Autor Tópico: Tornando-se um ateu  (Lida 13647 vezes)

Offline Philippe

• Nível 00
  • *
Tornando-se um ateu
« Online: 16 de Junho de 2007, 03:20:16 »
Ola a todos!

Este é meu primeiro post neste fórum, e espero que seja o primeiro de muitos!

Vou fazer um depoimento pra quem tiver interesse de ler!
Na verdade não me sinto a vontade de falar sobre isso com muitas pessoas. A maioria dos que conheço são crentes, inclusive a minha namorada (tentei uma vez me declarar como ateu pra ela, e acabei me dando mal, tendo que voltar atrás).

Tenho 22 anos, sou Engenheiro de Computaçao, moro em Curitiba… e sou ateu!
Me tornei um ateu a pouco tempo, logo depois de terminar a faculdade. Sabem como é, começou a sobrar tempo para pensar nas coisas, e quem pensa muito acaba virando ateu.

Eu era católico praticante até uns 14 ou 15 anos. Depois disso eu acho que comecei a me tornar agnóstico.
Não conseguia entender por que Cristo era o meu salvador e  por que tínhamos que adorá-lo para alcançar para o paraíso.
Lembro-me de um professor de geografia que eu tive na oitava série - ele era evangélico. Certa vez ele falou uma vez que não basta a bondade para ser salvo: "Um homem bom não é suficiente para entrar no reino de deus. Ele precisa aceitar Jesus!!!"
Achei aquilo extremamente injusto. E desde então, era essa a visão que eu tinha do cristianismo: injustiça!!
Tive essa visão até terminar a faculdade, pois nunca mais pensei a respeito. E nem gostava de pensar! Até rezava as vezes.
Pouco antes de terminar a faculdade eu depois descobri Douglas Adams (como não se tornar um ateu depois de ler o Guia do Mochileiro??).
Douglas Adams era um "ateu radical", e quando eu li isto a primeira vez eu até fiquei um pouco chocado!

E então veio a hora de me revoltar contra deus.
Eu tinha um amigo de infância, de tempos da pré-escola que estudou comigo durante vários anos. Ele fazia direito, e tinha uma irmã uns 5 anos mais nova - sua única irmã. Morria de ciúmes de pensar que um dia ela ir ter um namorado. Seus pais eram gente boa! Mas enfim… eles eram uma familia feliz até que houve um acidente.
Ele foi uns amigos para um clube perto da represa de uma usina hidrelétrica. Esta represa formava um alagado com aguas calmas onde o pessoal costumava nadar. Ele sabia nadar, mas mesmo assim aconteceu alguma coisa. Pouco depois dele entrar na água houve um grito e ele afundou.
O corpo dele foi encontrado no outro dia submerso próximo ao local onde ele tinha afundado. É triste lembrar disto, mas até aí são coisas que acontecem na vida, coisas que acontece o tempo todo com diversas pessoas.
Alguns anos se passaram, e então veio a outra notícia. A irmã mais nova dele estava indo a pé da escola até sua casa, num trajeto de pouco menos de 5 quadras. Era um dia com ventos fortes, mas nada de mais. Quando faltava apenas uma quadra pra chegar em casa, um muro desabou em cima da menina……
POR QUE DEUS PERMITIA UMA COISA DESSA??????!!!!! DEUS É CRUEL COM UMA FAMILIA QUE PERDEU UM FILHO JOVEM!!!!! CRUEL A PONTO DE TIRAR O UNICO MOTIVO QUE AINDA RESTAVA A ELES PRA VIVER!!!!! EXISTE TANTA GENTE MÁ NO MUNDO!!! POR QUE FAZER ISTO COM ESTA FAMILIA???

Ou deus era cruel demais… criou as pessoas "por amor" mas mesmo assim as deixava sofrerem… enquanto pessoas más estavam livres: assassinos, ladrões, corruptos. Ou deus era cruel, ou não existia.

Depois disso tudo eu já estava quase convencido. Então começou a sobrar tempo, eu comecei a ler coisas diferentes daquelas que eu tinha de ler na faculdade.

Eu já era um amante da ciência… o Big Bang, a Evolução das espécies. Pra que então que servia deus?
É, realmente deus não existe… Mas então? A vida é só isto?
Esta é a parte mais dificil quando nos tornamos ateus. A VIDA É SÓ ESTA, E PONTO!
A mente vem do cérebro… Não existe alma!
Ah, e deus só não joga dados, como também os esconde muito bem!!! Este foi o ponto decisivo!!!
Li Saramago… E finalmente Dawkins… Tive que redescobrir quem sou eu! E me sinto bem melhor assim.
Mas ainda não me sinto um ateu completo.
Não sei qual é o fundamento da minha moral e da minha ética. Realmente preciso aprender mais sobre o humanismo, mas não sei por onde começar.

Bem, acho que meu depoimento foi longo. Nem sei se alguém vai ler ou comentar alguma coisa sobre isto.
Mas espero encontrar aqui pessoas inteligentes, que possam discutir coisas relevantes, e talvez mais do que isso!

