Ola a todos!
Este é meu primeiro post neste fórum, e espero que seja o primeiro de muitos!
Vou fazer um depoimento pra quem tiver interesse de ler!
Na verdade não me sinto a vontade de falar sobre isso com muitas pessoas. A maioria dos que conheço são crentes, inclusive a minha namorada (tentei uma vez me declarar como ateu pra ela, e acabei me dando mal, tendo que voltar atrás).
Tenho 22 anos, sou Engenheiro de Computaçao, moro em Curitiba… e sou ateu!
Me tornei um ateu a pouco tempo, logo depois de terminar a faculdade. Sabem como é, começou a sobrar tempo para pensar nas coisas, e quem pensa muito acaba virando ateu.
Eu era católico praticante até uns 14 ou 15 anos. Depois disso eu acho que comecei a me tornar agnóstico.
Não conseguia entender por que Cristo era o meu salvador e por que tínhamos que adorá-lo para alcançar para o paraíso.
Lembro-me de um professor de geografia que eu tive na oitava série - ele era evangélico. Certa vez ele falou uma vez que não basta a bondade para ser salvo: "Um homem bom não é suficiente para entrar no reino de deus. Ele precisa aceitar Jesus!!!"
Achei aquilo extremamente injusto. E desde então, era essa a visão que eu tinha do cristianismo: injustiça!!
Tive essa visão até terminar a faculdade, pois nunca mais pensei a respeito. E nem gostava de pensar! Até rezava as vezes.
Pouco antes de terminar a faculdade eu depois descobri Douglas Adams (como não se tornar um ateu depois de ler o Guia do Mochileiro??).
Douglas Adams era um "ateu radical", e quando eu li isto a primeira vez eu até fiquei um pouco chocado!
E então veio a hora de me revoltar contra deus.
Eu tinha um amigo de infância, de tempos da pré-escola que estudou comigo durante vários anos. Ele fazia direito, e tinha uma irmã uns 5 anos mais nova - sua única irmã. Morria de ciúmes de pensar que um dia ela ir ter um namorado. Seus pais eram gente boa! Mas enfim… eles eram uma familia feliz até que houve um acidente.
Ele foi uns amigos para um clube perto da represa de uma usina hidrelétrica. Esta represa formava um alagado com aguas calmas onde o pessoal costumava nadar. Ele sabia nadar, mas mesmo assim aconteceu alguma coisa. Pouco depois dele entrar na água houve um grito e ele afundou.
O corpo dele foi encontrado no outro dia submerso próximo ao local onde ele tinha afundado. É triste lembrar disto, mas até aí são coisas que acontecem na vida, coisas que acontece o tempo todo com diversas pessoas.
Alguns anos se passaram, e então veio a outra notícia. A irmã mais nova dele estava indo a pé da escola até sua casa, num trajeto de pouco menos de 5 quadras. Era um dia com ventos fortes, mas nada de mais. Quando faltava apenas uma quadra pra chegar em casa, um muro desabou em cima da menina……
POR QUE DEUS PERMITIA UMA COISA DESSA??????!!!!! DEUS É CRUEL COM UMA FAMILIA QUE PERDEU UM FILHO JOVEM!!!!! CRUEL A PONTO DE TIRAR O UNICO MOTIVO QUE AINDA RESTAVA A ELES PRA VIVER!!!!! EXISTE TANTA GENTE MÁ NO MUNDO!!! POR QUE FAZER ISTO COM ESTA FAMILIA???
Ou deus era cruel demais… criou as pessoas "por amor" mas mesmo assim as deixava sofrerem… enquanto pessoas más estavam livres: assassinos, ladrões, corruptos. Ou deus era cruel, ou não existia.
Depois disso tudo eu já estava quase convencido. Então começou a sobrar tempo, eu comecei a ler coisas diferentes daquelas que eu tinha de ler na faculdade.
Eu já era um amante da ciência… o Big Bang, a Evolução das espécies. Pra que então que servia deus?
É, realmente deus não existe… Mas então? A vida é só isto?
Esta é a parte mais dificil quando nos tornamos ateus. A VIDA É SÓ ESTA, E PONTO!
A mente vem do cérebro… Não existe alma!
Ah, e deus só não joga dados, como também os esconde muito bem!!! Este foi o ponto decisivo!!!
Li Saramago… E finalmente Dawkins… Tive que redescobrir quem sou eu! E me sinto bem melhor assim.
Mas ainda não me sinto um ateu completo.
Não sei qual é o fundamento da minha moral e da minha ética. Realmente preciso aprender mais sobre o humanismo, mas não sei por onde começar.
Bem, acho que meu depoimento foi longo. Nem sei se alguém vai ler ou comentar alguma coisa sobre isto.
Mas espero encontrar aqui pessoas inteligentes, que possam discutir coisas relevantes, e talvez mais do que isso!
Um grande abraço a todos!
Philippe.