. Há até a argumentação do forista acima que mostra como a pirataria age eliminando a possibilidade de concorrência às grandes e bem estabelecidas empresas. Se o produto está caro ela não compra o da concorrência, que pode ser um pouco inferior porém quebra o galho. Ela compra o pirateado. A grande também não ganha dinheiro, mas ela já está bem estabelecida e quem mais perde é a pequena.

Citar
Não, não justificam. Como não tentei justificar. O fato é que devemos atuar nas causas para que não tenham mais efeitos, e não nos efeitos. Porque senão a pirataria nunca vai acabar. :)

E quem está atuando nos efeitos? As causa é a irresponsabilidade do usuário, e ele é punido por lei.

Offline Oceanos

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.924
  • Sexo: Masculino
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #91 Online: 15 de Junho de 2007, 14:16:14 »
Off, sobre a discussão de facilidade do linux e tal:
Bem, o computador é uma ferramenta. E toda ferramenta tem uma forma de usa-la. O microscópio não fala as células que ele está vendo para você, depende de você saber opera-lo.  Existe uma complexidade enorme dentro de um computador que os sistemas operacionais e os programas camuflam para o usuário, cê não tem idéia. Obviamente, os programas precisam ficar mais usáveis para facilitar a vida do "operador", mas o usuário também precisa aprender a utiliza-lo.

Eu não entendo isso. Todo mundo sabe como funciona um carro e sabe que isso vai ajudar no caso de um problema; nem se for só para puxar aquele ferrinho e falar: 'hummm.. falta óleo'. Sabem o que é motor, carburador, eixos, marchas, etc, como isso se "comunica" e tal. E ninguém reclama que ele deve ir para o destino desejado só com o apertar de um botão. Isso levando em conta que ele é extremamente mais simples que um computador.

Com o maldito computador não, ele deve existir para ler os pensamentos do usuário, fazer a tarefa para ele sozinho e no mesmo instante... Não entendo como que saber sobre uma ferramenta que vai te ajudar no dia-a-dia e é pré-requisito para você estar no mercado de trabalho é tão indesejável assim.

Offline Oceanos

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.924
  • Sexo: Masculino
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #92 Online: 15 de Junho de 2007, 14:39:56 »
Na comunidade científica.

Os direitos do produtor não lhe garantem só a reputação, também a exclusividade de produção e venda.
Mas isso é plágio, não pirataria.


Que são em muito compensados pelos efeitos ruins. Há até a argumentação do forista acima que mostra como a pirataria age eliminando a possibilidade de concorrência às grandes e bem estabelecidas empresas. Se o produto está caro ela não compra o da concorrência, que pode ser um pouco inferior porém quebra o galho. Ela compra o pirateado. A grande também não ganha dinheiro, mas ela já está bem estabelecida e quem mais perde é a pequena.
Isso já é tua opinião. Eu não sei dizer se são compensados, menos ainda "muito compensados" pelos efeitos ruins. São muitas variáveis.

E nesse caso há controvérsias, ainda no exemplo, olhando pelo lado do Linux, provavelmente ele saiu perdendo. Mas olhando do lado da Microsoft, ela saiu ganhando. Já que divulgou seu produto e difundiu ele no mercado, coisa que provavelmente não aconteceria se todos tivessem que compra-lo pelo preço estipulado.

A sociedade, entretanto, em tempo que teve um produto mais desejável por um preço inferior, ganhando em inclusão digital (já que muita gente simplesmente deixaria de comprar computadores, em vez de usar Linux ou qualquer outro SO), e conseqüentemente em "disseminação cultural", também deu monopólio para uma empresa.

E quem está atuando nos efeitos? As causa é a irresponsabilidade do usuário, e ele é punido por lei.
Nem só. Como já concordamos, o desequilibro do sistema também. A pirataria vai continuar a existir enquanto o sistema estiver torto, quer gostemos, quer não.

Vamos pegar o exemplo de traficantes no Rio. Você acha que sair matando todos os traficantes vai mudar a guerra civil que eles vivem? Eu duvido muito. A desigualdade social e a política educacional falida desse país funcionam como uma fábrica de crimes. Veja bem: isso não justifica os crimes, o que acontece é que enquanto a "fábrica não for destruída", ainda haverão produtos dela.

E não adianta romantizar e dizer o quanto isso é errado, prejudicial para sociedade, para o mundo ideal e tal e tal. Isso não muda o fato de que a causa é outra, e se você quiser realmente ser efetivo, deve combater todas as causas. Não é difícil compreender essa lógica!

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #93 Online: 15 de Junho de 2007, 15:24:39 »
Na comunidade científica.

Os direitos do produtor não lhe garantem só a reputação, também a exclusividade de produção e venda.
Mas isso é plágio, não pirataria.

Plágio é classificar como tua uma obra que não é. Pirataria é produzir algo que só outro tem exclusividade para tal independente de se você diz ou não ser o autor.