Um grande abraço a todos!
Philippe.
« Última modificação: 16 de Junho de 2007, 03:38:53 por philippe »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Tornando-se um ateu
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2007, 10:26:44 »
Bem vindo ao clube, Phillppe. :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

One

• Visitante
« Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2007, 10:39:48 »
Humanismo é em certa medida uma religião de substituição para ateus.
A sua moral/ética continuará a ser a mesma, possivelmente com o tempo sofrerá alterações, só que estas iriam ocorrer quer vc fosse ateu ou não.
Lembre-se que nada é permanente ou seja tudo está em constante mutação. Neste ponto penso que o ser-se ateu acaba por facilitar.

Sendo vc brasileiro e tendo em conta os relatos a que tenho assistido, compreendo que seja difícil assumir-se ateu. Na minha opinião, basta que você se sinta bem consigo mesmo e isto passa por não mentir a si mesmo. Ora se você deixou de acreditar em Deus haja como tal, no fundo nada muda mesmo.
Dê tempo, não precisa correr a informar a todos à sua volta, sobretudo se religiosos.

demais, seja bem vindo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2007, 11:27:40 »

Em que medida? Sub-atômica?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2007, 11:35:12 »

No contexto da frase imagino que seja a ética e moral.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2007, 11:52:25 »
Liga não, Ricardo.  O Alê não aceita a diferença entre religião e crença em Deus.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

One

• Visitante
« Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2007, 12:50:10 »

Na medida que o humanismo é o cristianismo sem Deus.

Já agora comece a responder aos pedidos dos membros…
« Última modificação: 16 de Junho de 2007, 12:52:32 por Suspenso »

One

• Visitante
« Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2007, 12:52:18 »
Liga não, Ricardo.  O Alê não aceita a diferença entre religião e crença em Deus.

Só ele tem a capacidade de sair do pequeno círculo.

One

• Visitante
« Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2007, 12:53:45 »
Ainda existe quem negue sua história.
Doce ilusão de que seremos imunes ao meio que nos rodeia...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2007, 13:11:17 »
Na medida que o humanismo é o cristianismo sem Deus.

Sem Deus, sem jumenta do Balaão, sem ursas devoradoras de crianças, sem dar a cara a tapa, sem ressucitar os pobres, sem testar a fé de Jó, etc…

Já agora comece a responder aos pedidos dos membros…

Que pedidos dos membros?

Ética e moral não são definidos por religião, que eu me recorde.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2007, 13:16:34 »

Não são necessariamente definidos por uma religião. Boa parte das religiões tem moral e define ética.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2007, 13:23:53 »

Não são necessariamente definidos por uma religião. Boa parte das religiões tem moral e define ética.

Mais ou menos. Certos assuntos morais acabam fazendo o sentido inverso e alterando as religiões, tipo aquele negócio de acabarem com o limbo para as criancinhas não batisadas na ICAR.

A questão é que a sociedade é quem define mesmo, pelo menos a maior parte, a ética e a moral. Isso acontece porque antes das religiões vem a razão e é ela quem pode nos dizer de uma maneira melhor o que é certo ou errado.

Se você tira todo o misticismo e engodo das religiões, o que sobra são os conceitos seculares baseados na razão. E é nisso — e não na religião — que o Humanismo se baseia.

Certos conceitos morais são iguais nas religiões e fora delas porque são conceitos grandemente aceitos na sociedade.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2007, 13:46:11 »

Mais ou menos. Certos assuntos morais acabam fazendo o sentido inverso e alterando as religiões, tipo aquele negócio de acabarem com o limbo para as criancinhas não batisadas na ICAR.

A questão é que a sociedade é quem define mesmo, pelo menos a maior parte, a ética e a moral. Isso acontece porque antes das religiões vem a razão e é ela quem pode nos dizer de uma maneira melhor o que é certo ou errado.

Se você tira todo o misticismo e engodo das religiões, o que sobra são os conceitos seculares baseados na razão. E é nisso — e não na religião — que o Humanismo se baseia.

Certos conceitos morais são iguais nas religiões e fora delas porque são conceitos grandemente aceitos na sociedade.

Eu concordo contigo. No entanto, seja qual for a origem filosófica da moral da nossa sociedade, a religião é responsável por "injetar" isso na maioria das pessoas. Em um humanista, não há essa necessidade dessa injeção.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2007, 14:38:29 »

Eu concordo contigo. No entanto, seja qual for a origem filosófica da moral da nossa sociedade, a religião é responsável por "injetar" isso na maioria das pessoas. Em um humanista, não há essa necessidade dessa injeção.

A religião só é responsável por "injetar" isso na maioria das pessoas porque a religião é adotada pela maioria das pessoas. Mas perceba que ela não é um requisito em nenhum momento e que uma família de humanistas consegue incutir a moral em uma criança da mesma maneira, quando não de maneira melhor.

Dizer que humanismo é um tipo de religião é o mesmo que dizer que careca é cor de cabelo.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Junho de 2007, 14:53:05 »

A religião só é responsável por "injetar" isso na maioria das pessoas porque a religião é adotada pela maioria das pessoas. Mas perceba que ela não é um requisito em nenhum momento e que uma família de humanistas consegue incutir a moral em uma criança da mesma maneira, quando não de maneira melhor.

