Não, não estamos. Eu, pelo menos, CERTAMENTE não estou discutindo uma definição dessas, porque não tenho notícia de que ela tenha existido. E se houvesse com certeza não daria atenção a ela, já que é tão ridículamente artificial.
Não sei de onde você tirou essa idéia, Mussolim. Qual foi a autoridade que decidiu que religião tem um sentido claro, único e cristão? O Papa? Tomás de Aquino? Paulo de Tarso? Abraão?
Eu não dou essa importância toda a nenhum deles, nem vejo por que deveria. Historicamente e antropologicamente religião é e sempre foi outra coisa.
Eu simplesmente não tenho interesse em emprestar credibilidade a uma definição de religião tão viciada e falida quanto essa baseada em Deus. Seria, antes de mais nada, falta de cultura da minha parte.
E criaria muito mais problemas sem qualquer benefício em contrapartida: se religião se baseia em Deus, então o que é que a religião tradicional chinesa, o Xamanismo, o Confucionismo, o Xintoísmo e o Hinduísmo são? Teríamos de inventar um novo termo que só seria útil para tentar aumentar artificialmente a importâncias das religiões abraâmicas.