Citar
Que são em muito compensados pelos efeitos ruins. Há até a argumentação do forista acima que mostra como a pirataria age eliminando a possibilidade de concorrência às grandes e bem estabelecidas empresas. Se o produto está caro ela não compra o da concorrência, que pode ser um pouco inferior porém quebra o galho. Ela compra o pirateado. A grande também não ganha dinheiro, mas ela já está bem estabelecida e quem mais perde é a pequena.
Isso já é tua opinião. Eu não sei dizer se são compensados, menos ainda "muito compensados" pelos efeitos ruins. São muitas variáveis.

É muito prejudicial a pirataria. Veja a matéria que postei acima. O único que sai "no lucro" é, evidentemente, o usuário irresponsável. A empresa produtora e o cliente que compra o original acabam pagando.

Citar
A sociedade, entretanto, em tempo que teve um produto mais desejável por um preço inferior, ganhando em inclusão digital (já que muita gente simplesmente deixaria de comprar computadores, em vez de usar Linux ou qualquer outro SO), e conseqüentemente em "disseminação cultural", também deu monopólio para uma empresa.

Ganhou pela disseminação de um software útil, que gerou disseminação cultural e inclusão digital. Perdeu por impedir a criação de produtos e empresas novas que poderiam dar mais opções, mais úteis e até mais baratas (pela concorrência). A disseminação cultural e inclusão digital seriam ampliadas justamente pelas novas opções. O produtor foi justamente recompensado.

Citar
E quem está atuando nos efeitos? As causa é a irresponsabilidade do usuário, e ele é punido por lei.
Nem só. Como já concordamos, o desequilibro do sistema também. A pirataria vai continuar a existir enquanto o sistema estiver torto, quer gostemos, quer não.

Vamos pegar o exemplo de traficantes no Rio. Você acha que sair matando todos os traficantes vai mudar a guerra civil que eles vivem? Eu duvido muito. A desigualdade social e a política educacional falida desse país funcionam como uma fábrica de crimes. Veja bem: isso não justifica os crimes, o que acontece é que enquanto a "fábrica não for destruída", ainda haverão produtos dela.

E não adianta romantizar e dizer o quanto isso é errado, prejudicial para sociedade, para o mundo ideal e tal e tal. Isso não muda o fato de que a causa é outra, e se você quiser realmente ser efetivo, deve combater todas as causas. Não é difícil compreender essa lógica!

O fato de uns não terem dinheiro o suficiente para comprar o software original não faz com que a real fonte da pirataria não seja a irresponsabilidade do usuário em violar a propriedade intelectual. É claro, se todos tivessem um pouco mais de dinheiro, a tentação em adquirir um produto ilegalmente seria bem menor ou até inexistente. Mas o que caracteriza uma pessoa responsável, no sentido em que falamos, é justamente o fato de ela saber controlar aquelas tentações que podem vir a prejudicar os outros. Do mesmo modo, apesar de a pobreza ser fator crucial para ser um criminoso, apenas pequena parte dos pobres o é.

Dessa forma, simplesmente não há o que discordar sobre a falta de dinheiro de alguns, o desequilíbrio que você disse, ser o motor das tentações que movem as pessoas à irregularidade. O que não faz da irresponsabilidade pessoal algo menos importante na história.

Offline Felius

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.746
  • Sexo: Masculino
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #94 Online: 15 de Junho de 2007, 19:24:39 »
Cadeia grave para quem vende, cadeia para quem é pego comprando…… Processar quem faz download pela internet…… Métodos existem, assim como existem métodos para pegar traficantes….
Como vai descobrir que alguem faz download, respeitando o direito a privacidade e sem instituir uma pesada censura na internet? Ou voce acha que a policia deve presumir que todo mundo e culpado de pirataria ate ser provado ao contrario? A unica coisa que seria mais verossimilhante mas quase que impossível e falho seria fazer de tal forma que servidores analisassem todos os dados que estejam passando por eles, vejam pra onde que estao indo, e caso seja um programa com copyright avisar a policia. Fora a impossibilidade técnica do ato (os dados nao vao todos organizadinhos bonitinhos reconhecíveis, os custos astronômicos para algo que consiga analisar e comparar os dados que se passam por ele mesmo que fossem todos organizados, a diminuição da capacidade de trafego de informações), ainda teria que se achar uma jeito de diferencia os downloads legitimos da pirataria.
"The patient refused an autopsy."

Atheist

  • Visitante
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #95 Online: 15 de Junho de 2007, 20:08:47 »
Citar
Sim, inventado por nerds, por um bom tempo desenvolvido apenas para eles. Hoje dia, feliz ou infelizmente não é mais o caso. Com um pouco de esforço (coisa de 10 ou 20 horas de aprendizado) é perfeitamente possível para um usuário comum de Windows aprender a utilizar o Linux utilizando uma das distribuições mais amigáveis, se tiver vontade.