Pois é, não é necessariamente a única fonte de moral e ética, mas é uma das.

Dizer que humanismo é um tipo de religião é o mesmo que dizer que careca é cor de cabelo.

Realmente, mas dizer que em certas medidas é uma substituição é até coerente.

One

• Visitante
« Resposta #15 Online: 16 de Junho de 2007, 14:55:31 »
Viu bem Tash. Obrigado por realçar.

certa medida

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Junho de 2007, 15:09:59 »
Philippe, eu me identifiquei bastante com o seu relato, apesar de eu ter me tornado ateu bem mais novo do que você. Realmente é bastante difícil essa fase de transição, de se assumir como ateu e comunicar essa transformação para os amigos e a família. Pode ter certeza de que neste fórum você vai encontrar bastante gente disposta a te dar o apoio que você precisar, seja simplesmente oferecendo um espaço para você falar sobre os seus problemas ou seja compartilhando contigo as nossas próprias experiências.

Citação de: Philippe
Mas ainda não me sinto um ateu completo.
Não sei qual é o fundamento da minha moral e da minha ética. Realmente preciso aprender mais sobre o humanismo, mas não sei por onde começar.

Você pode encontrar alguns bons textos sobre ateísmo e ceticismo neste site aqui: http://www.str.com.br/principal.php
Uma dica: eu, particularmente, acho que os melhores textos são os mais antigos, então comece pelo acervo de 1999-2000.

Estes dois textos em particular falam sobre o Humanismo Secular, um tema que deve te interessar, já que você está meio perdido sobre como orientar seus valores morais sem Deus:
http://www.str.com.br/Atheos/mais.htm
http://www.str.com.br/Atheos/humanismo.htm
« Última modificação: 16 de Junho de 2007, 15:17:27 por Willy Nilly »

One

• Visitante
« Resposta #17 Online: 16 de Junho de 2007, 15:16:46 »
Philippe,

Só faltou dizer que eu mesmo poderei estar numa fase idêntica...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 16 de Junho de 2007, 15:31:54 »

Só ele tem a capacidade de sair do pequeno círculo.
É capacidade crítica da religião. Questão de bom senso e utilização do raciocínio lógico.

Ainda existe quem negue sua história.
Doce ilusão de que seremos imunes ao meio que nos rodeia…
Você por exemplo está negando a história humana, a antropologia como contribuindo para essa busca, e até mesmo a sociologia. Deus é um conceito religioso, sua origem é essa. Quem faz a distinção do mito da criação
do conceito de deus, é por que julga ser um conceiro de um ser(ente) real.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 16 de Junho de 2007, 15:40:19 »
Philippe, seja bem vindo, tenho um blog de filosofia ateísta que está na minha assinatura, onde reúno textos diversos de ateísmo inclusive textos de crítica.

Me sinto sozinho no meu pensamento do ateísmo, e meus companheiros são os textos de ateus radicais, onde me indentifico, são pessoas que contribuiram para a humanidade em determinadas áreas do pensamento. E o interessante é observar a cultura ateísta, tem músicas, filmes, livros, os desenhos do Alenônimo, e a convivência cibernética (referente ao ciberespaço).
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 16 de Junho de 2007, 15:41:26 »
Quanta gente burra por aqui…

certa medida

Humanismo não é religião e a única coisa que ambas podem ter em comum são a ética e a moral. Dizer que humanismo é em certa medida" uma religião para os ateus é o mesmo que dizer que os cães são "em certa medida" felinos por possuírem pêlo. Não faz sentido!

Por que não admite de uma vez que tá errado e pronto?

Humanismo, assim como qualquer religião, é uma filosofia de vida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 16 de Junho de 2007, 15:52:03 »
A religião tem diversos dogmas, eu queria ver alguém apontar algum dogma no humanismo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Junho de 2007, 15:58:02 »
Ô louco meu, até este tópico já vai virar outra discussão interminável? Desse jeito vocês vão assustar o novato :lol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 16 de Junho de 2007, 16:01:36 »
Pode ser mesmo, eu quanto comecei aqui fiquei assustado com as respotas direcionadas a mim, pois enquanto só lia era uma coisa, participando é bem diferente.

One

• Visitante
« Resposta #24 Online: 16 de Junho de 2007, 16:04:45 »

certa medida

Por que não admite de uma vez que tá errado e pronto?

Humanismo, assim como qualquer religião, é uma filosofia de vida.

esclareça.

Isso foi uma afirmação?

Porque se foi, concordo em boa medida :) religião é uma filosofia de vida.
Quando estudei islão deparei-me com o termo Deen, serve para designar o seguidor do islão.

"Deen (Arabic: دين) is an Arabic word usually translated as "way" or "path." In Islam, deen consists of living according to the laws prescribed in Qur'an. The word is also used by Arab Christians."

http://en.wikipedia.org/wiki/Deen_(Arabic_term)

Nota: excluí o resto, pois era possível enquadrar-se em alguma falácia...
« Última modificação: 16 de Junho de 2007, 16:07:30 por Suspenso »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!