Ok, voltemos ao mundo real. Quem é que tem 10 a 20 horas de disponibilidade para parar tudo o que precisa fazer para aprender a configurar o computador e conseguir usá-lo?

Este sistema tem uma ideologia louvável, mas ainda é preciso mais intuitividade nele, e mais softwares similares aos do Windows, em qualidade, de preferência, e em praticidade de uso.

Atheist

  • Visitante
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #96 Online: 15 de Junho de 2007, 20:11:32 »
Citar
Eu não entendo isso. Todo mundo sabe como funciona um carro e sabe que isso vai ajudar no caso de um problema; nem se for só para puxar aquele ferrinho e falar: 'hummm… falta óleo'. Sabem o que é motor, carburador, eixos, marchas, etc, como isso se "comunica" e tal. E ninguém reclama que ele deve ir para o destino desejado só com o apertar de um botão. Isso levando em conta que ele é extremamente mais simples que um computador.

Todos os carros funcionam com princípios básicos semelhantes. Alguém que dirige um corcel 73 consegue dirigir um audi A3 sem problemas, pois a "língua" é a mesma. Nos computadores, isso está muito longe de ser verdade.

Atheist

  • Visitante
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #97 Online: 15 de Junho de 2007, 20:17:55 »
Mas a reputação nem de longe é o principal, exceto na comunidade científica. O dinheiro investido na criação é o que conta.
Eu concordo. Só acho curioso você falar ali atrás que o que estava em jogo era o prestígio de quem teve a idéia, e agora aparentemente mudar de opinião.

Corte o direito à exclusividade de produção e venda, ninguém produzirá mais nada, ninguém mais vai ser devidamente recompensado pelo seu esforço ou investimento. Não pode ser difícil compreender essa lógica!
Pois é, caso não houvessem leis de proteção à propriedade intelectual seria assim. Mas quem está defendendo isso aqui? Eu não me lembro de ter dito que devemos obter lucro com o produto pirata também.

O que falei é que a pirataria tem efeitos benéficos também, dei exemplos e eles ainda estão lá.

Qualquer crime poderia ser classificado como "efeito do desequilíbrio do sistema", o que não o abranda em nada. Cartéis e monopólios tampouco justificam pirataria.
Não, não justificam. Como não tentei justificar. O fato é que devemos atuar nas causas para que não tenham mais efeitos, e não unicamente nos efeitos. Porque senão a pirataria nunca vai acabar. :)

Exato. É necessário resolver a causa ou senão viveremos correndo atrás do prejuízo, dos efeitos.

No caso dos softwares, pode começar com aulas de hardware e computação mais avançada para aprender linux nas escolas, por exemplo. Para isso a escola deveria ser integral, mas aí o governo vai dizer que não tem dinheiro, o que é ridículo pois custa mais manter o delinquente preso depois. Combater a causa é mais difícil, mas mais efetivo.

No caso de CD's e DVD's é mais complicado, pois é uma questão de poder aquisitivo mesmo, pois não há concorrência. Fulano grava na Sony e não tem jeito, temos que comprar o CD da Sony pelo preço que ela quer vender. Este não sei como resolver a causa... A não ser aumentando o poder aquisitivo do povo, o que não impede que posteriormente a indústria fonográfica aumente ainda mais o preço do CD...

Offline Wolfischer

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.330
  • Sexo: Masculino
  • Que sono!
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #98 Online: 15 de Junho de 2007, 21:53:00 »
Não tenho um computador que possa chamar de meu exatamente, então não posso garantir a legalidade do Windows.
Neste e em outros eu instalei o Open Office, do qual faço propaganda para quem chegar perto. Há anos não uso MS Office.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Você tem algum softwatre ilegal no seu computador?
« Resposta #99 Online: 15 de Junho de 2007, 23:40:24 »
Cadeia grave para quem vende, cadeia para quem é pego comprando…… Processar quem faz download pela internet…… Métodos existem, assim como existem métodos para pegar traficantes….
Como vai descobrir que alguem faz download, respeitando o direito a privacidade e sem instituir uma pesada censura na internet? Ou voce acha que a policia deve presumir que todo mundo e culpado de pirataria ate ser provado ao contrario? A unica coisa que seria mais verossimilhante mas quase que impossível e falho seria fazer de tal forma que servidores analisassem todos os dados que estejam passando por eles, vejam pra onde que estao indo, e caso seja um programa com copyright avisar a policia. Fora a impossibilidade técnica do ato (os dados nao vao todos organizadinhos bonitinhos reconhecíveis, os custos astronômicos para algo que consiga analisar e comparar os dados que se passam por ele mesmo que fossem todos organizados, a diminuição da capacidade de trafego de informações), ainda teria que se achar uma jeito de diferencia os downloads legitimos da pirataria.



http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/story/2006/04/060404_downloadmusicaas.shtml
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!